Bonga, a lenda do Semba e símbolo da consciência africana, exaltado pela imprensa internacional

Uma caminhada de quase meio século, que se traduz em álbuns, espectáculos, bibliografias, viagens e com um único objectivo: despertar a consciência africana por meio do Semba, género que se vai tornando na sua própria antonomázia.

Bonga, a lenda angolana do Semba, assumiu o compromisso com a música há 48 anos, altura em que lançou o seu primeiro álbum “Angola 72”, uma obra sobre o então contexto, mas que foi mal compreendida na época, lembra o artista.

Depois disso, vieram mais 38 álbuns. O músico angolano é hoje conhecido mundialmente, não só pela sua arte, mas também como um símbolo da libertação e independência africana.

O modus vivendi de Bonga continua a suscitar e ser notícia na imprensa internacional. Na semana finda, voltou a ser manchete no EuroNews, como a lenda viva do Semba.

Do seu primeiro disco publicado em 1972, o autor descreve “Havia muita gente calada, muita gente acobardada, muita gente situada. Os situacionistas, que ganhavam algum dinheiro com a colonização, fossem eles brancos ou negros. É um disco que foi falar de todas essas coisas”. 

Registado com o nome José Adelino Barcelo de Carvalho Bonga, nasceu em 1942, em Kapari, Bengo. Antes de embarcar para a carreira musical, foi atleta e sagrou-se recordista de 400 metros pelo Benfica.

A voz da descolonização

Aos 23 anos, chegou a Portugal, mas os ideais políticos e a defesa da independência de Angola, na altura uma colónia portuguesa, forçaram-no ao exílio, nos Países Baixos.

A viver actualmente em Lisboa, Bonga tornou-se num grande sucesso em Angola, Portugal e um pouco por todo o mundo, chegando a ser homenageado em França pela contribuição que deu às artes.

Hoje, aos 78 anos, continua a produzir. “Kúdia kuetu”, lançado em Outubro último, é a sua mais recente canção, inspirada na gastronomia angolana.

as cargas mais recentes

Inglaterra realiza primeiro show com distanciamento social

há 8 meses
Os organizadores de um show na Inglaterra encontraram uma outra solução para realizar eventos mantendo as regras de distanciamento social, e a experiência nesta terça-feira, dia 11, foi vista como um sucesso.

Maya Cool abre oitava temporada do Show do Mês

há 2 meses

Sting diz que se sente arrependido pela separação dos The Police

há 4 semanas

Black Album: Heavy C apresenta novo álbum à Carga Magazine

há 5 meses
Depois de vários interregnos, Heavy C confirma a chega do “Black Álbum”, um disco “louco” em que o músico, produtor e compositor mistura Rap, Trap e Pop e traz participação de uma das maiores referências da Old School.

Hochi Fu lança plataforma para promover e ajudar os artistas a rentabilizarem seus singles

há 1 ano
Denominada Kwata singles, a mesma permitirá o artista ganhar dinheiro com o seu single, para além de ajudar a promover a sua música gratuitamente.

Filme sobre o adultério estreia nos cinemas no final do mês

há 6 dias
O filme angolano “E se as mulheres fossem unidas?”, que retrata o adultério e uma possível união entre as senhoras, estreia no dia 30 de Abril nos cinemas angolanos.

Pascoal Mussungo em concerto online na Fundação Arte e Cultura

há 11 meses
A Fundação Arte e Cultura apresenta neste sábado, dia 23, pelas 19 horas, o concerto online com o músico e compositor Pascoal Mussungo. O evento, que leva no epicentro a mensagem de amor e de esperança, decorrerá no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, visando incentivar as famílias a permacer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.

WI project apresenta-se em novo formato

há 1 ano

Ricky Martin surpreende fãs com novo EP

há 11 meses
Ricky Martin surpreendeu os fãs ao lançar sexta-feira (29) o seu novo EP, criado durante a quarentena. O trabalho, intitulado “Pausa”, conta com seis músicas e colaborações de nomes como Sting, Bad Bunny, Pedro Capó entre outros.

D-One diz que dinheiro do live solidário da Army e Kalibrados foi às contas da organização

há 4 meses
D-One abriu as copas e revelou que, ao aperceber -se de que, o dinheiro arrecadado no live solidário da Army Squad e Kalibrados não serviriam para causas filanropicas, decidiu não participar, por sentir que estaria a usar o nome de quem precisa para o seu próprio benefício.

Galeria MOVART participa no “African Galleries Now”

há 4 meses
A MOVART é uma das 13 galerias africanas a participar no evento African Galleries Now, exclusivamente online, resultante de uma parceria entre a African Art Galleries Association (AAGA) e a plataforma Artsy.

Público elege o melhor programa musical de TV de 2020

há 2 semanas
O Show do mês, o Live no Kúbico, o Bar da Luandina e o E-Kwanza BAI, disputam a categoria de melhor programa musical de TV de 2020 dos prémios Angola Comunica, cuja gala de premiação acontece no próximo dia 8 de Abril, no Arquivo Nacional de Angola.

Agente de Chadwick Boseman revela que o actor recusou papéis de escravos

há 7 meses
O actor Chadwick Boseman tornou-se um ícone global e um símbolo inspirador do poder negro. Tudo se deu, porque o actor sempre escolheu a dedo os trabalhos com que se envolver, chegando ao ponto de negar papéis que não empoderassem a comunidade negra.

DJ Nelasta: “Sofri bloqueio do DJ Malvado”

há 1 ano
Durante um “live” (conversa ao vivo nas redes sociais), terça-feira, o Dj Nelasta afirmou que foi bloqueado pelo DJ Malvado, para não tocar na festa da “Bohemia”, alegando que não tem estrutura para o efeito.

Tyro: “A música em Angola é um salve-se quem puder”

há 11 meses
Tyro é um rapper que traz na bagagem 12 anos de experiência. Durante este percurso, lançou nove EPs, dentre eles ‘Kilos’, onde explora dramas humanos e aborda, sem receio, sobre os problemas sociais. Enquanto se prepara para anunciar o primeiro álbum veio à Carga para deixar as primeiras impressões da carreira em ascensão.

Guitarra de Kurt Cobain torna-se a mais cara da história

há 10 meses
A guitarra utilizada por Kurt Cobain na gravação do célebre álbum “Unplugged” dos Nirvana, em 1993, foi leiloada este sábado, nos EUA, por seis milhões de dólares, feito nunca antes atingido por uma guitarra.