Bob da Rage Sense: “Já não existe Movimento Hip Hop. «Principalmente» em Portugal”

O rapper está de volta. Precisou quebrar dois anos de silêncio absoluto para aparecer, na semana passada, com um novo single “Idiossincrático”, que sai em paralelo ao seu próximo álbum, que já está a ser trabalhado.

A nova musica de Bob é uma espécie de adaga verbal erguida pela vingança contra os “rappers que rimam para a sua própria salvação”, como se pode ouvir num dos versos. “Idiossincrático” está disponível no YouTube e em outras plataformas digitais.

O tema interrompe os dois anos de silêncio absoluto de Robbie Wan Kenobie, traz participação de Razor e foi produzido por Mad Superstar. Em “Idiossincrático”, Bob da Rage Sense posiciona-se como um justiceiro, armado com um sabre de luz azul, tentando repor a verdade com as suas líricas.

Segundo o artista, a “música fala sobre o facto de já não existir movimento Hip Hop. Em Portugal principalmente. Já não existe movimento Hip Hop porque está tudo individualizado, porque é salve-se quem puder. E também muitos rappers hoje em dia falam por si e não pela cultura e o meu foco é manter-me real”, explicou Bob Da Rage Sense.

“Idiossincrático”: Bob da Rage Sense ft Razor

Carreira e percurso artístico do rapper

Tido com um dos maiores e mais sonantes nomes do Hip Hop nacional, referência para várias gerações, conquistou o público com as suas rimas virtuosas e beats poderosos.

Com oito álbuns editados, actuou em festivais como Super Bock Super Rock e Nos Alive e passagens marcantes no Cine Atlântico, em Luanda. Trabalhou com grandes nomes da música como Sam The Kid, Expensive Soul, Dealema, Batida, Cacique’97, Mercado Negro, LoopTroop Rockers, NBC, Sir Scracth, Dj Nelassassin entre outros.

Ascensão ao Movimento Hip Hop

Em 2002 marcou a sua estreia diacográfica com “Underground Konsciente”. Depois,  seguiu-se “Bobinagem” em 2004, este considerado pela revista Hip Hop Nation (Portugal) o melhor álbum independente desse ano e foi o álbum mais votado na revista Skillz, também o tema polémico ACarta” crítica ao ex-presidente José Eduardo dos Santos, foi considerado uma das melhores letras em 2004.

Em 2007 é editado “M.P.L.A” (Menos Pão, Luz e Água) e em 2009 “Diários de Marcos Robert” e “Incendiários Mixtape: Bob da Rage Sense e Sir Scratch”. Tempos mais depois, lançou “Orgânica PT1 e PT2: Bob da Rage Sense e DJ Scotch”.

Passados alguns anos, aparece com o “Ordem Depois do Caos” (2014), que voltou a elevá-lo e a assegurar a sua confirmação no mercado, depois de mais de uma década de sucessos e com um público fiel de várias faixas etárias, tornando-o ainda mais num dos nomes mais importantes no mundo do Hip Hop Lusófono.

Em 2016, gravou para a TV Chelas o tema “Montanhas”, produzido por Sam The Kid e com a participação de Francis Dale. Um ano depois lança o single “Rei Morto, Rei Foste” com produção de Young Max, pela Kongoloti Records.

“As aventuras de Robbie Wan Kenobie” é o último álbum de Bob, editado em 2020 com produção de SP Deville.

as cargas mais recentes

De tanto admirar Malef ‘roubava’ clips de Edgar Cláudio e dizia que era ele que fez

há 8 meses

Yola Semedo ou Ary, qual das duas tem mais hits?

há 2 anos
Apesar de as duas vozes angolanas surgirem em períodos distintos, não há muitas dúvidas de que constituem as principais referências femininas da música angolana da actualidade. Nas suas carreiras contabilizam-se 46 anos de estrada, sendo 31 para Yola e 15 de Ary.

Pelé grava música para festejar 80º aniversário

há 2 anos
O lendário futebolista brasileiro Pelé está a três dias de completar 80 anos e brindou os fãs com uma canção escrita e cantada por si, intitulada ‘Acredita no Veio’, agora gravada em colaboração com a dupla mexicana Rodrigo y Gabriela.

Bú Cherry- Uma voz conhecida com talentos desconhecidos: “Não havia espaço para mostrar esse outro talento”

há 2 anos
Diferente das batidas fortes acompanhadas de coreografias “exóticas” por cima dos versos, o Kizomba apresenta cadência lenta e o seu público é um pouco mais exigente, e Bú diz estar ciente disso.

2°edição do Fest show no bar.deio acontece já amanhã

há 1 ano
O cartaz desta segunda edição traz: Rick Baby, Justin Weely e Enock. E também os seus convidados El Gino, Yuri Dumba, Junior Zy, José são Tomé, Mizta Flow e Wg.

Músico Chakuisa cria rádio comunitária para ajudar a divulgar carreiras dos artistas

há 11 meses
Se estiver na Centralidade do Zango Oito Mil, sintonize a Rádio Zango 8000 no www. rádio 8000, uma sintonia criada pelo músico Chakuisa para ajudar a divulgar as canções de outros artistas. Com 75% da sua orientação editorial focada em música, a estação comunitária está a consquistar espaço no EUA, Canadá, Brasil, Bélgica e África do sul.

“Nenhum de nós tem vaidade, não há egos aqui”

há 3 anos
Okwami ultimam os preparativos para o primeiro grande show, dia 26 de Março.

Crate Diggs edita ‘Simplesmente Lindo’, o seu projecto de estreia na Slow Habits

há 2 anos
‘Simplesmente Lindo’ estreia em todas as plataformas digitais a 24 de Abril através da Slow Habits que anuncia com este projecto a integração de Crate Diggs como novo membro da Editora/Colectivo.

Sem alegorias nem competições, 44ª edição do Carnaval celebra o centenário de Agostinho Neto

há 11 meses
A celebrar o centenário do patrono da nação, António Agostinho Neto, a maior festa popular do país, carnaval, será dançada em formato “live”, num desfile a decorrer hoje, a partir das 16 horas, no centro de produção da Televisão Pública de Angola, no Distrito Urbano da Camama.

Lewis Hamilton será condecorado com título de “Cavaleiro” pela Rainha da Inglaterra

há 2 anos
Com sete títulos mundiais, o piloto de 35 anos está prestes a sagrar-se o melhor de sempre da Fórmula-1.

Anna Joyce: “Não existe a mínima possibilidade de parar de cantar”

há 2 anos
Após notícias em alguns sites sobre a intenção de pôr fim à sua carreira por motivos de saúde, Anna Joyce tranquiliza os fãs, esclarecendo que, apesar de estar acometida com uma doença do fórum neurológico, “não existe a mínima possibilidade de parar de cantar”.

CR7 é eleito o Jogador do Século e Pep Guardiola o Treinador

há 2 anos
O português Cristiano Ronaldo espanhol Josep Guardiola foram eleitos, este domingo, como o jogador e o treinador do século, respectivamente, na gala dos Globe Soccer Awards, realizada no Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Cantor nigeriano condenado à morte por causa de uma música

há 2 anos
Yahaya Sharif-Aminu foi condenado por um tribunal superior da Sharia, em Hóquei Hausawa Filin, na Nigéria, à morte por enforcamento, por partilhar uma das suas músicas nos grupos de Whatsapp.

Amostra colectiva `Expansão de Mentalidades´ é inaugurada amanhã na Galeria Tamar Golan

há 2 anos
Os artistas angolanos Ananias, Cris, Rafa, Lord Cave e Neemias vão apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Expansão de Mentalidades”, uma exposição colectiva a inaugurar na próxima sexta-feira, dia 8 de Janeiro de 2021, pelas 18 horas.

Muntu: Linha angolana de artigos handmade invade mercado norte-americano

há 12 meses
Inspirada no princípio africano “Ubuntu”-eu sou, porque tu és- a marca é desenvolvida à mão por artesãos a partir de uma base ecológica com o objectivo de se conservar o meio ambiente e depois de ser vendida os lucros são enviados a Angola para ajudar centros de caridade.

LAASP reabre agenda cultural com a peça teatral `Meu Telefone, Nossa Privacidade´

há 2 anos
`Meu Telefone, Nossa Privacidade´ é o espectáculo teatral que vai reabrir o ano cultural da LAASP, no dia 23 de Janeiro, pelas 18 horas, apresentado pelo grupo Jovens da Mulemba e dirigido por António Kapangu.