Centenário de Amália Rodrigues celebrado ao nível do seu palmarés

As celebrações do centenário da diva do fado datam desde o ano passado, este ano, começaram no primeiro dia deste mês, com 100 guitarras a tocarem em uníssono para fazer juz, num espectáculo transmitido pela RTP. Mas não é tudo, dentre muitas homenagens, inéditos de fadista serão editados no dia em que se assinala o centésimo aniversário, noticiou o caderno cultural Ípslon.

“Um xaile, uma guitarra portuguesa, uma voz e muito sentimento” é como se caracteriza o reconhecido estilo musical do mundo que é português, nascido numa Lisboa oitocentista. Cada vez mais próximo dos angolanos, tem sido promovido em Luanda no Festival Caixa Fado,  que na sua última edição, reoxigenou a obra de Amália Rodrigues.

Numa ode à artista que colocou Portugal nos holofotes do mundo, cujo centenário só se celebra no próximo dia 23 de Julho, mas já é desde o ano passado pretexto para iniciativas em sua homenagem por todo o mundo. Desde concertos na Altice Arena, no Pavilhão Rosa Mota e no Multiusos de Guimarães, uma gala nacional, requalificação da casa museu, edição de selos comemorativos, exposições itinerantes de fotografia, um relógio de edição limitada, um conjunto de óculos de sol e até um vinho comemorativo, o tributo revela-se aparatoso e vai muito além de simplesmente reoxigenar a marca de Amália Rodrigues.

O repertorio da fadista também não foi deixado de lado, um novo olhar sobre o seu património discográfico desde os logos com a reedição integral em versões remasterizadas do catálogo Valentim de Carvalho. É nesse plano que se insere a reedição do “Com que Voz”, um disco intemporal por muitos clasificado como perfeito. Além disso, uma caixa com cinco CD com gravações entre 1957 e 1965 é editada no próximo dia 23 de Julho, no âmbito da edição da discografia integral da fadista. Dos cinco discos, apenas um deles é já conhecido, o espectáculo de Amália no Olympia, em 1956, remasterizado a partir das bobinas originais.

 De realçar que a cantora, actriz e fadista portuguesa, que muitos continuam a aclamar como a voz de Portugal e a considerar uma das mais brilhantes cantoras mundiais do século XX, está sepultada no Panteão Nacional, para onde foi transladada 21 meses depois, em Julho de 2001. 

as cargas mais recentes

Paul G apresenta novo projecto musical

há 1 ano
Trata-se do vídeoclip do remix Rid It, lançado há dois anos, e que traz participações do norte-americano Alashus, da australiana Lisa Viola e do cubano Yasel.

10 Minutos de Imaginação: EP de estreia de TYKID já está disponível

há 2 anos
Foi durante a pandemia que TYKID encontrou o conceito para este EP, em 10 minutos de imaginação, ele desenvolveu esta história romântica e os altos e baixos que estar num relacionamento significa.

Taylor Swift volta a liderar top de álbuns

há 2 anos
Pela terceira semana, não consecutiva, Taylor Swift voltou a encabeçar o top de álbuns dos EUA. Foram vendidas mais 56 mil cópias do trabalho, sendo 16 mil nos formatos tradicionais. “Whole Lotta Red” de Playboi Carti que, há sete dias, estava no topo, caiu para a quinta posição.

Victória dos Lakers coloca LeBron James a um passo de Michael Jordan

há 2 anos
A vitória, nesta madrugada, dos Lakers sobre os Heat fez de LeBron James o primeiro jogador na história da NBA a conquistar o prêmio com três franquias diferentes. O extremo está agora a um passo de Michael Jordan, tido como o maior de sempre.

Invés de 75, NBA elege 76 maiores jogadores da história da liga

há 1 ano
Em alusão ao seu 75ª aniversário, a NBA comprometeu-se em eleger 75 melhores jogadores de todos os tempos, porém, um empate potenciou a entrada do 76ª jogador. As lendas foram seleccionados e anunciadas em 3 grupos, dois de 25 e um de 25, sendo o último o mais aclamado e surpreendente.

Angolanos que actuam nos EUA em peso na selecção de basquetebol

há 2 anos
Destaque para a presença de vários jovens que actuam nos Estados Unidos da América, com realce para Bruno Fernando que actua nos Atlanta Hawks da NBA.

Sabia que já pode ouvir o seu cantor preferido em tempo real e a custo zero?

há 3 anos
Numa altura em que o público está impedido das sua actividades diárias, a Soba é-Music e a Revista Carga, que agora assumiu a versão colocam hoje à disposição dos artistas e ouvintes uma sessão de escuta grátis.

Bú Cherry: Do Kuduro para Kizomba

há 2 anos
A cantora, se apresenta num formato diferente daquele que as pessoas acostumaram-se a vê-la. Nesta nova versão, Bú Cherry demonstra uma grande evolução musical, uma artista multitalentosa, que tenciona “tocar” corações.

Dj Khaled revela ser o músico mais consumido em Angola

há 5 meses

Sabia que num dia como hoje uma festa inspirava o surgimento do Hip Hop?

há 2 anos
Tudo aconteceu há 47 anos atrás, no dia 11 de Agosto de 1973, quando o jamaicano, DJ Kool Herc organizou uma festa, no Bronx em Nova Iorque, que mudou para sempre a história da música pop. A festa que foi inicialmente organizada para a celebração do aniversário de Cindy Campbell, irmã do DJ, ganhou outros contornos tendo reunido no mesmo espaço os quatro elementos da kultura Hip hop e desde então, os irmãos passaram a ser considerados os pais do movimento.

Kid MC lança comédia inspirada na “Escolinha do Professor Raimundo”

há 1 ano
O rapper prepara o lançamento de um projecto de comédia denominado “A Turma do Vunda”, que será exibido em breve pela TV Zimbo. A série é uma adaptação da sitcom brasileira, a “A Escolinha do Professor Raimundo”, um velho clássico do humor brasileiro dos anos 60, de Chico Anysio.

Inglaterra realiza primeiro show com distanciamento social

há 2 anos
Os organizadores de um show na Inglaterra encontraram uma outra solução para realizar eventos mantendo as regras de distanciamento social, e a experiência nesta terça-feira, dia 11, foi vista como um sucesso.

Kassav condecorados pelo governo francês

há 2 anos
O Ministério da Cultura de França homenageou cinco membros históricos dos Kassav. As figuras foram nomeadas para a Ordem das Artes e Letras, a mais alta distinção no campo das artes e letras em França.

DJ Pelé abre espaço de eternização do “período dourado do Hip Hop”

há 1 ano
O espaço dedicado à “era dourada da música Rap e R&B” acontece no Bar Django, adjacente à Administração do distrito da Samba, em Luanda, e reúne quinzenalmente Dj’s, que, em obediência a uma selecta lista de reproduções eternizam memórias do Hip Hop.

C4Pedro transforma vida de um jovem em Viana

há 2 anos
Era para ser um dia como qualquer outro do final de ano, já que nesta fase, é frequente músicos e figuras públicas oferecem presentes e donativos a quem mais precisa. C4 Pedro viu-se no dever de alterar, ontem, seus objectivos, mudando a vida de um jovem, no município de Viana, em Luanda.

Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

há 2 anos
As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.