Centenário de Amália Rodrigues celebrado ao nível do seu palmarés

As celebrações do centenário da diva do fado datam desde o ano passado, este ano, começaram no primeiro dia deste mês, com 100 guitarras a tocarem em uníssono para fazer juz, num espectáculo transmitido pela RTP. Mas não é tudo, dentre muitas homenagens, inéditos de fadista serão editados no dia em que se assinala o centésimo aniversário, noticiou o caderno cultural Ípslon.

“Um xaile, uma guitarra portuguesa, uma voz e muito sentimento” é como se caracteriza o reconhecido estilo musical do mundo que é português, nascido numa Lisboa oitocentista. Cada vez mais próximo dos angolanos, tem sido promovido em Luanda no Festival Caixa Fado,  que na sua última edição, reoxigenou a obra de Amália Rodrigues.

Numa ode à artista que colocou Portugal nos holofotes do mundo, cujo centenário só se celebra no próximo dia 23 de Julho, mas já é desde o ano passado pretexto para iniciativas em sua homenagem por todo o mundo. Desde concertos na Altice Arena, no Pavilhão Rosa Mota e no Multiusos de Guimarães, uma gala nacional, requalificação da casa museu, edição de selos comemorativos, exposições itinerantes de fotografia, um relógio de edição limitada, um conjunto de óculos de sol e até um vinho comemorativo, o tributo revela-se aparatoso e vai muito além de simplesmente reoxigenar a marca de Amália Rodrigues.

O repertorio da fadista também não foi deixado de lado, um novo olhar sobre o seu património discográfico desde os logos com a reedição integral em versões remasterizadas do catálogo Valentim de Carvalho. É nesse plano que se insere a reedição do “Com que Voz”, um disco intemporal por muitos clasificado como perfeito. Além disso, uma caixa com cinco CD com gravações entre 1957 e 1965 é editada no próximo dia 23 de Julho, no âmbito da edição da discografia integral da fadista. Dos cinco discos, apenas um deles é já conhecido, o espectáculo de Amália no Olympia, em 1956, remasterizado a partir das bobinas originais.

 De realçar que a cantora, actriz e fadista portuguesa, que muitos continuam a aclamar como a voz de Portugal e a considerar uma das mais brilhantes cantoras mundiais do século XX, está sepultada no Panteão Nacional, para onde foi transladada 21 meses depois, em Julho de 2001. 

as cargas mais recentes

Burna Boy torna-se o 1° africano a ter três albuns com 100 milhões de streams

há 1 ano
Um músico que continua a crescer e a justificar suas atribuições como as dos Grammy Awards. Damini Ebunoluwa Ogulum, ou simplesmente Burna Boy voltou a fazer história como o primeiro artista africano a atingir mais de 100 milhões de streams no Spotify, com três álbuns seguidos.

Se estivesse em vida, Agostinho Neto completaria 99 anos hoje

há 1 ano
A data foi consagrada como Dia do Herói Nacional em 1980, pela então Assembleia do Povo, um ano após o seu falecimento, dia 10 de Setembro de 1979, na antiga União das Republicas Socialistas Soviéticas.

Covid-19: ‘Jay-Z’s Made in America 2020’ está oficialmente cancelado

há 2 anos
O festival anual do Rapper Jay-Z na Filadélfia, ‘Made in America’, já não será realizado. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, a empresa Roc Nation do magnata do rap disse que planeia produzir o festival popular em 2021.

Galeria Tamar Golan apresenta “CaDespedida” da autoria de Mauro Sérgio

há 2 anos
“A CaDespedida é aquele momento nostálgico de um fim de dia bem passado. Termo cunhado nas eternas idas à praia na Luanda, Benguela e Porto Amboim do antigamente, onde passar um dia na praia era um evento preparado com cuidado, antecipado e esperado com ansiedade.

Dog Murras: “A música ‘Não!!!’ deverá ser a palavra de ordem, se quisermos uma Angola melhor para todos”

há 5 meses
Dog Murras está a partilhar com o público momentos de alegria e reflexão, após o lançamento, no passado dia 18, da música “Não!!!”, que conta neste instante com 48 mil visualizações no Youtube e inúmeras reacções em outras redes sociais.

Beam Me Up Scotty: Nicki Minaj relança mixtape com faixas inéditas

há 1 ano

Fat Joe defende que para evitar falência na música a mulher e os filhos devem saber quanto “entrou”

há 9 meses
A indústria musical está cheia de histórias de artistas que tentaram imitar o estilo de vida de outros, com gastos muitas vezes supérfluos e, quando se deram por conta, nem sequer dinheiro para gravar uma música tinha e acabaram por desistir da brilhante carreira.

Rapper Raz Simone acusado de ser um”senhor de guerra”

há 2 anos
Vídeos postados nas redes sociais provam o alegado envolvimento de Raz Simone com uma gangue armada na Zona Autônoma de Seattle, em Washington, um quarteirão de protesto sem influência policial. O rapper é apontado como uma espécie de “senhor da guerra”.

Unitel pode ser processada por usar música de Boss AC e Gutto sem autorização

há 9 meses
A companhia de telefonia móvel angolana está a ser a acusada de usar, sem autorização, a música ” Quieres Dinero”, da autoria de Boss AC, Gutto e Glória Stefan, para a campanha publicitária “Unitel Money”.

Dybala testa positivo pela quarta vez

há 2 anos

C4 Pedro: “Estou muito feliz por ter homenageado a beleza da pele negra”

há 2 anos
Datada de 7 de Julho de 2020, a música que faz ode à pele negra acaba de “ganhar” um videoclipe. Filmado em Moçambique pelas lentes de DJ Marcel, faz juz a beleza da pele negra em toda sua plenitude, quer pelo cenário idílico ou pela diversidade dos traços.

Nova música de Dj Khaled poderá contar com uma versão de Kizomba

há 2 anos

“Abençoado”, Nikko lança mais uma EP

há 1 ano
Depois da EP Kuzola Planet, Niiko apresentou há uma semana o seu novo trabaho intitulado ‘Abençoado’ feito de temas inéditos que reafirmam o seu voo solo, com abordagem musical distinta.

Jay-Z, Nas e P. Diddy lançam manifesto sobre candidatura às eleições de Nova York

há 1 ano
Com as primárias democratas para prefeito de Nova York a aproximar-se, estrelas do Hip Hop lançaram um manifesto sobre qual candidato querem ver governar a cidade de Nova York.

Bottles: Luy M testa popularidade com novo single

há 1 ano
Botlles, (re)apresenta o MC de raiz que vai doravante trabalhar de forma independente, aspirando que os novos tempos lhe tragam novas conquistas e, é também a primeira promocional da próxima EP, que será lançada no próximo mês de Agosto e intitular-se-á “2.3.6” e cuja playlist é partilhada em primeira mão à Carga Magazine.

Fast and Furious 10 já tem data de estreia

há 1 ano
A Universal Pictures já definiu e anunciou uma data de lançamento para 7 de Abril de 2023.