Centenário de Amália Rodrigues celebrado ao nível do seu palmarés

As celebrações do centenário da diva do fado datam desde o ano passado, este ano, começaram no primeiro dia deste mês, com 100 guitarras a tocarem em uníssono para fazer juz, num espectáculo transmitido pela RTP. Mas não é tudo, dentre muitas homenagens, inéditos de fadista serão editados no dia em que se assinala o centésimo aniversário, noticiou o caderno cultural Ípslon.

“Um xaile, uma guitarra portuguesa, uma voz e muito sentimento” é como se caracteriza o reconhecido estilo musical do mundo que é português, nascido numa Lisboa oitocentista. Cada vez mais próximo dos angolanos, tem sido promovido em Luanda no Festival Caixa Fado,  que na sua última edição, reoxigenou a obra de Amália Rodrigues.

Numa ode à artista que colocou Portugal nos holofotes do mundo, cujo centenário só se celebra no próximo dia 23 de Julho, mas já é desde o ano passado pretexto para iniciativas em sua homenagem por todo o mundo. Desde concertos na Altice Arena, no Pavilhão Rosa Mota e no Multiusos de Guimarães, uma gala nacional, requalificação da casa museu, edição de selos comemorativos, exposições itinerantes de fotografia, um relógio de edição limitada, um conjunto de óculos de sol e até um vinho comemorativo, o tributo revela-se aparatoso e vai muito além de simplesmente reoxigenar a marca de Amália Rodrigues.

O repertorio da fadista também não foi deixado de lado, um novo olhar sobre o seu património discográfico desde os logos com a reedição integral em versões remasterizadas do catálogo Valentim de Carvalho. É nesse plano que se insere a reedição do “Com que Voz”, um disco intemporal por muitos clasificado como perfeito. Além disso, uma caixa com cinco CD com gravações entre 1957 e 1965 é editada no próximo dia 23 de Julho, no âmbito da edição da discografia integral da fadista. Dos cinco discos, apenas um deles é já conhecido, o espectáculo de Amália no Olympia, em 1956, remasterizado a partir das bobinas originais.

 De realçar que a cantora, actriz e fadista portuguesa, que muitos continuam a aclamar como a voz de Portugal e a considerar uma das mais brilhantes cantoras mundiais do século XX, está sepultada no Panteão Nacional, para onde foi transladada 21 meses depois, em Julho de 2001. 

as cargas mais recentes

Entre bombos e tarolas, dance ao ritmo do Hip-Hop

há 6 meses
O Hip Hop nasceu juntamente com o estilo musical e toda sua as cultura. Refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados com a música e com a cultura Hip Hop: um género musical, com uma subcultura própria, iniciado durante a década de 1970, nas comunidades jamaicanas, latinas e afro americanas da cidade de Nova Iorque, e posteriormente desenvolvido por afro e latino-americanos.

Dj Znobia realiza Live solidário

há 5 meses
Em alusão ao dia da criança africana, Dj Znobia realiza no dia 16 deste mês um Live solidário, cujo objectivo é apoiar o Centro de Formação “Oficina do Saber”.

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 6 meses
A novidade chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.

Concurso para atribuição de bolsas de estudos nas áreas da Música e Artes Cénicas encerra dia 9 de Novembro

há 4 semanas
No âmbito do projecto da União Europeia Procultura, o Camões, I.P. anuncia a publicação de um convite em duas fases à apresentação de propostas de projecto que tenham por objectivo criar emprego durável e rendimento sustentável nos setores da música, artes cénicas e literatura infantojuvenil nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Faz hoje um mês desde que Carolina Deslandes e Jimmy P surpreenderam os fãs com o projecto colaborativo “Mercúrio”

há 2 meses
Um ano após lançarem a primeira música juntos, Carolina Deslandes e Jimmy P reafirmaram o gosto por trabalhar em conjunto. Com um total de 5 músicas, o EP Mercúrio foi todo idealizado durante o período de confinamento e disponibilizado a 31 de Julho.

Flagelo Urbano manifesta desejo de não ver músicos do tempo do Covid esquecidos após a pandemia

há 3 meses
Para Flagelo Urbano, o modelo de sociedade e cultura construídos no país, artistas como Justino Handanga, Socorro, Bessa Teixeira, Tujila Twajokota, Felipe Mukenga serão sempre condenados a ser lembrados apenas em situações extraordinária, como a da pandemia.

Morreu o comandante mais premiado do Carnaval de Luanda

há 5 meses
O comandante do grupo carnavalesco “União 10 de Dezembro”, Pedro Vidal, morreu hoje em Luanda, vítima de doença, apurou a Revista Carga.

Scorpions cantam esperança em fase de isolamento social

há 6 meses

Já está disponível o segundo single da saga `Quarentena Rija´

há 6 meses
`Relationship Goals´ é cantada por Prodígio, Don G e Deezy e conta com a produção de Adjane Rafael e Juzicy, baixos de Ivo Magic e scratchs do DJ Fifty.

Sabia que o hit `Still´ de Dr. Dre foi escrito por Jay-Z em 30 minutos?

há 3 meses
A faixa que também tem a participação de Snoop, foi destaque no álbum de 2001 de Dre. No trabalho Jay-Z sempre foi creditado por ter escrito a faixa com o nome verdadeiro Shawn Carter, junto com Scott Storch. O dado que se desconhecia, foi o facto de tê-lo feito na íntegra, numa sessão de estúdio e em apenas 30 minutos.

Telma Lee assina com a Milionário Records

há 4 meses
Telma Lee é a mais nova integrante da produtora e distribuidora musical Milionário Records. O anúncio sobre a contratação da cantora acabou por ser confirmado por Mi Mosquito, CEO da gravadora.

Filho de Trump difunde fotografia manipulada de Ice Cube e 50 Cent

há 3 dias
Uma foto dos músicos Ice Cube e 50 Cent, com chapéus em que aparecem a apoiar Donald Trump, circulou terça-feira nas redes sociais, alimentada, em parte, pela sua redistribuição no Twitter pelo filho do candidato republicano.

AC/DC anunciam regresso com um novo álbum

há 3 semanas
A banda australiana confirmou ontem o seu regresso com os veteranos Brian Johnson, Phil Rudd e Cliff Williams. O retorno do trio poderá ser marcado com novo single e álbum.

Ndaka Yo Wini lança críticas à governação

há 5 meses
Ndaka Yo Wini destaca-se por transpostar para os maiores palcos de Jazz fusões do género tradicional “Lundongo no Luandu” com o Jazz e o Bossa Nova. Na manhã desta sexta-feira, o músico mostrou-se indignado pela forma como o povo é governado.”a vossa velha ignorância não pode continuar a transpor a condição humana”, continuou.

Mamy disponibiliza Kit Kitchã em animação gráfica

há 1 mês
Após ter lançado o E.P. Trap Queen, que teve uma óptima aceitação do público em geral, MAMY lança o videoclipe em animação gráfica da música Kit Kitchã.

Rappin Hood é nomeado King Zulu Nation Brazilian

há 8 meses
O rapper brasileiro recebeu a nomeação oficial, pelo fundador de estilo musical, DJ Afrika Bambaataa.