Autor do plágio no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil nunca mais poderá concorrer

A obra “A Kandengue Do Golungo e o Livro Que Não Tinha Fim”, vencedora do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, constitui um plágio grosseiro e tentativa de burla de uma outra obra brasileira, cuja capa mostramos na notíciia. O Instituto das Indústrias Culturais e Criativas adianta que o infractor pode nunca mais concorrer a prémios do Ministério.

Esta é a segunda vez que um concorrente tenta burlar o corpo de júri do referido prémio, só que agora foi muito mais grave, por isso, o director do Instituto das Indústrias Culturais e Criativas pondera nunca mais permitir que o jovem de 24 anos, “vencedor” da edição 2020, concorra para outros prémios do Ministério.

“Não vamos levar para outros níveis como tribunais, porque a obra ainda não foi publicada, mas vamos tomar uma posição. Ele pode nunca mais concorrer a qualquer prémio ou mesmo em outros organizados pelo Ministério. É uma pena! Ele ainda é muito jovem “, disse à Carga Gabriel Cabuço.

Sedundo o comunicado do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, o vencedor Minango Ya Zambi recorreu a uma cópia da obra “O Livro Que Não Tinha Fim”, de Sandra Aymone, editada no Brasil em 2015, pela Educar DPaschoal, por “falta de honestidade intelectual e tentativa de burla por parte do concorrente”.

A constatação do plágio, segundo aquele responsável, chegou por meio de um alerta chegada ao júri, numa altura em que já se preparava a cerimónia para a entrega do prémio avaliado em 500 mil Kwanzas.

Deste modo, e à luz do regulamento, os 500 mil Kwanzas já não serão entregues ao jovem de 24 anos, licenciado em Linguística pela Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte e a edição 2020 fica anulada.

as cargas mais recentes

Cristiano Ronaldo surpreende C4Pedro

há 8 meses
C4Pedro foi convidado para surpreender o astro da Juventus, mas foi Cristiano Ronaldo quem acabou por surpreender C4Pedro ao cantar os principais temas do músico.

‘Emoção Globo’ já tem coreografia

há 8 meses
Trata-se da coreografia proposta por Rita Alfredo, bailarina profissional angolana, ex-participante do concurso de dança ‘Bounce’, exibido pela TPA 2 entre 2010 e 2015.

Rick Ross e 2 Chainz preparam-se para a próxima batalha de ‘Verzuz’

há 9 meses
Está confirmado Rick Ross e 2 Chainz vão protagonizar a próxima batalha do Verzuz na quinta-feira, 6 de agosto. O anúncio foi feito na conta do Instagram da VerzuzTV, a batalha será transmitida gratuitamente pelo Instagram e também pelo Apple Music para os assinantes do serviço.

Diálogo ancestral norteia storyteller do primeiro videoclipe de Flagelo Urbano

há 4 meses
A escolhida para a “peripécia”, foi a música intitulada `Desapego´, por sinal, a primeira promocional do álbum `Desvio Padrão´, que já se sabe que será um trabalho afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

Bobby Brown quebra o silêncio após morte do filho

há 5 meses
Em comunicado, citado pela imprensa internacional, o músico pediu para rezarem pela família: “Por favor, mantenham a minha família nas vossas orações neste momento”.

Big Nelo e Prodígio ministram aula magna sobre o segredo do sucesso

há 5 meses
Os músicos Big Nelo e Prodígio vão partilhar, nos dias onze e doze de Dezembro, experiências e segredos que os levaram ao sucesso, através de um masterclass.

Irmãos Alves festejam aniversário com 25 horas de música

há 12 meses
Durante 25 horas, de forma ininterrupta, os irmãos Alves vão fazer uma viagem pelos sucessos tocados no inicio da carreira até ao momento, ou seja das 16 horas de sábado (dia 25) até 17 horas de domingo (dia 26) vão recordar os vários períodos das suas carreiras.

Conheça Tusse, o refugiado congolês que venceu a maior competição musical da Suécia

há 4 semanas
No passado sábado, o artista de 19 anos venceu o concurso de canto Melodifestivalen, consolidando sua posição para representar a Suécia no Festival Eurovisão, que acontece no próximo dia 18 de Maio.

Anna Joyce, Preto Show e NGA nomeados para o MTV Africa Music Awards

há 4 meses
Anna Joyce, Preto Show e NGA representam a música angolana no MTV Africa Music Awards, concurso de celebração da música popular africana.

Dr Romeu “traz” ritmo e poesia

há 5 meses
O rapper Dr. Romeu, também conhecido como Lapiseira Azul, prepara para Dezembro o lançamento do seu terceiro álbum de originais, intitulado “Ritmo e Poesia”.

Akon revela planos de construção para segunda cidade futurista inspirada em Wakanda

há 1 semana
Após dar início à construção da primeira `Akon City´ no Senegal, o multimilionário de 47 anos, aproveitou as conexões, arregaçou as mangas e já começou a projectar a segunda `Akon City´ no Uganda e perspectiva concluí-la até 2036.

Mito Gaspar defende a “transformação” da obra de Teta Lando em objecto de estudo

há 1 semana
A saga de espectáculos `Yuri Canta Teta Lando´, cujo primeiro encontro está marcado para hoje, a partir das 20 horas, no Royal Plaza, será dirigida artisticamente pelo músico Mito Gaspar.

Dog Murras desmente saída da TV Zimbo

há 1 ano

Empresa abre processo judicial alegando que perdeu prestígio por causa da parceria com Drake

há 2 meses

Reptile: “Considero-me um artista bem-sucedido e sei que muitos se revêm na minha história”

há 5 meses
No dia 27 deste mês, o rapper vai colocar mais um álbum no mercado. Intitulado I.C.O.N (Invejosos Continuam a Odiar o Nikka), a obra produzida pelo moçambicano Ell Puto e Alleny. Além de Preto Show, Rui Orlando e Tchoboli, reúne importantes artistas da nova geração.

Mais um artista angolano deixa o mundo dos vivos

há 7 meses
Calou-se a bateria de Paulo Van-Dunem “Paulo Rymy”, Conhecido por tocar ao lado de artistas como Bonga, Eduardo Paim e Banda Canna D’Açucar, o músico morreu hoje vítima de cancro da pele.