Artistas recebem mais de 20 milhões de kwanzas da Sadia pelos direitos autorais

A Sociedade Angolana dos Direitos de Autores (SADIA) distribuiu, no ano transacto, de direitos mecânicos, mais de 20 milhões aos artistas. A distribuição dos rendimentos mecânicos foi possível por causa da arrecadação em 2021 e contemplou cerca de trezentos artistas nacionais e estrangeiros. 

A quantia recebida por cada autor, revelou a SADIA à Carga, depende “do número de vezes que a sua obra foi utilizada” e teve em conta o rigor do sistema de monitoramento e distribuição revolucionário da empresa Smarca adptada à nossa realidade.

” É confidencial. Não fica muito bem revelar nomes. Imagine que ele tenha uma dívida, vão pensar que é ele que recebeu os 20 milhões e lhe cobrar todos os kilapis”, respondeu a entidade ao ser questionada sobre que artistas receberam os valores.

Consequentemente, durante o corrente mês, a entidade de gestão colectiva promoverá a distribuição dos rendimentos angariados na categoria de sincronização e direitos mecânicos de plataformas internacionais como o Facebook, Tik Tok, e Spotify.

Está ainda previsto para Maio a distribuição dos rendimentos arrecadados na categoria de execuçao pública, que provieram dos pagamentos contínuos do Grupo Radio Nacional de Angola, bem como dos últimos concertos musicais que aconteceram no país.

Apesar do sucesso na cobrança dos direitos de autor, lamenta a instituição, a maior parte dos rendimentos vem das entidades internacionais, pois parte dos usuários angolanos, entidades comerciais ainda se recusam a pagar.

“É extremamente preocupante que entidades comerciais angolanas, como os principais estabelecimentos gastronómicos e culturais usem de forma indiscriminada obras artísticas e os próprios autores, e simplesmente se recusam a pagar os direitos de autor, apesar de serem notificadas para tal pela Sadia”, lamentou a entidade angolana de gestão colectiva. 

as cargas mais recentes

Rolling Stones ameaçam levar Donald Trump ao tribunal

há 3 anos
A banda britânica Rolling Stones ameaça o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma acção na justiça, se continuar a usar as suas músicas em acções de campanha tal como o fez na semana passada em Oklahoma.

Morreu Sean Connery, actor do “Agente 007” e “O Nome da Rosa”

há 3 anos
Sean Connery é considerado o actor que melhor interpretou o Agente 007 da saga James Bond. O escocês protagonizou o filme por seis vezes. Morreu esta noite aos 90 anos, em Nassau, Bahamas.

Jacinto Tchipa: O ícone que partiu com um sonho

há 2 anos
A morte de Jacinto Tchipa hoje, em Luanda, aos 63 anos, por doença, deixou ainda mais empobrecida a música angolana porque, mais do que um artista, Jacinto Tchipa foi das poucas referências que a música angolana lançou nos últimos trinta anos.

Kanda anuncia lançamento do novo EP para Outubro

há 3 anos
O cantor lançou recentemente a música intitulada `Estúpida´, como forma de confirmação da chegada `Kakus de Amor´, inicialmente projectado como sucessor do álbum `Sinais´, mas que por imposição dos novos tempos será apenas um EP.

Cerimónia dos Globos de Ouro de 2021 já tem data

há 3 anos
A edição de 2021 dos prémios norte-americanos de cinema e televisão, conhecidos por Globos de Ouro, foi agendada para 28 de Fevereiro, um mês depois do calendário habitual, à semelhança do que aconteceu com os Oscar.

Fãs lançam plataforma digital de “cancelamento ” de artistas devido à simpatia política

há 9 meses

Concerto dos Guns N´Roses já tem nova data

há 3 anos
Adiado este ano, devido à pandemia de covid-19, o espectáculo está agora agendado para 2 de Junho de 2021.

Obras literárias “O Ventre da Sabedoria” e “Sou eu mesmo o Angolano”, chegam às livrarias Paulinas

há 8 meses
As obras literárias “O Ventre da Sabedoria” e “Sou eu mesmo o Angolano”, ambas da autoria de Camilo Lemos Caçador, foram aprovadas pelo “Conselho” editorial das Irmãs Paulinas, tornando-se elegíveis para serem comercializadas nas livrarias desta entidade religiosa.

A Minha Luanda: Artistas plásticos homenageiam a cidade de Luanda na data do seu 446º aniversário 

há 1 ano
No dia em que se celebram os 446 anos de Luanda, e em homenagem à Cidade Capital, foi inaugurada no InterContinental Luanda Miramar, a exposição de arte “A Minha Luanda”.

Hannah Gomez quer conquistar o “Top dos Mais Queridos”

há 3 anos
A antiga estrela do “Unitel Estrelas ao Palco” soma e segue. Assinou com a Quebra Galho e gravou o seu primeiro álbum. A jovem de 22 anos quer pisar os maiores palcos do mundo e revela a ambição de conquistar o Top dos Mais Queridos ou o Angola Music Awards.

Melhores dançarinos de Kizomba e Semba de Luanda serão conhecidos este sábado

há 2 anos
Dançarinos de Kizomba e Semba serão distinguidos este sábado, no Centro Cultural Brasil Angola, em Luanda, durante uma gala para atribuição do título de Campeões de Dança Kizomba e Semba Municipal de Luanda 2021.

Produtor Algo 10Conhecido rende tributo a Teta Lando e Franco em novo álbum

há 2 anos
O álbum contém versões de dois grandes sucessos nacionais e internacionais intemporais, nomeadamente: “Mario” do congolês Franco, na versão amapiano e “Quimbemba” de Teta Lando, no estilo afro-house.

“Com Corona ou Sem” o hit do verão de Moçambique

há 2 anos
Da autoria de Mc Roger, com a participação de Twenty Fingers, o single chega para “abrir” a nova estação do ano em Moçambique e promete animar as pistas de dança, ainda que em confinamento.

Obras dispersas de Urbano de Castro e David Zé já começaram a ser resgatadas

há 2 anos
Ainda não se sabe sobre o número exacto das músicas a serem resgatadas, mas os países onde encontrá-las estão identificados, incluindo já se começou a resgatar e catalogar as canções de David Zé, cujos rendimentos vão para a família.

Prodígio actua hoje no festival #EuFicoEmCasa

há 3 anos
O rapper Prodígio, actua hoje através do vídeo directo na sua conta do Instagram @pro2da , tendo sido convidado pela Sony, produtora a que está associado.

Quavo mostra-se extasiado por saber que Robert De Niro conhece o Migos

há 2 anos
À Billboard, Quavo contou em entrevista que a descoberta foi feita nos bastidores do filme “Wash Me In The River”, para o qual o artista foi escalado para interpretar um perigoso assassino.