Autor do plágio no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil nunca mais poderá concorrer

A obra “A Kandengue Do Golungo e o Livro Que Não Tinha Fim”, vencedora do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, constitui um plágio grosseiro e tentativa de burla de uma outra obra brasileira, cuja capa mostramos na notíciia. O Instituto das Indústrias Culturais e Criativas adianta que o infractor pode nunca mais concorrer a prémios do Ministério.

Esta é a segunda vez que um concorrente tenta burlar o corpo de júri do referido prémio, só que agora foi muito mais grave, por isso, o director do Instituto das Indústrias Culturais e Criativas pondera nunca mais permitir que o jovem de 24 anos, “vencedor” da edição 2020, concorra para outros prémios do Ministério.

“Não vamos levar para outros níveis como tribunais, porque a obra ainda não foi publicada, mas vamos tomar uma posição. Ele pode nunca mais concorrer a qualquer prémio ou mesmo em outros organizados pelo Ministério. É uma pena! Ele ainda é muito jovem “, disse à Carga Gabriel Cabuço.

Sedundo o comunicado do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, o vencedor Minango Ya Zambi recorreu a uma cópia da obra “O Livro Que Não Tinha Fim”, de Sandra Aymone, editada no Brasil em 2015, pela Educar DPaschoal, por “falta de honestidade intelectual e tentativa de burla por parte do concorrente”.

A constatação do plágio, segundo aquele responsável, chegou por meio de um alerta chegada ao júri, numa altura em que já se preparava a cerimónia para a entrega do prémio avaliado em 500 mil Kwanzas.

Deste modo, e à luz do regulamento, os 500 mil Kwanzas já não serão entregues ao jovem de 24 anos, licenciado em Linguística pela Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte e a edição 2020 fica anulada.

as cargas mais recentes

LL Cool J junta-se a Swizz Beatz no plano de criar fundos para os ícones do Hip Hop

há 8 meses
Há pouco menos de uma semana,Swizz Beatz partilhou durante um live Beatz’s Zone Radio, que gostaria de arrecadar um milhão de dólares em “impostos” para cada membro fundador do Hip Hop. Mal-interpretada, a ideia do produtor criou um mal-estar entre os mais novos rappers, mas o apoio não tardou a chegar. LL Cool J não só aprovou a ideia, como também se prontificou a dar o seu contributo.

Drake lidera lista dos artistas com mais streams da última década

há 1 semana

Coroa de B.I.G e letras de Tupac Shakur serão leiloadas

há 5 meses
O evento será o primeiro da História dedicado à cultura Hip Hop e acontece a 15 do próximo mês em uma das maiores casas de leilões do mundo.

Presidente da Federação Angolana Futebol corre o risco de ser severamente castigado pela FIFA

há 2 meses

Kool Klever dá voz à saga dos ‘Poetas de Bairro’

há 7 meses
O rapper Kool Klever junta-se a Mamy, Duc, Lizzy, Soldier, Luso e Nucho para dar corpo à saga do projecto Poetas de Bairro. Os sete artistas estão em estúdio a gravar o tema “Se Eu Morrer Amanhã”, cujo videoclipe estreia brevemente no YouTube da Carga.

Exposição online “Vivência de um Aprendiz” é inaugurada na sexta-feira

há 6 meses
O artista angolano Adilson Vieira vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Vivência de um Aprendiz”, uma exposição individual online, a inaugurar na Sexta-feira, dia 7 de Agosto de 2020, às 18 horas.

Cientista angolano é homenageado e ganha bolsa de estudo

há 4 meses
O Ministério da Juventude e Desportos distinguiu o jovem cientista angolano, Valdemar Tchipenhe, com um Diploma de Mérito, pela a sua dedicação e entrega no projecto humanitário de montagem de laboratórios de Biologia Molecular, que contribuem para prevenção e combate à Covid-19.

Dog Murras desmente saída da TV Zimbo

há 10 meses

#TheShowMustBePaused: Indústria da música paralisada

há 8 meses
A paralisação de apoio ao “Black Lives Matters” já começou a ter efeito em outras latitudes. Por aqui vários são os nomes da música que vão postando imagens nas redes sociais em sinal de apoio ao protesto contra a morte de George Floyd.

Killuanji: “Os fazedores do Rap gospel em Angola andam distraídos e tornam o estilo frágil e fraco ao ponto de ninguém os ouvir”

há 5 meses
Lançou recentemente o EP Apocrypha e embora esteja na música há mais de uma década, Killuanji considera que agora sim, a sua carreira começou. O rapper que faz da crença o seu sacerdócio assume-se como o “novo rosto do Rap Gospel em Angola”, e garante que chegou para dar uma lufada de ar fresco ao estilo.

Filho de Bobby Brown é encontrado morto

há 2 meses
Depois da morte da ex-mulher, Whitney Houston e da sua filha Bobbi Kristina, o cantor Bobby Brown vive uma nova tragédia com a morte do seu filho Bobby Jr.

Mia Couto infectado com o novo Coronavírus

há 2 dias
O escritor moçambicano está sob isolamento domiciliar e alerta para as implicações profundas do Covid-19, apelando para o cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias.

Matias Damásio prepara show solidário

há 9 meses
O show será transmitido na sua página no Youtube e na Televisão Pública de Angola (TPA), a partir das 14h30, e visa angariar a maior quantidade de cestas básicas possíveis, para ajudar os mais necessitados, de acordo com o valor a ser arrecadado.

Fat Soldiers confirmam novo EP com o lançamento do single `Jogada de Mestre´

há 5 meses
Já é possível assistir o videoclipe do single `Jogada de Mestre´, o mesmo traz um vislumbre do que será o próximo EP, intitulado `Dor e Triunfo´, a ser lançado em Setembro.

Torneio de basquetebol assinala aniversário da Kianda

há 3 dias
Seis equipas vão disputar o torneio Cidade de Luanda, em Basquetebol sénior masculino e feminino, numa realização da Associação Provincial de Luanda, que visa comemorar os 445 anos da capital do país.

FS lança vídeo surpresa e anuncia projecto ‘Quarentena Rija”

há 9 meses
Tal como já é da praxe, a Força Suprema lançou mais um vídeo sem aviso prévio, tratando-se de uma música inédita intitulada ‘4 ou 5’, onde figuram os rappers Prodígio, NGA e Monsta.