Benguela acolhe a gala de abertura do Circuito Internacional de Teatro

A sexta edição do Circuito Internacional de Teatro começa dia 30 de Julho e, vai até ao dia 16 de Setembro em Luanda e Benguela, sendo Maria João Ganga a homenageada escolhida do certame.

A decorrer no formato itinerante, cerca de 23 grupos teatrais do país foram seleccionados pela direcção do Cit a fim de fazerem parte desta festa cultural. Para este ano as exibições serão em duas províncias de forma intercalada, Benguela acolherá a abertura oficial enquanto que a província Luanda encerra esta edição no dia 16 de Setembro.

Durante a conferência de imprensa, o director do Cit “Adérito Rodrigues” falou sobre os desafios da realizar desta edição, “primeiro porque será em duas províncias e depois sem patrocínio é mais difícil atendendo a situação pandémica que o país enfrenta.”

De realçar que a equipa do Cit é composta por actores e encenadores de grupos diferentes de Luanda e não só. O Cit é realizado todos os anos desde à sua fundação até a data presente já foram homenageadas as seguintes figuras da cultura: Diogo Colombo, José Mena Abrantes, Manuel Sebastião, Agnela Barros, Fragata de Morais e para este ano temos Maria João Ganga.

as cargas mais recentes

Acaba de ser “erguido” o primeiro polo de produção e ensino de Dikanza em Angola

há 3 meses
A Fundação Arte e Cultura foi ontem instituída, como Polo de Produção e Ensino da Dikanza em Angola, particularmente a cidade de Luanda. A entrega simbólica das Dikanzas foi feita pelo Vice-Governador de Luanda para o sector Político, Social e Económico, Dionísio da Fonseca, no espaço Wyza Anfiteatro da Fundação.

Tal pai, tal filho

há 1 ano
Os caminhos de Maya Cool e Eduardo Paím estão quase sempre ligados. Não é novidade que viveram juntos durante anos em Portugal e que Paím foi o seu mentor naquele país.

Escritor Lourenço Mussango reage à decisão do INIC sobre a retirada do Prémio António Jacinto

há 7 meses
Em reacção à decisão, Lourenço Mussango afirmou que tanto o júri como o INIC não fizeram nenhuma avaliação das provas materiais para se chegar à conclusão sobre quem plagiou quem.

Carla Prata apresenta-se na maior plataforma de distinção de novos talentos

há 6 meses

Burna Boy considera o novo álbum de Davido um “disquete”

há 9 meses
Apesar de reunir referências como Nicki Minaj, Nas, Young Thug e Lil Baby, o novo álbum de Davido não “convenceu” o seu compatriota Burna Boy. O também músico chamou de disquete o “A Better Time”.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

há 5 meses

Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

há 2 meses
O pensamento crítico e social de Ngadiama Wakamba O Sonhi ajudou a formar as bases que sustentam hoje o rap de intervenção social em Angola, por isso muitos rappers preferem chamá-lo de “Mestre”. O rapper de 42 anos morreu ontem, em Luanda, por complicações de infecções respiratórias e anemia aguda.

Teyana Taylor contesta a falta de mulheres na categoria “Melhor Álbum R&B” do Grammy

há 8 meses
Descontente com a falta de mulheres nomeadas para a categoria “Melhor Álbum R&B”, a artista criticou a premiação no twitter apontando-a como “machista”.

Morreu Papa Bouba Diop, herói da selecção do Senegal no Mundial de 2002

há 8 meses
Diop morreu hoje aos 42 anos, em França, onde vivia, em consequência de esclerose lateral amiotrófica (ELA), enfermidade degenerativa nervosa que enfraquece os músculos e diminui a sensibilidade nas mãos, braços e pernas.

“The Rock é o unificador que Os Estados Unidos da América precisa”, diz lenda do WWE

há 5 meses

Vivadança Internacional: Festival de dança brasileiro destaca continente africano

há 3 meses
Este ano, o evento estreia-se on-line, por razões óbvias e, traz África como epicentro do festival, representada por 38 bailarinos de 12 países africanos.

Emanuel Mendes: Tenor angolano “mistura” Massemba e Fado

há 9 meses
Com saída inicialmente prevista para o final de 2020, o disco de estreia do tenor Emanuel Mendes foi adiado para o primeiro trimestre de 2021 por conta da pandemia. Entre os temas, destaque para fusão entre o Massemba (Angola) e o Fado (Portugal).

Etno N’gola anuncia show alusivo ao dia de África

há 3 meses
Para celebrar África, a Etno Ngola, banda que se tem mostrado uma promessa da música angolana reaparece com um grande live show no dia 25 de Maio às 19 horas na página facebook do Goethe-Institut Angola.

Eve defronta Trina no primeiro verzuz de Rap feminino

há 2 meses
Depois da revanche entre Swizz Beatz e Timbaland, os produtores partilharam o novo calendário de batalhas onde consta a batalha da “primeira-dama” de Ruff Ryders Eve e a “rainha” do Slip-n-Slide, Trina. Ambas vão protagonizar o primeiro frente a frente de Rap feminino, no próximo dia 16 de Junho.

Jackes Di: A continuidade do legado “dos” Paim

há 12 meses
Descendente de uma família artísticamente rica, Emanuel de Carvalho Fernandes da Silva ou simplesmente Jackes Di, dá continuidade ao legado apresentando-se como um artista multifacetado, sendo exímio tocador de guitarra e também canta.

Exposição “Memória e processo de restauro” detalha reconstrução do Palácio de Ferro

há 7 meses
O Palácio de Ferro, em Luanda, volta a abrir as portas ao público enquanto Centro Cultural e apresenta até 4 de Fevereiro 2021 a exposição “Memória e processo de restauro”.