Bonga, a lenda do Semba e símbolo da consciência africana, exaltado pela imprensa internacional

Uma caminhada de quase meio século, que se traduz em álbuns, espectáculos, bibliografias, viagens e com um único objectivo: despertar a consciência africana por meio do Semba, género que se vai tornando na sua própria antonomázia.

Bonga, a lenda angolana do Semba, assumiu o compromisso com a música há 48 anos, altura em que lançou o seu primeiro álbum “Angola 72”, uma obra sobre o então contexto, mas que foi mal compreendida na época, lembra o artista.

Depois disso, vieram mais 38 álbuns. O músico angolano é hoje conhecido mundialmente, não só pela sua arte, mas também como um símbolo da libertação e independência africana.

O modus vivendi de Bonga continua a suscitar e ser notícia na imprensa internacional. Na semana finda, voltou a ser manchete no EuroNews, como a lenda viva do Semba.

Do seu primeiro disco publicado em 1972, o autor descreve “Havia muita gente calada, muita gente acobardada, muita gente situada. Os situacionistas, que ganhavam algum dinheiro com a colonização, fossem eles brancos ou negros. É um disco que foi falar de todas essas coisas”. 

Registado com o nome José Adelino Barcelo de Carvalho Bonga, nasceu em 1942, em Kapari, Bengo. Antes de embarcar para a carreira musical, foi atleta e sagrou-se recordista de 400 metros pelo Benfica.

A voz da descolonização

Aos 23 anos, chegou a Portugal, mas os ideais políticos e a defesa da independência de Angola, na altura uma colónia portuguesa, forçaram-no ao exílio, nos Países Baixos.

A viver actualmente em Lisboa, Bonga tornou-se num grande sucesso em Angola, Portugal e um pouco por todo o mundo, chegando a ser homenageado em França pela contribuição que deu às artes.

Hoje, aos 78 anos, continua a produzir. “Kúdia kuetu”, lançado em Outubro último, é a sua mais recente canção, inspirada na gastronomia angolana.

as cargas mais recentes

Joãozinho dos Tambores apresenta-se em concerto no Anfiteatro Wyza

há 5 meses
Marcado para o próximo dia 4 de Março, no Anfiteatro erguido em homenagem ao músico Wyza -in memoriam-, o concerto intitulado `Sou Eu João Morgado´ tem no alinhamento apresentação musical ao vivo, de temas com a que contam com a participação do músico em questão, bem como o lançamento de um single inédito da sua autoria.

Raúl Duarte por mais um ano no Interclube

há 11 meses
A direcção do Interclube renovou hoje (quinta-feira) o contrato de trabalho com o técnico Raúl Duarte, por mais uma temporada a frente da equipa sénior masculina de basquetebol.

Sankofa representa Angola no concurso Internacional de Rap Slam

há 1 ano
Em companhia de Zola Kuzedíua, vencedora da última edição do ‘Luanda Slam’, Sankofa vai representar o país no Festival Internacional de Rap Slam do espaço lusófono, a ser acolhido pelo Brasil no próximo dia 29 de Julho a 2 de Agosto deste ano.

OTAN disponibilizam novo single hoje

há 1 ano
Intitulado “Sem Palavras”, consideram-na uma composição simples, mas muito romântica e honesta, como é o próprio grupo com as vozes melodiosas a fazerem contraponto com algumas rimas.

É oficial, Nigéria é a primeira selecção africana a destronar os Estados Unidos na história do basquetebol

há 3 semanas
A Nigéria acaba de quebrar o mito da invencibilidade dos Estados Unidos, ao vencer o jogo que conta para a pré-temporada dos jogos olímpicos de Tóquio, com o resultado final de 90 a 87.

Nelson Freitas recebe Disco de Ouro por causa da música “Dpos d’Quarenta”

há 10 meses
Lançado em Junho último, o single antigiu mais sete milhões de visualizações no YouTube e fará parte do próximo álbum do cantor cabo-verdiano, que está a ser preparado neste momento.

Together At Home, house concert do Global Citizen transmitido em live streaming

há 1 ano
Organizado em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a curadoria foi feita em colaboração com a cantora Lady Gaga, arrecadou 127,9 milhões de dólares durante o evento.

Lady Gaga revela ‘surto psicótico’ após ser violada por produtor até ficar grávida

há 2 meses
As revelações segundo as quais a cantora tinha sido violada por um produtor quando estava no início de carreira, não são de hoje, mas os detalhes apenas foram apresentados agora. O acto causou-lhe distúrbios de stress pós-traumático, cujos efeitos, confessa Gaga, ainda hoje sofre, embora consiga controlá-los.

Covid-19: Cardi B doa 20 mil garrafas de bebida vegana aos médicos de Nova York

há 1 ano
Dias após desmentir que estava infectada com Coronavírus, a rapper estendeu a mão aos profissionais que estão na linha da frente do combate à pandemia e se comprometeu a fazer doações frequentes doravante.

Crate Diggs edita ‘Simplesmente Lindo’, o seu projecto de estreia na Slow Habits

há 4 meses
‘Simplesmente Lindo’ estreia em todas as plataformas digitais a 24 de Abril através da Slow Habits que anuncia com este projecto a integração de Crate Diggs como novo membro da Editora/Colectivo.

Festival do cinema tunisino arranca em formato digital

há 1 ano
A terceira edição do Festival do Cinema Documentário Mediterrâneo na Tunísia (DocuMed), que arrancou ontem, será realizado em edição digital, devido à crise sanitária mundial da covid-19, indicaram os organizadores.

Disponibilizada a maior antologia de poesia de Angola

há 4 meses

Diff volta a badalar o Rap Game com “Génio”

há 9 meses
Diff regressou no passado dia 16 de Agosto com o EP “Deixo Cair”, dez anos depois de se ausentar do Rap Game. Ontem, colocou mais uma faixa musical no mercado.

Ex-campeão de boxe acusa 50 Cent de roubar-lhe mais de 1 milhão de dólares

há 4 meses

Cultura nacional contará com frequência radiofónica exclusiva

há 2 meses
Recatalogada como prioridade pelo Presidente do Conselho de Administração, Pedro Cabral, a iniciativa que está prestes a ser concretizada, já é tida como um projecto “muito bem conseguido” e aguardado com expectativa por profissionais do ramo.

Vinte e quatro filmes concorrem ao prémio de melhor filme no festival internacional de curta metragem da Kianda

há 7 meses
O FESC-KIANDA é o primeiro festival internacional de cinema que premeia as curta-metragens produzidas de Janeiro à Novembro de cada ano. É um evento anual inserido nas festividades da cidade de Luanda.