Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

Mais do que reivindicar o seu estatuto na música angolana, Chetekela surge com um novo álbum para dizer que também merece uma palavra na música, sobretudo nos estilos Txianda, Rumba, Afro Ngola, Sukusse e RnB.

A segunda obra da ex-estrela ao palco está em fase de acabamento, 90% está concluído. Traz participações de Gabriel Tchiema, Miguel Buíla, Amidol Fabriciano e será lançado antes do final do ano, simultaneamente em formato físico e digital.

Assim como Wpite, Superação fala essencialmente de amor e resume os 10 anos de história de vida do autor de “Adrenalina do Amor”, tema que, como sabem, colocou-o no topo dos prémios da música africana.

Em cada verso dos 15 temas que compõem o disco, Chetekela esconde uma realidade concreta, conforne mostra nesta entrevista.

Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

Em que aspectos considera ter evoluído mais neste álbum comparativamente ao seu primeiro trabalho?

Em todos aspectos; desde a composição, produção e maturidade em termos de gestão da carreira e vida pessoal. 

O álbum estará brevemente nas plataformas digitas. Que possibilidade temos de termo-lo no formato físico?

Estará disponível em simultâneo, tanto o físico e digital, estamos a trabalhar arduamente para a realização deste desiderato e, desde já, agradecer aos nossos patrocinadores. 

Em termos temáticos, qual é a essência do álbum e por que razão decidiu centrá-lo neste tema?

O Amor é essência principal, o amor é um tema que se renova a cada dia e cada um tem a sua particularidade, sua história, daí ser o foco principal deste álbum, apesar da versatilidade artística. 

Como conseguiu lidar com o  Coronavírus na concepção do Superação?

O Coronavírus influenciou de forma “positiva” pelo factor tempo, em casa, sozinho a refletir cada melodia e analisar as letras com muita atenção.

O que mais lhe marcou durante a concepção álbum?

A maturidade e a seriedade que levo na concepção deste álbum, daí uma grande importância aos meus fãs e apreciadores da minha musicalidade. O mais importante é trabalhar para deixá-los mais satisfeitos e não quebrar o respeito, admiração que têm por mim.


Faltam apenas 4 meses para o final do ano. Em que nível está a produção e o que lhe garante que sai ainda este ano?

O álbum Superação está 90% produzido. Estou optimista que sai este ano, porque assim desejo. Acredito e trabalhamos todos nisso. A única coisa que poderá causar impasse seria as políticas de restrições que a Covid-19 está causando, fora disso  nada impede. Estou confiante.

Mais sobre o álbum
Além de falar sobre “superar-se”, a obra testemunhou os momentos mais complexos da vida do artista ao longo dos 10 anos, momentos estes que o motivaram a compor e criar as melodias. 

Superação, descreve, tem que haver com sua história, “é a minha vida”. Com letras feitas por si, produção da Lauren Pro (Dj Lee) e do professor Emilson Taylor, o disco é 80% cústico, trazendo execuções da sua banda CarmonSistec.

as cargas mais recentes

Show do Mês comunica interregno do conceito `Hospitality´ mas garante continuidade das atracções

há 1 ano
`Hospitality´ consistia em receber público num espaço aberto, obedecendo a todas as medidas de segurança, mas acaba de ser descontinuado, para fazer face ao último decreto do estado de Calamidade.

Músico Vladmiro Gonga abre iniciativa para ajudar a internacionalizar clássicos angolanos

há 1 ano
O programa está a ser apoiada pelo Projecto Brilhar, integra aulas de violão e visa promover os clássicos do Semba, Kilapanga e Massemba, interpretados fundamentalmente em Kimbundu e Umbundu.

OG Vuino enaltece suas raízes em novo álbum ao lado de Boss AC

há 7 meses
“Fiz de Novo” é o título do novo álbum de OG Vuino. Neste disco, o rapper fundador dos Kalibrados, um dos mais proeminentes grupo de Hip Hop de sempre no país, lança-se numa nova aventura, propondo uma sonoridade mais próxima das suas raizes.

Álbuns de Alicia Keys, A Trible Called Quest e Wu-Tang Clan serão considerados Património Nacional dos EUA

há 2 meses
Os álbuns de Wu-Tang Clan, A Tribe Called Quest, Alicia Keys estão entre os escolhidos para integrarem o Patrimônio Nacional dos Estados Unidos da América, por serem considerados culturalmente, historicamente e esteticamente bastantes significativos.

Sambieventos, Os Lambas, Luandina e BASEL juntos contra a crise e contra a pandemia

há 2 anos

Já começou a contagem decrescente para a estreia do vídeo do single ‘Cidade à noite’

há 1 ano
Numa altura em que o rapper mais tem se dedicado à sua marca de vestuário, a música que retrata a realidade social, veio quebrar o silêncio de Young Double e considera “é evidente que não houve música mais impactante que Cidade à noite no último mês”.

Cristiano Ronaldo eleito o jogador mais influente do mundo

há 2 anos
Cristiano Ronaldo foi eleito pela revista France Football como o jogador mais influente do mundo. Para além de ser o mais influente, o internacional português está entre as três pessoas mais importantes do mundo desportivo.

Marca de cosmético de Rihanna acusada de exploração e trabalho infantil

há 1 ano

Nanm Kann: Álbum póstumo de Jacob Desvarieux chega às bancas no próximo dia 10 de Dezembro

há 7 meses

Too $hort, Snoop Dogg, Ice Cube e E-40 projectam regresso à ribalta como “supergrupo”

há 2 anos
Um novo “supergrupo” de Rap composto pelos veteranos Snoop Dogg, Ice Cube, E-40 e Too $hort surgirá muito em breve. O primeiro projecto do quarteto ainda sem nome está previsto para o primeiro semestre de 2021.

Sabias que “Gerilson Insrael” foi o tema em Angola mais pesquisado no Google em 2021?

há 6 meses
O relatório do Google Trends aponta que o cantor lidera os tópicos de busca, sendo que as províncias da Huíla, Huambo, Benguela e Luanda obtiveram maiores cliques.

Cristiano Ronaldo surpreende C4Pedro

há 2 anos
C4Pedro foi convidado para surpreender o astro da Juventus, mas foi Cristiano Ronaldo quem acabou por surpreender C4Pedro ao cantar os principais temas do músico.

Kristof Degrauwe expõe `A Máscara Oculta´a partir de amanhã

há 1 ano
A Máscara Oculta é uma exposição que irá decorrer de 20 de Abril à 31 de Agosto e será uma mostra de 29 fotografias tiradas entre 1999 e 2000 em Lubumbashi ( República Democrática do Congo).

Covid-19: Matias Damásio testa positivo

há 1 ano
A informação surge em vários sites, que fazem também referência ao facto do angolano ter actuado recentemente nos programas “Casa Feliz”, da SIC, e “Em Familia” da TVI, nos dias 12 e 16 de Janeiro, respectivamente.

Rappers angolanos serão eternizados no projecto ‘Ficheiros 2 Contra 1’

há 2 anos
Doravante, os rappers de todo o país passarão a estabelecer intercâmbio artístico, de modos a romper a barreira dos estigmas, preconceitos e dinamizar o movimento Hip Hop.

A assinalar dez anos, Luxor African Film Festival 2021 premia filme Made in Angola

há 1 ano
O filme Ar Condicionado foi premiado como Melhor Longa Metragem (prémio do Júri) na 10ª edição do Luxor African Film Festival 2021, no Egipto.