Avanços e recuos da cultura nacional em 45 anos de Independência

A cultura é a expressão sublime da essência de  um povo manifestadas através da língua, música, dança, pintura, literatura ou teatro. Em Angola, o sector musical é o que mais cresce, seguido das artes cénicas.

Diferente dos tempos actuais, a música sempre desempenhou papel contestatário na luta contra opressão colonial, mas tinha menos impacto que a literatura, pois, foi desta que originou a primeira organização cultural angolana “Movimento dos Novos Intelectuais Angolanos”, fundado em 1948 e liderado por Viriato da Cruz e Mário António.

Tal como em outros países, em Angola, a música é a disciplina artística que mais atrai adeptos. Dados da Sadia, apontam, por exemplo, que dos 36 mil 450 artistas inscritos em três meses, mais de 90 por cento estão ligados à música, seguido pelas artes cénicas.

Passados 45 anos depois da independência, no país continuam-se as tentativas de se criar uma indústria musical, embora não se tenha dúvidas de que o sector é o que mais gera emprego. Além de músicos, cantores, compositores, dançarinos e técnicos de som, a expressa artística acolhe engenheiros, comunicólogos e relações públicas.

Sendo produto cultural, a Declaração Universal dos Direitos Humanos ( 27º), em concordância com os artigos 43º e 87º da Constituição da República, confere ao indivíduo a liberdade de criação intelectual, artística, valorização e preservação da sua identidade cultural.

Desde o seu surgimento, em 1947, com Liceu Vieira Dias, o Semba continua a ser o estilo com maior destaque seguindo-se o Kizomba, mas é o Rap o que mais atrai adeptos.

Descartável ou não, a música ainda é vista como o maior receptáculo, a principal arma de defesa dos oprimidos e a demonstração das aspirações dos angolanos.

as cargas mais recentes

Pink 2 Toques e Bruno Samora juntos contra o Covid-19

há 3 anos
O criador do conceito FitKuduro, Bruno Samora juntou-se ao grupo de kuduro Pink 2 Toques, para enviar a sua mensagem de prevenção sobre o Corona Vírus.

Polémico documentário sobre Michael Jackson terá continuação

há 3 anos
A primeira parte do documentário foi responsável por trazer, novamente, à tona toda a polémica envolvendo supostos assédios cometidos por Michael Jackson, além da suposta pedofilia.

Ciclo de conversas do projecto Museu em Desenho decorre já nos dias 17, 18 e 19

há 2 anos
Museu em Desenho é um projecto duplo (conversas e publicação) que investiga e reflecte as posturas e práticas educativas e sociais para os museus, a integralidade das colecções e os focos curatoriais dos museus em Angola.

Força Suprema está de volta aos palcos

há 2 anos
Passado sensivelmente dois anos desde o primeiro anúncio dos dois concertos alusivos às celebrações do 20° aniversário, o colectivo de NGA, Masta, Don G e Prodígio volta a estar em palco.

Waldemar Bastos se junta a AGTSA para alavancar o turismo em Angola

há 3 anos
O músico foi o eleito pela AGTSA -Associação dos Guias de Turismo e Servidores Artísticos, para ser o porta-bandeira do turismo cultural de intercâmbio. O projecto encontra-se em standby dadas as circunstancias actuais, mas sairá do papel tão logo se volte a normalidade, garantiu Carlos Bumba, Presidente Executivo da Associação.  

Angola Music Awards: nomeados serão conhecidos já este mês

há 3 anos
Os artistas nomeados para a sétima edição dos AMA serão apresentados no dia 20 deste mês. O evento anual de premiação dos fazedores da música angolana passa agora a ser produzido e realizado pela Legenda Urbana e traz como grande novidade a categoria “Música Dos PALOP Mais Tocada em Angola”.

Hip Hop: Classe cria “instituição” para ajudar artistas em situações difíceis

há 1 ano
Motivados pela trágica morte de Ngadiama Wakambosonhi, pioneiro do movimento Hip Hop no país, artistas da Velha e Nova Escola criaram a “Associação dos Hiphoppers de Angola”, uma plataforma de cariz social que passará a prestar apoio social e acudir eventuais situações de crise que membros da classe venham a passar.

Ministra da Cultura de Portugal quer acabar com concertos online grátis

há 3 anos
A titular da pasta da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, manifestou-se contra os concertos gratuitos nas redes sociais, ou até mesmo em varandas e defendeu que o trabalho na cultura deve ser pago.

Reptile: “Considero-me um artista bem-sucedido e sei que muitos se revêm na minha história”

há 3 anos
No dia 27 deste mês, o rapper vai colocar mais um álbum no mercado. Intitulado I.C.O.N (Invejosos Continuam a Odiar o Nikka), a obra produzida pelo moçambicano Ell Puto e Alleny. Além de Preto Show, Rui Orlando e Tchoboli, reúne importantes artistas da nova geração.

Após denúncia de ex-namorada, polícia apreende réplica de fuzil na residência de Nego do Borel

há 2 anos
A acção aconteceu a fim de averiguar a veracidade da denúncia feita por Duda Reis, que consistia na posse de um fuzil, mas era na verdade uma réplica de fuzil, usada para a prática de airsoft.

De tanto admirar Malef ‘roubava’ clips de Edgar Cláudio e dizia que era ele que fez

há 11 meses

Coldplay prepara novo álbum para 2021

há 2 anos

Verzuz anuncia batalha épica entre KRS-One vs. Big Daddy Kane

há 2 anos
KRS-One e Big Daddy Kane, são tidos como gigantes do rap e representam com pompas e circunstâncias a Era de Ouro do Hip-Hop, pelo que, já foram taxados pelo público, como precursores de um novo nível de ‘Verzuz battle’.

Bob da Rage Sense: Na linha da frente dos protestos

há 3 anos
Ao contrário de muitos artistas que se limitam a “protestar” nas redes sociais, o rapper saiu às ruas para também dar voz às palavras de ordem: “Vidas Negras Importam”, “Justiça, justiça, nós queremos justiça” e “Só queria respirar, mas até para isso tenho que suplicar”.

Dj Lutonda disponibiliza álbum “Chapada Sem Mão”

há 3 anos
Dj Lutonda disponibilizou ontem, o álbum” Chapada sem mão” em todas as plataformas digitais e, conta com 13 faixas musicais.

New Generation: PJ Mussungo apresenta primeira música promocional da EP Befology77

há 2 anos
Desde o incentivo a solidariedade que é no fundo o esteio do projecto, à necessidade de preservação do ecossistema e salvaguardar a identidade africana e humanização de todos os povos. New Generation ou Nova Geração, transborda uma mensagem alternativa e interventiva aos factos que abordam questões e versões sobre perspectivas sociais.