Ciclo de conversas do projecto Museu em Desenho decorre já nos dias 17, 18 e 19

Museu em Desenho é um projecto duplo (conversas e publicação) que investiga e reflecte as posturas e práticas educativas e sociais para os museus, a integralidade das colecções e os focos curatoriais dos museus em Angola. O Laboratório de Crítica e Curadoria organiza o ciclo de conversas do projecto Museu em Desenho entre os dias 17, 18 e 19 de Maio 2021.

Os encontros (presenciais e online) juntam profissionais da cultura de diversas partes do mundo para três dias de conversas em volta das experiências globais e locais para dar respostas sobre o presente e possibilidades do futuro no debate museológico nacional.

O ciclo de conversas acontece entre os dias 17, 18 e 19 de Maio 2021, com dois painéis via online e dois painéis no Museu Nacional de Antropologia), os debates têm hora marcada entre as 16h e 17:30h, sendo que o terceiro painel acontecerá entre as 14h e 15:30h.

O ciclo de conversas do projecto Museu em Desenho enquadra-se nas celebrações do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, coordenado pelo Conselho Internacional de Museus.

O projecto Museu em Desenho identifica cinco aspectos relevantes, como seus objectivos centrais, para o debate dos museus nacionais nesta data:

  • Museologia social e crítica
  • Critérios do coleccionismo museológico nacional
  • Que arquitectura para o Museu de Arte Contemporânea Angolana
  • Focos curatoriais e acção educativa nos museus
  • Políticas públicas para sustentabilizar os museus

Como público-alvo, o projecto está destinado a pesquisadores, profissionais da cultura, jornalistas, estudantes, especialistas em museologia, curadores de arte e profissionais das artes visuais. O projecto é organizado pelo LabCC [Laboratório de Crítica e Curadoria], em parceria com o Goethe Institut Angola e o Museu de Antropologia.

O Laboratório de Crítica e Curadoria (Luanda, Angola) é uma plataforma de arte contemporânea com enfoque em conceber ambientes de discussão e projectos artísticos/curatoriais, através de um sistema de pesquisa e produção de conhecimento.

as cargas mais recentes

N’sexy Love volta a reunir antigos integrantes para o grande regresso aos palcos

há 6 meses
Depois de mais de dez anos separados, N’sexy Love anunciou o regresso regular aos palcos, mas já sem Bigú Ferreira. A despedida do ex-vocalista, este domingo durante o Live no Kubico, deixou Walter Ananás em lágrimas, a ponto de interromper o espectáculo.

Paul McCartney confessa que quase se tornou alcoólatra após separação dos Beatles

há 11 meses
Paul McCartney confirmou as informações por trás da separação dos Beatles. Em uma nova entrevista, o músico afirma que sofreu muito com as acusações sobre o fim da banda, que o levou a recorrer ao álcool e faltava pouco para ter calapso mental mais grave.

Lugar de FALA D’ ELA: Primeiro podcast angolano de Spoken Word começa a ser emitido já amanhã

há 8 meses
Idealizado inicialmente para ser um programa 100% online no formato live e com exibição quinzenal e transmitido nas páginas oficiais da Dupla ELA, no formato Spoken Cover Project −músicas na palavra falada−, performances originais da dupla e debates temáticos.

Dimensão artistíca e cultural de Sindika Dokolo estarão em destaque amanhã

há 3 meses

Live de Marília Mendonça bate recorde mundial 3,2 milhões de espectadores em simultâneo

há 1 ano
A cantora celebrou o recorde com um post no Twitter com a foto do exacto momento em que atingiu a marca de 3,2 milhões de views, superando o recorde mundial do Youtube anteriormente conquistado pela dupla Jorge e Mateus com 3,1 milhões.

José Neto é o novo técnico de basquetebol do Petro

há 10 meses
O técnico brasileiro José Neto é o novo técnico da equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda.

10 anos depois Diff regressa ao game para revolucionar o Rap

há 9 meses
É dos rappers mais modernos da actualidade e só não deu cartas porque esteve dez anos fora do mainstream, mas, está de volta e desta vez com um EP de 4 faixas musicais, incluindo os respectivos vídeoclips. Além da obra, o músico preparou uma “bomba” com Anselmo Ralph e fala à Carga sobre o seu regresso.

45 organizações humanitárias pedem a Lewis Hamilton que boicote GP da Arábia Saudita

há 4 meses

Actor de Batman: O Cavaleiro das Trevas chama Coringa de filme ‘nojento’

há 1 ano
Coringa é um dos grandes filmes de 2019 e trouxe uma história diferente e surpreendente para o clássico vilão do Batman. Entretanto, o actor Eric Roberts, conhecido por Batman: O Cavaleiro das Trevas chamou o filme “nojento”.

É oficial, Salú Gonçalves é a nova cara do Ecos & Factos e Dog Murras assume o Fala Angola

há 1 ano

Maya Cool “dispara” indirectas e deixa músicos em alerta

há 1 ano
Depois das críticas de Mago de Sousa à Unitel, por não cumprir com o trabalho, acordado, de promoção do seu disco, é a vez de Maya Cool a juntar-se a causa, apelando aos fazedores de arte no geral a manifestarem-se a favor do colega.

Chilola de Almeida: “Quero fazer o Semba atingir os palcos onde os mestres sempre desejaram”

há 1 ano
Como cantor pode não ser muito conhecido, mas como compositor, Chilola de Almeida escreveu sucessos de músicos como Filho do Zua, Ary, Puto Português, Carlos Burty e Banda Maravilha. Este ano, o músico vai dar o primeiro grande passo da carreira e assume-se como a continuidade de Bangão.

É oficial: Messi anuncia que vai continuar no Barcelona

há 10 meses
O astro argentino acaba de anunciar que vai continuar no clube catalão até o fim do contrato. “Eu tinha a certeza que estava livre para sair, o presidente sempre disse que no fim da temporada podia decidir sair ou ficar”.

Agentes criam associação de defesa dos interesses dos negros na indústria musical

há 12 meses
Um grupo de mais de 30 principais agentes, advogados e gestores da indústria da música criou uma associação que estará a manter e actualizar os interesses de artistas, produtores, compositores e executivos negros ligados à indústria da música.

Prodígio actua hoje no festival #EuFicoEmCasa

há 1 ano
O rapper Prodígio, actua hoje através do vídeo directo na sua conta do Instagram @pro2da , tendo sido convidado pela Sony, produtora a que está associado.

Repertório traz os dois produtores do momento: Vado Poster e Dj Habias

há 11 meses
Vado Poster e Dj Habias são dos produtores mais solicitados da actualidade e estarão na próxima sexta-feira, 24 de Julho, no Repertório da Revista Carga, para apresentar e explicar o processo de produção de hits como “Pintins”, de Scro Q Cuia e Nerú Americano ou Waatão, de Puto Prata.