Cantor de Afrobeat lidera intenções de voto nas eleições presidenciais do Uganda

Quando o actual chefe de estado chegou ao poder, o cantor de Afrobeat tinha 4 anos, agora Bobi Wine se tornou na maior ameaça do presidente Yoweri Museveni, de 75 anos, por ser fortemente apoiado pelos jovens, que constituem a maior franja daquele país.

Os eleitores foram às urnas hoje, depois de um clima tenso-redes sociais do WhatsApp, Twitter e Facebook bloqueadas e a Internet inoperacional por dois dias.

No meio deste ambiente todo, o músico ugandês de 38 anos tentará encerrar, através das eleições, o reinado do presidente Museveni, que desde 1986 lidera o país.

Como estrela da música pop local e de países vizinhos, Bobi decolou no início da década, com músicas de sarcasmo, crítica e denúncia públicas. Dedica-se ao Afrobeat, misturado de Rap, Reggae e Jazz. Basta recordar o hit “Filthy Rich” (podre de rico), em que satiriza a elite do seu país.

O auge do estrelato veio em 2016, com o convite para compor uma música para a trilha de “Rainha de Katwe”, produção da Disney sobre uma jovem pobre de Uganda que se torna campeã de xadrez, com a actriz Lupita Nyongo no elenco.

Sempre de boina vermelha, que declara ser um símbolo de resistência inspirado em Che Guevara e revolucionários africanos, Bobi lançou-se como candidato a presidente do país da África central, à frente do movimento People Power (força do povo).

É caloiro na política. No Parlamento do Uganda, onde é deputado desde 2017, Bobi Wine é Robert Kyagulanyi Ssentamu. Mas na política utiliza o seu nome artístico. Converteu-se para activista político, deputado independente (sem filiação partidária) e presidenciável.

Wine vê-se como líder de um movimento da juventude ugandesa contra uma “cleptocracia”. “O regime de Museveni é corrupto e dilapidou os cofres públicos. Não há império da lei, não há democracia e não há respeito aos direitos humanos”, afirma o cantor.

Sua campanha atraiu várias multidões formadas sobretudo por jovens, que fazem os 50%, da população desempregada e sub-empregada.

as cargas mais recentes

Live no Kubico considerado melhor programa musical de TV de 2020

há 2 semanas
O espectáculo de tv organizado pela TPA e Platina Line ultrapassou o Show do Mês, Bar da Luandina e E-Kwanza BAI e ficou considerado o Melhor Programa Musical de TV de 2020 nos prémios Angola Comunica.

Morreu Serginho Trombone

há 1 ano
O artista era tido como um dos instrumentistas mais importantes da Música Popular Brasileira.

ZAP dá Carga no Apoio às Instituições Caridosas em tempos de COVID-19

há 12 meses
Com o avanço global do COVID 19, a ZAP tem vindo a tomar as medidas necessárias para apoiar as Instituições apadrinhadas pelo projecto de responsabilidade social VIDAS ZAP, na prevenção e não propagação do Vírus.

Lupe Fiasco afirma ser melhor liricista do que Kendrick Lamar

há 7 meses
Lupe Fiasco afirmou que é mais liricista de melhor do que Kendrick Lamar numa série de tweets. A sequência surgiu após um fã questionar quem dos dois era o melhor. Depois que o tweet ganhou atenção significativa, quando Lupe declarou ser “melhor liricista, mas não melhor artista que Kendrick”.

Don Kikas: “A música tradicional devia ter um lugar intocável para não perdermos a matriz”

há 7 meses
O músico está a celebrar 25 anos de carreira e na próxima semana vai protagonizar um grande espectáculo, no Capitólio, em Lisboa. Em entrevista à Carga, apresentou o alinhamento artístico e aproveitou para falar sobre suas ambições e que gostaria de ter conseguido ao longo dos 25 anos, para além de descrever o actual estado do Kizomba.

Músicos brasileiros expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras

há 3 meses
O Ministério da Defesa do Brasil expulsou dois rappers da corporação. Big Bllakk, tido como uma das vozes promissoras do rap brasileiro, e Patriick, da Facção Poética, foram expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras.

Wizkid lança o “melhor álbum da sua carreira” com participações de luxo

há 6 meses
O novo álbum de Wizkid já é dos primeiros mais ouvidos da Apple Music da Nigéria. Intitula-se ‘Made in Lagos’, e traz participações de Burna Boy, Damien Marley e H.E.R., entre outras.

Mike Tyson vai doar os 10 milhões de dólares que lucrou do regresso aos ringues

há 4 meses
A confirmação foi feita antes mesmo do combate em entrevista ao TMZ, apontando que o dinheiro “irá para várias instituições de caridade”.

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

há 11 meses
Nunca o chavão “a dificuldade aguça a criatividade” fez tanto sentido como actualmente. O trabalho remoto tornou-se o novo normal, e reinventar, a palavra de ordem. No meio disto tudo, há famílias resguardadas em casa para se proteger e tentar travar o avanço da pandemia e outras que têm de escolher, entre escapar a doença ou passar por necessidades, para estas, a “entreajuda” se fez chegar na linha da frente com os “heróis” de microfone na mão.

Cinema no sete e meio “migra” para o digital

há 11 meses
Hoje na tertúlia sobre cinema, Miguel Hurst e Orlando Sérgio conversam com Dorivaldo Fernandes Cortez, Ery Claver e Mawete Paciência e vão discorrer sobre o tema “Novas tendências do cinema em Angola”.

Actor de 39 anos é baleado em público em Portugal

há 9 meses
Bruno Candé de 39 anos foi assassinado ontem em plena luz do dia, em Lisboa, presumivelmente por outro indivíduo de 80 anos. O actor pertencia à companhia de teatro Casa Conveniente.

Star One Rapper & Caro Kelson: a dupla que está a invadir grupos de WhatsApp

há 3 meses
A dupla já lançou um EP. A obra intitula-se “Noites Em Claro” está disponível nas principais plataformas digitais e, brevemente, estará também no SoundCloud e Spotify. Os dois amigos surgem como uma lufada de ar fresco para o trap angolano, porque cada um tem a sua particularidade.

Anitta revela que foi vítima de estupro aos 14 anos

há 4 meses
A artista conta ainda que durante muitos anos conviveu com o drama, por achar que a culpa era sua, pois, foi ela quem sugeriu ao agressor sexual que se isolassem para um local a escolha deste, por medo de que fosse acontecer o pior.

Produtora de Big Nelo vence concurso público do hino da Independência

há 10 meses
A Karga Eventos, produtora do músico e empresário Big Nelo, foi apresentada, esta terça-feira, como a vencedora do concurso público para a composição do hino das celebrações dos 45 anos da Independência de Angola.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente esclarece contrato dos 148,3 milhões

há 8 meses
À revista Carga, o Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) esclareceu, como aconteceu a suposta fraude financeira de 148,3 milhões de Kwanzas que envolve a Karga Eventos, empresa do músico Big Nelo.

Concurso para atribuição de bolsas de estudos nas áreas da Música e Artes Cénicas encerra dia 9 de Novembro

há 7 meses
No âmbito do projecto da União Europeia Procultura, o Camões, I.P. anuncia a publicação de um convite em duas fases à apresentação de propostas de projecto que tenham por objectivo criar emprego durável e rendimento sustentável nos setores da música, artes cénicas e literatura infantojuvenil nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.