O novo álbum de Beyoncé continua a dar que falar. Desta vez, a cantota foi acusada de roubo e teve de remover o sample de “Milkshake”, um hit de 2003 da cantora Kelis, que integra a faixa “Energy” do Renaissance.
Notícias dão conta que em plataformas como Tidal e Apple Music, o sample já não aparece na canção. A retirada acontece após reclamações de Kelis nas redes sociais. A cantora chegou a caracterizar a atitude de Beyoncé como roubo por ela ter usado parte da sua música sem o seu consentimento.
“Milkshake” é uma canção escrita por Pharrell Williams e Chad Hugo (dupla também conhecida como The Neptunes) e cantada por Kelis, por isso, seria cortesia por parte de Beyoncé entrar em contacto com a artista original da canção antes de usar o sample.
Desde o lançamento do Renaissance, Kelis tem se pronunciado no Instagram, revoltada contra o “desrespeito e absoluta ignorância de todas as partes envolvidas” na produção. Quando um fã postou “Energy” dizendo que a colaboração entre Beyoncé e Kelis era bem vinda, a artista respondeu: “Não é uma colaboração, é roubo”.
Kelis ainda disse que conhece Beyoncé e que as duas tem amigos em comum: “Nós somos mulheres negras em uma indústria que não tem muitas de nós. Não é tão difícil entrar em contato, certo?“. Ela notou que, em 2021, a cantora Ashnikko realizou essa cortesia ao usar um trecho da sua “Caught Out Here” na canção “Deal With It”.
A retirada do sample de “Milkshake” já é a segunda alteração cosmética realizada por Beyoncé no Renaissance após o lançamento. A Carga informou ontem que alguns versos da canção “Heated” foram substituídos por conta de críticas relacionadas ao uso de um termo capacitista.