Artistas sem Carteira Profissonal deixam de exercer actividade. Acesso ao documento será apresentado quarta-feira

Os artistas angolanos passam a possuir uma Carteia Profissional, sem a qual futuramente estarão impedidos de exercer a actividade. Esta quarta-feira, 27, serão apresentados os mecanismos de acesso e obtenção do referido passe.

A entrada em vigor da carteira permitirá os criadores de arte terem maior liberdade de fazer contratos com diferentes instituições culturais; inscrever-se na Segurança Social, entre outros benefícios, além de representar a classe nas suas mais variadas disciplinas e as acções nacionais e internacionais.

Esta quarta-feira serão apresentados, em conferência de imprensa, em Luanda, os mecanismos para sua obtenção. Quem não a tiver, ficará futuramente impedido de exercer a profissão, como apresentar-se em palco, por exemplo. Mas, numa primeira fase, acontecerá apenas a sensibilização dos artistas a adquirirem ao invés da punição.

Com esta medida, quem não exerce a actividade artística como primeira profissão, poderá ser semi-amador, semi-profissional ou amador.

Segundo, a União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA), o que se pretende com a obrigatoriedade do uso da carteira profissional para o exercício da actividade é regular o mercado e a profissão, de modo a dar maior dignidade aos artistas.

as cargas mais recentes

Morreu Paulo Jazz, artista plástico e co-fundador da União Nacional dos Artistas Plásticos

há 2 anos
A confirmação da morte do também desenhista foi dada hoje pelo amigo e também homem das artes, Rui Nobre Garção, que, com o malogrado, trabalhou na comissão instaladora da fundação da UNAP, União Nacional dos Artistas Plásticos.

Jay-Z aumenta sua fortuna após vender 50% da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 1 ano

Ricky Martin surpreende fãs com novo EP

há 2 anos
Ricky Martin surpreendeu os fãs ao lançar sexta-feira (29) o seu novo EP, criado durante a quarentena. O trabalho, intitulado “Pausa”, conta com seis músicas e colaborações de nomes como Sting, Bad Bunny, Pedro Capó entre outros.

Ex-campeão de boxe acusa 50 Cent de roubar-lhe mais de 1 milhão de dólares

há 1 ano

Anna Joyce e C4 Pedro integram lista dos artistas africanos que “todos devem ouvir”

há 1 ano
O site brasileiro Mundo Negro elegeu os oito artistas africanos lusófonos “obrigatórios” nas playlists da actualidade, dos quais figuram os angolanos C4 Pedro e Anna Joyce.

Faltam apenas três galas para conhecermos o vencedor do BAI Dança Com Ritmo

há 1 ano
Os concorrentes não serão os únicos a serem desafiados, a gala também será marcada pela primeira batalha das celebridades do quadro `Dança com os Famosos´: Kelly Silva defronta Paul G e quem passar pelo crivo do quarteto jurado, permanecerá no concurso.

Fã de 10 anos pede batalha de bateria a Dave Grohl dos Foo Fighters

há 2 anos
Nandi Bushell, de 10 anos, pediu um desafio de bateria a Dave Grohl, músico de 51 anos da banda de Rock Foo Fighters. A batalha foi aceite e durou 30 segundos.

Wizkid torna-se o primeiro artista africano entre os 30 melhores da Apple Music

há 1 ano
O feito inédito da história da Apple Music foi dado a conhecer ontem e surge por causa da canção ‘Essence’, do álbum ‘Made in Lagos’, lançado em Outubro do ano passado.

Sexta farta: De Gucci Mane a Jonas Brothers, confira os álbuns a ser lançados amanhã

há 1 ano
A carga Magazine fez a recolha de dados, dar a conhecer mais sobre estas obras que não podem faltar na sua playlist, para “desfrutar” em casa!

Onde te enquadras senhor “músico”?

há 2 anos

NBA retira cannabis da lista de substâncias proibidas

há 2 anos
Os exames antidoping na principal liga de basquete do mundo continuam, mas sem procurar cannabis, a notícia foi dada pela própria NBA no passado dia 10, indicando que a mesma deixa assim de ser uma substância proibida passível de punição.

Nila Borja anuncia regresso aos palcos

há 1 ano
A cantora esteve presente na mais recente edição do Show Piô, pretesto mais que suficiente para um exclusivo com a Carga Magazine e, o que se julgou ser apenas uma participação especial, foi na verdade, um prenúncio do seu grande regresso aos palcos.

Galeria Tamar Golan apresenta “Nutrição Espiritual” da autoria de SBI

há 2 anos
A Galeria Tamar Golan vai apresentar “Nutrição Espiritual” do artista angolano SBI, uma exposição individual online a inaugurar-se na Sexta-feira, dia 02 de Outubro de 2020, às 18h00.

Já está a decorrer a 2ª Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz

há 9 meses
A Bienal de 2021 referente a 2° edição, teve início ontem, na capital angolana e decorre até ao dia 30 no formato híbrido, combinando elementos presenciais e digitais.

Masta: “Eu gostaria muito de ver ruas no país onde nasci com o nome Força Suprema”

há 1 ano
Em conversa com a Carga hoje, o músico apresentou as características da sua nova faixa “Rebobina”, falou dos seus projectos a solo, incluindo da actual produtora e “abriu-se” sobre o próximo álbum e a ligação à Força Suprema.

Já está disponível o segundo single promocional do Projecto ShowTimeCollection

há 2 anos
Da autoria de Gedson, `Hustler´ dá continuidade ao projecto ` ShowTimeCollection´, a música é lançada após Megga Skills, CEO da label, fazer as “honras da casa” com single `Tá Doce´.