Catchupa Factory cria portal “Family Matters” para divulgação de fotografia Africana contemporânea

Como muitas organizações e indivíduos ao redor do mundo, o impacto do Covid-19 proporcionou um momento de reflexão e nos forçou a reinventar a forma como abordamos a fotografia e, em particular, a educação fotográfica. Foi nesse contexto que surgiu o “Family Matters” uma iniciativa da plataforma cabo-verdiana AOJE/Catchupa Factory, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, apoio do Camões – Cooperação Portuguesa (Cabo Verde), Goethe Institut-Angola, Centro Cultural Moçambicano Alemão (Moçambique) e Epson (Portugal), que tem o colectivo cultural Pés Descalços como parceiro em Angola.

“Family Matters” tem como objectivo arrecadação de fundos através da venda de impressão de fotos, destinando os fundos de imediato aos artistas e fotógrafos envolvidos. Toda a renda das vendas será direcionada para um fundo de emergência que será distribuído igualmente entre todos os participantes.

Catchupa Factory cria portal “Family Matters” para divulgação de fotografia Africana contemporânea

Com preços de impressão bastante acessível, a ideia é incentivar as vendas e tornar o projecto acessível ao grande público. Pretende-se também incentivar coleccionadores novos e emergentes, galerias, museus a investirem na fotografia africana contemporânea, adquirindo obra e apoiando os artistas através de outras modalidades, podendo contactar a organização para tal”. A iniciativa conta com obras de 28 fotógrafos, sendo de Angola – Flávio Cardoso, Bruno Carlos, Indira Mateta, Rui Sérgio Afonso e Sofia Yala Rodrigues, Moçambique – David Aguacheiro, Yassmin Forte, Nuno Silas, Vladimir de Sousa e Edilson Tomás, Cabo Verde – Kitty Blunt, João Brito, José Correia, Helder Doca, Queila Fernandes, Ângelo Lopes, Maiky Miller, Evanilda Monteiro, Odair Monteiro, Nuno Ramos de Pina, Grace Ribeiro, Marcos Rocha de Pina, César Schofield Cardoso, Edson Silva D, Tozat e Zalikah, São Tomé e Príncipe – Carla Rebelo e Herberto Smith.

as cargas mais recentes

Foste Waldemar, mas cantaste livremente no teu país

há 8 meses
A morte do músico Waldemar Bastos foi um duro golpe às nossas emoções, um soco no “estômago” da cultura e quase um K.O técnico aos amantes da música com qualidade.

Lil Wayne disponibiliza terceira mixtape da saga `No Ceilings´

há 4 meses
Para Lil Wayne, `No Ceilings 3´ veio ressuscitar a cenas das mixtapes, que parecia já ser uma arte em extinção e, sendo um dos pioneiros, achou oportuno reoxigenar, uma vez que considera que a mesma ter um papel importante no apogeu da sua carreira.

Eminem reconhece hegemonia de 2pac e chama-o de “maior compositor musical da história”

há 11 meses
A lenda hip-hop, Eminem tem 2pac como uma das suas maiores referências. Demonstrando respeito e admiração pelo finado artista sempre que pode, mais uma vez, voltou a enaltecê-lo.

Wanessa Camargo revela que tem um grupo no WhatssApp com o pai para compor

há 11 meses
A declaração veio a propósito do lançamento de um novo trabalho, um EP com músicas inéditas, “Fragmentos Parte 1”, que chega hoje às plataformas online de streaming e que conta com o toque qualitativo de Zezé Di Camargo.

Playlist de Carlos Almeida

há 3 meses
O antigo capitão da selecção nacional de basquetebol, agora Secretário do Estado dos Desportos, Carlos Almeida, enviou-nos a sua playlist de 2020, onde constam os seus temas preferidos, ou seja as músicas que mais ouviu.

50 cent admite Live de batalha de hits com Snoop ou Ludacris

há 12 meses
Nesses tempos de quarentena, diversos artistas recorrem aos Lives para interagir com os fãs. No meio hip-hop dos Estados Unidos, as batalhas musicais realizadas ao vivo no Instagram por artistas e produtores estão a se tornar uma tendência.

AC Milan e Roc Nation unem-se para um grande espectáculo organizado por DJ Khaled

há 5 meses
O clube italiano AC Milan e a Roc Nation de Jay-Z uniram-se para protagonizar, no dia 20 deste mês, um grande concerto. Organizado por DJ Khaled o espectáculo visa recuperar a imagem e a posição da equipa entre a elite comercial do futebol.

Pais de Pop Smoke promovem projecto de combate à criminalidade

há 2 meses
Pop Smoke morreu em Fevereiro do ano passado, após ter sido baleado, durante um assalto na sua residência em Los Angeles (California), numa altura em que sua carreira dava passos astronómicos e se preparava para tirar o seu primeiro álbum, “Shoot for the Stars Aim for the Moon”, que veio a ser vendido a título póstumo.

Nicki Minaj se torna a primeira rapper a atingir 10 biliões de visualizações no Spotify

há 9 meses
A cantora norte-americana conseguiu um feito inédito ao atingir 10 mil milhões de visualizações no Spotify, tornando-se na primeira rapper da história a conseguir a marca na plataforma de streamings.

Conheça Roger Linn, o responsável pela revolução do Hip-Hop

há 11 meses
Aos 22 anos, Roger Linn inventou o LM-1 Drum Computer, a primeira bateria eletrônica para sampler de bateria real. Depois criou o MPC, amostrador que viria revolucionar toda a história do Hip Hop.

Morreu Fernando Quental, autor de ‘Quando eu fui a Benguela’

há 3 semanas
O músico angolano Fernando Quental faleceu hoje em Portugal, vítima de doença, apurou a Revista Carga de uma fonte.

Senhoras arrasaram no Show do Mês de Março em sua própria homenagem

há 4 semanas
Na edição 2021, mais uma vez o conceito ultrapassou as expectactivas. As senhoras arrasaram naquele que foi o segundo Live da oitava temporada do Show do Mês.

Portugal divulga regras para realização de espectáculos

há 11 meses
Depois do anúncio da abertura dos espectáculos para 1 de Junho, o Ministério da Cultura de Portugal divulgou, esta quarta-feira, as normas que os organizadores de eventos e os titulares de salas, devem seguir, tanto em salas como ao ar livre.

Tensão entre Anitta e Ludmilla volta a aumentar e dessa vez Snoop Dogg foi o pivó

há 10 meses
O rapper norte-americano comemorou através de uma publicação no Instagram, os 95 milhões de views da música ‘Onda Diferente’ no Youtube. Na mesma publicação, Snoop agradeceu apenas Anitta e Papatinho pela música, que tem participação e foi escrita por Ludmilla, deixando no ar um clima de tensão, que o “obrigou” a fazer uma nova publicação.

Academia de Escrita disponibiliza curso online a título gratuito

há 9 meses
A “Academia de Escrita” é um projecto que visa auxiliar escritores em início de carreira, transmitindo técnicas de escrita que lhes permitirão vencer os bloqueios criativos, concluir e publicar os seus livros.

Pongo Love confirmada no Festival Músicas do Mundo

há 9 meses
O evento reúne cerca de 30 músicos vindos da África, Europa e América. A cantora faz parte da lista dos primeiros 14 artistas apresentados esta sexta-feira.