Artistas mostram como a arte lhes ajudou a romper os estigmas

Um grupo de artistas, ligado a diferentes áreas, vai apresentar, amanhã na Fundação Arte e Cultura, em Luanda, a exposição “Arte e Superação”,  evento acompanhado de  espectáculo de música e spoken word.

A mostra reúne às 18 horas, na galeria Tamar Golan, os artistas Eliart, Vopsi Moma, Yákala e Polas. Em seguida será animada com um espectáculo de música e spoken word na voz de Isis Hembe, Tê Pascoal e Walietcha Neto, no auditório Wyza da mesma fundação.

Eliana Patrícia Mateus “Eliart”, Alberto Jorge Moma “Vopsi Moma”, Paulo António “Polas” e Lino Campos “Yákala” são desafiados a questionar e mostrar como a arte tem ajudado a superar os abusos e preconceitos que enfrentam por causa da deficiência.

Este projecto artístico ” Arte e Superação” reúne artistas com deficiência física. Nesta primeira edição, os artistas plásticos apresentam obras inspiradas nos mais variados temas. O que se pretende é incentivar a inclusão social e dar a conhecer o poder que a arte tem sobre a mente das pessoas, mostrando a auto-estima apesar das suas condições físicas.

De acordo com o texto de apresentação “todos nós, independentemente do que somos ou possuímos, ‘Superação’ deve fazer parte, não só do nosso vocabulário quotidiano, mas, e acima de tudo, fazer parte da nossa atitude nessa existência se quisermos ‘ultrapassar’ uma certa situação desafiadora em que estivermos a passar”.

A “arte superação” é um projecto expositivo de artes visuais de artistas emergentes portadores de deficiência física, concebido com o objectivo de compartilharem ou demonstrarem como têm amenizado os desafios em que estão expostos diante da sociedade por meio da arte (artes visuais).

as cargas mais recentes

Eminem festeja 20º aniversário de “Marshal Mathers”

há 3 anos
O artista de “Lose Yourself” partilhou um vídeo no Instagram anunciando uma festa online marcada para 27 de Maio (quarta-feira), legendando o post com letras da sua música “I´m Back”.

Trocaram o mundo do crime pela música e se tornaram o fenómeno do Rap nacional

há 2 anos
Antes de se tornarem a febre do momento, os Séketxe estavam metidos no mundo do crime . Este grupo está a introduzir uma nova onda no Rap angolano. Criou o Rap-Cia, um subgénero do Trap que resulta da fusão entre o Kuduro e o Rap. Conquistou o respeito de artistas como MC Cabinda e tem atraído muita popularidade.

Anna Joyce: A mais premiada do Globos de Ouro da Zap

há 2 anos
A cantora foi o destaque da primeira edição do Globos de Ouro da Zap ao levar para casa três prémios em três categorias, numa gala em que concorriam expoentes máximos da música angolana.

Conheça Silva Canganjo, o pensador do projecto Retrato

há 1 ano
Tem apenas 21 anos e vem desenhando há três edições um projecto que se adivinha promissor, tendo o último deles, constituído um marco para o Hip Hop nacional, sendo a primeira vez que uma figura singular do Rap é retratada em teatro, propriamente Big Nelo.

Beyoncé revela cultivo de cannabis para combate ao estresse

há 1 ano
A artista revelou que tem beneficiado do uso do canabidiol, graças as propriedades medicinais que a planta possui: “descobri-o na minha última turnê e experimentei os seus benefícios contra a dor e a inflamação”. Acrescentando ainda que está a construir a sua própria fazenda para cultivo da cannabis.

Kelly Rowland recorda “tortura” por ser constantemente comparada a Beyonce

há 2 anos
A cantora de 39 anos, -uma das pioneiras das Destiny Child, falou abertamente sobre a tortura psicológica resultante das constantes comparações, por viver na sombra de Beyonce, por uma década.

Eva RapDiva: “Dou bons conselhos nas minhas músicas e não vejo a maior parte das jovens a seguirem”

há 2 anos

É oficial, `BomSom TV´ ficará disponível em Angola a partir de 1 de Julho

há 1 ano
Hoje Anselmo fez saber que a BomSom redireccionou o seu Score business e deixa doravante de agenciar artistas, por incompatibilidade com os projectos preconizados. Sobre a BomSom TV, sabe-se já que é um canal democrático que servirá como veículo de cruzamento para a música dos Palop e ao embaixador dos ritmos africanos.

Na primeira tentativa de cobrança Sadia arrecada 10 milhões de Kwanzas

há 2 anos

BET Awards prevê retorno ao vivo apenas com público vacinado

há 2 anos
A lista dos nomeados ao galardão foi tornada pública hoje, com Megan Thee Stallion e DaBaby a lideram as indicações, com sete cada. Em seguida, Cardi B e Drake, com cinco para cada.

Toty Sa´Med de quarentena em Portugal

há 3 anos
O músico angolano Toty Sa´Med “viu” cancelados os dois concertos que tinha agendado na Europa, por causa da pandemia Coronavírus.

Yunami retrata acontecimentos político e socio-económico em ‘Torre dos Tolos’

há 1 ano
À Carga Magazine, Yunami explicou que o single é um abstrato dos mais populares acontecimentos do país e, estará disponível em breve.

Trump ataca “músicos” na campanha

há 2 anos
Uma das visadas foi Lady Gaga, que fez recentemente campanha pelo principal adversário de Trump nas eleições, Joe Biden.

Yuri da Cunha e Isidro Fortunato prestigiam gala de homenagem a Paulina Chiziane em Moçambique

há 8 meses
O prestigiado músico angolano Yuri da Cunha em parceria com a prestadora de serviços móveis Moçambicana Mcell realizam gala para homenagear a escritora Paulina Chiziane pelo prémio Camões de literatura 2021.

Kyaku Kyadaff deixa LS Republicano

há 3 anos
De acordo com uma fonte, o autor de sucessos como “Sete sete e rosas”, “Monica”, “Bibi”, entre outras, não renovou o contrato com a LS.

Ronaldinho Gaúcho lança música nova e cria projecto musical

há 2 anos
O ex-jogador decidiu embarcar para um outro desafio. Abriu um estúdio e uma gravadora. Na última sexta-feira, o futebolista lançou sua segunda música e deverá lançar mais oito faixas até ao final do ano.