Artistas poderão registar obras em Angola a partir de Maio

A Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA) apresenta no dia seis (6) de Maio a sua plataforma online, onde os artistas poderão registar as suas obras e protegê-las da pirataria e não só.

Numa altura em que o mundo vive uma nova era, por conta da pandemia que afecta directamente a classe artística, a SADIA surge renovada para proteger todos os criadores artísticos, no que concerne aos direitos e rendimentos da utilização das suas obras nas várias plataformas (Rádio, TV, Shoppings, Supermercados, espectáculos, shows em streaming etc).

De acordo com uma nota da instituição, chegada a nossa redacção, a Sociedade recebeu em Outubro de 2019 licença do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Direitos Conexos (Senadiac), para poder exercer actividade de gestão de cobrança e distribuição de direitos de autor em todo o território nacional.

“A nossa Sociedade tem estado a investir em novas tecnologias e também em recursos humanos, preparando-se para fazer o lançamento da sua plataforma, onde os autores poderão registar as suas obras online e ficarão protegidos”, refere o documento.

Para o efeito, a SADIA efectuou parcerias internacionais com a Apple Music, BMAT e Smarca entre outros, de modo a poder acautelar direitos internacionais dos seus membros. Smarca a BMAT serão responsáveis pelo monitoramento e rastreamento da execução pública da música angolana em todo mundo, desde TV, Rádio, Plataformas de Streaming, Web Sites e Espectáculos ao Vivo.

Deste modo, todos os associados da Sociedade Angolana dos Direitos de Autor vão poder adquirir o código IPI (Interested Parties Information), que servirá para identificar os detentores de direitos nas sociedades de gestão colectiva de todo mundo.

as cargas mais recentes

Novidade: Álbum de Nanuto será lançado mês

há 2 meses
O saxofonista prepara-se para o lançamento de um novo disco. “Gato Vijú” nome com que normalmente se caracteriza será o título da obra, que reserva 19 temas musicais.

Jackes Di: A continuidade do legado “dos” Paim

há 1 ano
Descendente de uma família artísticamente rica, Emanuel de Carvalho Fernandes da Silva ou simplesmente Jackes Di, dá continuidade ao legado apresentando-se como um artista multifacetado, sendo exímio tocador de guitarra e também canta.

Yunami, a voz do Rap angolano na Hungria, apresenta novo projecto musical

há 1 ano
“Sonhos do Meu Pai” é o terceiro trabalho de Yunami, um rapper angolano que vive na Hungria. A obra resume várias fases do desenvolvimento de um artista em ascensão e é marcada por um novo vídeoclipe.

Luso: “Os rappers acabam por depender das acções do político para poder fazer música”

há 2 anos
Luso está no Hip Hop desde os seus 15 anos. Tem um álbum e um EP lançados e está a concluir o segundo álbum. Além disso, o músico desenvolve o projecto “Ilusionista”.

Dog Murras afirma que Dom Caetano canta melhor que o músico Roberto Carlos

há 7 meses
A afirmação passível de discórdia para os fãs angolanos de Roberto Carlos ou de fácil aceitação dos seguidores brasileiros do angolano Dom Caetano foi feita esta segunda-feira, durante a terceira edição da rubrica TerraA Terra, da plataforma Pensar Angola, pertencente ao músico e activista social.

Cloe Management é a mais nova representante da Content Connect Africa em Angola

há 2 anos
A empresa angolana de agenciamento e gestão internacional de carreira artística, comunicou recentemente a sua mais nova parceria com a empresa sul africana Content Connect Africa-CCA.

Álbum póstumo de DMX reúne participações de Alicia Keys, Jay-Z e Nas

há 8 meses
O álbum intitula-se Exodus, contém 13 faixas musicais e reúne, entre outras, as participações de Jay-Z, Nas, Snoop Dogg, Bono, Lil Wayne, Alicia Keys. A obra é totalmente inédita, segundo Swizz Beatz.

Katy Perry proíbe que se cante a música “Watermelon Sugar” no American Idol

há 10 meses

Arrancam hoje as aulas online de percussão corporal na Fundação Arte e Cultura

há 2 anos
As aulas serão leccionadas online no horário das 15 horas, de segunda a sexta, com Gideão Zumba, professor do Centro Cultural, da Fundação. Durante a formação, os alunos poderão ver módulos como- A bateria e sua história; Constituição da bateria; Como se sentar na bateria; Como controlar as baquetas; Rudimentos e Ritmos para tocar as primeiras músicas e serão demonstradas várias obras para que os alunos possam aprender com facilidade.

Pedrito comemora meio século de carreira com sabor a despedida

há 1 ano
O músico Pedrito começou ontem a caminhada para a despedida dos palcos, com um concerto no projecto musical “Show do Mês” onde viajou pelos 50 anos de carreira.

DH substitui Condutor na estreia de #Repertório

há 2 anos

Teyana Taylor acusa produtora de Kanye West de “empurrá-la” para aposentadoria precoce

há 9 meses
Seis meses após lançar o “The Album”, terceiro álbum da carreira, Teyana Taylor, de 30 anos, anunciou em Dezembro que se retiraria da música.

Tributo a Pitágoras Neto

há 2 anos
O co-fundador da Carga Magazine, Pitágoras Neto completaria 42 anos hoje, 12 de Maio. Relembramos o início da trajectória do jovem empreendedor na publicação que foi fundada há 10 anos e representa a voz de uma geração e o rosto de um movimento, que cada vez mais se afirma através da música.

Single `Moça´ dá início ao projecto “DaMaika Season” da autoria de JP da Maika

há 2 anos
“DaMaika Season” consiste no lançamento de uma música a cada dia 11 do mês, até Novembro deste ano. O projecto é nada mais do que a confirmação da maior continuidade dos seus trabalhos de JP, que se propõe a encontrar todo o alcance musical, trazendo desde o GhettoZouk, passando pelo R&B até ao HipHop, sempre com a cultura urbana e tonalidade Afro presentes.

3ª Aniversário do Património Cultural Mundial de Mbanza Kongo é celebrado com actividades online

há 2 anos
Assinala-se a 8 de Julho de 2020 o 3.º aniversário desde a elevação do centro histórico de Mbanza Kongo, a Património Cultural Mundial. A secular cidade angolana de Mbanza Kongo, na província do Zaire, foi inscrita pelo Governo angolano como Património Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo a primeira validada no país por aquela Organização.

Benguela acolhe a gala de abertura do Circuito Internacional de Teatro

há 6 meses
A sexta edição do Circuito Internacional de Teatro começa dia 30 de Julho e, vai até ao dia 16 de Setembro em Luanda e Benguela, sendo Maria João Ganga a homenageada escolhida do certame.