Catálogo musical de Aaliyah não chegará tão cedo às plataformas de streaming

Após anunciar o lançamento de um canal oficial no Youtube, equipa de Aaliyah recua e comunica em nota que “não têm acesso ao acervo musical da artista”.

A alegria dos fãs da íconica artista durou pouco, a novidade sobre o lançamento do canal de Youtube foi dada em Dezembro e, trouxe esperança, que agora se revelou vã para aqueles que há muito aguardam pelas músicas nos serviços de Streaming.

A mesma sensação já foi sentida em 2019 quando foi erguida uma estatua de cera da falecida cantora no Madame Tussauds Wax Museum, o mundo pensou que com a honra viria toda a música de Aaliyah, mas isso não aconteceu.

Num longo comunicado, a equipa da cantora lamentou o facto da propriedade intelectual de Aaliyah estar envolta de muitas disputas:

“Devemos reconhecer que esses assuntos não estão sob nosso controle e, infelizmente, levam tempo”, diz a postagem. “A nossa incapacidade de compartilhar a música e a arte de Aaliyah com o mundo tem sido tão difícil para nós quanto para todos vocês. Nossa prioridade sempre foi e continuará a ser as músicas de Aaliyah. Apesar de não termos todo espeólio de Aaliyah, continuaremos a lançar projectos únicos e emocionantes para manter o legado e a luz de Aaliyah brilhando”.

A estrela de R&B que morreu em um acidente de avião em 2001 com apenas 22 anos de idade, nunca apareceu legalmente em serviços de streaming – e continua sendo indiscutivelmente o catálogo mais popular a não fazê-lo, já que todos os três de seus álbuns foram certificados com platina dupla e teriam acumulado números muito maiores se dois deles não estivessem essencialmente indisponíveis desde o advento de streaming. 

Aaliyah lançou três álbuns: “Age Ain’t Nothing But a Number” em 1994,  “One in a Million” em 1996 e Aaliyah em 2001, todos eles sob alçada da Blackground Records. Um álbum póstumo foi anunciado mas nunca chegou a se concretizar diante de várias desavenças entre a família e a mesma gravadora pertencente ao tio de Aaliyah, Barry Hankerson, que tem impedido a difusão do repertório já conhecido e inédito nas últimas duas décadas.

as cargas mais recentes

Mia Couto infectado com o novo Coronavírus

há 5 meses
O escritor moçambicano está sob isolamento domiciliar e alerta para as implicações profundas do Covid-19, apelando para o cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias.

Morreu Sean Connery, actor do “Agente 007” e “O Nome da Rosa”

há 8 meses
Sean Connery é considerado o actor que melhor interpretou o Agente 007 da saga James Bond. O escocês protagonizou o filme por seis vezes. Morreu esta noite aos 90 anos, em Nassau, Bahamas.

Formiga: Trajectória da jogadora será contada em documentário

há 6 meses
A história da recordista mundial, será adaptada aos cinemas, num projecto que conta com o roteiro e direcção da cineasta Taís Amordivino.

Nova Energia distingue “Doutores” da música

há 6 meses
Os músicos Joãozinho Morgado (Percussão), Boto Trindade (Guitarra) e Teddy Nsingui (Guitarra) foram homenageados sábado, no encerramento da sétima temporada do Show do Mês.

Apesar do sucesso, nenhum músico angolano integra a lista dos 20 mais ricos de África

há 1 mês
A selecta lista possui cinco diferentes nacionalidades e é dominada pelos nigerianos, com 13 artistas, e liderada pelo senegalês Youssu N’dour, que acumula um património líquido de 145 milhões de dólares, seguido pelo seu compatriota Akon.

Revista científica abre edição exclusiva para Rap

há 10 meses
Esta semana, a revista científica brasileira “Convergência Crítica” fomenta acções para perceber a ligação entre o Rap e a pesquisa científica, que vai culminar com abordagens sobre o Rap e o activismo político em Angola e Moçambique.

Filme sobre Murais da Leba disputa Grande Prémio de Cinema Brasileiro

há 1 ano
O filme torna-se assim no primeiro realizado em África a entrar no circuito comercial de cinema brasileiro. Intitulado ‘As Cores da Serpente’, a longa-metragem narra o desafiante processo artístico dos jovens grafiteiros sobre os Murais da Leba.

Guitarra de Kurt Cobain torna-se a mais cara da história

há 12 meses
A guitarra utilizada por Kurt Cobain na gravação do célebre álbum “Unplugged” dos Nirvana, em 1993, foi leiloada este sábado, nos EUA, por seis milhões de dólares, feito nunca antes atingido por uma guitarra.

Madrugada: Né Gonçalves disponibiliza amanhã o segundo single instrumental

há 2 meses
Madrugada é o segundo “aperitivo” antes do álbum, caracterizado como um Smooth Jazz ou mesmo Jazz Contemporâneo, combinado com o ritmo afro-cubano onde o piano e o baixo acústico também marcam presença.

“Let’s Go Crazy: The Grammy Salute To Prince” transmitido na TV

há 1 ano
Quatro anos após a morte de Prince, o concerto de homenagem ao músico que juntou, na cerimónia deste ano dos Grammys, vários nomes do rock e da pop foi transmitido na televisão norte-americana.

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 11 meses
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

Álbum de Paulo Flores e Prodígio é o 23° Melhor Álbum de Portugal

há 6 meses
Bênção e a Maldição foi lançado em Novembro deste ano e ocupa o vigésimo terceiro lugar na lista dos melhores álbuns de Portugal lançados em 2020, numa selecção de 50 trabalhos, de acordo com Blitiz.

Cultura nacional contará com frequência radiofónica exclusiva

há 2 semanas
Recatalogada como prioridade pelo Presidente do Conselho de Administração, Pedro Cabral, a iniciativa que está prestes a ser concretizada, já é tida como um projecto “muito bem conseguido” e aguardado com expectativa por profissionais do ramo.

Conheça as surpresas do Festival Internacional de Jazz da Cidade do Cabo edição 2020

há 1 ano
O quarto maior evento de Jazz do mundo e o primeiro do continente africano, traz para a vigésima primeira edição uma diversidade de vozes. Nomes como Lira, Lady Zamar e o rapper norte-americano Earl Sweatshirt vão juntar-se a veteranos do Jazz.

Anna Joyce, Preto Show e NGA nomeados para o MTV Africa Music Awards

há 6 meses
Anna Joyce, Preto Show e NGA representam a música angolana no MTV Africa Music Awards, concurso de celebração da música popular africana.

DJ Malvado: “Os lives têm ajudado, mas as festas com o calor e a vibração humana fazem parte da inspiração do artista no show”

há 6 meses
A comemorar 28 anos de carreira, Malvado, revela numa breve entrevista com a Carga, qual é o elixir para a longevidade da carreira e vaticina que “quando és original e tens identidade as coisas fluem muito melhor”.