Artistas recebem mais de 20 milhões de kwanzas da Sadia pelos direitos autorais

A Sociedade Angolana dos Direitos de Autores (SADIA) distribuiu, no ano transacto, de direitos mecânicos, mais de 20 milhões aos artistas. A distribuição dos rendimentos mecânicos foi possível por causa da arrecadação em 2021 e contemplou cerca de trezentos artistas nacionais e estrangeiros. 

A quantia recebida por cada autor, revelou a SADIA à Carga, depende “do número de vezes que a sua obra foi utilizada” e teve em conta o rigor do sistema de monitoramento e distribuição revolucionário da empresa Smarca adptada à nossa realidade.

” É confidencial. Não fica muito bem revelar nomes. Imagine que ele tenha uma dívida, vão pensar que é ele que recebeu os 20 milhões e lhe cobrar todos os kilapis”, respondeu a entidade ao ser questionada sobre que artistas receberam os valores.

Consequentemente, durante o corrente mês, a entidade de gestão colectiva promoverá a distribuição dos rendimentos angariados na categoria de sincronização e direitos mecânicos de plataformas internacionais como o Facebook, Tik Tok, e Spotify.

Está ainda previsto para Maio a distribuição dos rendimentos arrecadados na categoria de execuçao pública, que provieram dos pagamentos contínuos do Grupo Radio Nacional de Angola, bem como dos últimos concertos musicais que aconteceram no país.

Apesar do sucesso na cobrança dos direitos de autor, lamenta a instituição, a maior parte dos rendimentos vem das entidades internacionais, pois parte dos usuários angolanos, entidades comerciais ainda se recusam a pagar.

“É extremamente preocupante que entidades comerciais angolanas, como os principais estabelecimentos gastronómicos e culturais usem de forma indiscriminada obras artísticas e os próprios autores, e simplesmente se recusam a pagar os direitos de autor, apesar de serem notificadas para tal pela Sadia”, lamentou a entidade angolana de gestão colectiva. 

as cargas mais recentes

União Europeia disponibiliza cerca de 4 bilhões de kwanzas para apoiar projectos de música e artes cénicas em Angola e em outros PALOP

há 3 meses

Top Jóia do Ano coloca a velha “contra” nova escola de rappers

há 2 anos
Desde a autoria de Bob da Rage Sense, passando por Ikonoklasta até Phedilson Ananás, as “jóias” musicais produzidas em 2020 por rappers nacionais, serão “lapidadas” numa eleição proposta pelo Team 2 contra 1.

Paul McCartney e Taylor Swift revelam parceria em entrevista à Rolling Stone

há 2 anos
A Rolling Stone divulgou ontem a sua mais recente capa, onde figuram os dois artistas de gerações diferentes, na estreia de uma série de novas conversas entre artistas, o Musicians On Musicians.

5° Edição do Circuito Internacional de teatro encerra em grande

há 2 anos
Na categoria de ‘Prémio Fragata de Morais’ venceu a Cia Ndokwenu Artes com a peça ‘A Visita’ da autoria de Fragata de Morais, ele que foi também o homenageado da Quinta Edição do Circuito Internacional de teatro. Em segundo lugar venceu o grupo Catarcis Teatro com a peça A Visita.

Músicos lamentam morte de Waldemar Bastos

há 2 anos
Várias vozes lamentaram o passamento físico de uma das principais referências da música angolana, com destaque para a reacção de outros músicos, cujos sentimentos foram manifestados nas redes sociais.

Este é o objecto que Vincent van Gogh usou para tirar a própria vida

há 2 anos

Will.i.am diz que músicas de Tupac e Biggie não lhe dizem nada

há 2 meses

Fast and Furious 10 já tem data de estreia

há 1 ano
A Universal Pictures já definiu e anunciou uma data de lançamento para 7 de Abril de 2023.

Jay-Z viraliza após rejeitar pedido de autógrafo numa bola: “Eu não jogo beisebol”

há 1 ano
A atitude do artista, esta sexta-feira, vem sendo associada à protecção do seu nome, imagem e música, pois, recentemente moveu uma acção judicial contra o ex-fotográfo por explorar seu nome e imagem ao vender cópias da foto da capa do Reasonable Doubt sem a sua permissão.

Nayo Crazy já pode voltar a cantar

há 1 ano
Apesar de ainda não se recuperar totalmente da visão perdida em 2013, Nayo Crazy já consegue enxergar minimamente e, segundo ela, os médicos que a operaram já a autorizaram a voltar a cantar e subir aos palcos.

Tiffany Haddish rejeita dirigir o Grammy Awards

há 2 anos
Apesar de estar indicada ao Grammy 2021 na categoria melhor álbum de comédia – por “Black Mitzvah”, seu trabalho para a Netflix, Tiffany Haddish não aceitou apresentar o evento, pese embora a organização ter esclarecido ser uma instituição sem fins lucrativos.

Taylor Swift cancela digressão pela Europa

há 2 anos
A cantora norte-americana foi forçada a cancelar o périplo pela Europa por estar apreensiva com a propagação da pandemia do Covid-19. Taylor Swift era cabeça de cartaz de vários festivais europeus.

Bethânia Silva grava primeiro disco Gospel

há 2 anos
O mercado angolano poderá contar com mais um disco 100% Gospel em 2021, da autoria de Bethânia Silva, a estrela de Cabinda que quer se impor em todo país.

Sandocan promete show memorável

há 2 anos
Com um reportório de cerca de 50 músicas, Army Squad e Kalibrados realizam sábado o primeiro show solidário de Rap, no período “Covid-19″.

Valete e vários músicos portugueses exigem a libertação do rapper espanhol Hasél

há 2 anos

Dupla Tieijci & Vilson lançam ‘Café’, a EP que começa já a “somar”

há 10 meses
O tema Somar, além de ser o cartão postal do projecto, é uma música que traduz a motivação dos artistas, em ir atrás do que pretendem ser e ter, e ao mesmo tempo, traz linhas de ataque para artistas que não pratiquem a mesma arte com a mesma seriedade.