Banda Maravilha: “O Semba goza de boa saúde”

Fundada em 1993, a Banda Maravilha é uma das formações musicais mais profissionais da actualidade. Sua musicalidade é caracterizada pela mistura dos instrumentos tradicionais do Semba com os modernos. Em entrevista à Carga, explicam as participações de Irina Vasconcelos, Livongue e Karina Santos no novo álbum e fazem uma breve análise sobre o actual estado do Semba.

O que se pode realçar nesse álbum ?
As principais novidades são o facto de ter a participação de muitos músicos instrumentistas, coisa que não aconteceu nos nossos CDs anteriores, porque nós sendo instrumentistas éramos mesmo nós que tocávamos os instrumentos e também a participação dos cantores Filipe Mukenga, Martinho da Vila, Elias Diá Kimuezo, Irina Vasconcelos, Karina Santos, Livongue. Outra novidade, é o facto de termos pela primeira vez feito uma mistura de Semba com Kuduro.

Onde é que enquadram esta fusão?
Essa fusão está numa miscelânea de vários sembas que nós fizemos e terminamos introduzindo alguns kuduros bastante conhecidos.

Porquê a mistura ?
A terminar os nossos espectáculos nós executávamos sempre músicas com ritmos acelerados com o intuito de terminar em grande, até que um dia juntamos a um Semba bastante acelerado uma sequência de vários kuduros o que resultou muito bem com o público a entrar em delírio. A ideia resultou tão bem que passamos a fechar todos os nossos espectáculos dessa forma e decidimos registar em disco essa interessante experiência!

O que falta para apresentarem a obra?
O lançamento do nosso quinto CD está dependente de primeiro ir para a fábrica e ainda não foi para a fábrica porque não temos divisas para tal. Nós temos pronto e faltando apenas ir para a fábrica e imprimir as cópias o nosso 5 CD.

Quantas cópias pretendem imprimir?
Pretendemos imprimir 5 mil cópias e claro que também iremos disponibilizar para as plataformas digitais.

Parece que a pandemia acabou por complicar tudo…
O Covid-19 afectou e muito a nossa agenda porque para além de termos cancelado vários espectáculos, que já tínhamos marcados, também estamos quase parados sem fazer nada porque a nossa agenda era essencialmente preenchida semanalmente por tocar em restaurantes e bares que neste momento não podem abrir e ficamos assim sem poder tocar e ganhar o sustento das nossas famílias.

Recentemente, protagonizaram o Show do Mês Live. Como é que foi se apresentar para um “público virtual”?
Para qualquer músico, e nós não fugimos a regra, apresentar-se em qualquer lugar com um número reduzido de público é frustrante, porém são essas as circunstâncias que vivemos hoje e que esperamos ultrapassar em breve, portanto temos que nos adaptar.

Como é que se toca o Semba actualmente?
É com alguma tristeza que vejo alguns instrumentos característicos do Semba serem deixados de lado em detrimento de instrumentos electrónicos que na sua maioria são mal introduzidos no Semba.

Como é que está o Semba hoje?
O Semba está bem. Goza de boa saúde, porque hoje vemos muitos jovens preocupados em gravarmos seus CDs um ou mais Sembas, apesar de isso causar as vezes graves problemas de definição de o que é Semba é o que não é.

Como é que se resolveria isso?
O aprendizado e contacto com os nossos instrumentos mais tradicionais deveria ser dado na iniciação das nossas escolas, mas isso são outros assuntos tal como as nossas línguas nacionais que se estão a perder.

Já passaram por diversas transformações. Que mudanças efectuaram nos últimos dias?
De realçar que a cantora Djanira Mercedes já não faz parte da Banda Maravilha, porque ela própria decidiu iniciar uma carreira a solo.

as cargas mais recentes

Vocalista do “Roupa Nova” internado com Covid-19

há 6 meses
Após enfrentar um câncer e passar por um transplante de medula, o vocalista do grupo “Roupa Nova”, Paulinho, enfrenta uma nova batalha pela vida.

Festival do cinema tunisino arranca em formato digital

há 10 meses
A terceira edição do Festival do Cinema Documentário Mediterrâneo na Tunísia (DocuMed), que arrancou ontem, será realizado em edição digital, devido à crise sanitária mundial da covid-19, indicaram os organizadores.

#UsaMascara em exposição no Camões

há 6 meses
A exposição apresenta uma seleção de 33 obras, realizadas por 30 artistas angolanos, que têm como temática transversal a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19 em Angola.

Kaluanda Fest migra para o formato digital

há 3 meses
A decorrer entre os dias 22 a 25 de Janeiro, a habitual ode à cidade de Luanda, fundada aos 25 de Janeiro de 1576, vai acontecer 90% no formato digital.

LAASP reabre agenda cultural com a peça teatral `Meu Telefone, Nossa Privacidade´

há 3 meses
`Meu Telefone, Nossa Privacidade´ é o espectáculo teatral que vai reabrir o ano cultural da LAASP, no dia 23 de Janeiro, pelas 18 horas, apresentado pelo grupo Jovens da Mulemba e dirigido por António Kapangu.

Imponente, MAMY reafirma hegemonia no remix oficial de “Spitter”

há 4 meses
MAMY disponibilizou ontem, sem aviso prévio, o remix oficial do single, mostrou a verdade face e disparou barras pesadas sem piedade.

Inglaterra realiza primeiro show com distanciamento social

há 8 meses
Os organizadores de um show na Inglaterra encontraram uma outra solução para realizar eventos mantendo as regras de distanciamento social, e a experiência nesta terça-feira, dia 11, foi vista como um sucesso.

The Flaming Lips revolucionam espectáculos em tempos de Covid

há 3 meses
A banda de rock norte-americana The Flaming Lips criou uma maneira criativa de fazer shows ao vivo no meio da pandemia, os membros da banda e a plateia dentro de bolhas espaciais protectoras.

Chilola de Almeida: “Quero fazer o Semba atingir os palcos onde os mestres sempre desejaram”

há 11 meses
Como cantor pode não ser muito conhecido, mas como compositor, Chilola de Almeida escreveu sucessos de músicos como Filho do Zua, Ary, Puto Português, Carlos Burty e Banda Maravilha. Este ano, o músico vai dar o primeiro grande passo da carreira e assume-se como a continuidade de Bangão.

Justin Bieber exige 10 milhões de dólares por cada acusação de abuso sexual

há 10 meses
Justin Bieber processou as mulheres que, nas redes sociais, o acusaram de violência sexual. Para indemnização por cada uma das acusações de que foi alvo, o cantor quer 10 milhões de dólares.

Voleibol: 1ª de Agosto anuncia a extinção da terceira modalidade com mais títulos

há 7 meses
O Clube desportivo do 1ª de Agosto decidiu extinguir, esta sexta-feira, a modalidade de Voleibol em todos os escalões e em ambos os géneros. A retirada da terceira modalidade que mais títulos deu ao clube deve-se a problemas financeiros e técnicos.

Xutos e Pontapés testam prontidão dos fãs pós confinamento

há 10 meses
Depois da paragem por conta da pandemia do Covid-19 o Teatro Tivoli (Lisboa/Portugal) reabre as portas em Julho, com destaque para o concerto dos Xutos e Pontapés, no dia nove (9).

Prodígio fala sobre o álbum com Paulo Flores “é o maior prémio que já recebi”

há 6 meses
Disponível a partir de amanhã nas plataformas digitais e em simultâneo em formato físico, mas em Portugal,” Bênção e Maldição” também será comercializado em Luanda e é o maior prémio que o rapper recebeu ao longo da carreira.

Detergente e Smash apresentam “hits” no reportório

há 10 meses
Os produtores Detergente e Smash são os convidados da Revista Carga para quarta edição da rubrica “Reportório”, na próxima sexta-feira (26), onde cada um vai exibir os seus maiores “hits”.

Luz do Spoken: “uso conscientemente a arte da poesia falada para causar reflexões e quiçá mudanças”

há 11 meses
A multifacetada actriz, poeta declamadora (spoker) que se “aventura” como Directora, Produtora de arte e na escrita criativa, vai apresentar amanhã as 17:30 o recital “Multimorfoses”, onde vai apresentar o seu percurso como pessoa e artista. Numa breve conversa com a artivista, ficámos a saber de onde vem e para onde vai a Luz do Spoken, em meio ao “caos” social.

Torneio de basquetebol assinala aniversário da Kianda

há 3 meses
Seis equipas vão disputar o torneio Cidade de Luanda, em Basquetebol sénior masculino e feminino, numa realização da Associação Provincial de Luanda, que visa comemorar os 445 anos da capital do país.