Catchupa Factory cria portal “Family Matters” para divulgação de fotografia Africana contemporânea

Como muitas organizações e indivíduos ao redor do mundo, o impacto do Covid-19 proporcionou um momento de reflexão e nos forçou a reinventar a forma como abordamos a fotografia e, em particular, a educação fotográfica. Foi nesse contexto que surgiu o “Family Matters” uma iniciativa da plataforma cabo-verdiana AOJE/Catchupa Factory, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, apoio do Camões – Cooperação Portuguesa (Cabo Verde), Goethe Institut-Angola, Centro Cultural Moçambicano Alemão (Moçambique) e Epson (Portugal), que tem o colectivo cultural Pés Descalços como parceiro em Angola.

“Family Matters” tem como objectivo arrecadação de fundos através da venda de impressão de fotos, destinando os fundos de imediato aos artistas e fotógrafos envolvidos. Toda a renda das vendas será direcionada para um fundo de emergência que será distribuído igualmente entre todos os participantes.

Catchupa Factory cria portal “Family Matters” para divulgação de fotografia Africana contemporânea

Com preços de impressão bastante acessível, a ideia é incentivar as vendas e tornar o projecto acessível ao grande público. Pretende-se também incentivar coleccionadores novos e emergentes, galerias, museus a investirem na fotografia africana contemporânea, adquirindo obra e apoiando os artistas através de outras modalidades, podendo contactar a organização para tal”. A iniciativa conta com obras de 28 fotógrafos, sendo de Angola – Flávio Cardoso, Bruno Carlos, Indira Mateta, Rui Sérgio Afonso e Sofia Yala Rodrigues, Moçambique – David Aguacheiro, Yassmin Forte, Nuno Silas, Vladimir de Sousa e Edilson Tomás, Cabo Verde – Kitty Blunt, João Brito, José Correia, Helder Doca, Queila Fernandes, Ângelo Lopes, Maiky Miller, Evanilda Monteiro, Odair Monteiro, Nuno Ramos de Pina, Grace Ribeiro, Marcos Rocha de Pina, César Schofield Cardoso, Edson Silva D, Tozat e Zalikah, São Tomé e Príncipe – Carla Rebelo e Herberto Smith.

as cargas mais recentes

Vencedor do prémio literário ‘Sagrada Esperança’ é conhecido dia 15 de Setembro

há 1 mês
Foi instituído em 1980 em homenagem póstuma ao Dr. António Agostinho Neto, ilustre homem de cultura e das letras angolanas.

Morreu Serginho Trombone

há 7 meses
O artista era tido como um dos instrumentistas mais importantes da Música Popular Brasileira.

Cristiano Ronaldo eleito o jogador mais influente do mundo

há 5 meses
Cristiano Ronaldo foi eleito pela revista France Football como o jogador mais influente do mundo. Para além de ser o mais influente, o internacional português está entre as três pessoas mais importantes do mundo desportivo.

Paulo Flores e Prodígio voltam a juntar-se em novo projecto musical

há 7 meses
Intitulada Nzambi-Deus”, o single antecipa o álbum “A Bênção e a Maldição” e aborda sobre a eterna pergunta que não para de ecoar, e será disponibilizado hoje às 18 horas no canal do YouTube criado pelos dois artistas e que visa promover a arte.

Centenário de Amália Rodrigues celebrado ao nível do seu palmarés

há 3 meses
As celebrações do centenário da diva do fado datam desde o ano passado, este ano, começaram no primeiro dia deste mês, com 100 guitarras a tocarem em uníssono para fazer juz, num espectáculo transmitido pela RTP. Mas não é tudo, dentre muitas homenagens, inéditos de fadista serão editados no dia em que se assinala o centésimo aniversário, noticiou o caderno cultural Ípslon.

JLO felicita músicos angolanos

há 4 meses
O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, neste domingo, os músicos angolanos por ajudarem a população, com a realização de shows live, a suportar a solitude do confinamento social imposto pela pandemia da covid-19.

`Baza + 1 vez´ é a mais nova proposta musical do Rapper JLZ

há 5 meses
A preparar um novo trabalho, o Rapper JLZ lançou a música `Baza +1 Vez´ como a primeira proposta. O mais recente lançamento caracteriza-se como um som agressivo, egocêntrico e cheio de punchlines, de modo a fazer barulho na cena Hip Hop e preparar o caminho para a nova sonoridade, agora com a sua própria editora e sendo responsável pelos seus passos.

Marvel se pronuncia sobre o futuro de Black Panther

há 1 mês
O Hollywood Reporter noticiou que a continuidade da saga está cancelada por enquanto, a prioridade do estúdio da Marvel no momento é processar a perda do actor e respeitar o momento de luto.

Covid-19: Espectáculos passam a ser permitidos ainda este mês

há 2 semanas
Os concertos e actividades culturais em recintos fechados passam a ser permitidos a partir de 17 deste mês, durante a vigência da situação de calamidade pública.

Don Kikas abre sessões acústicas ao vivo no Youtube

há 7 meses

Rigoberto Torres reoxigena clássicos do Hip Hop no seu primeiro EP

há 2 meses
Rigoberto Torres é um nome que pode mudar a história do Rap comercial em Angola. Apesar de começar a escrever sua história no ano passado, o cantor de 20 anos se prepara para apresentar esta sexta-feira, o primeiro EP.

Cee Lo Green é acusado de misoginia após criticar hipersexualização de Cardi B, Megan The Stallion e Nicki Minaj

há 2 meses
Para o também rapper, que falava em entrevista à Far Out Magazine, deveria haver um “tempo e um lugar” para o “conteúdo adulto” na música, lembrando que “muita música hoje é lamentável e decepcionante em nível pessoal e moral”.

Jaden Smith põe fim aos mistérios e anuncia a data do novo álbum

há 2 meses
O músico e actor Jaden Smith anunciou esta segunda-feira, para a próxima semana, a chegada do novo álbum “Cool Tape Volume 3” produzido pela MSFTS/Roc Nation e traz participações de Justin Bieber e Raury.

Mariza grava álbum em homenagem a Amália Rodrigues

há 1 mês
Com o título “Mariza Canta Amália”, o disco visa homenagear um dos grandes nomes do cancioneiro português, falecida em 1999.

Cantora Helga Fêty denuncia roubo de identidade

há 4 meses
A cantora Helga Fety denunciou a utilização de contas falsas em seu nome, por alguém que se faz passar por si para pedir dinheiro emprestado.

Kanda anuncia lançamento do novo EP para Outubro

há 4 meses
O cantor lançou recentemente a música intitulada `Estúpida´, como forma de confirmação da chegada `Kakus de Amor´, inicialmente projectado como sucessor do álbum `Sinais´, mas que por imposição dos novos tempos será apenas um EP.