Autor do plágio no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil nunca mais poderá concorrer

A obra “A Kandengue Do Golungo e o Livro Que Não Tinha Fim”, vencedora do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, constitui um plágio grosseiro e tentativa de burla de uma outra obra brasileira, cuja capa mostramos na notíciia. O Instituto das Indústrias Culturais e Criativas adianta que o infractor pode nunca mais concorrer a prémios do Ministério.

Esta é a segunda vez que um concorrente tenta burlar o corpo de júri do referido prémio, só que agora foi muito mais grave, por isso, o director do Instituto das Indústrias Culturais e Criativas pondera nunca mais permitir que o jovem de 24 anos, “vencedor” da edição 2020, concorra para outros prémios do Ministério.

“Não vamos levar para outros níveis como tribunais, porque a obra ainda não foi publicada, mas vamos tomar uma posição. Ele pode nunca mais concorrer a qualquer prémio ou mesmo em outros organizados pelo Ministério. É uma pena! Ele ainda é muito jovem “, disse à Carga Gabriel Cabuço.

Sedundo o comunicado do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, o vencedor Minango Ya Zambi recorreu a uma cópia da obra “O Livro Que Não Tinha Fim”, de Sandra Aymone, editada no Brasil em 2015, pela Educar DPaschoal, por “falta de honestidade intelectual e tentativa de burla por parte do concorrente”.

A constatação do plágio, segundo aquele responsável, chegou por meio de um alerta chegada ao júri, numa altura em que já se preparava a cerimónia para a entrega do prémio avaliado em 500 mil Kwanzas.

Deste modo, e à luz do regulamento, os 500 mil Kwanzas já não serão entregues ao jovem de 24 anos, licenciado em Linguística pela Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte e a edição 2020 fica anulada.

as cargas mais recentes

Will Smith pede desculpas públicas a Chris Rock: “Estou envergonhado”

há 1 ano
24 horas depois da polémica bofetada durante a cerimónia dos Óscares, Will Smith recorreu à rede social Instagram para pedir desculpas a Chris Rock por tê-lo agredido.

AFRIMA passa a contar com uma agência oficial em Angola

há 1 ano
Doravante, a organização dos prémios africanos de música “All Africa Music Awards” (AFRIMA) terá um representente oficial em Angola. Trata-se da Cloe Management, uma agência angolana de gestão internacional de carreira de músicos, produtores e marcas independentes criada em 2006 por Clotilde Muhongo Baiua.

Álbuns de Alicia Keys, A Trible Called Quest e Wu-Tang Clan serão considerados Património Nacional dos EUA

há 1 ano
Os álbuns de Wu-Tang Clan, A Tribe Called Quest, Alicia Keys estão entre os escolhidos para integrarem o Patrimônio Nacional dos Estados Unidos da América, por serem considerados culturalmente, historicamente e esteticamente bastantes significativos.

Arrancam hoje as aulas online de percussão corporal na Fundação Arte e Cultura

há 3 anos
As aulas serão leccionadas online no horário das 15 horas, de segunda a sexta, com Gideão Zumba, professor do Centro Cultural, da Fundação. Durante a formação, os alunos poderão ver módulos como- A bateria e sua história; Constituição da bateria; Como se sentar na bateria; Como controlar as baquetas; Rudimentos e Ritmos para tocar as primeiras músicas e serão demonstradas várias obras para que os alunos possam aprender com facilidade.

JLO felicita músicos angolanos

há 3 anos
O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, neste domingo, os músicos angolanos por ajudarem a população, com a realização de shows live, a suportar a solitude do confinamento social imposto pela pandemia da covid-19.

GTA: Conflitos entre Leslie Benzies e Rockstar Games colocam o futuro do jogo em risco

há 3 anos
Desde que Leslie Benzies foi demitido da Rockstar Games, travando uma enorme batalha contra a empresa e desta vez, tornou público um processo 150 milhões de dólares contra a Rockstar, por causa do GTA 5, noticiou a imprensa internacional.

SADIA começa a pagar rendimentos a partir de Março

há 3 anos
De acordo com a nota que a Revista Carga teve acesso, a distribuição dos rendimentos do autor começa no terceiro mês de 2021 e segue nos meses de Junho, Setembro e Dezembro, neste caso trimestralmente.

Dia 24 de Agosto declarado `Dia de Kobe Bryant´

há 3 anos

Nsoki lança música motivacional e junta figuras públicas no clipe

há 3 anos
Com objectivo de estimular as pessoas, por causa da pandemia do Covid-19, a cantora Nsoki gravou uma música motivacional intitulada “Mundo é teu”, cujo vídeo clipe conta com a participação de várias celebridades.

LAASP reabre agenda cultural com a peça teatral `Meu Telefone, Nossa Privacidade´

há 3 anos
`Meu Telefone, Nossa Privacidade´ é o espectáculo teatral que vai reabrir o ano cultural da LAASP, no dia 23 de Janeiro, pelas 18 horas, apresentado pelo grupo Jovens da Mulemba e dirigido por António Kapangu.

Kwando: Sequência do documentário `Into the Okavango´ em estreia no Arquivo Nacional de Angola

há 1 ano
O filme “Kwando” do projecto vida selvagem do Okavango da National Geographic, retrata a vida selvagem e dos povos da região do rio Kuando. A obra cinematográfica é resultado de uma expedição cientifica que durou seis meses e é a sequência do premiado de 2018 da ONGWP “Into the Okavango” .

Anulação dos jogos futebol e Basquetebol divide angolanos

há 3 anos
Os Campeonatos Nacionais de futebol e basquetebol, que decorriam e pararam por conta do Covid-19, foram anulados, numa decisão que dividiu os adeptos dos dois maiores clubes (Petro de Luanda e 1º de Agosto).

Eminem anuncia segundo álbum com colecção de hits

há 1 ano

Há 19 anos Kanye West foi vítima de um acidente de viação que “catapultou” a sua carreira ao estrelato

há 2 anos
Para quem não sabe, o período que permaneceu em convalescença, potenciou tal inspiração que mesmo de mandíbula fechada, gravou a música “Through the Wire”, que foi sucesso instantâneo.

Homem invade apartamento de Eminem e diz que foi “para matar o rapper”

há 3 anos
Um vídeo divulgado mostra que Mathew Hughes, o homem que no passado mês de Abril invadiu a mansão de Eminem, em Michigan, disse que estava lá para matar o rapper.

Mundo chora a morte de Desmond Tutu

há 2 anos
O clérigo que usou o púlpito e oratório espirituoso para ajudar a derrubar o apartheid na África do Sul, morreu hoje em Johanesburgo, vítima de cancro da próstata. Tutu liderou a comissão da verdade e reconciliação, defendia a “democracia arco-íris” e desprezava a desigualdade económica.