Autor do plágio no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil nunca mais poderá concorrer

A obra “A Kandengue Do Golungo e o Livro Que Não Tinha Fim”, vencedora do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, constitui um plágio grosseiro e tentativa de burla de uma outra obra brasileira, cuja capa mostramos na notíciia. O Instituto das Indústrias Culturais e Criativas adianta que o infractor pode nunca mais concorrer a prémios do Ministério.

Esta é a segunda vez que um concorrente tenta burlar o corpo de júri do referido prémio, só que agora foi muito mais grave, por isso, o director do Instituto das Indústrias Culturais e Criativas pondera nunca mais permitir que o jovem de 24 anos, “vencedor” da edição 2020, concorra para outros prémios do Ministério.

“Não vamos levar para outros níveis como tribunais, porque a obra ainda não foi publicada, mas vamos tomar uma posição. Ele pode nunca mais concorrer a qualquer prémio ou mesmo em outros organizados pelo Ministério. É uma pena! Ele ainda é muito jovem “, disse à Carga Gabriel Cabuço.

Sedundo o comunicado do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, o vencedor Minango Ya Zambi recorreu a uma cópia da obra “O Livro Que Não Tinha Fim”, de Sandra Aymone, editada no Brasil em 2015, pela Educar DPaschoal, por “falta de honestidade intelectual e tentativa de burla por parte do concorrente”.

A constatação do plágio, segundo aquele responsável, chegou por meio de um alerta chegada ao júri, numa altura em que já se preparava a cerimónia para a entrega do prémio avaliado em 500 mil Kwanzas.

Deste modo, e à luz do regulamento, os 500 mil Kwanzas já não serão entregues ao jovem de 24 anos, licenciado em Linguística pela Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte e a edição 2020 fica anulada.

as cargas mais recentes

Coco Gauff dá cartas em Roland Garros

há 11 meses
A demonstrar que a idade são apenas números, com a ausência de Naomi Osaka, Coco tem se destacado no torneio francês, graças a boa desenvoltura nas partidas, que a garantira um lugar entre as três mulheres na final do Grand Slam.

Aline Frazão “escreve” novo disco

há 2 anos
A artista angolana Aline Frazão aproveita o momento para trabalhar no próximo disco, escrevendo músicas inéditas para um projecto que pretende concluir em 2021.

A partir de produções amadoras, Cossom constrói carreira profissional nas redes sociais

há 2 anos
Cossom “The Greather”, de 19 anos de idade, é o mais novo cantor de Rap e R&B e já começou a prender o público nas redes sociais. Suas letras retratam sobre os amores, as paixões e o sentimento de abandono vividos entre os jovens.

Rapper e dj português morto à facada por ajuste de contas

há 1 ano

“O país está a pedir a presença do Rap crítico e intervencionista”

há 2 anos

Rappers admitem que desunião provocou a morte artística e física de muitos niggas

há 5 meses
O país conta desde sábado com a Associação dos Hiphoppers de Angola, uma instituição de cariz social que passará a ajudar artistas em questões de doença, crise financeira, além de prestar apoio e assistência jurídica. Liderada por Dom Samu, a associação tem como membros MCK, Kid MC, Kool Klever e Drunk Master.

Kabudi Ely apresenta exposição “Intencidade Liberdades Individuais”

há 1 ano
O artista angolano Kabudi Ely vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Intencidade Liberdades Individuais”, uma exposição individual a inaugurar hoje, a partir das 18 horas.

Cantor de Afrobeat lidera intenções de voto nas eleições presidenciais do Uganda

há 1 ano
Quando o actual chefe de estado chegou ao poder, o cantor Afrobeat tinha 4 anos, agora Bobi Wine se tornou na maior ameaça do presidente Yoweri Museveni, de 75 anos, por ser fortemente apoiado pelos jovens, que constituem a maior franja daquele país.

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 2 anos
A boa-nova chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.

Documentário `Tonton Manu´ em exibição dia 28 no Palácio de Ferro

há 1 ano

Videoclip da música `Semba original´ já está disponível no YouTube

há 8 meses
`Semba original´ está disponível desde as 19 horas de hoje, no canal oficial do YouTube de Paulo Flores. No clipe, Ti Paulito recria a própria infância, caracteriza-se como o “requisitado discotequeiro, Cabé” e relembra durante a storytelling a origem do seu amor pelo Semba.

Álbum de estreia de Lil Nas X vaza na internet

há 10 meses
O aclamado álbum “Montero”, que marca a estreia de Lil Nas X, cuja data de lançamento era mantida no segredo dos deuses, já está em posse pública após ter ido inexplicavelmente para à Web.

Ex-assistente de John Lennon é processado por mencionar nome do músico

há 2 anos
Yoko Ono, viúva do ex-Beatle John Lennon está a processar um ex-assistente formado pelo músico solicitando uma indemnização de 150 mil dólares (mais de 93 milhões de Kwanzas) por este ter mencionado o nome do artista durante uma entrevista.

Star One Rapper & Caro Kelson: a dupla que está a invadir grupos de WhatsApp

há 1 ano
A dupla já lançou um EP. A obra intitula-se “Noites Em Claro” está disponível nas principais plataformas digitais e, brevemente, estará também no SoundCloud e Spotify. Os dois amigos surgem como uma lufada de ar fresco para o trap angolano, porque cada um tem a sua particularidade.

Qual é o álbum de rap angolano mais ouvido?

há 2 anos
Depois do florescimento nos anos 90, entre 2000 e finais de 2002, o movimento registou um pequeno recuo, pois vários grupos foram desaparecendo. A partir de 2003, o Rap passou a figurar da lista dos estilos musicais com maior aceitação do público.

Regresso do Zwela Spoken Word marcado para amanhã

há 2 anos