Cantor de Afrobeat lidera intenções de voto nas eleições presidenciais do Uganda

Quando o actual chefe de estado chegou ao poder, o cantor de Afrobeat tinha 4 anos, agora Bobi Wine se tornou na maior ameaça do presidente Yoweri Museveni, de 75 anos, por ser fortemente apoiado pelos jovens, que constituem a maior franja daquele país.

Os eleitores foram às urnas hoje, depois de um clima tenso-redes sociais do WhatsApp, Twitter e Facebook bloqueadas e a Internet inoperacional por dois dias.

No meio deste ambiente todo, o músico ugandês de 38 anos tentará encerrar, através das eleições, o reinado do presidente Museveni, que desde 1986 lidera o país.

Como estrela da música pop local e de países vizinhos, Bobi decolou no início da década, com músicas de sarcasmo, crítica e denúncia públicas. Dedica-se ao Afrobeat, misturado de Rap, Reggae e Jazz. Basta recordar o hit “Filthy Rich” (podre de rico), em que satiriza a elite do seu país.

O auge do estrelato veio em 2016, com o convite para compor uma música para a trilha de “Rainha de Katwe”, produção da Disney sobre uma jovem pobre de Uganda que se torna campeã de xadrez, com a actriz Lupita Nyongo no elenco.

Sempre de boina vermelha, que declara ser um símbolo de resistência inspirado em Che Guevara e revolucionários africanos, Bobi lançou-se como candidato a presidente do país da África central, à frente do movimento People Power (força do povo).

É caloiro na política. No Parlamento do Uganda, onde é deputado desde 2017, Bobi Wine é Robert Kyagulanyi Ssentamu. Mas na política utiliza o seu nome artístico. Converteu-se para activista político, deputado independente (sem filiação partidária) e presidenciável.

Wine vê-se como líder de um movimento da juventude ugandesa contra uma “cleptocracia”. “O regime de Museveni é corrupto e dilapidou os cofres públicos. Não há império da lei, não há democracia e não há respeito aos direitos humanos”, afirma o cantor.

Sua campanha atraiu várias multidões formadas sobretudo por jovens, que fazem os 50%, da população desempregada e sub-empregada.

as cargas mais recentes

Snoop Dogg “ataca” Kanye West

há 2 dias
Se referindo aos diversos tweets de West, que vão desde discursos reais e sinceros sobre saúde mental até problemas com Drake, o rapper deixou um recado e ainda deu um conselho sincero a Kanye.

Don Kikas: “A música tradicional devia ter um lugar intocável para não perdermos a matriz”

há 4 meses
O músico está a celebrar 25 anos de carreira e na próxima semana vai protagonizar um grande espectáculo, no Capitólio, em Lisboa. Em entrevista à Carga, apresentou o alinhamento artístico e aproveitou para falar sobre suas ambições e que gostaria de ter conseguido ao longo dos 25 anos, para além de descrever o actual estado do Kizomba.

Cinema no sete e meio “migra” para o digital

há 8 meses
Hoje na tertúlia sobre cinema, Miguel Hurst e Orlando Sérgio conversam com Dorivaldo Fernandes Cortez, Ery Claver e Mawete Paciência e vão discorrer sobre o tema “Novas tendências do cinema em Angola”.

Yuri da Cunha festeja aniversário com Show em Portugal

há 5 meses
O Casino Estoril (Portugal) será palco do grande show de Yuri da Cunha, dia 13 de Setembro (Domingo), em comemoração do seu 40 º aniversário.

LAASP reabre agenda cultural com a peça teatral `Meu Telefone, Nossa Privacidade´

há 1 semana
`Meu Telefone, Nossa Privacidade´ é o espectáculo teatral que vai reabrir o ano cultural da LAASP, no dia 23 de Janeiro, pelas 18 horas, apresentado pelo grupo Jovens da Mulemba e dirigido por António Kapangu.

Phay Grand O Poeta pondera parar de cantar

há 4 meses
O rapper dificilmente cede entrevistas, e nem sequer tem páginas no Facebook ou YouTube, mas aceitou o desafio do Show Time, para falar sobre os seus hits, considerados hinos do Rap nacional e do que depende o futuro da sua carreira.

Kanye West acusado de “desrespeitar o Islão” com a sua colecção de ténis

há 5 meses
Yeezy Boost 350 v2 tornou-se tão popular que a Adidas não consegue desistir dele. Mantém a popularidade sem esforço, através dos anos e ganhou muitos modelos novos como a Asriel, que será apresentado oficialmente dentro de dias e que está a ser acusado de desrespeitar o Islão.

Yola Semedo anuncia novo EP

há 10 meses
A obra contará com cinco a seis músicas inéditas. Sem revelar a data de lançamento e nem o título, garante que sai ainda este ano.

50 cent recusou 1 milhão de dólares para aparecer na campanha de Trump

há 2 meses
Ao The Breakfast Club, o artista confessou que ganhou interesse em Trump após lhe ter sido proposto os valores, e não pelas políticas fiscais. Mas sublinhou que estava consciente de que votaria em Joe Biden.

Álbum colaborativo de Prodígio e Paulo Flores já está a caminho

há 6 meses
Prodígio e Paulo Flores vêm de estilos e gerações diferentes, mas ambos traduzem nas suas canções os interesses e os sentimentos de um povo.

Guitarra de Kurt Cobain leiloada com valor inicial de 1 milhão de dólares

há 7 meses
A guitarra que Kurt Cobain usou no mítico MTV Unplugged, em 1993, entra hoje no segundo e último dia de leilão com um valor base de 1 milhão de dólares, equivalente a 59 milhões 671 mil e 400 Kwanzas. A cerimónia decorre em Beverly Hills, Los Angeles e é transmitido online no site “Julien”.

Lizzy Dreamz apresenta “Estado de Emergência”

há 10 meses
Tendo em conta a actual crise que se vive em função do Covid-19, o rapper Lizzy e o Site Cenas Que Curto lançam a EP Quarentena.

Proletário reedita “Scania 111” para o novo disco

há 5 meses
O músico Proletário prepara para o final do ano apresentação do seu segundo trabalho discográfico, intitulado “Carolina do Ebo”, onde se destaca o sucesso “Scania 111” numa nova roupagem.

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 8 meses
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.

#TheShowMustBePaused: Indústria da música paralisada

há 8 meses
A paralisação de apoio ao “Black Lives Matters” já começou a ter efeito em outras latitudes. Por aqui vários são os nomes da música que vão postando imagens nas redes sociais em sinal de apoio ao protesto contra a morte de George Floyd.

Cantora Naya Rivera está desaparecida

há 7 meses
A cantora norte-americana Naya Rivera, de 33 anos, está desaparecida desde quarta-feira, após alegadamente ter ido dar um passeio de barco com o filho de quatro anos, Josey, no Lago Piru, no condado de Ventura, na Califórnia.