Bruno Fernando também tem o rosto no Hall of Fame dos melhores jogadores da história da Maryland University

Todos nós sabemos que o basquetebolista de 24 anos é o primeiro angolano a jogar na NBA. O que provavelmente poucos sabem é que o rosto de Bruno Fernando está na parede do Hall Of Fame das lendas daquela universidade, de onde saiu para os Atlanta Hawks, através do Philadelphia 76ers, como a 34ª escolha geral no Draft da NBA de 2019.

Pelos Atlanta Hawks, o poste jogou duas temporadas, depois representou os Boston Celtic. Actualmente actua no Houston Rockets.

O que terá levado Maryland University a colocá-lo no Hall Of Fame?

Bruno Fernando estreou em Maryland no dia 10 de Novembro de 2017 contra Stony Brook. Saindo do banco e apontou dez pontos, resultante de  dois ressaltos, uma assistência, um bloqueio e um roubo de bola em 13 minutos.

Foi nomeado o Novato da Semana da Big Ten em 8 de Janeiro de 2018, depois de registar 17 pontos e 11 ressaltos contra Penn State e 21 pontos em uma vitória por 91-73 contra Iowa.

Teve uma forte temporada de calouro com médias de 10,3 pontos, 6,5 ressaltos e 1,2 bloqueios. Após a temporada, Bruno declarou-se para o Draft da NBA de 2018 e participou do Draft Combine naquele mesmo ano, mas se retirou do draft e voltou para Maryland.

Na sua última temporada universitária, jogou em 34 jogos e teve médias de 13.6 pontos, 10.6 ressaltos e 1.9 bloqueios.

A carreira profissional

Atlanta Hawks (2019–2021). O basquetebolista foi seleccionado pelo Philadelphia 76ers como a 34ª escolha geral no Draft de 2019. Foi o primeiro angolano a ser seleccionado no Draft da NBA. Depois  foi trocado com o Atlanta Hawks. Em julho de 2019, os Hawks anunciaram a assinatura do seu contrato.

Em 24 de outubro de 2019, Fernando estreou-se na NBA, saindo do banco na vitória por 117-100 sobre o Detroit Pistons e registando sete pontos, três ressaltos e duas assistências.

Fernando foi encaminhado para a equipa afiliada dos Hawks na G-League, o College Park Skyhawks, em 25 de Novembro e fez a sua estreia na G-League nessa mesma noite.

Alguma baixa na carreira

Bruno Fernando teve que perder vários jogos em janeiro de 2020, devido à morte da mãe. Desde o dia 7 de Agosto de 2021, foi negociado com o Boston Celtics em uma troca de três equipas, que também envolveu o Sacramento Kings.

as cargas mais recentes

Banda-relâmpago volta a despertar rock angolano com obra “arrepiante”

há 2 anos
Downstairs to Somewhere é um projecto colaborativo de rock que existe há menos de quatro meses. Após estrear-se com o single “Its Not About You”, a banda-Relâmpago suportada por Tipo Stereo e Manel Kavalera “Mankav” volta hoje à ribalta com mais uma obra “arrepiante” e anuncia trabalhos em carteira.

Matias Damásio homenageia médicos em novo single

há 2 anos
Intitulada “Guardiões da Vida”, a música serve para homenagear os profissionais de saúde de todo mundo que tudo fazem para conter a pandemia do Covid-19. Em breve será gravado o seu vídeo clipe e quem estiver interessado a fazer parte do mesmo basta enviar um curto vídeo amador.

Fela Kuti, pioneiro do Afrobeat, nomeado ao Rock and Roll Hall of Fame

há 2 anos

Banda Prontidão homenageia Luanda

há 2 anos
Dia 31 de Janeiro (domingo) será um dia especial para música angolana, particularmente para nova geração de artistas. A data ficará marcada pelo primeiro concerto ao vivo da Banda Prontidão.

Snoop Dogg “Regressa à Death Row” com novo álbum

há 8 meses
Anunciado para 13 de Fevereiro de 2022, a obra intitula-se Bacc On Death Row e foi projectada durante o seu mandato na poderosa gravadora, em meados dos anos 90.

`Ar Condicionado´ chega às telas angolanas

há 2 anos
O filme angolano `Ar Condicionado´ foi seleccionado para o `We Are One: A Global Film Festival´, festival de cinema online gratuito em todo mundo através do youtube, de 29 de Maio a 7 de Junho.

Mamy é convidada a participar da pré-conferência internacional sobre activismo em África

há 1 ano
A rapper angolana levará amanhã a debate fundamentos sobre o exercício da liberdade de expressão por meio da música engajada, mais concretamente o “rap revolucionário”.

A partir de agora filmes angolanos passarão a ser premiados com até 13 milhões de Kwanzas

há 1 ano

Cientista angolano é homenageado e ganha bolsa de estudo

há 2 anos
O Ministério da Juventude e Desportos distinguiu o jovem cientista angolano, Valdemar Tchipenhe, com um Diploma de Mérito, pela a sua dedicação e entrega no projecto humanitário de montagem de laboratórios de Biologia Molecular, que contribuem para prevenção e combate à Covid-19.

Modo Prodígio: Iraquiano disponibiliza terceira mixtape

há 7 meses
Neste seu terceiro projecto a solo, o rapper traz rimas por cima do Boom Bap, Trap e Drill. Com 11 faixas musicais e instrumentais inéditos, ‘Modo Prodígio’ não só faz alusão a Pro2da como rapper favorito de Iraquiano, mas também traz uma faixa exclusivamente dedicada ao ídolo, a par de outras dedicadas à família, com destaque para a sua falecida Avó e a sua Irmã.

Sabia que hoje é considerado o Dia Mundial da Dança?

há 2 anos
Institucionalizado pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO em 1982, o Dia Mundial da Dança é celebrado na data de nascimento do bailarino e mestre de bailado Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna.

Saiba quem são os artistas mais bem pagos da década

há 1 ano
Na última década, no período entre 2011 e 2020, os artistas mais bem pagos, segundo a avaliação da revista, após ter reunido publicações anuais da Forbes, Beyoncé, Diddy, Elton John, Taylor Swift e Dr. Dre são os mais bem pagos do mundo.

Tributo a Filipe Mukenga é transmitido amanhã no programa ‘Ao Vivo’

há 1 ano
Na semana do seu aniversário, Filipe Mukenga dá voz ao programa ‘Ao Vivo’ do Zap Viva. Originalmente exibido no dia 15 de Janeiro, a edição protagonizada por uma das maiores vozes da música nacional, será reemitida amanhã, dia 11 de Setembro.

Músicos do Reino Unido “vergonhosamente reprovados”

há 2 anos
Os músicos do Reino Unidos sentem-se “envergonhados” porque o governo decidiu abandonar a União Europeia, no passado dia 31 de Dezembro, sem ter acautelado um esquema de isenção que permitisse aos artistas britânicos viajarem pelos países europeus sem a necessidade de vistos, cadernetas e autorizações de trabalho.

Arquivo Mestre: Primeira exposição individual de Januário Jano está patente em Frankfurt e pode ser vista até Agosto

há 1 ano
Patente desde o passado dia 18 de Maio, `Arquivo Mestre´ é a primeira exposição individual do artista Januário Jano na Alemanha, em exibição na galeria JeanClaude Maier em Frankfurt até ao dia 14 de Agosto.

Dj Lutonda disponibiliza álbum “Chapada Sem Mão”

há 2 anos
Dj Lutonda disponibilizou ontem, o álbum” Chapada sem mão” em todas as plataformas digitais e, conta com 13 faixas musicais.