Banda Maravilha: “O Semba goza de boa saúde”

Fundada em 1993, a Banda Maravilha é uma das formações musicais mais profissionais da actualidade. Sua musicalidade é caracterizada pela mistura dos instrumentos tradicionais do Semba com os modernos. Em entrevista à Carga, explicam as participações de Irina Vasconcelos, Livongue e Karina Santos no novo álbum e fazem uma breve análise sobre o actual estado do Semba.

O que se pode realçar nesse álbum ?
As principais novidades são o facto de ter a participação de muitos músicos instrumentistas, coisa que não aconteceu nos nossos CDs anteriores, porque nós sendo instrumentistas éramos mesmo nós que tocávamos os instrumentos e também a participação dos cantores Filipe Mukenga, Martinho da Vila, Elias Diá Kimuezo, Irina Vasconcelos, Karina Santos, Livongue. Outra novidade, é o facto de termos pela primeira vez feito uma mistura de Semba com Kuduro.

Onde é que enquadram esta fusão?
Essa fusão está numa miscelânea de vários sembas que nós fizemos e terminamos introduzindo alguns kuduros bastante conhecidos.

Porquê a mistura ?
A terminar os nossos espectáculos nós executávamos sempre músicas com ritmos acelerados com o intuito de terminar em grande, até que um dia juntamos a um Semba bastante acelerado uma sequência de vários kuduros o que resultou muito bem com o público a entrar em delírio. A ideia resultou tão bem que passamos a fechar todos os nossos espectáculos dessa forma e decidimos registar em disco essa interessante experiência!

O que falta para apresentarem a obra?
O lançamento do nosso quinto CD está dependente de primeiro ir para a fábrica e ainda não foi para a fábrica porque não temos divisas para tal. Nós temos pronto e faltando apenas ir para a fábrica e imprimir as cópias o nosso 5 CD.

Quantas cópias pretendem imprimir?
Pretendemos imprimir 5 mil cópias e claro que também iremos disponibilizar para as plataformas digitais.

Parece que a pandemia acabou por complicar tudo…
O Covid-19 afectou e muito a nossa agenda porque para além de termos cancelado vários espectáculos, que já tínhamos marcados, também estamos quase parados sem fazer nada porque a nossa agenda era essencialmente preenchida semanalmente por tocar em restaurantes e bares que neste momento não podem abrir e ficamos assim sem poder tocar e ganhar o sustento das nossas famílias.

Recentemente, protagonizaram o Show do Mês Live. Como é que foi se apresentar para um “público virtual”?
Para qualquer músico, e nós não fugimos a regra, apresentar-se em qualquer lugar com um número reduzido de público é frustrante, porém são essas as circunstâncias que vivemos hoje e que esperamos ultrapassar em breve, portanto temos que nos adaptar.

Como é que se toca o Semba actualmente?
É com alguma tristeza que vejo alguns instrumentos característicos do Semba serem deixados de lado em detrimento de instrumentos electrónicos que na sua maioria são mal introduzidos no Semba.

Como é que está o Semba hoje?
O Semba está bem. Goza de boa saúde, porque hoje vemos muitos jovens preocupados em gravarmos seus CDs um ou mais Sembas, apesar de isso causar as vezes graves problemas de definição de o que é Semba é o que não é.

Como é que se resolveria isso?
O aprendizado e contacto com os nossos instrumentos mais tradicionais deveria ser dado na iniciação das nossas escolas, mas isso são outros assuntos tal como as nossas línguas nacionais que se estão a perder.

Já passaram por diversas transformações. Que mudanças efectuaram nos últimos dias?
De realçar que a cantora Djanira Mercedes já não faz parte da Banda Maravilha, porque ela própria decidiu iniciar uma carreira a solo.

as cargas mais recentes

Alice Julie mostra os frutos da parceria com a Milionário Records

há 1 ano
Desde pequena sonhou em se tornar numa estrela da música, um desejo que será agora materializado pela Milionário Records. A mais recente aposta da produtora já começou a trabalhar para os seus dois primeiros álbuns e esta sexta-feira (27) vai testar o público com o single “Encaixe Perfeito”.

D-One diz que dinheiro do live solidário da Army e Kalibrados foi às contas da organização

há 12 meses
D-One abriu as copas e revelou que, ao aperceber -se de que, o dinheiro arrecadado no live solidário da Army Squad e Kalibrados não serviriam para causas filanropicas, decidiu não participar, por sentir que estaria a usar o nome de quem precisa para o seu próprio benefício.

Mia Couto infectado com o novo Coronavírus

há 10 meses
O escritor moçambicano está sob isolamento domiciliar e alerta para as implicações profundas do Covid-19, apelando para o cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias.

FILA lança nova colecção de ténis para homenagear primeiro álbum de Notorious B.I.G

há 2 anos
Para homenagear o 25.º aniversário de “Ready To Die”, álbum de estreia de Biggie, a FILA anunciou o lançamento de uma nova colecção de ténis “FILA x Biggie”, com cores característicos da referida obra.

Vladmiro Gonga está de volta e traz mudanças na carreira

há 2 anos
Depois de 8 meses acometido por uma grave doença, Vladmiro Gonga aparece revigorado e anuncia mudanças drásticas.

La Casa De Papel: Spoilers confirmam reviravolta na 5ª temporada

há 1 ano
Segundo o site Nova Mulher, para o qual a Inspectora cedeu uma entrevista, “Sierra passará uma transformação, definida por ela como GORE, fazendo referência ao subgênero de filmes de terror com retratos gráficos de sangue e violência”.

Escritos de Luís Mendonça seleccionados para integrar “antologia africana”

há 3 semanas

Manuel Kanza: “O Kuduro não morreu, apenas está a se transformar em Afro House”

há 2 anos
O dançarino de Kuduro Afro anuncia que vai abandonar os palcos em troca da produção de documentários e afirma que a dança Afro House e o Kuduro são a mesma coisa e fundamenta.

Hip Hop Tuga se veste de camisolas desportivas

há 2 anos
A comunidade Hip Hop Tuga conta desde esta semana com uma marca de T-shirts desportivas, que representam álbuns de Rap. A iniciativa de um jovem designer gráfico já recebeu reacções positivas dos rappers.

Né Gonçalves apresenta vídeoclip promocional do seu novo álbum

há 4 semanas
Após ter começado 2021 em grande, o músico e compositor prossegue com a apresentação, hoje, no Palácio de Ferro, em Luanda, de um vídeoclip promocional do seu próximo álbum. O tema intitula-se “Undenge Wetu” e traz a participação de Yuri da Cunha.

Emicida disponibiliza novo EP intitulado ‘Quem Tem Um Amigo Tem Tudo’

há 2 anos
A obra está disponível desde ontem e conta com participações de Wilson das Neves, Zeca Pagodinho, Prettos, Tokyo Ska Paradise Orchestra, Rashid e Denise de Paula.

Cláudio Rosário e Mamas Boy estreiam novo single

há 1 ano
“Não Tem Como” é o título do mais recente single de Cláudio Rosário e Mamas Boy. Do género Guetho Zouk, a faixa é um produto da Makas Produções e Plus Record e estreia na Carga.

Chris Martin e filho de Fela Kuti reeditam álbuns da lenda do Afrobeat

há 1 mês
Chris Martin ( Coldplay) e o multi-instrumentista e embaixador do Afrobeat, Femi Kuti, uniram-se para lançar ‘Vinyl Box # 5’ de Fela Kuti. O projecto inclui sete álbuns da lenda nigeriana e pioneiro do Afrobeat e será lançado a 10 de Dezembro.

Artista Ricardo Fanju transforma blindados e tanques de guerra em belas obras de artes no Bailundo

há 4 meses
O artista espanhol Ricardo Fanju começou no Bailundo, província do Huambo, o projecto de transformação dos blindados e tanques de guerra em belas obras de artes, trazendo para o mundo e para os angolanos a mensagem de uma Angola sem guerra e, transformar o que noutrora seria motivo de tristeza em verdadeiros pontos turísticos.

Anna Joyce: “Este álbum poderia virar um filme”

há 3 meses
Mais do que simples depositário de experiências sensoriais e / ou relações amorosas e afectivas, o segundo álbum de Anna Joyce é uma personificação da cantora, desde a produção, composição, até a escolha dos intervenientes, como refere à Carga é “um trabalho de que muito se orgulha”.

Fundação Arte e Cultura apresenta “Fundação Online”, em prevenção ao Covid-19

há 2 anos
Trata-se de um programa que visa motivar as famílias a permanecerem em casa como forma de prevenção do Covid-19 e uma excelente opção para passar o tempo de forma educativa e segura.