Bob da Rage Sense: “Já não existe Movimento Hip Hop. «Principalmente» em Portugal”

O rapper está de volta. Precisou quebrar dois anos de silêncio absoluto para aparecer, na semana passada, com um novo single “Idiossincrático”, que sai em paralelo ao seu próximo álbum, que já está a ser trabalhado.

A nova musica de Bob é uma espécie de adaga verbal erguida pela vingança contra os “rappers que rimam para a sua própria salvação”, como se pode ouvir num dos versos. “Idiossincrático” está disponível no YouTube e em outras plataformas digitais.

O tema interrompe os dois anos de silêncio absoluto de Robbie Wan Kenobie, traz participação de Razor e foi produzido por Mad Superstar. Em “Idiossincrático”, Bob da Rage Sense posiciona-se como um justiceiro, armado com um sabre de luz azul, tentando repor a verdade com as suas líricas.

Segundo o artista, a “música fala sobre o facto de já não existir movimento Hip Hop. Em Portugal principalmente. Já não existe movimento Hip Hop porque está tudo individualizado, porque é salve-se quem puder. E também muitos rappers hoje em dia falam por si e não pela cultura e o meu foco é manter-me real”, explicou Bob Da Rage Sense.

“Idiossincrático”: Bob da Rage Sense ft Razor

Carreira e percurso artístico do rapper

Tido com um dos maiores e mais sonantes nomes do Hip Hop nacional, referência para várias gerações, conquistou o público com as suas rimas virtuosas e beats poderosos.

Com oito álbuns editados, actuou em festivais como Super Bock Super Rock e Nos Alive e passagens marcantes no Cine Atlântico, em Luanda. Trabalhou com grandes nomes da música como Sam The Kid, Expensive Soul, Dealema, Batida, Cacique’97, Mercado Negro, LoopTroop Rockers, NBC, Sir Scracth, Dj Nelassassin entre outros.

Ascensão ao Movimento Hip Hop

Em 2002 marcou a sua estreia diacográfica com “Underground Konsciente”. Depois,  seguiu-se “Bobinagem” em 2004, este considerado pela revista Hip Hop Nation (Portugal) o melhor álbum independente desse ano e foi o álbum mais votado na revista Skillz, também o tema polémico ACarta” crítica ao ex-presidente José Eduardo dos Santos, foi considerado uma das melhores letras em 2004.

Em 2007 é editado “M.P.L.A” (Menos Pão, Luz e Água) e em 2009 “Diários de Marcos Robert” e “Incendiários Mixtape: Bob da Rage Sense e Sir Scratch”. Tempos mais depois, lançou “Orgânica PT1 e PT2: Bob da Rage Sense e DJ Scotch”.

Passados alguns anos, aparece com o “Ordem Depois do Caos” (2014), que voltou a elevá-lo e a assegurar a sua confirmação no mercado, depois de mais de uma década de sucessos e com um público fiel de várias faixas etárias, tornando-o ainda mais num dos nomes mais importantes no mundo do Hip Hop Lusófono.

Em 2016, gravou para a TV Chelas o tema “Montanhas”, produzido por Sam The Kid e com a participação de Francis Dale. Um ano depois lança o single “Rei Morto, Rei Foste” com produção de Young Max, pela Kongoloti Records.

“As aventuras de Robbie Wan Kenobie” é o último álbum de Bob, editado em 2020 com produção de SP Deville.

as cargas mais recentes

Novo álbum de Bonga será lançado em Fevereiro de 2022

há 10 meses
Em meio século de carreira, Bonga mantém vivo o seu comprometimento com a música angolana e a cultura africana. O músico soma e segue com mais um álbum, que estará disponível no dia 18 de Fevereiro do próximo ano.

Lenda do Jazz sul africana será enterrada com honras de chefe de Estado

há 2 anos
Jonas Gwangwa foi um trombonista e compositor sul africano, cuja música impulsionou a luta contra o apartheid. A lenda do jazz morreu este sábado aos 83 anos por implicações cardíacas.

Kid MC em “oração” para o Brasil

há 2 anos
“Oração” é o single promocional de Kid MC que estará a disposição do público a partir de sexta-feira (8 de Maio) nas plataformas digitais. A música vem criar condições para a chegada do projecto “Décimo sexto ano”, numa parceria entre o rapper angolano e o produtor brasileiro, Dj Caique.

6ix9ine e Meek Mill por pouco partem para briga à saída de uma discoteca

há 2 anos

AFRIMA passa a contar com uma agência oficial em Angola

há 5 meses
Doravante, a organização dos prémios africanos de música “All Africa Music Awards” (AFRIMA) terá um representente oficial em Angola. Trata-se da Cloe Management, uma agência angolana de gestão internacional de carreira de músicos, produtores e marcas independentes criada em 2006 por Clotilde Muhongo Baiua.

Tina Turner vende direitos musicais à BMG

há 12 meses
Entre os temas, cujos direitos passam para a BMG, estão clássicos como “What’s Love Got to Do With It” e “Private Dancer”. Os valores envolvidos não foram revelados, mas o “Guardian” escreve que este é o maior negócio de sempre da BMG com um artista solo.

Angola com mais de mil candidatos a monumentos históricos

há 2 anos

Nucho apresenta manifesto sobre desilusão dos angolanos em nova música

há 1 ano
O novo tema musical intitula-se ” Filho da Fome”. Sucede “Netas de N’zinga” e está disponível desde esta terça-feira nas principais plataformas digitais, para download gratuito.

“Músico mais querido” de Angola em 2021 será conhecido hoje

há 12 meses
Será conhecido hoje, a partir das 21 horas, o vencedor da edição 2021 do Top Dos Mais Queridos, durante uma gala, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

2ª Edição de exposição colectiva ‘LiterArte’ arranca já este mês

há 8 meses
Os artistas angolanos Luzia Dala Gaspar “Luzea” , Débora Sónia João de Deus “Kassova”, Sureny Patrícia Ferreira Luís Fernandes, Davi Dombele, Josué Dombele, Araão Álvaro Iéca “Yéca” vão apresentar-se no próximo dia 28 de Janeiro de 2022, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “LiterArte”, uma exposição colectiva que ficará patente ao público até ao dia 25 de Fevereiro de 2022.

Kabudi Ely apresenta exposição “Intencidade Liberdades Individuais”

há 2 anos
O artista angolano Kabudi Ely vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Intencidade Liberdades Individuais”, uma exposição individual a inaugurar hoje, a partir das 18 horas.

De tanto admirar Malef ‘roubava’ clips de Edgar Cláudio e dizia que era ele que fez

há 3 meses

Novo filme protagonizado por Denzel Washington recebe 100% de aprovação da crítica especializada

há 12 meses
O filme `The Tragedy of Macbeth´ cujo teaser já pode ser visto no YouTube, terá lançamento limitado nos cinemas dia 25 de Dezembro, seguido por um lançamento em streaming na Apple TV + dia 14 de Janeiro.

Alexandre Pires e Seu Jorge unem-se para um espectáculo solidário

há 2 anos
Os músicos brasileiros Alexandre Pires e Seu Jorge juntam-se para um espectáculo interactivo de carácter beneficente. O concerto será transmitido nas redes sociais de ambos os artistas.

Galeria Tamar Golan apresenta “CaDespedida” da autoria de Mauro Sérgio

há 2 anos
“A CaDespedida é aquele momento nostálgico de um fim de dia bem passado. Termo cunhado nas eternas idas à praia na Luanda, Benguela e Porto Amboim do antigamente, onde passar um dia na praia era um evento preparado com cuidado, antecipado e esperado com ansiedade.

Vênias aos Filipes

há 3 anos
Dupla foi homenageada no Show do Mês, duas noites de evento que ficarão nos anais da música angolana.