Um grupo de artistas, ligado a diferentes áreas, vai apresentar, amanhã na Fundação Arte e Cultura, em Luanda, a exposição “Arte e Superação”, evento acompanhado de espectáculo de música e spoken word.
A mostra reúne às 18 horas, na galeria Tamar Golan, os artistas Eliart, Vopsi Moma, Yákala e Polas. Em seguida será animada com um espectáculo de música e spoken word na voz de Isis Hembe, Tê Pascoal e Walietcha Neto, no auditório Wyza da mesma fundação.
Eliana Patrícia Mateus “Eliart”, Alberto Jorge Moma “Vopsi Moma”, Paulo António “Polas” e Lino Campos “Yákala” são desafiados a questionar e mostrar como a arte tem ajudado a superar os abusos e preconceitos que enfrentam por causa da deficiência.
Este projecto artístico ” Arte e Superação” reúne artistas com deficiência física. Nesta primeira edição, os artistas plásticos apresentam obras inspiradas nos mais variados temas. O que se pretende é incentivar a inclusão social e dar a conhecer o poder que a arte tem sobre a mente das pessoas, mostrando a auto-estima apesar das suas condições físicas.
De acordo com o texto de apresentação “todos nós, independentemente do que somos ou possuímos, ‘Superação’ deve fazer parte, não só do nosso vocabulário quotidiano, mas, e acima de tudo, fazer parte da nossa atitude nessa existência se quisermos ‘ultrapassar’ uma certa situação desafiadora em que estivermos a passar”.
A “arte superação” é um projecto expositivo de artes visuais de artistas emergentes portadores de deficiência física, concebido com o objectivo de compartilharem ou demonstrarem como têm amenizado os desafios em que estão expostos diante da sociedade por meio da arte (artes visuais).