Ciclo de aulas sobre historiografia africana é adiado para Dezembro

Sob o mote “Mergulhando nas Artérias da História, Cultura e Tradição Africana”, o projecto nasce de uma conexão entre a Acção Jovem com o Professor, Historiador e Activista Social angolano, Pick Ngudi-A-Kazi e o Portal do Palestrante Africano no Brasil.

Com início agendado para o mês em curso, o ciclo de aulas direccionado para amantes da Cultura Africana, pesquisadores, autodidactas, estudantes e até professores, tem agora uma nova agenda para o próximo mês.

Visando promover e divulgar palestras e conferências de pensadores africanos para o Brasil e o resto do mundo, o Portal do Palestrante Africano no Brasil, juntou-se a iniciativa promovida pela Acção Jovem, representada por Dog Murras, para tornar possível a “magistral iniciativa da Literáfrica, pioneira na busca, valorização e salvaguarda da literatura africana na América latina”.

Em cinco vídeos aulas, o também integrante do “Clube de Pensadores do RC”, Pick Ngudi-A-Kazi, vai discorrer pelas “Artérias da História, Cultura e Tradição Africana”, colocando à lupa temas como: O valor dos nomes na tradição africana, Aspectos identitários nas culturas de alguns povos de África, Contribuições africanas das quais o mundo se esqueceu, Divisões de África pelas potências colonialistas antes da conferência de Berlim, e ainda Soluções para uma África forte, livre e próspera.

A decorrer na Plataforma Zoom, o ciclo de aulas foi remarcado para os próximos dias 9, 10, 11, 12,13 de Dezembro de 2020.

as cargas mais recentes

Hip Hop Tuga se veste de camisolas desportivas

há 6 meses
A comunidade Hip Hop Tuga conta desde esta semana com uma marca de T-shirts desportivas, que representam álbuns de Rap. A iniciativa de um jovem designer gráfico já recebeu reacções positivas dos rappers.

Novo álbum da Banda Maravilha traz mistura de Kuduro com o Semba

há 5 meses
onhecida como verdadeira executante dos instrumentos tradicionais do Semba, a banda revelou à Carga que o aguardado álbum já está pronto e colocará à disposição dos fãs 5 mil cópias.

Gabriel o Pensador lança novo Single

há 7 meses
Neste período de contingência global, Gabriel O Pensador lança o seu novo single “A Cura está no Coração”, como forma de apelo global à solidariedade entre todos, para ultrapassarmos esta fase difícil e sem precedentes na história da Humanidade.

Contagem decrescente para a estreia da 4ª temporada de “La Casa de Papel”

há 9 meses
Nairóbi morre? Berlim está vivo? O Professor vai perder o controle? Bastou sair o trailer da quarta temporada de “La Casa de Papel” as perguntas sobre o que acontecerá não param de ecoar na internet.

Yola Araújo e LS Republicano rompem contrato por alegada “incompatibilidade”

há 1 mês
Depois de pouco mais de 10 anos de trabalhos, a cantora deixa de pertencer a LS Republicano, por causa de “incompatibilidades”.

Revista Carga traz pesos pesados para o Reportório

há 6 meses
Os dj´s Malvado e Dias Rodrigues, que sexta-feira, a partir das 19 horas, vão exibir os seus maiores sucessos musicais, no chamado “desfile de hits”.

Morreu um dos criadores do “Afrobeat”

há 7 meses
O mítico baterista nigeriano Tony Allen, um dos criadores do género “Afrobeat”, morreu quinta-feira em Paris (França), aos 79 anos de idade.

SSP: O grupo de Rap nacional mais ouvido actualmente

há 2 meses
Dados fornecidos pela Sadia, indicam que o grupo SSP são os artistas mais ouvidos, desde o dia 21 de Setembro, no `Top Nacional´ -−divulgado pela Carga Magazine−. A par desta “colocação”, são também os primeiros artistas do estilo Rap a entrar na lista de preferência dos ouvintes, de todas as rádios nacionais.

Twitter homenageia Pop Smoke com emojis

há 5 meses
Pop Smoke foi assassinado em fevereiro deste ano, o crime ainda não foi esclarecido. Na passada sexta-feira, foi lançado o álbum de estreia do rapper “Shoot For The Stars Aim For The Moon, a título póstumo e o músico ganhou homenagem especial.

Top dos Mais Queridos 2020: Este ano só haverá homenagens aos ícones da música angolana

há 3 meses
O Top dos Mais Queridos, edição 2020, terá um formato diferente. Ao invés da eleição do Artista Mais Querido, a organização decidiu destacar os momentos mais marcantes da música angolana, homenageando os ícones da música nacional e a Rádio Nacional de Angola pelo contributo na produção, promoção e divulgação da música.

O novo álbum de Lady Gaga chegou e já conquistou o número #1 na Billboard 200

há 6 meses
`Chromatica´ assinala a sexta vez que um álbum de Lady Gaga figura no topo da lista, desde o lançamento de Born This Way em 2011. O trabalho era um dos mais aguardados dos últimos tempos, por representar o retorno da cantora ao dance pop.

Whitney Houston se torna a primeira artista negra a conseguir três discos de Diamante

há 3 semanas
A marca foi conseguida com o álbum “Whitney”, o segundo da artista lançado em 1987. Já detinha o certificado de Diamante pelas obras “Whitney Houston” (1985), que foi 13 vezes Platina, e pela trilha sonora de “O Guarda-Costas” (1992), que foi 18 vezes Platina.

Fast & Furious 9: Ludacris deixa escapar em entrevista que o filme pode chegar ao “espaço”

há 4 meses
O nono episódio da franquia Fast & Furious, recentemente apelidado F9 poderá ter chegado ao espaço, o spoiller foi deixado Ludacris. O rapper e protagonista veterano do filme, ciou a possibilidade durante uma entrevista recente ao The Hollywood Repórter.

Phathar Mak “pede” socorro

há 7 meses
O vídeo da nova música do rapper Phathar Mak, intitulada “Socorro”, estreia hoje na página do músico no Youtube. A música é um pedido de socorro a Deus, apelando a sua intervenção na salvação da humanidade, além de passar a mensagem de igualdade entre os seres humanos, de forma a deixar de lado o complexo de superioridade.

Matias Damásio prepara show solidário

há 7 meses
O show será transmitido na sua página no Youtube e na Televisão Pública de Angola (TPA), a partir das 14h30, e visa angariar a maior quantidade de cestas básicas possíveis, para ajudar os mais necessitados, de acordo com o valor a ser arrecadado.

Paulo Flores dirige show de Yuri da Cunha

há 2 meses
O show do músico Yuri da Cunha, agendado para no próximo Domingo, a ter lugar Casino Estoril (Portugal), será dirigido artisticamente por Paulo Flores.