Artistas poderão registar obras em Angola a partir de Maio

A Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA) apresenta no dia seis (6) de Maio a sua plataforma online, onde os artistas poderão registar as suas obras e protegê-las da pirataria e não só.

Numa altura em que o mundo vive uma nova era, por conta da pandemia que afecta directamente a classe artística, a SADIA surge renovada para proteger todos os criadores artísticos, no que concerne aos direitos e rendimentos da utilização das suas obras nas várias plataformas (Rádio, TV, Shoppings, Supermercados, espectáculos, shows em streaming etc).

De acordo com uma nota da instituição, chegada a nossa redacção, a Sociedade recebeu em Outubro de 2019 licença do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Direitos Conexos (Senadiac), para poder exercer actividade de gestão de cobrança e distribuição de direitos de autor em todo o território nacional.

“A nossa Sociedade tem estado a investir em novas tecnologias e também em recursos humanos, preparando-se para fazer o lançamento da sua plataforma, onde os autores poderão registar as suas obras online e ficarão protegidos”, refere o documento.

Para o efeito, a SADIA efectuou parcerias internacionais com a Apple Music, BMAT e Smarca entre outros, de modo a poder acautelar direitos internacionais dos seus membros. Smarca a BMAT serão responsáveis pelo monitoramento e rastreamento da execução pública da música angolana em todo mundo, desde TV, Rádio, Plataformas de Streaming, Web Sites e Espectáculos ao Vivo.

Deste modo, todos os associados da Sociedade Angolana dos Direitos de Autor vão poder adquirir o código IPI (Interested Parties Information), que servirá para identificar os detentores de direitos nas sociedades de gestão colectiva de todo mundo.

as cargas mais recentes

JLO felicita músicos angolanos

há 4 meses
O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, neste domingo, os músicos angolanos por ajudarem a população, com a realização de shows live, a suportar a solitude do confinamento social imposto pela pandemia da covid-19.

Revista científica abre edição exclusiva para Rap

há 3 meses
Esta semana, a revista científica brasileira “Convergência Crítica” fomenta acções para perceber a ligação entre o Rap e a pesquisa científica, que vai culminar com abordagens sobre o Rap e o activismo político em Angola e Moçambique.

One Republic já tem novo álbum

há 6 meses
A banda norte-americana publicou o seu quinto trabalho de estúdio. Intitulado ‘Human’, a obra reúne músicas inéditas, que marram o dilema da fragilidade humana e força motivadora.

Portugal divulga regras para realização de espectáculos

há 5 meses
Depois do anúncio da abertura dos espectáculos para 1 de Junho, o Ministério da Cultura de Portugal divulgou, esta quarta-feira, as normas que os organizadores de eventos e os titulares de salas, devem seguir, tanto em salas como ao ar livre.

Kiki Versace: “A minha carreira está em ascensão”

há 5 meses
Kiki Versace introduziu no cenário musical o Kubanger, um estilo que resulta da combinação entre o Kuduro e o Trap Banger. Hoje a vertente é bastante cultivada. O kudurista veio à Revista Carga para apresentar o seu álbum de estreia e aproveitou para esclarecer dúvidas à volta da do tipo de Kuduro que inventou há 12 anos.

RZA cria plataforma para dar comentários ao vivo sobre filmes de artes marciais

há 5 meses
Ao longo de carreira, RZA foi inspirado em filmes de artes marciais. Agora, o produtor elevou este amor para um outro nível.

The Miseducation of Lauryn Hill: eleito o melhor disco de Rap da história

há 1 mês
O álbum de estreia de Lauryn Hill, The Miseducation Of Lauryn Hill, foi considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos, e o melhor álbum de Rap, pela Rolling Stone.

É oficial, `The Old Guard´ terá sequência

há 4 meses
`The Old Guard´chegou à Netflix neste fim de semana, e foi um dos filmes mais assistidos desde então. Protagonizado por Charlize Theron, o filme de acção é uma adaptação da HQ homónima de Greg Rucka, que possui cinco volumes. Isso explica o final aberto do filme que, segundo a Directora Gina Prince-Bythewood, pode sim ter uma sequência.

Wycleff Jean selecciona angolano Jeff Brown para o “Challenge”

há 5 meses
A selecção do rapper angolano foi confirmada pelo próprio Wycleff, na sua página do instagram, notificando o participante e deixando a seguinte questão: Acham que ele (Kota Kulanda) merece os 1000 dólares?

Rihanna é “coroada” a cantora mais rica do Reino Unido

há 5 meses
A artista entra na categoria `Rich Times´ do Sunday Times, ocupando a 3ª posição com uma fortuna equivalente a 326 biliões de Kwanzas, acima de Adele, Ed Sheeran e Mick Jagger.

Covid-19: Espectáculos passam a ser permitidos ainda este mês

há 3 semanas
Os concertos e actividades culturais em recintos fechados passam a ser permitidos a partir de 17 deste mês, durante a vigência da situação de calamidade pública.

Mwana Afrika: “A Trace quer combater todos os estereótipos criados pela mídia convencional. E estou no canal para contribuir nisso”

há 3 meses

Dj Erick Morillo, um dos melhores do mundo no estilo House, encontrado morto

há 2 meses
O DJ e produtor norte-americano Erick Morillo foi encontrado morto na manhã de ontem, em Miami Beach. Conhecido como um dos melhores djs de House do mundo, Morillo já esteve em Angola também já esteve em Angola.

This Is Not a White Cube anuncia participação na 8ª edição da 1-54 Contemporary African Art Fair

há 3 semanas
A feira de arte que vai decorrer em Londres na Somerset House de 8 a 10 de outubro de 2020, será prestigiada com a presença da galeria angola, a ser representada pelos artistas: Alida Rodrigues, Patrick Bongoy, Pedro Pires e Nelo Teixeira.

Qual é o álbum de rap angolano mais ouvido?

há 5 meses
Depois do florescimento nos anos 90, entre 2000 e finais de 2002, o movimento registou um pequeno recuo, pois vários grupos foram desaparecendo. A partir de 2003, o Rap passou a figurar da lista dos estilos musicais com maior aceitação do público.

Quavo aposta 1 milhão de dólares caso o álbum dos Migos não seja o melhor de 2020

há 4 meses
Quavo, um dos três elementos dos Migos, grupo de Hip Hop que ficou conhecido em 2013 com o single Versace, anunciou hoje o lançamento do terceiro álbum, acusando outros rappers de estarem a dormir e garante que o novo trabalho dos Migos vai ser o melhor de 2020-2021 e aposta 1 milhão de dólares com quem duvidar.