Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

Mais do que reivindicar o seu estatuto na música angolana, Chetekela surge com um novo álbum para dizer que também merece uma palavra na música, sobretudo nos estilos Txianda, Rumba, Afro Ngola, Sukusse e RnB.

A segunda obra da ex-estrela ao palco está em fase de acabamento, 90% está concluído. Traz participações de Gabriel Tchiema, Miguel Buíla, Amidol Fabriciano e será lançado antes do final do ano, simultaneamente em formato físico e digital.

Assim como Wpite, Superação fala essencialmente de amor e resume os 10 anos de história de vida do autor de “Adrenalina do Amor”, tema que, como sabem, colocou-o no topo dos prémios da música africana.

Em cada verso dos 15 temas que compõem o disco, Chetekela esconde uma realidade concreta, conforne mostra nesta entrevista.

Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

Em que aspectos considera ter evoluído mais neste álbum comparativamente ao seu primeiro trabalho?

Em todos aspectos; desde a composição, produção e maturidade em termos de gestão da carreira e vida pessoal. 

O álbum estará brevemente nas plataformas digitas. Que possibilidade temos de termo-lo no formato físico?

Estará disponível em simultâneo, tanto o físico e digital, estamos a trabalhar arduamente para a realização deste desiderato e, desde já, agradecer aos nossos patrocinadores. 

Em termos temáticos, qual é a essência do álbum e por que razão decidiu centrá-lo neste tema?

O Amor é essência principal, o amor é um tema que se renova a cada dia e cada um tem a sua particularidade, sua história, daí ser o foco principal deste álbum, apesar da versatilidade artística. 

Como conseguiu lidar com o  Coronavírus na concepção do Superação?

O Coronavírus influenciou de forma “positiva” pelo factor tempo, em casa, sozinho a refletir cada melodia e analisar as letras com muita atenção.

O que mais lhe marcou durante a concepção álbum?

A maturidade e a seriedade que levo na concepção deste álbum, daí uma grande importância aos meus fãs e apreciadores da minha musicalidade. O mais importante é trabalhar para deixá-los mais satisfeitos e não quebrar o respeito, admiração que têm por mim.


Faltam apenas 4 meses para o final do ano. Em que nível está a produção e o que lhe garante que sai ainda este ano?

O álbum Superação está 90% produzido. Estou optimista que sai este ano, porque assim desejo. Acredito e trabalhamos todos nisso. A única coisa que poderá causar impasse seria as políticas de restrições que a Covid-19 está causando, fora disso  nada impede. Estou confiante.

Mais sobre o álbum
Além de falar sobre “superar-se”, a obra testemunhou os momentos mais complexos da vida do artista ao longo dos 10 anos, momentos estes que o motivaram a compor e criar as melodias. 

Superação, descreve, tem que haver com sua história, “é a minha vida”. Com letras feitas por si, produção da Lauren Pro (Dj Lee) e do professor Emilson Taylor, o disco é 80% cústico, trazendo execuções da sua banda CarmonSistec.

as cargas mais recentes

BET Awards 2021 anuncia tributo especial para o lendário rapper DMX

há 1 ano
O tributo que teve a curadoria do produtor Beatz, amigo de longa data de DMX, também incluirá uma performance de uma nova canção do álbum póstumo de X, Exodus, que foi lançado pela Def Jam Recordings em 28 de Maio.

Músico Paul McCartney lança livro infantil

há 2 anos

Produtoras angolanas rejeitam pagar direitos autorais a seus artistas

há 1 ano
De acordo com o director geral da Sadia, os proprietários das produtoras, rejeitam pagar direitos de autor, e dizem que “não podem pagar”. Sem citar nomes, Lucioval Gama revela que o estranho é que são das mais conceituadas produtoras.

Kuduro é consumido até na NBA

há 9 meses
Mais do um que género musical e dança, o Kuduro é já um fenómeno nos países de expressão portuguesa, bem como em algumas partes do mundo. Essencialmente influenciado pelo folclórico, o Kuduro partilha raízes do Semba, Kizomba, Sungura Rap, Rumba, Soca das Caraíbas,  Techno, House Music e Afro House, aliás, foi pela via do House que chegou, na última semana, à NBA.

Rodex Mágico, um artista plurivalente que caminha a passos firmes em direcção ao triunfo musical

há 1 ano
O jovem artista vem dos Combatentes, o que parece justificar seus conteúdos e referências musicais como Bruno M. Tal como várias outras estrelas, Mágico é um daqueles talentos que trocou o mundo da delinquência pelo Kuduro ou Rap. Kuduro ou Rap, porque fica difícil se posicionar ante a tendência deste artista, que resulta da fusão entre o Kuduro, Funk, Rap e Afrobeat.

Akon investe seis bilhões de USD para construção de uma “Wakanda” no Senegal

há 2 anos
O rapper senegalês Akon garantiu um contrato de USD 6 bilhões, para construir sua cidade temática no Senegal, com objectivo de ajudar no desenvolvimento da sua terra natal.

Geração 80 lança playlist para ouvir durante o Isolamento social

há 3 anos
A ideia é partilhar diferentes trabalhos que mostram a diversidade de produção e de parceria com artistas angolanos.

Eddy Tussa solidário com artistas

há 2 anos
O espectáculo acontece a partir das 17 horas de hoje e o cantor far-se-á acompanhar de Yuri da Cunha. Designado “Show Live de Solidariedade aos Artistas”, o mesmo será transmitido no Facebook, Instagram e YouTube.

Wycleff Jean selecciona angolano Jeff Brown para o “Challenge”

há 3 anos
A selecção do rapper angolano foi confirmada pelo próprio Wycleff, na sua página do instagram, notificando o participante e deixando a seguinte questão: Acham que ele (Kota Kulanda) merece os 1000 dólares?

Mais de 300 actores endereçam carta aberta a Hollywood

há 2 anos
Mais de 300 actores e realizadores, incluindo Idris Elba, Queen Latifah e Billy Porter escreveram uma carta para Hollywood a pedir que a empresa cinematográfica aposte mais em conteúdos anti-racistas e apelam para o fim do “legado da supremacia branca” na indústria.

Scró Que Cuia encontra semelhanças do “Parte Cama” no novo videoclipe de Beyonce

há 2 anos
O cantor Scró Que Cuia disse, este sábado, ter encontrado semelhanças da coreografia da música “Parte Cama” (2017) no novo videoclipe “Already” da Beyonce, publicado na passada sexta-feira, 31 de Julho.

Após sucesso da primeira edição Spoken Mais chega a Viana

há 2 anos

Sabia que hoje assinala-se o Dia da Música Estranha?

há 2 anos
O Dia Internacional da Música Estranha foi criado por Patrick Grant, um músico e compositor de Nova Iorque que queria colocar as pessoas a ouvirem e a tocarem tipos de música que nunca tinham ouvido e tocado antes.

SSP volta a subir ao palco para celebrar 30 anos de carreira

há 2 anos
Após a última aparição no Live no Kubico do ano passado, SSP aparecem novamente em grande para um espectáculo no dia 22 de Maio, no Dream Space, em Luanda.

C4Pedro transforma vida de um jovem em Viana

há 2 anos
Era para ser um dia como qualquer outro do final de ano, já que nesta fase, é frequente músicos e figuras públicas oferecem presentes e donativos a quem mais precisa. C4 Pedro viu-se no dever de alterar, ontem, seus objectivos, mudando a vida de um jovem, no município de Viana, em Luanda.

Taylor Swift acusada de plagiar no último álbum

há 2 anos
O álbum surpresa de Taylor Swift foi lançado na última sexta-feira (24) e vendeu mais de 1,3 milhões de cópias em 24 horas. A capa do disco, segundo a banda de metal Emperor, é um plágio da obra “Stridig” e apresenta evidências.