Os artistas angolanos passam a possuir uma Carteia Profissional, sem a qual futuramente estarão impedidos de exercer a actividade. Esta quarta-feira, 27, serão apresentados os mecanismos de acesso e obtenção do referido passe.
A entrada em vigor da carteira permitirá os criadores de arte terem maior liberdade de fazer contratos com diferentes instituições culturais; inscrever-se na Segurança Social, entre outros benefícios, além de representar a classe nas suas mais variadas disciplinas e as acções nacionais e internacionais.
Esta quarta-feira serão apresentados, em conferência de imprensa, em Luanda, os mecanismos para sua obtenção. Quem não a tiver, ficará futuramente impedido de exercer a profissão, como apresentar-se em palco, por exemplo. Mas, numa primeira fase, acontecerá apenas a sensibilização dos artistas a adquirirem ao invés da punição.
Com esta medida, quem não exerce a actividade artística como primeira profissão, poderá ser semi-amador, semi-profissional ou amador.
Segundo, a União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA), o que se pretende com a obrigatoriedade do uso da carteira profissional para o exercício da actividade é regular o mercado e a profissão, de modo a dar maior dignidade aos artistas.