Catchupa Factory cria portal “Family Matters” para divulgação de fotografia Africana contemporânea

Como muitas organizações e indivíduos ao redor do mundo, o impacto do Covid-19 proporcionou um momento de reflexão e nos forçou a reinventar a forma como abordamos a fotografia e, em particular, a educação fotográfica. Foi nesse contexto que surgiu o “Family Matters” uma iniciativa da plataforma cabo-verdiana AOJE/Catchupa Factory, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, apoio do Camões – Cooperação Portuguesa (Cabo Verde), Goethe Institut-Angola, Centro Cultural Moçambicano Alemão (Moçambique) e Epson (Portugal), que tem o colectivo cultural Pés Descalços como parceiro em Angola.

“Family Matters” tem como objectivo arrecadação de fundos através da venda de impressão de fotos, destinando os fundos de imediato aos artistas e fotógrafos envolvidos. Toda a renda das vendas será direcionada para um fundo de emergência que será distribuído igualmente entre todos os participantes.

Catchupa Factory cria portal “Family Matters” para divulgação de fotografia Africana contemporânea

Com preços de impressão bastante acessível, a ideia é incentivar as vendas e tornar o projecto acessível ao grande público. Pretende-se também incentivar coleccionadores novos e emergentes, galerias, museus a investirem na fotografia africana contemporânea, adquirindo obra e apoiando os artistas através de outras modalidades, podendo contactar a organização para tal”. A iniciativa conta com obras de 28 fotógrafos, sendo de Angola – Flávio Cardoso, Bruno Carlos, Indira Mateta, Rui Sérgio Afonso e Sofia Yala Rodrigues, Moçambique – David Aguacheiro, Yassmin Forte, Nuno Silas, Vladimir de Sousa e Edilson Tomás, Cabo Verde – Kitty Blunt, João Brito, José Correia, Helder Doca, Queila Fernandes, Ângelo Lopes, Maiky Miller, Evanilda Monteiro, Odair Monteiro, Nuno Ramos de Pina, Grace Ribeiro, Marcos Rocha de Pina, César Schofield Cardoso, Edson Silva D, Tozat e Zalikah, São Tomé e Príncipe – Carla Rebelo e Herberto Smith.

as cargas mais recentes

Conheça Jassira Pascoal, a mais nova aposta do Dj Raiva e Punidor

há 2 anos
A jovem de 20 anos despertou a atenção dos dois profissionais no Unitel Estrelas ao Palco (2019), onde acabou sendo eliminada, mas seu trimbre vocálico, letras e talento podem ajudá-la a tornar-se numa das novas referências da música angolana.

50 cent admite Live de batalha de hits com Snoop ou Ludacris

há 2 anos
Nesses tempos de quarentena, diversos artistas recorrem aos Lives para interagir com os fãs. No meio hip-hop dos Estados Unidos, as batalhas musicais realizadas ao vivo no Instagram por artistas e produtores estão a se tornar uma tendência.

Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

há 1 ano
Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Spotify lança campanha a favor da comunidade artística

há 2 anos
Combater o impacto da pandemia Covid-19 na indústria da música exigirá um enorme esforço global, desta feita, a criou a acção para apoiar a comunidade musical global durante a crise sem precedentes.

Verbal Uzula apresenta novos projectos musicais

há 2 anos
“Dias de Treino vol. 4” é título do mais recente álbum de Verbal Uzula disponível nas principais plataformas digitais, incluindo o Kisom Unitel.

Morreu Serginho Trombone

há 2 anos
O artista era tido como um dos instrumentistas mais importantes da Música Popular Brasileira.

DMX revela que é tripolar

há 2 anos
A revelação foi feita durante o “Ruff Ryders Chronicles”, transmitido pelo canal BET. Durante a entrevista de Earl Simmons, nome de registo de DMX, que tomou um rumo mais emocional, por ser confrontado com o assunto das suas múltiplas personalidades.

Revista científica abre edição exclusiva para Rap

há 2 anos
Esta semana, a revista científica brasileira “Convergência Crítica” fomenta acções para perceber a ligação entre o Rap e a pesquisa científica, que vai culminar com abordagens sobre o Rap e o activismo político em Angola e Moçambique.

Yuri da Cunha e Isidro Fortunato prestigiam gala de homenagem a Paulina Chiziane em Moçambique

há 2 meses
O prestigiado músico angolano Yuri da Cunha em parceria com a prestadora de serviços móveis Moçambicana Mcell realizam gala para homenagear a escritora Paulina Chiziane pelo prémio Camões de literatura 2021.

Né Gonçalves lança nova música e anuncia álbum com participações inesperadas

há 1 ano
A riqueza poética patente na música de Né Gonçalves alterou recentemente as listas de produção da Apple Music, Spotify e New Music, em Portugal.

FAF e clubes anulam Girabola

há 2 anos

C4Pedro transforma vida de um jovem em Viana

há 1 ano
Era para ser um dia como qualquer outro do final de ano, já que nesta fase, é frequente músicos e figuras públicas oferecem presentes e donativos a quem mais precisa. C4 Pedro viu-se no dever de alterar, ontem, seus objectivos, mudando a vida de um jovem, no município de Viana, em Luanda.

Dia da Celebração do Hip Hop é comemorado pela primeira vez de forma oficial

há 9 meses
Embora seja comemorado pela comunidade Hip Hop há 48 anos, o dia de hoje, marca a primeira celebração, desde que o Senado dos Estados Unidos instituiu a efeméride.

Internet volta a “matar” um artista e desta vez, Yannick Afroman foi a vítima

há 7 meses
Os falsos rumores sobre o suposto falecimento do rapper ganharam força na manhã de ontem, depois de surgirem no Facebook várias publicações sobre o tema, apontando como fonte o site PlatinaLine. A publicação, foi rapidamente desmentida na primeira pessoa e repudiada pelo referido site.

Free: Londone e Pucci Jr juntos em novo single

há 8 meses
Com uma sonoridade mais virada para o UK, Londone desliza com as suas rimas e espalha pânico, seguido de uma excelente entrega de Pucci Jr a dar um toque de maior “swag” a um tema que por si só já nos leva a outras paragens com uma certa irreverência onde a guitarra dedilhada é destaque.

Morreu Givago, autor de “Avó Teté”

há 2 anos
O músico morreu na manhã desta quinta-feira numa das unidades hospitalares de Luanda vítima de doença.