Bonga parabeniza Nova Energia por promover o ensino da Dikanza

Aconteceu no passado domingo (07), o “Brunch do Show do Mês”, o evento que juntou showistas nostalgicos, num ambiente de descontração, com música e com direito a degustação do referido Brunch.

A grande novidade do encontro, foi a aula de Dikanza, um instrumento popularmente conhecido como Reco-Reco. A Jorge Henriques Mulumba coube a missão de ensinar como se deve tocar correctamente o instrumento.

A iniciativa que teve bastante aderencia mereceu atenção muito além do evento, com destaque para Bonga Kwenda. A lenda do Semba e símbolo da consciência africana, que já havia elucidado em outra ocasião que o instrumento deve ser chamado correctamente por Dikanza, desta vez enalteceu a iniciativa tecendo palavras de encorajamento, “Perseverança, estão no bom caminho”, as quais, e em jeito de resposta, Yuri Simão apenas pediu a bênção ao Kota.

Sobre o instrumento
Classificado na categorias de instrumentos tradicionais angolanos, como um idiofone, a Dikanza é feita de madeira ou bambu e é constituído por uma base onde se efectuam corte feitos a serrote. Frequentemente utilizado para o Semba.

as cargas mais recentes

George Floyd ganha estátua de bronze em Nova Jersey

há 2 anos
Um ano depois do seu assassinato aos 46 anos, o homem ganhou uma estátua de bronze com mais de 300 quilos, inaugurada esta quarta-feira em Newark, Nova Jersey, nos EUA.

Luanda acolhe “Festival Fitness” de música, dança e exercícios físicos

há 3 meses

Cantor de Afrobeat lidera intenções de voto nas eleições presidenciais do Uganda

há 2 anos
Quando o actual chefe de estado chegou ao poder, o cantor Afrobeat tinha 4 anos, agora Bobi Wine se tornou na maior ameaça do presidente Yoweri Museveni, de 75 anos, por ser fortemente apoiado pelos jovens, que constituem a maior franja daquele país.

Sílvio de Sousa está de regresso às quadras

há 2 anos
O basquetebolista angolano Sílvio de Sousa, de 22 anos de idade, vai representar a Universidade de Tennessee em Chattanooga, na temporada 2021/22, naquele que será o seu segundo programa universitário, depois de Kansas.

Dia da Celebração do Hip Hop é comemorado pela primeira vez de forma oficial

há 1 ano
Embora seja comemorado pela comunidade Hip Hop há 48 anos, o dia de hoje, marca a primeira celebração, desde que o Senado dos Estados Unidos instituiu a efeméride.

John Dolmayan: “Black Lives Matter não passa de ferramenta de propaganda política”

há 3 anos
O baterista da banda de rock System Of A Down, John Dolmayan, considera o movimento Black Lives Matter ilegítimo e que não passa de uma “ferramenta de propaganda” política do Partido Democrata.

Cantor nigeriano condenado à morte por causa de uma música

há 2 anos
Yahaya Sharif-Aminu foi condenado por um tribunal superior da Sharia, em Hóquei Hausawa Filin, na Nigéria, à morte por enforcamento, por partilhar uma das suas músicas nos grupos de Whatsapp.

Prodígio: “Muitos dos rappers de intervenção social fazem citação a Angola só porque querem vir buscar kumbu”

há 8 meses

2020: Um ano trágico para a música angolana

há 2 anos
Calaram-se as vozes, mas as obras serão sempre lembradas. Exemplo disso, aconteceu sábado no encerramento da VII temporada do Show do Mês. O projecto da Nova Energia colocou Carlos Burity, Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Jivago e Teta Lágrimas nas estrelas.

Morreu Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”

há 2 anos
Morreu, aos 49 anos de idade, Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”, vítima de covid-19.

Vídeoclipe do polémico “Hino Milionário” já está disponível

há 2 anos
O clipe envolve mais de 20 artistas e encontra-se disponível no YouTube, dois meses depois do esclarecimento do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente sobre os 148,3 milhões que o Estado terá disponibilizado para a concessão da referida música.

O voo do Fado: Em dueto com Soraia Cardoso, Né Gonçalves lança novo single dia 10 de Junho

há 8 meses
Na sua letra, «O Voo do Fado» homenageia directamente alguns dos maiores expoentes deste género — Amália Rodrigues, Carlos do Carmo ou, mais subtilmente, Mariza (na citação de «Ó Gente da Minha da Terra», que tem letra original, embora nunca por ela gravada ou cantada, de Amália).

UNAC quer aumentar espaços culturais no país

há 3 anos
Segundo o presidente da referida instituição de utilidade pública, José Fernandes, o aproveitamento dos espaços é a prioridade da UNAC, para ajudar a impulsionar o sector artístico, realçando que um melhor aproveitamento dos recintos culturais poderá garantir aos artistas, profissionais e amadores, mais espaços e oportunidades para apresentarem os seus trabalhos.

Sabia que já pode ouvir o seu cantor preferido em tempo real e a custo zero?

há 3 anos
Numa altura em que o público está impedido das sua actividades diárias, a Soba é-Music e a Revista Carga, que agora assumiu a versão colocam hoje à disposição dos artistas e ouvintes uma sessão de escuta grátis.

“Free Larry Hoover Benefit Concert” poderá ser acompanhado em live stream pela Amazon Prime Video

há 1 ano
Kanye West vai apresentar-se hoje no LA Coliseum em Los Angeles, Califórnia, um concerto de beneficência a favor de Larry Hoover, e que contará com a participação especial de Drake. O evento cujos ingressos têm um custo exorbitante – até 7.500 dólares-, poderá ser acompanhado a título gratuito, pelos subscritores da Amazon Prime Video, a partir das 21, horário de Angola.

Tragédia no set de gravações: Um tipo de incidente raro, mas não inédito

há 1 ano
Além de Rust, o caso mais mediático sobre fatalidade durante as gravações é o filme O Corvo, datado de 1993, em que a vítima foi Brandon Lee, o conhecido filho de Bruce Lee, também vítima de um disparo de arma cenográfica.