Aconteceu no passado domingo (07), o “Brunch do Show do Mês”, o evento que juntou showistas nostalgicos, num ambiente de descontração, com música e com direito a degustação do referido Brunch.
A grande novidade do encontro, foi a aula de Dikanza, um instrumento popularmente conhecido como Reco-Reco. A Jorge Henriques Mulumba coube a missão de ensinar como se deve tocar correctamente o instrumento.
A iniciativa que teve bastante aderencia mereceu atenção muito além do evento, com destaque para Bonga Kwenda. A lenda do Semba e símbolo da consciência africana, que já havia elucidado em outra ocasião que o instrumento deve ser chamado correctamente por Dikanza, desta vez enalteceu a iniciativa tecendo palavras de encorajamento, “Perseverança, estão no bom caminho”, as quais, e em jeito de resposta, Yuri Simão apenas pediu a bênção ao Kota.
Sobre o instrumento
Classificado na categorias de instrumentos tradicionais angolanos, como um idiofone, a Dikanza é feita de madeira ou bambu e é constituído por uma base onde se efectuam corte feitos a serrote. Frequentemente utilizado para o Semba.