Bottles: Luy M testa popularidade com novo single

Bottles é o single que traz Luy M de volta ao movimento Hip Hop, após sete anos de interregno. Uma ausência que foi regida por tomada de decisões importantes para a vida pessoal e, por conseguinte vieram acompanhadas de “algumas responsabilidades junto de assuntos profissionais e acadêmicos”.

A medir a popularidade, o novo single já disponível nas plataformas de streaming, trouxe uma revelação importante para o rapper, o estatuto continua intacto. “Desde o lançamento da música, tive muitos elogios e quase crítica nenhuma, muita gente ouviu e partilhou ao mesmo passo que nas plataformas as pessoas foram fazendo dowloads, foram 1000 só em uma semana, considero isto como um feedback positivo, principalmente por ela estar a tocar na rádio sem promoção massiva ainda… balanço positivo”, confirma. 

Longe das lides, mas não do movimento, Luy M pôde de longe observar e acompanhar todas as mudanças e evoluções do Rap nacional. Esta fase lhe serviu de “encubadora” criativa para melhor projectar os próximos passos deste retorno, revela trazer novas sonoridades, “mas super conservador”, com uma abordagem um pouco complexa literalmente metafórica.

“Busco fazer o Rap que gostaria de ouvir, talvez por isso as pessoas vão achar o meu trabalho diferenciado” e, explica que não é tanto uma escolha manter o status, mas sim pela música, “uma necessidade quase fisiológica de criar. Sou um admirador da criação, acho que essa é a nossa porção divina”.

Bottles: Luy M testa popularidade com novo single

1. Sem medo c/ Guto,Yung D,Chief-k Coro: Loro Mance Prod: MG  
 2. Toda noite c/Chief-k Coro: Lendário smock Prod:Black Magic  
 3. Lambido c/Dread Killa  Prod:MG  
4. Conexão  c/ Lpjam Prod:Mg  
 5. Botlles  Prod:MG  
 6. Street Hustla Gang c/ Lenny P  Prod:MG  
 7. Voz do Povo c/ Rodex Coro: Jay Madd Prod: Das Ideias  
 8. Paz & Amor Prod:F.AGGMAN  
 9. Real Nigga Prod: Dealer Skillz

Bottles, (re)apresenta o MC de raiz que vai doravante trabalhar de forma independente, aspirando que os novos tempos lhe tragam novas conquistas e, é também a primeira promocional da próxima EP, que será lançada no próximo mês de Agosto e intitular-se-á “2.3.6” e cuja playlist é partilhada em primeira mão à Carga Magazine. 

“2.3.6” é um retrato de fortes momentos e emoções que o rapper vivenciou na “street” ao lado dos seus contemporâneos dos Xcomba, como popularmente é chamada a Avenida Comandante Valódia Ex Combatentes. “236 é o número do prédio onde vivi enquanto morador do Xcomba, é uma homenagem ao lugar que me viu crescer, e como retrato tudo isso na música achei oportuno dar este nome, foi lá onde tudo começou”, detalha. 

Bottles: Luy M testa popularidade com novo single

Afinal quem é Luy M?
Luy M ou Luy Porfírio, para os mais próximos, conta que começou a sua trajectória no Rap como qualquer pioneiro do Hip Hop… esteve no meios de grandes nomes do Hip Hop da nacional após regressar do Brasil, ainda como consumidor de “Rap carioca na Lapa Rio de Janeiro, colectânea Zoeira Hip Hop de 1999”.

Em 2001, de regresso à banda sagrada “Xcomba”, estudante do Colégio Patrícia Rossana, no auge dos seus 15 anos de idade, criou uma dupla com o Nigga Kuky aka Nedji Flow, participou em várias rodas de freestyle nas escola 147, IMIL Makarenco, deixando também “barras” nas rodas do Nzinga Mbamdi e Xkomba. “Momentos duros e de muita aprendizagem, conhece o Pacífico que na época lutava para trabalhar  na música  ai tudo começou. Tirei alguns  projectos e várias músicas soltas que deram início a minha carreira”, uma caminha que dá provas que não se trata propriamente um nome desconhecido.

Por outro lado, num passado mais recente, Luy M concretizou outros trabalhos de destaque, dos quais constam duas Mixtapes nomeadamente: “O Clássico” e outra colaborativa com Rep Boy. Esteve associado a produtora de Dji Tafinha e posteriormente participou na anual e aclamada mixtape NDDNHH, No dia D na hora H, do produtor DH.

as cargas mais recentes

Tributo ao Poeta Maior marca retorno do Duetos N’Avenida

há 1 ano
A retoma do projecto foi marcada pela diversidade e testemunhada in loco por uma plateia de 200 pessoas, que acorreram ao novo recanto ₋Memorial António Agostinho Neto‐, para se regalar com a dupla performance de Ângelo Reis, o “Poeta dos Pés Descalços” e Márcio Batalha.

Mister Brazuca aposta todas as “cartas” na carreira a solo

há 3 anos
Mids, agora Mister Brazuca, é uma das principais referências da dança em Angola, tendo conquistado o seu espaço como dançarino a solo e de seguida como integrante do grupo “The Groove”, onde também cantava.

Projecto que transformou pedonais em bibliotecas comunitárias vai se expandir pelo país

há 2 anos
As pontes do Camama, Benfica e do Rocha Pinto serão transformadas na semana que vem e já há livros para o Namibe, Huila e Kwanza Sul aguardam por mais doações.

Documentário sobre a génese dos Racionais MC’s chega à Netflix

há 2 anos
A produção vai contar em detalhes como Ice Ble, Mano Brown, KL Jay e Edi Rock deram início ao mais bem sucedido projecto de Rap brasileiro, até então.

Adele lidera a lista de álbuns femininos mais vendidos de todos os tempos

há 2 anos
Adele detêm o record com o álbum “21”, com um total de 4.22 milhões de unidades vendidas.

FLASHBACK – Hip Hop VS House Music

há 3 anos

BNG ultimam preparativos do álbum de estreia

há 2 anos
BNG é um grupo que, há cinco anos, procura introduzir no Rap angolano um “novo” modelo de rimas baseadas em laços de amizade.

Together At Home, house concert do Global Citizen transmitido em live streaming

há 3 anos
Organizado em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a curadoria foi feita em colaboração com a cantora Lady Gaga, arrecadou 127,9 milhões de dólares durante o evento.

Megga Skills apresenta `Show Time Collection´

há 3 anos
O projecto musical foi apresentado com o vídeo da faixa `Tá Doce´. A música promocional é igualmente uma introdução oficial da label também denominada Show Time Collection, do rapper angolano Megga Skills.

Rapper Mota Jr encontrado morto

há 3 anos
O rapper português Mota Jr foi encontrado morto segunda-feira, mas apenas ontem (terça-feira) o corpo foi identificado, pelo facto de estar em elevado estado de decomposição.

Rapper e dj português morto à facada por ajuste de contas

há 2 anos

IZA: “As pessoas hoje me conhecem melhor por causa do «The Voice Brasil»”

há 3 meses

Mwana Afrika: “A Trace quer combater todos os estereótipos criados pela mídia convencional. E estou no canal para contribuir nisso”

há 3 anos

Anime sobre o rapper XXXTENTACION poderá ser lançado brevemente

há 2 anos
O lançamento do novo anime foi noticiado por diversas páginas de rap internacionais, mas até ao momento nada foi confirmado oficialmente.

MOVART: Galeria de arte contemporânea africana chega a Lisboa com `AIR IHOSVA´ de Ihosvanny

há 2 anos
O projecto nascido em 2015, e que em 2017 se tornou a primeira galeria comercial a surgir em Angola, abre em Portugal com trabalhos inéditos de Ihosvanny, um artista de origem angolana que é representado pela MOVART desde a sua fundação.

JAY-Z volta a aumentar a fortuna após vender Tidal ao fundador do Twitter

há 2 anos