Cantor de Afrobeat lidera intenções de voto nas eleições presidenciais do Uganda

Quando o actual chefe de estado chegou ao poder, o cantor de Afrobeat tinha 4 anos, agora Bobi Wine se tornou na maior ameaça do presidente Yoweri Museveni, de 75 anos, por ser fortemente apoiado pelos jovens, que constituem a maior franja daquele país.

Os eleitores foram às urnas hoje, depois de um clima tenso-redes sociais do WhatsApp, Twitter e Facebook bloqueadas e a Internet inoperacional por dois dias.

No meio deste ambiente todo, o músico ugandês de 38 anos tentará encerrar, através das eleições, o reinado do presidente Museveni, que desde 1986 lidera o país.

Como estrela da música pop local e de países vizinhos, Bobi decolou no início da década, com músicas de sarcasmo, crítica e denúncia públicas. Dedica-se ao Afrobeat, misturado de Rap, Reggae e Jazz. Basta recordar o hit “Filthy Rich” (podre de rico), em que satiriza a elite do seu país.

O auge do estrelato veio em 2016, com o convite para compor uma música para a trilha de “Rainha de Katwe”, produção da Disney sobre uma jovem pobre de Uganda que se torna campeã de xadrez, com a actriz Lupita Nyongo no elenco.

Sempre de boina vermelha, que declara ser um símbolo de resistência inspirado em Che Guevara e revolucionários africanos, Bobi lançou-se como candidato a presidente do país da África central, à frente do movimento People Power (força do povo).

É caloiro na política. No Parlamento do Uganda, onde é deputado desde 2017, Bobi Wine é Robert Kyagulanyi Ssentamu. Mas na política utiliza o seu nome artístico. Converteu-se para activista político, deputado independente (sem filiação partidária) e presidenciável.

Wine vê-se como líder de um movimento da juventude ugandesa contra uma “cleptocracia”. “O regime de Museveni é corrupto e dilapidou os cofres públicos. Não há império da lei, não há democracia e não há respeito aos direitos humanos”, afirma o cantor.

Sua campanha atraiu várias multidões formadas sobretudo por jovens, que fazem os 50%, da população desempregada e sub-empregada.

as cargas mais recentes

Consultor do ‘Bohemian Rhapsody’ declara-se contra a sequência do filme

há 1 ano
Lançado em 2018, a cinebiografia da estrela do rock Fredy Mercury obteve elogios da crítica e do público e arrecadou 903,7 milhões contra os 55 milhões investidos. Além disso, arrebatou quatro estatuetas do Óscar 2019, incluindo o prêmio de Melhor Actor, mas o amigo do vocalista dos Queen não quer que o filme tenha sequência.

Software Carnal: Nova obra poética de José Luís Mendonça chega aos leitores dia 30 de Setembro

há 1 mês
Com apresentação crítica de Fátima Fernandes e a palavra da leitora de Conceição Neto, o evento terá como mestre de cerimônia, Djanira Barbosa, e será também palco de poesia e canto dedilhado nas cordas da viola de Wilmar Nakeni, Lala e Pedro Bélgio.

Mantorras lembra a vida no Benfica: “Operaram-me o que eu não tinha”

há 6 meses
Numa altura em que se assinala 20 anos da sua chegada ao Benfica, o ex-atleta angolano lembrou, com tristeza, que foi submetido a intervenção cirúrgica errada.

Festival Sons do Atlântico revisita actuações épicas da 7°edição

há 10 meses
Sábado dia 12 de Dezembro as 22:00, poderá rever as grandes actuações deste espetáculo que contou com um público de cerca de 40.000 pessoas, a vibrar em uníssono com artistas em ascenção, artistas angolanos consagrados e estrelas internacionais.

A’mosi Just A Label disponibiliza ‘Dinâmica Mecânica’

há 2 anos
‘Mechanical Dynamics’ estabelece um diálogo em áudio individual e conta com a parceria de Tony Cassanelli e poderá fazer parte dos próximos projectos de A’mosi.

John Travolta decide dar pausa à carreira

há 1 ano
Após a imprensa internacional avançar com a notícia sobre a morte da esposa do actor, Travolta recorreu às redes sociais para homenagear a companheira de longa data e agradeceu às instituições e equipas médicas que a acompanharam durante todo o processo.

Dupla Zeze Di Camargo e Luciano a beira do fim

há 11 meses
Os sinais aumentaram nos últimos meses após Luciano lançar carreira solo gospel.

Já podemos viajar nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie”, o oitavo álbum de Bob da Rage Sense

há 1 ano
O novo álbum de Bob Da Rage Sense chegou hoje, às plataformas digitais. Em dia de celebração de “Star Wars” a saga de George Lucas, Bob, fã acérrimo da obra, edita o seu oitavo álbum, propositadamente intitulado “As Aventuras de Robbie Wan Kenobie” .

Música ‘Old Town Road’ de Lil Nas X agora tem certificado de diamante

há 12 meses
A Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) anunciou que o hit ‘Old Town Road’, agora foi certificado como Diamante. E é a música mais rápida da história a alcançar a certificação.

Gilmário Vemba fala do seu futuro no cinema

há 2 anos

Eddy Tussa solidário com artistas

há 1 ano
O espectáculo acontece a partir das 17 horas de hoje e o cantor far-se-á acompanhar de Yuri da Cunha. Designado “Show Live de Solidariedade aos Artistas”, o mesmo será transmitido no Facebook, Instagram e YouTube.

Fernanda René e Mateus Esteita entre as 100 personalidades afro-descendentes mais influentes do mundo em 2021

há 2 semanas
A ambientalista Fernanda René e o escritor e engenheiro Mateus Esteita foram reconhecidos pela MIPAD da ONU, pelos seus contributos em prol do meio ambiente, figurando, desta forma, entre as 100 pessoas de ascendência africana mais influentes do mundo este ano.

Kanye West revela que decidiu concorrer para impedir que Biden vença Trump

há 1 ano

Tribunal impede Artur de Almeida e Silva de tomar posse por suspeita de fraude

há 11 meses
O presidente reeleito da Federação Angolana de Futebol, Artur de Almeida e Silva, está impedido de tomar posse. Em causa está um despacho do Tribunal Provincial de Luanda que resulta da instauração de um processo, indiciando-o no crime de fraude.

James Harden é melhor jogador que Michael Jordan, Kob Bryant e Lebron James, diz Charles Barkley

há 7 meses

Conceito Hospitality regressa no próximo Show do Mês Live ao som de Dom Caetano e Lulas da Paixão

há 3 meses
O designado `Hospitality´ consiste em receber o público num espaço aberto, o acto visa também criar um momento de interação entre os presentes, aumentando as opções de convívio para as famílias e amigos.