Boaventura Cardoso vence 4.ª edição do prémio DstAngola/Camões

O escritor e antigo Director Nacional do Livro e do Disco, Boaventura Cardoso, é o vencedor da quarta edição do Prémio de Literatura Dstangola/Camões, com a obra “Margens e Travessias”. A cerimónia de entrega do prémio será feita até ao final deste ano.

Entre a ficção e a realidade, o romance
“Margens e Travessias”, publicado em Fevereiro do ano passado, reflecte, de forma esporádica ou sintética, alguns aspectos da trajectória histórica e da contemporaneidade de Angola.

Boaventura Cardoso nasceu a 26 de Julho de 1944, em Luanda. Despertou-se para as Letras ainda jovem. Aos 23 anos de idade começou a publicar contos e poemas nas páginas culturais de conhecidos jornais da capital. Integra a “Geração de 70”, ao lado de escritores como Manuel Rui, Jofre Rocha, Ruy Duarte de Carvalho e Jorge Macedo.

Já foi Director Nacional do Livro e do Disco, de Secretário de Estado da Cultura e de Ministro da Informação. É membro fundador da União dos Escritores Angolanos e da Academia Angolana de Letras, de que foi o primeiro presidente.

Escreveu os livros “Dizanga dya Muenhu” (1977), “O Fogo da Fala” (1980) e “A Morte do Velho Kipacaça” (1987); e dos romances “O Signo do Fogo” (1992), “Maio, Mês de Maria” (1997), “Mãe, Materno Mar” (2001) e “Noites de Vigília” (2012).

as cargas mais recentes

For what reason Dating a Married Woman is Wrong

há 8 meses

Andebol dá a primeira vitória a Angola nas Olimpíadas

há 1 ano
A selecção angolana de andebol venceu, esta madrugada, a sua similar do Japão, por 28-25, em jogo da quarta jornada do grupo A do torneio olímpico de Tóquio 2020.

Dois dias depois Sinéad O’Connor arrepende-se e anuncia regresso à música

há 1 ano
Dois dias depois de anunciar a sua retirada da música, a cantora irlandesa recuou na decisão, justificando que tinha tomado a atitude por causa de algumas entrevistas que cedeu aos meios de comunicação social britânicos.

Masterminds of Hip Hop: Russell Simmons lança NFT para apoiar lendas do Hip Hop

há 1 ano
A colecção “The Masterminds of Hip Hop” apresentará arte digital inspirada nas histórias que deram origem ao Rap.

Elenco de Luxo assegura regresso 7 anos depois

há 2 anos
Após o anúncio a 13 do mês transacto, Francis, Extremo Signo, Ready Neutro, Abdiel, Daboless e Dj Soneca asseguraram hoje o seu regresso com o lançamento do primeiro trabalho intitulado “Herói”.

Paulo Flores e Prodígio voltam a juntar-se em novo projecto musical

há 3 anos
Intitulada Nzambi-Deus”, o single antecipa o álbum “A Bênção e a Maldição” e aborda sobre a eterna pergunta que não para de ecoar, e será disponibilizado hoje às 18 horas no canal do YouTube criado pelos dois artistas e que visa promover a arte.

DH lança plataforma que vai permitir produtores levarem beats a músicos consagrados

há 2 anos
Denominado Drum Stars, o instrumento poderá fazer com que qualquer produtor entre em contacto com músicos consagrados e aproveitar vender e monitorizar seus beats, bem como promover a sua imagem.

Jay-Z e dono do Tweeter criam fundo Bitcoin para ajudar África e Índia adoptarem a criptomoeda

há 2 anos

Preto Show repete proeza e lidera nomeaçõs do Moda Luanda

há 2 anos
Já são conhecidos os nomeados da 23ª Edição do Moda Luanda, onde o também conhecido como Benga Boyz está nomeado para cinco categorias. A repetir a proeza da edição de 2018, é seguido na lista pela dupla Scró Q Cuia e Nerú Americano com quatro indicações e C4 Pedro com três. O evento de premiações que acontece no próximo dia 21 de Junho, terá transmissão em directo em cadeia televisiva.

Há 19 anos Kanye West foi vítima de um acidente de viação que “catapultou” a sua carreira ao estrelato

há 1 ano
Para quem não sabe, o período que permaneceu em convalescença, potenciou tal inspiração que mesmo de mandíbula fechada, gravou a música “Through the Wire”, que foi sucesso instantâneo.

The Cranberries afirmam que cover de ‘Zombie’ feito por Miley Cyrus “é um dos melhores de sempre”

há 2 anos
Recentemente a artista chamou atenção do público ao fazer uma apresentação cheia de energia e vocais poderosos, da música “Zombie” da autoria do The Cranberries, não tendo passado despercebida até para a própria banda, que chegou a usar a conta oficial do Twitter para elogiar a artista.

Morreu Pop Show, “a voz autorizada” do Kilapanga

há 4 meses

Rumba Congolesa passa a ser Património Imaterial da Humanidade

há 12 meses
O estilo musical e dança Rumba, originário da bacia do Congo-região que abrange as actuais República Democrática do Congo, Congo, Angola e Gabão- foi elevado ontem pela UNESCO a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Vladmiro Gonga está de volta e traz mudanças na carreira

há 3 anos
Depois de 8 meses acometido por uma grave doença, Vladmiro Gonga aparece revigorado e anuncia mudanças drásticas.

Nas revela sentir-se honrado pelo beef que teve com Jay-Z

há 2 anos

José Eduardo dos Santos fala sobre a sua formação musical “Nzaji”

há 1 ano
Quando mais novo, Eduardo dos Santos fundou e orientou os Nzaji, um dos mais respeitáveis agrupamentos musicais da clandestinidade- que ajudou a forjar a revolução, eternizando canções como ”Kaputu’, ‘Ufolo’, ‘Dituminu’, “Etu tuá anangola’ e’Monangambé’.