Ciclo de conversas do projecto Museu em Desenho decorre já nos dias 17, 18 e 19

Museu em Desenho é um projecto duplo (conversas e publicação) que investiga e reflecte as posturas e práticas educativas e sociais para os museus, a integralidade das colecções e os focos curatoriais dos museus em Angola. O Laboratório de Crítica e Curadoria organiza o ciclo de conversas do projecto Museu em Desenho entre os dias 17, 18 e 19 de Maio 2021.

Os encontros (presenciais e online) juntam profissionais da cultura de diversas partes do mundo para três dias de conversas em volta das experiências globais e locais para dar respostas sobre o presente e possibilidades do futuro no debate museológico nacional.

O ciclo de conversas acontece entre os dias 17, 18 e 19 de Maio 2021, com dois painéis via online e dois painéis no Museu Nacional de Antropologia), os debates têm hora marcada entre as 16h e 17:30h, sendo que o terceiro painel acontecerá entre as 14h e 15:30h.

O ciclo de conversas do projecto Museu em Desenho enquadra-se nas celebrações do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, coordenado pelo Conselho Internacional de Museus.

O projecto Museu em Desenho identifica cinco aspectos relevantes, como seus objectivos centrais, para o debate dos museus nacionais nesta data:

  • Museologia social e crítica
  • Critérios do coleccionismo museológico nacional
  • Que arquitectura para o Museu de Arte Contemporânea Angolana
  • Focos curatoriais e acção educativa nos museus
  • Políticas públicas para sustentabilizar os museus

Como público-alvo, o projecto está destinado a pesquisadores, profissionais da cultura, jornalistas, estudantes, especialistas em museologia, curadores de arte e profissionais das artes visuais. O projecto é organizado pelo LabCC [Laboratório de Crítica e Curadoria], em parceria com o Goethe Institut Angola e o Museu de Antropologia.

O Laboratório de Crítica e Curadoria (Luanda, Angola) é uma plataforma de arte contemporânea com enfoque em conceber ambientes de discussão e projectos artísticos/curatoriais, através de um sistema de pesquisa e produção de conhecimento.

as cargas mais recentes

Festival Sons do Atlântico revisita actuações épicas da 7°edição

há 10 meses
Sábado dia 12 de Dezembro as 22:00, poderá rever as grandes actuações deste espetáculo que contou com um público de cerca de 40.000 pessoas, a vibrar em uníssono com artistas em ascenção, artistas angolanos consagrados e estrelas internacionais.

MTV Europe Music Awards 2020: Pabllo Vittar ultrapassa Anitta, Emicida e Ludmila.

há 11 meses
A gala de premiacão MTV Europe Music Awards aconteceu esta madruga em Budapeste, Hungria. Os maiores vencedores da noite foram BTS. Lady Gaga levou o principal prêmio “Artista do Ano” e Pabllo Vittar deixou para atrás Anitta, Emicida, Ludmila e Djonga.

Anna Joyce: A mais premiada do Globos de Ouro da Zap

há 11 meses
A cantora foi o destaque da primeira edição do Globos de Ouro da Zap ao levar para casa três prémios em três categorias, numa gala em que concorriam expoentes máximos da música angolana.

FLASHBACK – Hip Hop VS House Music

há 1 ano

Don Kikas: “A música tradicional devia ter um lugar intocável para não perdermos a matriz”

há 12 meses
O músico está a celebrar 25 anos de carreira e na próxima semana vai protagonizar um grande espectáculo, no Capitólio, em Lisboa. Em entrevista à Carga, apresentou o alinhamento artístico e aproveitou para falar sobre suas ambições e que gostaria de ter conseguido ao longo dos 25 anos, para além de descrever o actual estado do Kizomba.

Fast and Furious 10 já tem data de estreia

há 1 mês
A Universal Pictures já definiu e anunciou uma data de lançamento para 7 de Abril de 2023.

Kiluanji Kia Henda constrói memorial da escravatura em Portugal

há 11 meses
A imponente obra do artista plástico angolano simboliza a “reconciliação com o passado” da escravatura e é uma contribuição para a História de Portugal. A instalação será concluída no primeiro trimestre de 2021.

DJ Ngunza apresenta-se ao mercado internacional com o single “Meu DJ”

há 11 meses
O tema “Meu DJ” marca o início de uma nova etapa para a carreira de DJ Ngunza. Já disponível nas plataformas digitais, “Meu DJ” é assim a prova do empenho e dedicação de Ngunza, procurando ser bem sucedido musicalmente, quer como produtor como Dj.

Do Brasil para Angola, Jéssica Areia traz novo disco

há 6 meses
A cantora angolana, a residir no Brasil, Jéssica Areias apresenta no dia 23 de Abril o seu segundo álbum discográfico, intitulado “Matura”, em todas as plataformas digitais.

Álbum ‘Chromatica’ de Lady Gaga ganha programa de rádio

há 1 ano

Rui Orlando em concerto no `Especial Tá Bater´

há 1 ano
É já neste sábado, dia 19 de Setembro, que todas as atenções estarão voltadas para o `Especial Tá Bater´, com Rui Orlando, a protagonizar uma incursão pelos maiores sucessos do seu repertório.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

há 7 meses

Afinal vidas angolanas também importam

há 1 ano
A classe artística angolana quebrou o silêncio e decidiu dar um basta à indiferença perante a brutalidade e violência policial que, vezes sem conta, resultaram em mortes, como foi o mais recente caso de José Manuel, morto à tiro no Prenda.

Pink 2 Toques e Bruno Samora juntos contra o Covid-19

há 1 ano
O criador do conceito FitKuduro, Bruno Samora juntou-se ao grupo de kuduro Pink 2 Toques, para enviar a sua mensagem de prevenção sobre o Corona Vírus.

Legado do rei Ngola Kilwanji será narrado em filme

há 7 meses

Cardi B pede a Joe Biden para não fazer falsas promessas eleitorais

há 1 ano
Durante uma conversa que manteve com o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, a cantora norte-americana foi frontal e pediu ao concorrente para não fazer falsas promessas eleitorais para conseguir votos.