O músico Bonga e o pesquisador e defensor da cultura angolana, Horácio Dá Mesquita, abrem hoje o “Conversas Entre Os Kotas”, um espaço de diálogo que permitirá criar ponte entre gerações por meio de narrativas de vivências e artística.
A plataforma de discussões integra o projecto Língua Terra, abre este domingo, 3 de Outubro, às 21 e será transmitida pelo Facebook da organização.
Durante o debate, os convidados interpretarão temas e vão também falar sobre o estado da música nacional e apresentar projectoe em carteira. O que se pretende, realça a organização, é assegurar a transmissão do conhecimento musical e sonoro de ritmos que estão por ser divulgados.
Com isso, o Língua Terra quer criar uma ponte entre África, Europa e América Latina, a partir da música, como expressão e valorizar a diversidade étnica, linguística e cultural destes territórios.
A escolha de Bonga deveu-se aos incasáveis alertas que tem lançado, em entrevistas, para a importância do arquivo e da memória das raízes da música angolana e a transmissão às gerações mais jovens.
Pesquisador e defensor da cultura angolana, Horácio Dá Mesquita tem colaborado com artistas angolanos e estrangeiros e defende a valorização e divulgação de alguns instrumentos musicais angolanos.