Banda Maravilha: “O Semba goza de boa saúde”

Fundada em 1993, a Banda Maravilha é uma das formações musicais mais profissionais da actualidade. Sua musicalidade é caracterizada pela mistura dos instrumentos tradicionais do Semba com os modernos. Em entrevista à Carga, explicam as participações de Irina Vasconcelos, Livongue e Karina Santos no novo álbum e fazem uma breve análise sobre o actual estado do Semba.

O que se pode realçar nesse álbum ?
As principais novidades são o facto de ter a participação de muitos músicos instrumentistas, coisa que não aconteceu nos nossos CDs anteriores, porque nós sendo instrumentistas éramos mesmo nós que tocávamos os instrumentos e também a participação dos cantores Filipe Mukenga, Martinho da Vila, Elias Diá Kimuezo, Irina Vasconcelos, Karina Santos, Livongue. Outra novidade, é o facto de termos pela primeira vez feito uma mistura de Semba com Kuduro.

Onde é que enquadram esta fusão?
Essa fusão está numa miscelânea de vários sembas que nós fizemos e terminamos introduzindo alguns kuduros bastante conhecidos.

Porquê a mistura ?
A terminar os nossos espectáculos nós executávamos sempre músicas com ritmos acelerados com o intuito de terminar em grande, até que um dia juntamos a um Semba bastante acelerado uma sequência de vários kuduros o que resultou muito bem com o público a entrar em delírio. A ideia resultou tão bem que passamos a fechar todos os nossos espectáculos dessa forma e decidimos registar em disco essa interessante experiência!

O que falta para apresentarem a obra?
O lançamento do nosso quinto CD está dependente de primeiro ir para a fábrica e ainda não foi para a fábrica porque não temos divisas para tal. Nós temos pronto e faltando apenas ir para a fábrica e imprimir as cópias o nosso 5 CD.

Quantas cópias pretendem imprimir?
Pretendemos imprimir 5 mil cópias e claro que também iremos disponibilizar para as plataformas digitais.

Parece que a pandemia acabou por complicar tudo…
O Covid-19 afectou e muito a nossa agenda porque para além de termos cancelado vários espectáculos, que já tínhamos marcados, também estamos quase parados sem fazer nada porque a nossa agenda era essencialmente preenchida semanalmente por tocar em restaurantes e bares que neste momento não podem abrir e ficamos assim sem poder tocar e ganhar o sustento das nossas famílias.

Recentemente, protagonizaram o Show do Mês Live. Como é que foi se apresentar para um “público virtual”?
Para qualquer músico, e nós não fugimos a regra, apresentar-se em qualquer lugar com um número reduzido de público é frustrante, porém são essas as circunstâncias que vivemos hoje e que esperamos ultrapassar em breve, portanto temos que nos adaptar.

Como é que se toca o Semba actualmente?
É com alguma tristeza que vejo alguns instrumentos característicos do Semba serem deixados de lado em detrimento de instrumentos electrónicos que na sua maioria são mal introduzidos no Semba.

Como é que está o Semba hoje?
O Semba está bem. Goza de boa saúde, porque hoje vemos muitos jovens preocupados em gravarmos seus CDs um ou mais Sembas, apesar de isso causar as vezes graves problemas de definição de o que é Semba é o que não é.

Como é que se resolveria isso?
O aprendizado e contacto com os nossos instrumentos mais tradicionais deveria ser dado na iniciação das nossas escolas, mas isso são outros assuntos tal como as nossas línguas nacionais que se estão a perder.

Já passaram por diversas transformações. Que mudanças efectuaram nos últimos dias?
De realçar que a cantora Djanira Mercedes já não faz parte da Banda Maravilha, porque ela própria decidiu iniciar uma carreira a solo.

as cargas mais recentes

Alicia Keys: “Era suposto me tornar prostituta”

há 1 mês
Alicia Keys deu uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, onde destacou algumas das suas próprias canções e inspiração para alguns sucessos, assim como a possibilidade de se tornar prostituta.

Cantor de 12 anos ganha contrato milionário por fazer a cappella durante protestos

há 4 meses
Keedron Bryant ficou conhecido por se destacar durante os protestos anti-racismo nos Estados Unidos da América. Um dia depois da morte de Floyd, o adolescente fez a cappella no Instagram de uma musica sua e, menos de três semanas, a canção gospel atingiu mais de três milhões de visualizações, obrigando a Warner Record’s a contratá-lo.

Rei da Kizomba “is back”

há 8 meses
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

há 7 meses
José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase.

DH substitui Condutor na estreia de #Repertório

há 6 meses

Governo britânico homenageia banda “Queen” nos selos

há 4 meses
Uma série de 13 selos personalizados do “Queen” serão vendidos no dia nove (9) de Julho, em comemoração aos 50 anos de uma das bandas mais icónicas de sempre.

Justin Bieber: “Eu amava a música, mas deixei-me levar pelo ego e o poder”

há 2 meses
Justin Bieber partilhou uma mensagem com os fãs no Instagram, falando sobre as “inseguranças e frustrações” que o afectaram quando era adolescente, reconhecendo que deixou-se levar pelo ego.

Beat tape `Bengha Producers Vol.1´ já está disponível em streaming

há 1 mês
`Benga Producers´ é uma alusão ao programa que dirige sobre produção musical com o mesmo nome e já está disponível nas plataformas digitais de streaming.

Mbappé é diagnosticado com covid-19 e desfalca selecção francesa

há 2 meses
Integrado na selecção francesa, que defrontará a Croácia, Kylian Mbappé acusou positivo a Covid-19, sendo de imediato afastado do grupo comandado por Didier Deschamps, noticiou o jornal A Bola.

Consciência Corporal: o que é, e como influencia o nosso dia a dia

há 7 meses
Consciência corporal é um termo autoexplicativo que significa tomar consciência do corpo e mente, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos.

“A Nossa Kizomba” está de volta

há 4 semanas
Com um cartaz irresistível, os amantes do estilo Kizomba, um dos ritmos mais consumido no nosso país, poderão reviver momentos marcantes, com artistas de peso, durante o mês de Outubro.

O novo álbum de Lady Gaga chegou e já conquistou o número #1 na Billboard 200

há 5 meses
`Chromatica´ assinala a sexta vez que um álbum de Lady Gaga figura no topo da lista, desde o lançamento de Born This Way em 2011. O trabalho era um dos mais aguardados dos últimos tempos, por representar o retorno da cantora ao dance pop.

Estrelas alertam sobre o impacto do Covid-19 às comunidades carenciadas

há 4 meses
Um espectáculo especial acontece este sábado e junta Coldplay, Miley Cyrus, Shakira, Justin Bieber único palco, para além das presenças de Balvin, Usher, Jennifer Hudson, Chris Rock, Hugh Jackman, Charlize Theron e David Beckham.

Ingleses montam equipa de “Covidiotas”

há 6 meses

Polémico documentário sobre Michael Jackson terá continuação

há 5 dias
A primeira parte do documentário foi responsável por trazer, novamente, à tona toda a polémica envolvendo supostos assédios cometidos por Michael Jackson, além da suposta pedofilia.

Rick Baby: Um rapper polivalente que augura um lugar entre os melhores

há 2 meses
Rick Baby é o pseudónimo de Luís Domingos Saviti, rapper e compositor de 27 anos de idade e já canta há 9 anos. Com uma carreira promissora, está associado a produtora CombinaSons, ao lado de nomes como: Enock, Itary, Justin Weely e Junior Zy.