Autoridades espanholas decretam prisão de Neymar e Shakira

O atleta brasileiro e a cantora colombiana são acusados de sonegação de milhões de euros em impostos

O Ministério Público de Espanha determinou, na passada sexta-feira, 29, a prisão da cantora colombiana por 8 anos e do jogador de futebol brasileiro por dois anos por çamento terem sonegado milhões de euros em impostos.

Shakira é acusada pelas autoridades de Barcelona de fraudar 14,5 milhões de euros (mais de 6 mil milhões em kwanzas) do Tesouro espanhol entre 2012 e 2014. Neymar é acusado por fraude e corrupção em sua contratação pelo FC Barcelona.

O Ministério Público de Barcelona pediu ainda o pagamento de uma multa de cerca de 24 milhões de euros (cerca de 10 mil milhões de kwanzas) para Shakira.

De acordo com a agência de notícias AFP, a sentença de Shakira foi decretada após ela se recusar a fazer um acordo com o MP, na última quarta-feira. A cantora se declara inocente. Agora o Tribunal de Barcelona irá decidir e abre um julgamento para a artista.

O documento que pede a prisão de Shakira acusa a cantora de ter usado uma “estrutura corporativa” criada anos antes para evitar o pagamento de impostos na Espanha nos anos de 2012, 2013 e 2014.

Shakira afirmou em nota que “o Ministério Público tem insistido em recolher o dinheiro ganho em [suas] turneés internacionais e no ‘The Voice’”, no período em que “ainda não era residente na Espanha”.

Já o pedido de prisão de Neymar é mais um capítulo da novela que envolve sua contratação pelo FC Barcelona. O caso é analisado a partir de uma denúncia do grupo brasileiro DIS, ex-proprietário de parte dos direitos sobre o jogador e acusação particular neste caso, que foi considerado prejudicado na transferência do atual atacante do PSG para o Barcelona.

Inicialmente, o Barcelona disse que transferiu oficialmente 57,1 milhões de euros (24 mil milhões para a família de Neymar e 17,1 milhões para o brasileiro Santos) quando comprou o passe do jogador. Porém, a Justiça espanhola calcula que tenha sido pelo menos 83,3 milhões de euros, mais de 36 mil milhões de kwanzas.

Neymar será julgado no Tribunal Provincial de Barcelona em Outubro, nas vésperas da Copa do Mundo do Qatar. Os ex-presidentes do Barcelona, Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, também serão julgados neste processo.

as cargas mais recentes

Tributo a Filipe Mukenga é transmitido amanhã no programa ‘Ao Vivo’

há 11 meses
Na semana do seu aniversário, Filipe Mukenga dá voz ao programa ‘Ao Vivo’ do Zap Viva. Originalmente exibido no dia 15 de Janeiro, a edição protagonizada por uma das maiores vozes da música nacional, será reemitida amanhã, dia 11 de Setembro.

Matias Damásio laureado com medalha de ouro em Portugal

há 2 anos
O presidente da câmara de Oeiras, Isaltino Morais, formalizou esta semana a homenagem ao músico angolano por serviços prestados à comunidade, com a entrega de um diploma e uma medalha de ouro.

Unac e Smarca assinam acordo para assistência técnica e assessoria na cobrança dos direitos de autor e conexos

há 6 meses
A SMARCA que já vem actuando na área técnica da SADIA desde 2020, tem com isto alcançado resultados positivos no que toca à propriedade intelectual. Com este acordo a UNAC vai igualmente trazer resultados rápidos na área de direitos de autor e conexos.

Cantora norte-americana recusa ser homenageada com uma estátua no Capitólio

há 1 ano

Pongo leva Kuduro ao festival Sónar em Barcelona

há 5 meses
A cantora luso-angolana Pongo vai actuar na edição deste ano do festival Sónar Barcelona, que decorre em Junho na capital da Catalunha, e cujo cartaz inclui The Chemical Brothers, Arca, Princess Nokia e C. Tangana.

Mambos da Banda: Plazza enaltece Angola em nova EP

há 12 meses
Com músicas e letras do próprio, a produção é de Mad Superstar, que participa em cinco featurings neste EP que também conta com o toque qualitativo de Filipe Mukenga, no sexto tema. A EP transmite uma parte importante das vivências do autor e memórias de Angola, que lhe serviram de base e inspiração para a criação das 6 músicas que compõem este EP, daí o nome “Mambos Da Banda”.

Participação de cantoras angolanas no AFRIMMA vai de mal a pior

há 2 anos
A organização dos AFRIMMA, prémios africano de música, divulgou, na semana finda, a lista dos candidatos para a edição 2020, onde, diferente da anterior, os angolanos subiram dois degraus, mas a participação feminina continua um fracasso.

Sam Smith está a enfrentar problemas mentais

há 2 anos
O cantor reiterou aos fãs que lida com questões de saúde mental no seu dia-a-dia, uma situação que caminha para o mais difícil “serão mais difíceis que os outros dias”, admite.

Lupe Fiasco decreta que só terá acesso aos seus shows quem estiver vacinado contra a Covid-19

há 2 anos
Lupe Fiasco limitou o acesso dos seus eventos à pessoas que não tenham sido vacinadas contra a Covid-19. O artista optou por esta atitude sem precedentes, para se posicionar, uma vez que o uso da vacina tem dividido opiniões.

Allen Halloween reedita Híbrido em vinil com takes inéditos

há 2 anos
Um ano após anunciar a sua retirada da música, rumo a devoção a Deus, a bruxa volta a dar sinal de vida vida com o lançamento surpresa de 500 vinis do álbum Híbrido, o terceiro da carreira.

38° edição do ‘Top dos Mais Queridos’ acontece hoje

há 2 anos
A edição 2020 do Top dos Mais Queridos vai assumir um formato diferente do habitual, face ao contexto pandémico que se impõe. A par disto, a gala em si, também não será de eleição, mas sim de homenagem a Agostinho Neto.

Wizkid torna-se o primeiro artista africano entre os 30 melhores da Apple Music

há 1 ano
O feito inédito da história da Apple Music foi dado a conhecer ontem e surge por causa da canção ‘Essence’, do álbum ‘Made in Lagos’, lançado em Outubro do ano passado.

Angola pretende elevar o Semba a Património Cultural da Humanidade

há 8 meses
Numa altura em que se aguarda pelo anúncio da elevação do estilo a Património Imaterial Nacional pelo Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, o país está a preparar os documemtos que justifiquem, junto da UNESCO, a  classificação do Semba a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Bruno M ressurge em novo projecto colaborativo com a cantora israelita Noa Zulu

há 5 meses
O projecto musical voluntário que vai juntar vozes angolanas como Bruno M, Glória da Lú e Cleyton M, de Israel Noa Zulu e Avner Hodorov, de Tel Aviv, será apresentar em conferência de imprensa, no próximo dia 22, pela Fundação Arte e Cultura.

Filme `Mwana Nketo´ evoca importância de ritos de iniciação

há 1 ano

Anna Joyce: “Não existe a mínima possibilidade de parar de cantar”

há 2 anos
Após notícias em alguns sites sobre a intenção de pôr fim à sua carreira por motivos de saúde, Anna Joyce tranquiliza os fãs, esclarecendo que, apesar de estar acometida com uma doença do fórum neurológico, “não existe a mínima possibilidade de parar de cantar”.