Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

Mais do que reivindicar o seu estatuto na música angolana, Chetekela surge com um novo álbum para dizer que também merece uma palavra na música, sobretudo nos estilos Txianda, Rumba, Afro Ngola, Sukusse e RnB.

A segunda obra da ex-estrela ao palco está em fase de acabamento, 90% está concluído. Traz participações de Gabriel Tchiema, Miguel Buíla, Amidol Fabriciano e será lançado antes do final do ano, simultaneamente em formato físico e digital.

Assim como Wpite, Superação fala essencialmente de amor e resume os 10 anos de história de vida do autor de “Adrenalina do Amor”, tema que, como sabem, colocou-o no topo dos prémios da música africana.

Em cada verso dos 15 temas que compõem o disco, Chetekela esconde uma realidade concreta, conforne mostra nesta entrevista.

Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

Em que aspectos considera ter evoluído mais neste álbum comparativamente ao seu primeiro trabalho?

Em todos aspectos; desde a composição, produção e maturidade em termos de gestão da carreira e vida pessoal. 

O álbum estará brevemente nas plataformas digitas. Que possibilidade temos de termo-lo no formato físico?

Estará disponível em simultâneo, tanto o físico e digital, estamos a trabalhar arduamente para a realização deste desiderato e, desde já, agradecer aos nossos patrocinadores. 

Em termos temáticos, qual é a essência do álbum e por que razão decidiu centrá-lo neste tema?

O Amor é essência principal, o amor é um tema que se renova a cada dia e cada um tem a sua particularidade, sua história, daí ser o foco principal deste álbum, apesar da versatilidade artística. 

Como conseguiu lidar com o  Coronavírus na concepção do Superação?

O Coronavírus influenciou de forma “positiva” pelo factor tempo, em casa, sozinho a refletir cada melodia e analisar as letras com muita atenção.

O que mais lhe marcou durante a concepção álbum?

A maturidade e a seriedade que levo na concepção deste álbum, daí uma grande importância aos meus fãs e apreciadores da minha musicalidade. O mais importante é trabalhar para deixá-los mais satisfeitos e não quebrar o respeito, admiração que têm por mim.


Faltam apenas 4 meses para o final do ano. Em que nível está a produção e o que lhe garante que sai ainda este ano?

O álbum Superação está 90% produzido. Estou optimista que sai este ano, porque assim desejo. Acredito e trabalhamos todos nisso. A única coisa que poderá causar impasse seria as políticas de restrições que a Covid-19 está causando, fora disso  nada impede. Estou confiante.

Mais sobre o álbum
Além de falar sobre “superar-se”, a obra testemunhou os momentos mais complexos da vida do artista ao longo dos 10 anos, momentos estes que o motivaram a compor e criar as melodias. 

Superação, descreve, tem que haver com sua história, “é a minha vida”. Com letras feitas por si, produção da Lauren Pro (Dj Lee) e do professor Emilson Taylor, o disco é 80% cústico, trazendo execuções da sua banda CarmonSistec.

as cargas mais recentes

Kanye West oferece um Sherp Pro como prenda de aniversário a 2 Chainz

há 1 ano
Parece já não haver motivos para duvidar da fortuna de West, só em três meses, o rapper gastou o equivalente a três triliões de Kwanzas para a campanha eleitoral e, para fechar, ofereceu como presente de aniversário um Sherp Pro ATV ao seu amigo 2 Chainz.

Vocalista do “Roupa Nova” internado com Covid-19

há 11 meses
Após enfrentar um câncer e passar por um transplante de medula, o vocalista do grupo “Roupa Nova”, Paulinho, enfrenta uma nova batalha pela vida.

Cantora Helga Fêty denuncia roubo de identidade

há 1 ano
A cantora Helga Fety denunciou a utilização de contas falsas em seu nome, por alguém que se faz passar por si para pedir dinheiro emprestado.

Rodrigo Lombardi encerra campanha Live `Emoção Globo´

há 1 ano
O actor será o último convidado Live da campanha no Instagram do canal Globo ON, embora a campanha ‘Emoção Globo’ continue com outras facetas, como é o caso agora do desafio de dança #EmoçãoGlobo. Não perca, hoje a partir das 21 horas, Sofia Lucas vai entrevistar o talentoso Rodrigo Lombardi, na página oficial da Globo On .

Morreu Sean Connery, actor do “Agente 007” e “O Nome da Rosa”

há 11 meses
Sean Connery é considerado o actor que melhor interpretou o Agente 007 da saga James Bond. O escocês protagonizou o filme por seis vezes. Morreu esta noite aos 90 anos, em Nassau, Bahamas.

Presidente da Federação Angolana Futebol corre o risco de ser severamente castigado pela FIFA

há 10 meses

Banda sonora do filme `Ar condicionado´chega às plataformas na sexta-feira

há 12 meses
A Geração 80 anunciou que vai disponibilizar a banda sonora do filme `Ar condicionado´, no próximo dia 2 de Outubro, sexta-feira. Composta por Aline Frazão, com a participação de Paulo Flores, a trilha estará disponível em todas as plataformas digitais.

“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo

há 2 anos
Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.

Preto Show apresenta novo álbum online

há 1 ano

Mais uma obra enriquece o Rock nacional

há 1 ano
Trata-se do primeiro EP dos Lunna, uma banda de Metal Alternativo que tem brilhado em festivais como Rock Lalimwe Eteke Ifa, Rock in Rio Catumbela, entre outros.

Pais de Pop Smoke promovem projecto de combate à criminalidade

há 8 meses
Pop Smoke morreu em Fevereiro do ano passado, após ter sido baleado, durante um assalto na sua residência em Los Angeles (California), numa altura em que sua carreira dava passos astronómicos e se preparava para tirar o seu primeiro álbum, “Shoot for the Stars Aim for the Moon”, que veio a ser vendido a título póstumo.

Morreu Pierre Cardin

há 9 meses
Nascido em Itália, mas naturalizado francês, Pierre foi o renovador da alta-costura francesa no pós-guerra, tendo mais recentemente dado nome a várias gamas de acessórios de moda.

Top Jóia do Ano coloca a velha “contra” nova escola de rappers

há 9 meses
Desde a autoria de Bob da Rage Sense, passando por Ikonoklasta até Phedilson Ananás, as “jóias” musicais produzidas em 2020 por rappers nacionais, serão “lapidadas” numa eleição proposta pelo Team 2 contra 1.

Kid Cudi “clama” por nova música de Kendrick Lamar

há 6 meses
O rapper usou o Twitter para expressar a saudade que sente do colega, cujo o último trabalho lançado -DAMN-, completará quatro anos no próximo mês.

Kanda: Entre os mais ouvidos do Top Nacional

há 1 ano
A música `Pardon´ da autoria de Kanda, tem marcado “presença” constante no Top Nacional, cuja divulgação é feita pela Carga Magazine. Trata-se de um Top gerado pelo sistema da Sadia que faz monitoramento de 120 milhões de músicas, sistema este que reconhece uma música a cada 2 segundos e abrange todas as rádios de Angola.

LIVE do Show do Mês

há 1 ano