Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

Mais do que reivindicar o seu estatuto na música angolana, Chetekela surge com um novo álbum para dizer que também merece uma palavra na música, sobretudo nos estilos Txianda, Rumba, Afro Ngola, Sukusse e RnB.

A segunda obra da ex-estrela ao palco está em fase de acabamento, 90% está concluído. Traz participações de Gabriel Tchiema, Miguel Buíla, Amidol Fabriciano e será lançado antes do final do ano, simultaneamente em formato físico e digital.

Assim como Wpite, Superação fala essencialmente de amor e resume os 10 anos de história de vida do autor de “Adrenalina do Amor”, tema que, como sabem, colocou-o no topo dos prémios da música africana.

Em cada verso dos 15 temas que compõem o disco, Chetekela esconde uma realidade concreta, conforne mostra nesta entrevista.

Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

Em que aspectos considera ter evoluído mais neste álbum comparativamente ao seu primeiro trabalho?

Em todos aspectos; desde a composição, produção e maturidade em termos de gestão da carreira e vida pessoal. 

O álbum estará brevemente nas plataformas digitas. Que possibilidade temos de termo-lo no formato físico?

Estará disponível em simultâneo, tanto o físico e digital, estamos a trabalhar arduamente para a realização deste desiderato e, desde já, agradecer aos nossos patrocinadores. 

Em termos temáticos, qual é a essência do álbum e por que razão decidiu centrá-lo neste tema?

O Amor é essência principal, o amor é um tema que se renova a cada dia e cada um tem a sua particularidade, sua história, daí ser o foco principal deste álbum, apesar da versatilidade artística. 

Como conseguiu lidar com o  Coronavírus na concepção do Superação?

O Coronavírus influenciou de forma “positiva” pelo factor tempo, em casa, sozinho a refletir cada melodia e analisar as letras com muita atenção.

O que mais lhe marcou durante a concepção álbum?

A maturidade e a seriedade que levo na concepção deste álbum, daí uma grande importância aos meus fãs e apreciadores da minha musicalidade. O mais importante é trabalhar para deixá-los mais satisfeitos e não quebrar o respeito, admiração que têm por mim.


Faltam apenas 4 meses para o final do ano. Em que nível está a produção e o que lhe garante que sai ainda este ano?

O álbum Superação está 90% produzido. Estou optimista que sai este ano, porque assim desejo. Acredito e trabalhamos todos nisso. A única coisa que poderá causar impasse seria as políticas de restrições que a Covid-19 está causando, fora disso  nada impede. Estou confiante.

Mais sobre o álbum
Além de falar sobre “superar-se”, a obra testemunhou os momentos mais complexos da vida do artista ao longo dos 10 anos, momentos estes que o motivaram a compor e criar as melodias. 

Superação, descreve, tem que haver com sua história, “é a minha vida”. Com letras feitas por si, produção da Lauren Pro (Dj Lee) e do professor Emilson Taylor, o disco é 80% cústico, trazendo execuções da sua banda CarmonSistec.

as cargas mais recentes

Astronauta apresenta `Uma Noite de Lua Cheia´

há 6 meses
Depois do espetáculo `Sobre Luz e Trevas´, o poeta e slammer Frederico Costa regressa para protagonizar o seu segundo espetáculo solo, `Uma Noite de Lua Cheia´.

A partir de produções amadoras, Cossom constrói carreira profissional nas redes sociais

há 2 anos
Cossom “The Greather”, de 19 anos de idade, é o mais novo cantor de Rap e R&B e já começou a prender o público nas redes sociais. Suas letras retratam sobre os amores, as paixões e o sentimento de abandono vividos entre os jovens.

Sam Smith está a enfrentar problemas mentais

há 1 ano
O cantor reiterou aos fãs que lida com questões de saúde mental no seu dia-a-dia, uma situação que caminha para o mais difícil “serão mais difíceis que os outros dias”, admite.

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

há 12 meses

Eve defronta Trina no primeiro verzuz de Rap feminino

há 8 meses
Depois da revanche entre Swizz Beatz e Timbaland, os produtores partilharam o novo calendário de batalhas onde consta a batalha da “primeira-dama” de Ruff Ryders Eve e a “rainha” do Slip-n-Slide, Trina. Ambas vão protagonizar o primeiro frente a frente de Rap feminino, no próximo dia 16 de Junho.

Angolanos que actuam nos EUA em peso na selecção de basquetebol

há 9 meses
Destaque para a presença de vários jovens que actuam nos Estados Unidos da América, com realce para Bruno Fernando que actua nos Atlanta Hawks da NBA.

Banda angolana de Rock contratada pela principal companhia de música da África do Sul

há 7 meses
Trata-se dos Porta Magna, uma banda angolana de Rock criada em menos de nove meses. O grupo foi hoje apresentado como a mais nova aposta da Just Music, produtora que também agencia músicos como Adele.

Projecto que transformou pedonais em bibliotecas comunitárias vai se expandir pelo país

há 1 ano
As pontes do Camama, Benfica e do Rocha Pinto serão transformadas na semana que vem e já há livros para o Namibe, Huila e Kwanza Sul aguardam por mais doações.

Joãozinho Morgado: “Kizomba não é música é dança”

há 2 anos
Figura incontornável da música angolana, particularmente do género Semba, Joãzinho Morgado é uma voz autorizada para falar da música nacional, seus ritmos e tendências. Fruto dos anos de “estrada”, levanta a voz para dizer que Kizomba não é música, mas sim dança.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

há 2 anos
O Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, em comunicado, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Keyshia Cole anuncia aposentadoria da música

há 11 meses
A artista vai aposentar-se da música mais cedo, está apenas à espera do lançamento do seu oitavo álbum.

Cirurgia no joelho força Drake a adiar o lançamento do novo álbum

há 1 ano
Drake anunciou que irá adiar o lançamento do seu novo álbum, “Certified Lover Boy”, previsto para este mês, pelo facto de estar a recuperar de uma cirurgia no joelho.

Morreu Joe Lara, actor do filme “Tarzan”

há 8 meses
Joe Lara tornou-se famoso ao interpretar o célebre Tarzan In Manhattan, aventura épica dos anos 90, depois participou na série “rei da selva” entre 1996 e 2000, actuando num total de 22 episódios.

Shakira quebra o silêncio e reaparece em grande estilo

há 6 meses
Após o jejum de pouco mais de três anos, a cantora regressou, esta sexta-feira, em grande com ‘Don’t Wait Up’, single cujo clipe já ultrapassa 4 milhões de vizualizações no YouTube.

Escolhidos os músicos para o hino da independência

há 2 anos
Os artistas escolhidos para dar voz ao hino dos 45 anos de independência de Angola já foram escolhidos, segundo Big Nelo, afirmando que serão 20 no total, em representação das quatro regiões do país.

Matrix Resurrections alimentou muitas expectativas e agora é um fracasso de bilheteria

há 1 dia
Dados de Janeiro indicam que a obra arrecadou, até o momento, 148 milhões de dólares pelo mundo. Os valores são bons, se não tivermos em conta que se trata de blockbuster de fama mundial, com um investimento de 190 milhões, ou seja, até agora, as despesas de Ressurections são superiores às receitas, 43 milhões de dólares a menos.