Bonga parabeniza Nova Energia por promover o ensino da Dikanza

Aconteceu no passado domingo (07), o “Brunch do Show do Mês”, o evento que juntou showistas nostalgicos, num ambiente de descontração, com música e com direito a degustação do referido Brunch.

A grande novidade do encontro, foi a aula de Dikanza, um instrumento popularmente conhecido como Reco-Reco. A Jorge Henriques Mulumba coube a missão de ensinar como se deve tocar correctamente o instrumento.

A iniciativa que teve bastante aderencia mereceu atenção muito além do evento, com destaque para Bonga Kwenda. A lenda do Semba e símbolo da consciência africana, que já havia elucidado em outra ocasião que o instrumento deve ser chamado correctamente por Dikanza, desta vez enalteceu a iniciativa tecendo palavras de encorajamento, “Perseverança, estão no bom caminho”, as quais, e em jeito de resposta, Yuri Simão apenas pediu a bênção ao Kota.

Sobre o instrumento
Classificado na categorias de instrumentos tradicionais angolanos, como um idiofone, a Dikanza é feita de madeira ou bambu e é constituído por uma base onde se efectuam corte feitos a serrote. Frequentemente utilizado para o Semba.

as cargas mais recentes

Paulo Flores convidado para apresentar legado da cultura angolana no Congresso da ONU

há 4 meses
Paulo Flores apresenta hoje, no Congresso das Nações Unidas, o forte legado da cultural e da música angolana num encontro que tem como lema “Herança Cultural”.

Paulo Flores e Prodígio voltam a juntar-se em novo projecto musical

há 2 anos
Intitulada Nzambi-Deus”, o single antecipa o álbum “A Bênção e a Maldição” e aborda sobre a eterna pergunta que não para de ecoar, e será disponibilizado hoje às 18 horas no canal do YouTube criado pelos dois artistas e que visa promover a arte.

Vozes de Março desfilam no palco do Show do Mês

há 7 meses
Branca Celeste, Bevy Jackson, Alexandra Bento, Diana Kapango e Sandra Solange foram as vozes escolhidas para interpretar as principais referências nacionais e internacionais no palco do Show do Mês.

Mito Gaspar defende a “transformação” da obra de Teta Lando em objecto de estudo

há 6 meses
A saga de espectáculos `Yuri Canta Teta Lando´, cujo primeiro encontro está marcado para hoje, a partir das 20 horas, no Royal Plaza, será dirigida artisticamente pelo músico Mito Gaspar.

Coréon Dú: “Em três décadas de vida, notei que existe uma forte crise de auto- estima sobre a negritude”

há 8 meses
Numa conversa livre e aberta com a revista Carga, Coréon Dú mostrou que ainda tem muito mais para contribuir em prol da africanidade do que tudo aquilo que já fez. O autor de Pele Negra fala das últimas novidades.

Péricles desmente regresso do Exaltasamba

há 2 anos
Durante esta semana, circulou nas redes sociais a notícia de que “Thiaguinho e Péricles vão anunciar, em uma live no Instagram, na sexta, dia 3, a volta do Exaltasamba”. Mas a mensagem é fake.

Agora é oficial: CR7 regressa ao Manchester United por 20 milhões de euros

há 2 meses
Contra todas as expectativas, o emblema inglês comunicou, esta tarde através do Twitter, que está encantado por confirmar que chegou a acordo com a Juventus para a transferência de Cristiano Ronaldo.

Megga Skills apresenta `Show Time Collection´

há 1 ano
O projecto musical foi apresentado com o vídeo da faixa `Tá Doce´. A música promocional é igualmente uma introdução oficial da label também denominada Show Time Collection, do rapper angolano Megga Skills.

Killarmy está de volta

há 2 anos
“Full Metal Jackets” é o disco que vai marcar o retorno antecipado da prole da Wu-Tang Clan.

Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

há 9 meses
Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Tributo a Chadwick Boseman chega a Netflix dia 17 e estará disponível por apenas 30 dias

há 6 meses
A Netflix surpreendeu os internautas, ao divulgar sem aviso prévio, o trailer do documentário `Chadwick Boseman- Retrato de um artista´.

Entri Spada e Paredi: DJ Malvado reinventa clássico cabo-verdiano em parceria com Roxane

há 4 meses
A ser lançada hoje, a música Entre Spada e Paredi é um “prenuncio” do EP de Roxane Fernandez, a ser lançado em Julho/Agosto e mantém DJ Malvado conectado às suas raízes com a kizomba mais tradicional tal como nos tempos em que estava a iniciar a sua carreira.

Os Tuneza regressam à casa com novas histórias

há 1 ano
Após passarem os primeiros dias de quarentena separados por motivos vários e criarem o caos no Kilamba, a família mais disfuncional de Angola foi obrigada a abandonar a centralidade. Solução: regressar à antiga casa, e passarem o resto do confinamento juntos.

Fãs criam petição para que o papel de Pantera Negra seja descontinuado

há 1 ano
Após a Morte do Actor Chadwick Boseman, os fãs criaram uma petição para que o actor não fosse substituído, mas que em compensação, outro personagem herde o manto do Pantera Negra e um dos nomes mais votados é o da Shuri, irmã do Rei T´Challa, cujo papel é interpretado por Letitia Wright.

Monsta é o #TheBestBantumen 2020

há 10 meses
O rapper foi eleito pelo público num sistema de votações em que se alistavam 16 artistas e 16 obras, sendo que para a obra Falsos Profetas do moçambicano Djimetta ficou classificada como o Melhor Projecto de 2020.

Titica desafia Karina Santos a cantar Kuduro

há 6 meses
“Da licença” é o título da música que junta Ticny e Karina Santos. Com estreia marcada para amanhã na plataforma do Kisom, a faixa fará parte da compilação “Encontro de Gerações Vol.2” da Unitel.