Com 21 músicas no total, CLB tem a duração de quase uma hora e meia e, dentro da sua longa tracklist há algumas revelações emocionantes e surpresas sugerindo uma nova direcção mais focada no R&B para o cantor/rapper.
Nove meses após a data oficial de lançamento, Certified Lover Boy (CLB) finalmente chegou com as participações de JAY-Z, Travis Scott, Kid Cudi, Tems, Lil Wayne, Giveon, Yebba, entre vários outros artistas.
Um atraso envolto em drama, tendo inclusive reacendido a rixa de décadas com Kanye West, e rumores a medir popularidade com lançamento de álbuns no mesmo dia.
Todavia, nos streams as expectativas continuam altas para Drake, um artista que muitos reconhecem como um dos maiores e mais bem sucedidos do mundo que neste álbum exala frustrações auto-confiança, em contrapartida.

Numa review, o site Tracklist descreveu CLB como um álbum de essência egocêntrica. “O rapper abre os trabalhos do material com a ousada “Champagne Poetry”, uma espécie de autoagradecimento e engrandecimento exarcebardo no qual o rapper tira proveito da sua fama e todos os recordes que alcançou ao longo da sua carreira. “Estou aproveitando ao máximo essa merda”, diz o rapper na faixa que possui sample de “Michelle”, canção dos Beatles lançada em 1695 no disco Rubber Soul.”