O rapper está de volta. Precisou quebrar dois anos de silêncio absoluto para aparecer, na semana passada, com um novo single “Idiossincrático”, que sai em paralelo ao seu próximo álbum, que já está a ser trabalhado.
A nova musica de Bob é uma espécie de adaga verbal erguida pela vingança contra os “rappers que rimam para a sua própria salvação”, como se pode ouvir num dos versos. “Idiossincrático” está disponível no YouTube e em outras plataformas digitais.
O tema interrompe os dois anos de silêncio absoluto de Robbie Wan Kenobie, traz participação de Razor e foi produzido por Mad Superstar. Em “Idiossincrático”, Bob da Rage Sense posiciona-se como um justiceiro, armado com um sabre de luz azul, tentando repor a verdade com as suas líricas.
Segundo o artista, a “música fala sobre o facto de já não existir movimento Hip Hop. Em Portugal principalmente. Já não existe movimento Hip Hop porque está tudo individualizado, porque é salve-se quem puder. E também muitos rappers hoje em dia falam por si e não pela cultura e o meu foco é manter-me real”, explicou Bob Da Rage Sense.
Carreira e percurso artístico do rapper
Tido com um dos maiores e mais sonantes nomes do Hip Hop nacional, referência para várias gerações, conquistou o público com as suas rimas virtuosas e beats poderosos.
Com oito álbuns editados, actuou em festivais como Super Bock Super Rock e Nos Alive e passagens marcantes no Cine Atlântico, em Luanda. Trabalhou com grandes nomes da música como Sam The Kid, Expensive Soul, Dealema, Batida, Cacique’97, Mercado Negro, LoopTroop Rockers, NBC, Sir Scracth, Dj Nelassassin entre outros.
Ascensão ao Movimento Hip Hop
Em 2002 marcou a sua estreia diacográfica com “Underground Konsciente”. Depois, seguiu-se “Bobinagem” em 2004, este considerado pela revista Hip Hop Nation (Portugal) o melhor álbum independente desse ano e foi o álbum mais votado na revista Skillz, também o tema polémico “ACarta” crítica ao ex-presidente José Eduardo dos Santos, foi considerado uma das melhores letras em 2004.
Em 2007 é editado “M.P.L.A” (Menos Pão, Luz e Água) e em 2009 “Diários de Marcos Robert” e “Incendiários Mixtape: Bob da Rage Sense e Sir Scratch”. Tempos mais depois, lançou “Orgânica PT1 e PT2: Bob da Rage Sense e DJ Scotch”.
Passados alguns anos, aparece com o “Ordem Depois do Caos” (2014), que voltou a elevá-lo e a assegurar a sua confirmação no mercado, depois de mais de uma década de sucessos e com um público fiel de várias faixas etárias, tornando-o ainda mais num dos nomes mais importantes no mundo do Hip Hop Lusófono.
Em 2016, gravou para a TV Chelas o tema “Montanhas”, produzido por Sam The Kid e com a participação de Francis Dale. Um ano depois lança o single “Rei Morto, Rei Foste” com produção de Young Max, pela Kongoloti Records.
“As aventuras de Robbie Wan Kenobie” é o último álbum de Bob, editado em 2020 com produção de SP Deville.