Morreu Chi Modu, o maior documentarista da história do Hip Hop

Aos 54 anos, Chi Modu se juntou a Pac, Big, Eazy e todas outras lendas que ajudou a imortalizar.

Notícias avançadas pela imprensa internacional revelam que o passamento físico do “observador cultural”, aconteceu no passado domingo, vítima de uma enfermidade não citada, que progredia rapidamente.

O célebre fotógrafo e documentarista ficou conhecido por “capturar” alguns artistas de Hip hop mais proeminentes de Nova York na década de 1990, o também membro do Esquadrão Fonte Mente é ovacionado por eternizar por meio de imagens, a era de ouro do Rap.

Nascido na Nigéria, filho de pais nigerianos, a família de Chi Modu fugiu da guerra civil nigeriana em 1969 e o criou em Nova Jersey, EUA. De acordo com a sua biografia, Chi pegou uma câmera fotográfica pela primeira vez quando era estudante na Rutgers. Depois de aprimorar habilidades no International Center of Photography, conseguiu emprego na The Source, que foi a revista definitiva da cultura hip hop. Foi aqui que Chi desenvolveu relacionamentos com os maiores ícones do movimento hip hop, incluindo Tupac Shakur, Notorious BIG, Mary J. Blige e LL Cool J, muitos dos quais ainda não eram famosos.

Além de fotografar mais de 30 fotos de capa para o The Source como seu Diretor de Fotografia, Chi foi capaz de capturar os músicos em momentos inesperados e espontâneos, devido ao seu jeito desarmado e perspectiva única. Suas fotos incluem algumas das imagens mais inovadoras e memoráveis ​​daquela época, incluindo Tupac Smoking e Biggie WTC (em pé nas torres do World Trade).

Modu não apenas registrou e definiu a fase mais importante do movimento hip hop, agora uma força global, também foi capaz de definir os artistas e mostrá-los como pessoas reais, ao invés de celebridades unidimensionais.

Além das exposições fotograficas, faz parte do seu repertório, o livro `Tupac Shakur Uncategorized´, lançado em 2016, um ano considerado crucial para o rapper, após entrar para o Rock and Roll Hall of Fame.

as cargas mais recentes

Sandocan promete show memorável

há 2 anos
Com um reportório de cerca de 50 músicas, Army Squad e Kalibrados realizam sábado o primeiro show solidário de Rap, no período “Covid-19″.

Seminário sobre processo de inscrição e classificação dos bens a Património Mundial da UNESCO acontece em Luanda

há 2 anos
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) iniciou ontem, 20 de Agosto de 2020, o Workshop de formação sobre o processo de Inscrição e classificação dos bens a lista a Património Mundial da UNESCO.

Invisíveis: “O que nos caracteriza é um Rap sem preocupação com os holofotes”

há 2 anos
Lançaram ontem o álbum `O Culto´, uma obra no verdadeiro sentido da palavra, que além de quebrar o silêncio de 8 anos, é uma viagem às origens do Hip Hop e um compromisso com o “abandonado” Boom Bap.

Liz Lyrics se auto-afirma em nova EP ‘Hate Me Now’

há 1 ano
A ser lançada no próximo dia 5 de Maio, ‘Hate Me Now’ é o 14° trabalho do rapper e, a prova de que é um talento a não faltar na sua playlist.

Actor de 39 anos é baleado em público em Portugal

há 2 anos
Bruno Candé de 39 anos foi assassinado ontem em plena luz do dia, em Lisboa, presumivelmente por outro indivíduo de 80 anos. O actor pertencia à companhia de teatro Casa Conveniente.

Concerto Musical Infanto-Juvenil marca celebrações do Dia Internacional da Música na Fundação Arte e Cultura

há 9 meses
A Banda Musical da Escola de Música da Fundação Arte e Cultura vai protagonizar no dia 01 de Outubro, Sexta-feira, pelas 18horas o grande Concerto Musical Infanto-Juvenil, para saudar o Dia Internacional da Música.

Gorillaz lançam ‘How Far?’, single em homenagem à Tony Allen

há 2 anos

Senhor Feroz: Ondjaki lança novo livro

há 2 meses
Depois de “A estória do sol e do rinoceronte” e o ” Livro do Deslembramento” (Romance), ambos publicados em 2020, o escritor volta à ribalta com um novo conto “Senhor Feroz”- que fala sobre pessoas, guitarras, pássaros, festas, casas, sombras, cacos e patos de borracha.

Madonna cancelou contrato com David Guetta por causa do signo do DJ

há 2 anos
A cantora tinha o contrato para gravação de um álbum com David Guetta. O interesse de Madonna em trabalhar com o DJ francês surgiu após este ter conquistado um Grammy, em 2011, por causa do remix do tema ‘Revolver’ da artista.

Lançado há pouco menos de um ano, “O Sucesso a um Passo” já conquistou leitores internacionais

há 2 anos
Já foi vendido um total de 1.275 exemplares entre Angola, Portugal e Brasil do livro cuja autoria pertence a Januário Guimarães. A publicação de auto ajuda profissional estimula o desenvolvimento de atitudes, habilidades e comportamentos necessários no âmbito profissional.

Morreu Hal Holbrook, o actor que interpretou Abrahan Lincoln

há 1 ano

José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

há 2 anos
Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

Administração do Benfica quer ruas com nomes de Waldemar Bastos, Carlos Burity e Bangão

há 2 anos
A administração distrital do Benfica vai propor os nomes dos músicos Waldemar Bastos, Carlos Burity e Bangão na toponímia do Benfica, informou hoje o administrador local, Hélio Aragão.

Show Piô regressa no dia 31 de Outubro

há 2 anos
O projecto de promoção da música infantil das décadas de 80, 90 e 2000, denominado Show Piô, estará de volta no dia 31 de Outubro, depois da ausência em 2019. Mais uma vez, o objectivo é “transformar” os adultos de “hoje” em crianças de “ontem”.

Stevie Wonder vai viver no Gana para evitar que sua família sofra de racismo

há 1 ano

Carregadores de caixão “ameaçam” dançar para quem não ficar em casa

há 2 anos
Os dançarinos fúnebres ganenses, responsáveis pelo “meme” mais viral no mundo, durante a quarentena, fizeram um apelo para as pessoas ficarem em casa, sob pena de pagarem com a vida.