Artistas recebem mais de 20 milhões de kwanzas da Sadia pelos direitos autorais

A Sociedade Angolana dos Direitos de Autores (SADIA) distribuiu, no ano transacto, de direitos mecânicos, mais de 20 milhões aos artistas. A distribuição dos rendimentos mecânicos foi possível por causa da arrecadação em 2021 e contemplou cerca de trezentos artistas nacionais e estrangeiros. 

A quantia recebida por cada autor, revelou a SADIA à Carga, depende “do número de vezes que a sua obra foi utilizada” e teve em conta o rigor do sistema de monitoramento e distribuição revolucionário da empresa Smarca adptada à nossa realidade.

” É confidencial. Não fica muito bem revelar nomes. Imagine que ele tenha uma dívida, vão pensar que é ele que recebeu os 20 milhões e lhe cobrar todos os kilapis”, respondeu a entidade ao ser questionada sobre que artistas receberam os valores.

Consequentemente, durante o corrente mês, a entidade de gestão colectiva promoverá a distribuição dos rendimentos angariados na categoria de sincronização e direitos mecânicos de plataformas internacionais como o Facebook, Tik Tok, e Spotify.

Está ainda previsto para Maio a distribuição dos rendimentos arrecadados na categoria de execuçao pública, que provieram dos pagamentos contínuos do Grupo Radio Nacional de Angola, bem como dos últimos concertos musicais que aconteceram no país.

Apesar do sucesso na cobrança dos direitos de autor, lamenta a instituição, a maior parte dos rendimentos vem das entidades internacionais, pois parte dos usuários angolanos, entidades comerciais ainda se recusam a pagar.

“É extremamente preocupante que entidades comerciais angolanas, como os principais estabelecimentos gastronómicos e culturais usem de forma indiscriminada obras artísticas e os próprios autores, e simplesmente se recusam a pagar os direitos de autor, apesar de serem notificadas para tal pela Sadia”, lamentou a entidade angolana de gestão colectiva. 

as cargas mais recentes

Márcio Batalha e Nell Jazz apresentam performance poética na Fundação Arte e Cultura

há 3 anos
O poeta Márcio Batalha e o músico-compositor Nell Jazz vão apresentar amanhã, quinta-feira, pelas 19 horas, no Wiza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, uma “performance poética online”. O evento insere-se na grelha programática do projecto Fundação Arte e Cultura Online e decorre sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida” como forma de prevenção contra a Covid-19.

“Pagam para os nossos vídeos não passarem nas televisões”,

há 2 anos

Streamy Awards: Verzuz battle é eleito o melhor Live Show do ano

há 1 ano
O YouTube Streamy Awards 2021 homenageou, no passado sábado, os melhores vídeos do ano, e pela segunda vez consecutiva, a batalha de hits, Verzuz, ocupou o primeiro lugar do pódio dos Lives Shows.

Gestor de Davido implora aos nigerianos para que convençam o músico a não o demitir

há 2 anos
O gestor de logística pessoal de Davido, Isreal Afeare, conhecido no mundo da música como Israel DMW, pediu aos nigerianos que implorassem ao cantor para não demiti-lo após ter sido suspenso.

Toty Sa’Med e A’mosi Just A Label representam Angola no festival Sounds From Africa

há 2 anos
Os músicos representam hoje o país no festival Sounds From Africa, organizado pelo Colors of Ostrava, da República Checa. Os espectáculos serão transmitidas nas páginas do Facebook da organização e no Facebook e Instagram oficiais de A´mosi Just A Label e Toty Sa’Med.

Will Smith no papel de escravo fugitivo

há 3 anos
O renomado actor, será o protagonista de ‘ Emancipation’, um filme de época, baseado na história real de Peter, -um escravo fugitivo que incentivou o Exército da União a combater os racistas no sul dos Estados Unidos-. O director do filme Antoine Fuqua, acredita que Smith foi a escolha perfeita, pois gosta de aprofundar o assunto, tanto que se propôs a produzir com os seus parceiros do Westbrook Studios James Lassiter e Jon Mone.

NDDNHH: Christmas Pack já em projecção

há 2 anos
Enquanto as confirmações não chegam, o Produtor se diverte nas redes sociais, com os amantes do projecto tentando adivinhar quem serão os participantes através das iniciais nominais, publicadas por si próprio.

No Dia Mundial da Voz, entenda a importância de cuidar da saúde vocal

há 3 anos
À semelhança de outros cantores, Selda e Sandra Cordeiro têm que fazer sacrifícios para manter intactas e puras suas cordas vocais. Apenar de nunca ter passado por uma experiência igual ao do britânico Helton Jonh, que teve que interromper o concerto por conta da voz, Morena de Cá confessa que já foi forçada a dar uma pausa na música por causa da voz.

Voleibol: 1ª de Agosto anuncia a extinção da terceira modalidade com mais títulos

há 2 anos
O Clube desportivo do 1ª de Agosto decidiu extinguir, esta sexta-feira, a modalidade de Voleibol em todos os escalões e em ambos os géneros. A retirada da terceira modalidade que mais títulos deu ao clube deve-se a problemas financeiros e técnicos.

Tributo a Filipe Mukenga é transmitido amanhã no programa ‘Ao Vivo’

há 1 ano
Na semana do seu aniversário, Filipe Mukenga dá voz ao programa ‘Ao Vivo’ do Zap Viva. Originalmente exibido no dia 15 de Janeiro, a edição protagonizada por uma das maiores vozes da música nacional, será reemitida amanhã, dia 11 de Setembro.

MD e MK assumem agenciamento de Preto Show e vários dj´s

há 3 anos
As produtoras MD e MK Records firmaram uma aliança para agenciamento de artistas angolanos, com destaque para os Disco Jokeys (Dj´s) mais conhecidos da nossa praça.

Mungueno: Rappers imortalizam Waldemar Bastos em nova EP

há 2 anos
Pensólogo, Kamesu, Ikonoklasta, Haudas, Flagelo Urnano, Mono Sterio, Grand F e Franchoddas, vão rimar por cima de samples e vozes de Waldemar Bastos, deixando um registo do melhor da nova e velha geração do Rap nacional.

Mister Brazuca aposta todas as “cartas” na carreira a solo

há 3 anos
Mids, agora Mister Brazuca, é uma das principais referências da dança em Angola, tendo conquistado o seu espaço como dançarino a solo e de seguida como integrante do grupo “The Groove”, onde também cantava.

Pai de Britney Spears não é o tutor da cantora

há 1 ano
Segundo a decisão de um tribunal de Los Angels, na semana finda, o acordo entre Britney e seu pai era “insustentável”, por isso decidiu-se ” suspender Jamie Spears do cargo de tutor da filha, uma decisão com efeitos imediatos.

SADIA cria Cartão Arte para apoiar associados

há 3 anos
A Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA) pretende criar um fundo cultural, que terá como principal objectivo apoiar autores e artistas sempre que se justificar, e terá um valor inicial dez milhões de Kwanzas.

Dançarinos de breakdance passam a contar com um novo espaço para divulgarem seus talentos

há 2 anos