Artistas recebem mais de 20 milhões de kwanzas da Sadia pelos direitos autorais

A Sociedade Angolana dos Direitos de Autores (SADIA) distribuiu, no ano transacto, de direitos mecânicos, mais de 20 milhões aos artistas. A distribuição dos rendimentos mecânicos foi possível por causa da arrecadação em 2021 e contemplou cerca de trezentos artistas nacionais e estrangeiros. 

A quantia recebida por cada autor, revelou a SADIA à Carga, depende “do número de vezes que a sua obra foi utilizada” e teve em conta o rigor do sistema de monitoramento e distribuição revolucionário da empresa Smarca adptada à nossa realidade.

” É confidencial. Não fica muito bem revelar nomes. Imagine que ele tenha uma dívida, vão pensar que é ele que recebeu os 20 milhões e lhe cobrar todos os kilapis”, respondeu a entidade ao ser questionada sobre que artistas receberam os valores.

Consequentemente, durante o corrente mês, a entidade de gestão colectiva promoverá a distribuição dos rendimentos angariados na categoria de sincronização e direitos mecânicos de plataformas internacionais como o Facebook, Tik Tok, e Spotify.

Está ainda previsto para Maio a distribuição dos rendimentos arrecadados na categoria de execuçao pública, que provieram dos pagamentos contínuos do Grupo Radio Nacional de Angola, bem como dos últimos concertos musicais que aconteceram no país.

Apesar do sucesso na cobrança dos direitos de autor, lamenta a instituição, a maior parte dos rendimentos vem das entidades internacionais, pois parte dos usuários angolanos, entidades comerciais ainda se recusam a pagar.

“É extremamente preocupante que entidades comerciais angolanas, como os principais estabelecimentos gastronómicos e culturais usem de forma indiscriminada obras artísticas e os próprios autores, e simplesmente se recusam a pagar os direitos de autor, apesar de serem notificadas para tal pela Sadia”, lamentou a entidade angolana de gestão colectiva. 

as cargas mais recentes

Documentário de Tina Turner revela traumas de uma vida amorosa marcada por violência

há 1 ano
Relatos detalhados de “terror”, exaustão, violência e dominação constituem metade do enredo do novo filme não-ficcional homónimo de Tina Turner. A produção exclusiva do HBO, já estreou no norte de América e, foi uma maneira da artista dizer “Obrigada e adeus”, à vida pública.

`Somos Racistas?´ encerra o Especial Actualidade Documentários da Zap

há 1 ano
O espaço Especial Actualidade Documentários, emitido semanalmente no Canal ZAP Viva, apresenta esta quarta-feira (25) o documentário “Somos Racistas?”. Este será o quarto e último episódio da primeira temporada do programa, que vai ao ar às 21h30.

Lady Petya apresenta oficialmente o seu álbum de estreia

há 1 ano

Pink considerada a artista feminina mais ouvida do século XXI no Reino Unido

há 7 meses
A cantora foi eleita, esta semana, a mulher mais ouvida do século XXI no Reino Unido, ultrapassando Beyoncé, Whitney Houston, Madonna e Rihanna.

LL Cool J junta-se a Swizz Beatz no plano de criar fundos para os ícones do Hip Hop

há 2 anos
Há pouco menos de uma semana,Swizz Beatz partilhou durante um live Beatz’s Zone Radio, que gostaria de arrecadar um milhão de dólares em “impostos” para cada membro fundador do Hip Hop. Mal-interpretada, a ideia do produtor criou um mal-estar entre os mais novos rappers, mas o apoio não tardou a chegar. LL Cool J não só aprovou a ideia, como também se prontificou a dar o seu contributo.

Presidente de Cabo Verde considera Agostinho Neto Património da  Humanidade

há 4 meses
José Maria Neves está em Angola desde domingo e cumpre uma visita de Estado, que termina esta quarta-feira. O chefe de Estado de Cabo Verde prestou as declarações durante um passeio ao Memorial António Agostinho Neto, onde, entre outras acções, depositou uma coroa de flores ao sarcófago do primeiro presidente da República de Angola.

Pharrell Williams e JAY-Z abordam desvantagens sistémicas e bloqueios intencionais aos empresários negros

há 2 anos
Intitulado “Entrepreneur”, o novo single lançado hoje discorre sobre a situação difícil que homens e mulheres negros enfrentaram nos Estados Unidos.

A Konono Soul Music apresenta “Coisas Simples”, o novo single do A’mosi Just A Label

há 8 meses
Disponível a partir dia 17 de setembro. O single antecede o álbum Konono Soul, que está previsto a ser lançado no dia 22 de Outubro.

Tory Lanez pede desculpas à Megan The Stallion por alvejá-la e justifica “que estava muito bêbado naquela noite”

há 2 anos
Dois meses após alvejar a rapper Megan The Stallion, Tory Lanez reaparece para desmentir que as suas músicas tiveram uma queda nos streams como consequência do sucedido, e segundo noticiou o TMZ, Lanez também teria aproveitado para pedir desculpas à Megan Rhe Stallion.

Zezé Di Camargo e Luciano lançam série de TV para celebrar os 30 anos de carreira

há 1 ano
Ao celebrar os 30 anos, a dupla vai lançar uma série com novas releituras de sucessos como É o Amor, com participação de Luan Santana, fã confesso de Zezé e Luciano. A produção deve ser lançada em Novembro.

Tributo a Waldemar Bastos marca a 10° edição do Festival Internacional de Jazz

há 1 ano
O Festival Internacional de Jazz, edição 2021, decorreu sexta-feira, em Luanda, sem Sam Mangwana e Ricardo Lemvo, músicos que estavam entre os convidados, mas com uma grande homenagem a Waldemar Bastos.

Partiu para a eternidade mais um Doutor da música angolana

há 4 meses
Faleceu ontem, em Luanda, o músico, compositor e guitarrista, José Joaquim Júnior, de nome artístico “Zeca Tirilene”, ao 68 anos de idade. Aclamado pelo “ritmo do andamento, dedilhar ou raspar da guitarra,” Tirilene passou pelos principais a conjuntos da nossa música e foi “elevado” a Doutor da musica nacional no Show do Mês.

“Testemunho” de Rodex Mágico ganha nova roupagem

há 1 semana
O tema traz histórias sobre o envolvimento do artista no mundo do crime no passado, do qual, sublinha, “não se orgulha”, e integra o álbum “Dores e Mágoas”. Está disponível desde as primeiras horas de ontem no YouTube e também a ser veiculado no Afro Music Channel.

Luandina faz aposta na arte urbana

há 2 anos
A marca angolana, Luandina, está a desenvolver uma campanha de promoção e divulgação do graffiti, pintando os principais pontos de concentração de pessoas, tal como aconteceu com a paragem dos taxistas do Nova Vida, em Luanda, inaugurada esta semana.

Coronavírus: Yanick prevê maus momentos para os músicos

há 2 anos
Sem “papas na língua”, falando para a Revista Carga, o rapper Yanick Ngombo “Afroman” reconheceu que se a situação do Coronavirus se prolongar os músicos vão passar maus momentos.

Revanche do ‘Verzuz battle’ Swizz Beatz vs Timbaland acontece já amanhã

há 12 meses
Os dois co-fundadores do Verzuz vão defrontar-se mais uma vez, porém, ao contrário do que foi feito em Março de 2020, Swizz Beatz e Timbaland, sairão do Instagram para protanizar um battle ao vivo, a partir de Miami.