Ciclo de conversas do projecto Museu em Desenho decorre já nos dias 17, 18 e 19

Museu em Desenho é um projecto duplo (conversas e publicação) que investiga e reflecte as posturas e práticas educativas e sociais para os museus, a integralidade das colecções e os focos curatoriais dos museus em Angola. O Laboratório de Crítica e Curadoria organiza o ciclo de conversas do projecto Museu em Desenho entre os dias 17, 18 e 19 de Maio 2021.

Os encontros (presenciais e online) juntam profissionais da cultura de diversas partes do mundo para três dias de conversas em volta das experiências globais e locais para dar respostas sobre o presente e possibilidades do futuro no debate museológico nacional.

O ciclo de conversas acontece entre os dias 17, 18 e 19 de Maio 2021, com dois painéis via online e dois painéis no Museu Nacional de Antropologia), os debates têm hora marcada entre as 16h e 17:30h, sendo que o terceiro painel acontecerá entre as 14h e 15:30h.

O ciclo de conversas do projecto Museu em Desenho enquadra-se nas celebrações do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, coordenado pelo Conselho Internacional de Museus.

O projecto Museu em Desenho identifica cinco aspectos relevantes, como seus objectivos centrais, para o debate dos museus nacionais nesta data:

  • Museologia social e crítica
  • Critérios do coleccionismo museológico nacional
  • Que arquitectura para o Museu de Arte Contemporânea Angolana
  • Focos curatoriais e acção educativa nos museus
  • Políticas públicas para sustentabilizar os museus

Como público-alvo, o projecto está destinado a pesquisadores, profissionais da cultura, jornalistas, estudantes, especialistas em museologia, curadores de arte e profissionais das artes visuais. O projecto é organizado pelo LabCC [Laboratório de Crítica e Curadoria], em parceria com o Goethe Institut Angola e o Museu de Antropologia.

O Laboratório de Crítica e Curadoria (Luanda, Angola) é uma plataforma de arte contemporânea com enfoque em conceber ambientes de discussão e projectos artísticos/curatoriais, através de um sistema de pesquisa e produção de conhecimento.

as cargas mais recentes

Um encontro com a história: kuduristas chegam ao Palácio de Ferro

há 11 meses
Será com este pensamento que no sábado, às 10 horas, os kuduristas estarão em seminário para discutir sobre o “Kuduro Contemporâneo – Visões e Perspectivas” do estilo musical, que reivindicam ser o mais popular do país.

Novo clip de Lil Nas X com culto a Demónio “explode” redes sociais

há 1 ano

Nanm Kann: Álbum póstumo de Jacob Desvarieux chega às bancas no próximo dia 10 de Dezembro

há 7 meses

Músico Chakuisa cria rádio comunitária para ajudar a divulgar carreiras dos artistas

há 3 meses
Se estiver na Centralidade do Zango Oito Mil, sintonize a Rádio Zango 8000 no www. rádio 8000, uma sintonia criada pelo músico Chakuisa para ajudar a divulgar as canções de outros artistas. Com 75% da sua orientação editorial focada em música, a estação comunitária está a consquistar espaço no EUA, Canadá, Brasil, Bélgica e África do sul.

Rafael Gonçalves: A voz do Ghetto Zouk que todos deviam ouvir

há 1 ano
Tem poucos anos de estrada e, apesar de ainda não pisar grandes palcos, Rafael Gonçalves já começou a atrair as tençãoes do público. Seus temas “Cobrar” e “Juntos P’ra Sempre” acabam por ser incorporados nas referências do Ghetto Zouk feito em Angola.

Covid-19 força adiamento da cerimónia dos Grammy

há 6 meses
A cerimónia de entrega dos Grammy, edição 2022, prevista para o dia 31 de Janeiro, foi adiada por causa do elevado número de casos de Covid-19 nos Estados Unidos da América.

Cientista angolano é homenageado e ganha bolsa de estudo

há 2 anos
O Ministério da Juventude e Desportos distinguiu o jovem cientista angolano, Valdemar Tchipenhe, com um Diploma de Mérito, pela a sua dedicação e entrega no projecto humanitário de montagem de laboratórios de Biologia Molecular, que contribuem para prevenção e combate à Covid-19.

Mariah Carey está a ser processada pela irmã

há 1 ano
A irmã de Mariah Carey entrou com um processo judicial contra a cantora. Allison Carey afirma que sofreu de angústia emocional por causa das alegações que Mariah fez em seu livro ‘The Meaning of Mariah’, lançado em 2020.

Vladmiro Gonga está de volta e traz mudanças na carreira

há 2 anos
Depois de 8 meses acometido por uma grave doença, Vladmiro Gonga aparece revigorado e anuncia mudanças drásticas.

Anime sobre o rapper XXXTENTACION poderá ser lançado brevemente

há 2 anos
O lançamento do novo anime foi noticiado por diversas páginas de rap internacionais, mas até ao momento nada foi confirmado oficialmente.

Foste Waldemar, mas cantaste livremente no teu país

há 2 anos
A morte do músico Waldemar Bastos foi um duro golpe às nossas emoções, um soco no “estômago” da cultura e quase um K.O técnico aos amantes da música com qualidade.

Busta Rhymes revela que deixou de ser feliz ao aperceber-se do que enfrentaria por ser negro

há 2 anos
Recemente, publicou Extinction Level Event 2: The Wrath Of God, que foi um dos motivos de conversa com o jornal Guardian, onde fez várias revelações.

Lou Ottens, precursor da portabilidade musical morre aos 94 anos

há 1 ano
Conhecido como o “Pai” da cassete de fita, o engenheiro holandês, foi nada mais que um inventor revolucionário na década de 1960, cuja criação democratizou o sector musical, facilitando a portabilidade e alcance.

Academia de Escrita disponibiliza curso online a título gratuito

há 2 anos
A “Academia de Escrita” é um projecto que visa auxiliar escritores em início de carreira, transmitindo técnicas de escrita que lhes permitirão vencer os bloqueios criativos, concluir e publicar os seus livros.

Sintoniza: Mambos Hip Hop da Banda

há 2 anos
Idealizado por Dino Cross, “Mambos Hip Hop da banda” é um podcast de entrevistas e factos relaccionados ao Rap Game. Com o suporte de Cláudio Bantu, Queen J e Dj Bráulio Mix, os arquivos do programa podem ser acedidos a qualquer momento, no Kisom.

Músicos britânicos fazem abaixo-assinado para o Ministério da Cultura

há 2 anos
Cerca de 1.500 artistas, entre eles Ed Sheeran Rolling Stones, Paul McCartney, Coldplay e Eric Clapton, entregaram uma carta ao ministério da cultura britânico a “exigirem” um “calendário claro” sobre o regresso à actividade cultural; apoio financeiro e a eliminação do IVA sobre a venda de bilhetes, devido às dificuldades que estão a enfrentar.