Morreu Chi Modu, o maior documentarista da história do Hip Hop

Aos 54 anos, Chi Modu se juntou a Pac, Big, Eazy e todas outras lendas que ajudou a imortalizar.

Notícias avançadas pela imprensa internacional revelam que o passamento físico do “observador cultural”, aconteceu no passado domingo, vítima de uma enfermidade não citada, que progredia rapidamente.

O célebre fotógrafo e documentarista ficou conhecido por “capturar” alguns artistas de Hip hop mais proeminentes de Nova York na década de 1990, o também membro do Esquadrão Fonte Mente é ovacionado por eternizar por meio de imagens, a era de ouro do Rap.

Nascido na Nigéria, filho de pais nigerianos, a família de Chi Modu fugiu da guerra civil nigeriana em 1969 e o criou em Nova Jersey, EUA. De acordo com a sua biografia, Chi pegou uma câmera fotográfica pela primeira vez quando era estudante na Rutgers. Depois de aprimorar habilidades no International Center of Photography, conseguiu emprego na The Source, que foi a revista definitiva da cultura hip hop. Foi aqui que Chi desenvolveu relacionamentos com os maiores ícones do movimento hip hop, incluindo Tupac Shakur, Notorious BIG, Mary J. Blige e LL Cool J, muitos dos quais ainda não eram famosos.

Além de fotografar mais de 30 fotos de capa para o The Source como seu Diretor de Fotografia, Chi foi capaz de capturar os músicos em momentos inesperados e espontâneos, devido ao seu jeito desarmado e perspectiva única. Suas fotos incluem algumas das imagens mais inovadoras e memoráveis ​​daquela época, incluindo Tupac Smoking e Biggie WTC (em pé nas torres do World Trade).

Modu não apenas registrou e definiu a fase mais importante do movimento hip hop, agora uma força global, também foi capaz de definir os artistas e mostrá-los como pessoas reais, ao invés de celebridades unidimensionais.

Além das exposições fotograficas, faz parte do seu repertório, o livro `Tupac Shakur Uncategorized´, lançado em 2016, um ano considerado crucial para o rapper, após entrar para o Rock and Roll Hall of Fame.

as cargas mais recentes

TEDxLuanda `R:VISITED´ acontece já no próximo domingo

há 1 ano
A organização do TEDxLuanda, fez saber hoje em nota, que regressa para a 6ª edição, num formato on-line gratuito e adaptado às circunstâncias actuais, devido a pandemia da COVID-19.

Convidados num show? Um desafio sem precedentes para a Força Suprema

há 2 anos

União dos Escritores Angolanos poderá encerrar as portas por falta de dinheiro

há 1 ano
A crise na União dos Escritores angolanos não é de hoje. Muito antes da pandemia, a instituição de carácter pública já se debatia com problemas de ordem financeira, mas as coisas agudizaram ultimamente.

Prodígio fala sobre o álbum com Paulo Flores “é o maior prémio que já recebi”

há 1 ano
Disponível a partir de amanhã nas plataformas digitais e em simultâneo em formato físico, mas em Portugal,” Bênção e Maldição” também será comercializado em Luanda e é o maior prémio que o rapper recebeu ao longo da carreira.

Kyaku Kyadaff deixa LS Republicano

há 2 anos
De acordo com uma fonte, o autor de sucessos como “Sete sete e rosas”, “Monica”, “Bibi”, entre outras, não renovou o contrato com a LS.

Paulina Chiziane torna-se a primeira mulher africana a conquistar Prémio Camões

há 3 meses
A escritora moçambicana Paulina Chiziane venceu a 33a edição do Prémio Camões. Conhecida por dar papel central a figura da mulher africana em seus livros, a autora é a primeira mulher africana a ser laureada com essa distinção, que é uma das mais importantes honrarias da literatura em língua Portuguesa.

NGA: “Nós não somos um grupo. Somos uma universidade que forma niggas”

há 1 ano
O músico está neste momento em estúdio a preparar o próximo álbum, obra da qual extraiu duas das três faixas lançadas em Novembro. Em entrevista à Carga, NGA falou dos projectos seus filantrópico para Angola, sonhos, e dos artistas angolanos com os quais gostaria de ter participações.

As 10 músicas para ouvir na quadra natalícia

há 1 mês
Destaque para o projecto “Boa Onda” (Angola), Anselmo Ralph (Angola) e Mariah Carey, a cantora mais procurada neste período, com sucessos como “All I Want For Christmas Is You” e “Holy Night”, tendo gravado, a semelhança de Celine Dion, álbuns de natal.

Software Carnal: Nova obra poética de José Luís Mendonça chega aos leitores dia 30 de Setembro

há 4 meses
Com apresentação crítica de Fátima Fernandes e a palavra da leitora de Conceição Neto, o evento terá como mestre de cerimônia, Djanira Barbosa, e será também palco de poesia e canto dedilhado nas cordas da viola de Wilmar Nakeni, Lala e Pedro Bélgio.

Netflix retira 112 filmes e séries do catálogo e em compensação divulga novidades

há 2 anos
“Corra!”, “As Branquelas” e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” são algumas das produções que serão retiradas da plataforma. O novo catálogo que estreia amanhã está recheado de novidades e dentre os destaques, as séries Dark, The Umbrella Academy, Modern Family e 13 Reasons Why, estreiam novas temporadas no serviço de streaming.

De Viana para Angola inteira: Anny Gonçalves, a nova revelação da música angolana

há 5 meses
Anny Gonçalves é um talento que a pandemia ajudou a revelar. A cantora destaca-se nos estilos Soul Music e Kizomba. Embora passe por despercebida aos olhos de muitos, vai conquistando o seu espaço. É ela a intérprete da trilha sonora do filme 2 Mundos, produzido por Hochi Fu.

Nelly quebra o “silêncio” de oito anos com novo álbum

há 5 meses
O rapper de St. Louis prometeu, via Instagram um novo álbum para esta sexta-feira, dia 27 de Agosto. O novo álbum chamar-se-à ‘Heartland’ e marca o retorno de Nelly, após 8 anos sem lançar projectos, noticiou o Z. Thugsta.

DMX será homenageado com uma estátua na sua terra natal

há 10 meses
O rapper morreu ontem vítima de paragem cardíaca, consequente de suposta overdose, após uma semana de tratamento intensivo num dos hospitais de Nova York, Estados Unidos da América, e será homenageado com uma estátua ou rua na sua cidade natal.

Surgimento da Carga Magazine em destaque no “Mambos Hip Hop da Banda”

há 1 ano
Apresentado por Dino Cross e Cládio Bantu, o espaço especializado em Hip Hop abordou os temas de maior impacto no ano findo, tendo incluído o Magazine da Música como uma boa surpresa, agora num novo formato.

DJ Pelé, Flagelo Urbano e Ikonoklasta representam a classe artística na manifestação

há 1 ano
Os músicos Flagelo Urbano, Ikonoklasta, Ready Neutro, MCK e DJ Pelé representam, a classe artística na manifestação pacífica, que decorreu hoje, em Luanda, visando alertar ao governo para fim do elevado custo de vida no país, mas que terminou com a confirmação de mortes.

Arma que provocou a tragédia no set de gravações de `Rust´ era usada para a prática de tiro ao alvo

há 3 meses
O TMZ publicou que a arma que supostamente deveria ter fins cenográficos, era utilizada pela produção para momentos recreativos e carregada com munição “letal”, balas estas que eram guardadas junto às de festim.