Ao longo dos últimos dez anos, vários foram os artistas que procuram provar que, mais do simples instrumento de transmissão do Evangelho, é possível ter em Angola uma carreira profissional com a música gospel.
Para os que ainda duvidavam, hoje Beliano AD confirma que sim, se bem definido, é possível ser em Angola um artista gospel de sucesso. Seus temas “Toca; Rabbi”; “Tula vuvu mu Yaveh”, disponíveis nas plataformas digitais, constituem seu cartão de visita. Além disso, o cantor deu voz a vários projectos nacionais e internacionais.
Com 10 anos de experiência, o artista está agora em estúdio a gravar o seu primeiro álbum, que poderá ser disponibilizado ainda este ano, sob chancela da produtora Massimo Som.
Beliano é um cristão ferveroso e usa a música gospel para expressar o amor de Deus para com os homens. Para os amantes de canções evangélicas, AD é uma voz que se recomenda e este domingo (19), às 16h subirá ao palco do festival de música da Unitel para mostrar o seu talento.
Por que razão optou em cantar gospel?
Porque a maneira mais clara e livre de expressar os meus sentimentos é cantar para o Criador.
Já alguma vez perpassou-lhe à cabeça em mudar de estilo? Porquê?
Pelas dificuldades que a arte gospel passa, diria que esse pensamento é inevitável em todo o artista angolano, mas dou graças a Deus porque os motivos pelos quais cantamos sobrepõe qualquer vontade adversa.
Em que circunstancias decide começar a cantar gospel?
Nunca cheguei a pensar isso movido por alguma circunstância artística em meio a trajectória. A minha grande motivação para seguir nessa é exactamente a excelência, a grandeza e amor incondicional do Criador.
Antes, o Gospel em Angola era visto apenas como um estilo usado como meio de transmissão do Evangelho, hoje já é possível ter-se uma carreira profissional com este tipo de música. É o seu caso?
Na verdade, a arte gospel sempre teve esse teor berçário e não só, repare que 95% das vozes sonantes no music hall angolano e não só, têm a sua génesis na igreja propriamentedita; portanto, mais do que ferramenta de evangelismo e adoração ao Excelso Deus, o gospel é a expressão mais clara da verdadeira essência humana; e digno de se fazer carreira, é sim o meu caso.
Pela sua experiência, e tendo em conta suas andanças, já é possível viver apenas da carreira musical gospel?
Se bem projectada é sim possível.
Em termos profissionais, quais foram as maiores conquistas que alcançou ao longo do seu percurso artístico?
Sou um artista em constante upgrade e expectativas, não consigo definir uma grande conquista isolada, mas sinto de Deus estar caminhando em direcção a isso.
Está a trabalhar num álbum. Que disco é este?Estou sim trabalhando no meu primogénito “Tropeços & Acertos” algo de DEUS.
O que o diferencia em relação a outros músicos gospel que temos no mercado?
“Risos…” Dirão que sou irmão do C4 Pedro, arrogante!!!
Tem agendado uma sessão no festival da Unitel. Que Beliano AD estará a perfilar?
Os meus fãs, amigos, seguidores, simpatizantes etc podem sempre esperar uma versão actualizada de Beliano AD em qualquer aparição, isso pelas multidões das misericórdias do Pai lhes garanto.
O que o público deve fazer para saber mais sobre si e sobre as suas músicas?
Facebook, instagram, Tik Tok e Youtube contam a minha trajectória em miúdos. Por favor sigam-me.