Centenário de Amália Rodrigues celebrado ao nível do seu palmarés

As celebrações do centenário da diva do fado datam desde o ano passado, este ano, começaram no primeiro dia deste mês, com 100 guitarras a tocarem em uníssono para fazer juz, num espectáculo transmitido pela RTP. Mas não é tudo, dentre muitas homenagens, inéditos de fadista serão editados no dia em que se assinala o centésimo aniversário, noticiou o caderno cultural Ípslon.

“Um xaile, uma guitarra portuguesa, uma voz e muito sentimento” é como se caracteriza o reconhecido estilo musical do mundo que é português, nascido numa Lisboa oitocentista. Cada vez mais próximo dos angolanos, tem sido promovido em Luanda no Festival Caixa Fado,  que na sua última edição, reoxigenou a obra de Amália Rodrigues.

Numa ode à artista que colocou Portugal nos holofotes do mundo, cujo centenário só se celebra no próximo dia 23 de Julho, mas já é desde o ano passado pretexto para iniciativas em sua homenagem por todo o mundo. Desde concertos na Altice Arena, no Pavilhão Rosa Mota e no Multiusos de Guimarães, uma gala nacional, requalificação da casa museu, edição de selos comemorativos, exposições itinerantes de fotografia, um relógio de edição limitada, um conjunto de óculos de sol e até um vinho comemorativo, o tributo revela-se aparatoso e vai muito além de simplesmente reoxigenar a marca de Amália Rodrigues.

O repertorio da fadista também não foi deixado de lado, um novo olhar sobre o seu património discográfico desde os logos com a reedição integral em versões remasterizadas do catálogo Valentim de Carvalho. É nesse plano que se insere a reedição do “Com que Voz”, um disco intemporal por muitos clasificado como perfeito. Além disso, uma caixa com cinco CD com gravações entre 1957 e 1965 é editada no próximo dia 23 de Julho, no âmbito da edição da discografia integral da fadista. Dos cinco discos, apenas um deles é já conhecido, o espectáculo de Amália no Olympia, em 1956, remasterizado a partir das bobinas originais.

 De realçar que a cantora, actriz e fadista portuguesa, que muitos continuam a aclamar como a voz de Portugal e a considerar uma das mais brilhantes cantoras mundiais do século XX, está sepultada no Panteão Nacional, para onde foi transladada 21 meses depois, em Julho de 2001. 

as cargas mais recentes

Bonga é homenageado em Portugal

há 1 ano
Barceló de Carvalho “Bonga” será homenageado, no próximo dia 6 de Setembro, um dia depois de completar 78 anos, com um concerto em Lisboa, Portugal.

Anna Joyce, Preto Show e NGA nomeados para o MTV Africa Music Awards

há 11 meses
Anna Joyce, Preto Show e NGA representam a música angolana no MTV Africa Music Awards, concurso de celebração da música popular africana.

DMX não recuperou nenhuma actividade cerebral até ao momento

há 7 meses
A Complex noticiou que os testes de actividade cerebral não mostram nenhuma melhoria, o que pode forçar a família do rapper a ter que tomar uma decisão, de mantê-lo ou não, ligado a aparelos de suporte vital.

Após cerimónia de atribuição dos Grammy Lil Wayne manda um “vai te lixar” à organização

há 8 meses

Masterminds of Hip Hop: Russell Simmons lança NFT para apoiar lendas do Hip Hop

há 2 meses
A colecção “The Masterminds of Hip Hop” apresentará arte digital inspirada nas histórias que deram origem ao Rap.

J. Cole lança novo álbum próxima sexta-feira

há 6 meses
O aguardado álbum The Off-Season de J. Cole chega ao mercado na próxima sexta-feira (14). O anúncio foi feito pelo próprio, na tarde de ontem. A obra estava em construção há anos.

Galeria Tamar Golan apresenta “CaDespedida” da autoria de Mauro Sérgio

há 1 ano
“A CaDespedida é aquele momento nostálgico de um fim de dia bem passado. Termo cunhado nas eternas idas à praia na Luanda, Benguela e Porto Amboim do antigamente, onde passar um dia na praia era um evento preparado com cuidado, antecipado e esperado com ansiedade.

Informações apontam que Jay-Z poderá comprar equipa de futebol da Liga Nacional (norte-americana)

há 5 meses
Há um tempo a esta parte o rapper vem se desfazendo de alguns activos e, segundo um relatório da BurgundyBlog.com, também, confirmado pela NBCSportsWashington.com, Jay-Z pretende adquirir accões do Washington Football Team.

Britney Spears pede fim da curatela “abusiva” do pai

há 4 meses
Tudo começou em 2007 quando Britney sofreu um colapso público, tendo sido posta sob curatela legal, na qual os seus activos financeiros e bens passaram a ser controlados pelo seu curatelado, no caso, o pai James Spears, juntamente com um advogado.

Morreu o fadista português Carlos do Carmo

há 10 meses
O cantor morreu na manhã de hoje aos 81 anos, no hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde deu entrada ontem por causa de um aneurisma.

Álbum colaborativo de Prodígio e Paulo Flores já está a caminho

há 1 ano
Prodígio e Paulo Flores vêm de estilos e gerações diferentes, mas ambos traduzem nas suas canções os interesses e os sentimentos de um povo.

Bricia Dias apresenta aos angolanos a nova maneira de cantar o amor

há 11 meses

Micasa está disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 9 meses

Burna Boy rubrica acordo de representação directa nos Estados Unidos

há 1 ano
O cantor e compositor nigeriano assinou esta semana um contrato com a Society of European Stage Authors & Composer para representação directa nos Estados Unidos da América.

Emmanuel Adebayor recusa doar dinheiro para combater o Coronavírus

há 2 anos
Numa altura em que estrelas do futebol, da música e do cinema unem forças para ajudar governos de seus países com a compra de alimentos para acudir os mais necessitados ou adquirir equipamentos hospitalares, a antiga estrela do Real Madrid, Arsenal, Man City, Mónaco e Arsenal deixou claro que não vai doar nada.

Vopsi MoMA apresenta-se com “Um quaDro pErFEITO” na Galeria Tamar Golan

há 3 dias
O artista angolano Vopsi MoMA vai apresentar-se no próximo dia 29 de Outubro de 2021, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Um quaDro pErFEITO”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 26 de Novembro de 2021.