Artistas protestam contra o Spotify

31 escritórios do Spotify em vários países foram surpreendidos por protestantes do sector da música. Os protestos foram organizados pelo Sindicato dos Músicos e Trabalhadores Associados (UMAW), noticiou o Espalha Factos.

A campanha denominada ‘Justice at Spotify‘ tem uma petição que já conta com mais de 28 000 assinaturas, cujas exigências consistem em que, fundamentalmente, a plataforma aumente a sua média de streaming de 0.0038 dólares, para pelo menos um cêntimo por streaming para todos os artistas. Outras reivindicações passam por mais transparência nos contratos, o fim da payola, e que o Spotify deixe de processar os artistas.

Artistas protestam contra o Spotify

A plataforma, por sua vez lançou esta sexta-feira uma página com o propósito de elucidar os artistas e os utilizadores sobre o circuito de remuneração. Num vídeo explicativo, mostra informações que normalmente, são ignoradas pelos utilizadores: as plataformas de ‘streaming’ de música não pagam diretamente aos artistas, mas sim aos beneficiários.

Ou seja, as produtoras, os distribuidores, os agregadores e organizações de gestão colectiva, entre outros. Estas empresas, por sua vez, têm “acordos diferentes com os artistas”, explicou Antoine Monin, responsável pelos conteúdos musicais do Spotify França e Benelux, no contraditório publicado pela Lusa.

as cargas mais recentes

Lenço usado por Messi no adeus ao Barça será vendido ao equivalente a 632 milhões de Kwanzas

há 5 meses
O comerciante é um adepto anónimo que terá estado presente no Auditori 1899, de Camp Nou, e terá recolhido o objecto utilizado por Messi do caixote do lixo.

DMX hospitalizado em estado gravíssimo

há 10 meses

Morreu Paulo Jazz, artista plástico e co-fundador da União Nacional dos Artistas Plásticos

há 1 ano
A confirmação da morte do também desenhista foi dada hoje pelo amigo e também homem das artes, Rui Nobre Garção, que, com o malogrado, trabalhou na comissão instaladora da fundação da UNAP, União Nacional dos Artistas Plásticos.

Paulo Miranda na “calha” do Fala Angola

há 2 anos
O radialista Paulo Miranda poderá ser o novo apresentador do espaço televisivo “Fala Angola”, na TV Zimbo, em substituição de Salú Gonçalves, apurou a Revista Carga de fonte oficial.

Drake será laureado no Billboard Music Awards 2021 como artista da década

há 9 meses
Marcada para o próximo dia 23 de Maio, a cerimônia Billboard Music Awards será marcada pela grande homenagem ao rapper Drake. O artista vem “governando” o gráfico Billboard ‘s Top Artistas do gráfico 2010´s desde o lançamento do LP Thank Me Later.

Mia Couto infectado com o novo Coronavírus

há 1 ano
O escritor moçambicano está sob isolamento domiciliar e alerta para as implicações profundas do Covid-19, apelando para o cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias.

Constelações apresenta “cantar Manguxi”

há 1 ano
O programa “Constelações”, da RNA, efectuou sexta-feira uma edição especial, onde homenageou o primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, e apresentou a exposição em comemoração ao aniversário da estação radiofónica.

Anitta adia lançamento do novo CD

há 1 ano
A cantora Anitta informou que o lançamento do seu novo álbum foi adiado para 2021, devido a pandemia do Coronavirus. Numa conversa com os fãs, pelo Tik Tok, a brasileira fez o anúncio oficial e explicou o motivo.

Esta é a Nossa Memória: Dipanda é celebrada na TPA com a exibição de 5 documentários

há 1 ano
A Associação Tchiweka de Documentação e a Geração 80 em parceria com a TPA, a sesc digital e mostra de cinemas africanos celebram o mês da independência de Angola com exibição de 5 documentários.

Um novo talento no nível dos “grandes” do Ghetto Zouk nacional

há 1 ano
Carlos Ernesto é dos poucos talentos que já não tem muito para provar. A forma como impõe sua voz nos instrumentais, leva-nos a pensar que está há vários anos na música, mas ainda é novo no mercado.

Há 10 anos, morria André Mingas

há 4 meses
Foi precisamente a 11 de Outubro de 2011, quando o relógio marcava 20 horas, que a Rádio Nacional de Angola dava conta do falecimento do músico e compositor André Mingas, no Brasil aos 61 anos de idade.

Pete Rock vai processar Nas por royalties não pagos de ‘The World Is Yours’

há 2 semanas
Há 28 anos Pete Rock co-escreveu e produziu “The World Is Yours” o clássico single do álbum de estreia de Nas, “Illmatic”. Embora também tenha posto vocais, o rapper tem créditos de escrita, créditos estes que actualmente estão orçados em milhões de doláres e nunca foram honrados.

Dr. Dre rendido ao talento de Keedron Bryant

há 2 anos
É oficial, Keedron Bryant agora está sob “alçada” de Dr. Dre. O cantor que ficou conhecido por gravar um vídeo em homenagem a George Floyd, vídeo este que se tornou viral, despertando de milhões de pessoas, incluindo Dre.

Black Coffee arrecada num live o equivalente a 4 milhões de Kwanzas

há 2 anos
Dias depois de arrecadar 90.000 ZAR na semana passada, o DJ sul africano realizou mais um live no seu Instagram, onde recebeu 138.000 ZAR, o equivalente a 4.285.935 Kwanzas em doações a favor da fundação CoronaCareSa.

Roley anuncia novo álbum com participações de Masta, Eric Rodrigues entre outros

há 9 meses
Esta não é a primeira vez que o rapper moçambicano traz vozes angolanas nos seu projectos, já no álbum de estreia “Roley”, contou com Rui Orlando e Young Double, e no ano passado, lançou “Pensamentos” e teve participação de Paulelson.

Os Tuneza regressam à casa com novas histórias

há 2 anos
Após passarem os primeiros dias de quarentena separados por motivos vários e criarem o caos no Kilamba, a família mais disfuncional de Angola foi obrigada a abandonar a centralidade. Solução: regressar à antiga casa, e passarem o resto do confinamento juntos.