Classe artística chora a morte de Galiano Neto

Ocorrida na madrugada, desta quinta-feira, dia 3 de Fevereiro, em Lisboa, o tamborinista, cantor e compositor, Galiano Francisco Neto, artisticamente conhecido por Galiano Neto, morreu vítima de uma ataque cardíaco, aos 65 anos de idade.

Galiano Neto é uma referência de artista angolano de música africana, tendo participado do grupo “Grito di Povo”, e como compositor, ao lado de Vate Costa e Gregório Mulato, do conjunto Os Merengues, um dos maiores agrupamentos musicais em Angola do pós- Independência. 

Radicado em Portugal desde os anos 90, Galiano Neto colaborou com os grupos Semba Masters, Kussondolola e participou das gravações do mais recente disco (em promoção) de Bonga.

De acordo com o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, Galiano Neto notabilizou-se, ainda, por ser autor de vários temas de sucesso, regravados pela Banda Maravilha, como “Lelu kiá” (álbum Zungueira) “Sessa mulemba” (As nossas Palmas) “Samba yó” e “palame” (Semba Luanda) e, ainda, “Makalakato”, conhecida canção interpretada por Paulo Flores, do seu álbum “Best Of”, lançado no início do ano 2000.

Galiano Francisco Neto nasceu na Ilha do Cabo, em Luanda, aos 18 de Abril de 1956, é filho de Francisco Custódio Júnior e de Francisca Miguel. A sua biografia faz saber que além de autor, compositor, percussionista, era também professor e mestre, na arte da música, da história de Angola e da vida. 

Nato da Ilha de Luanda fez parte do grupos carnavalesco União Mundo da Ilha, responsável por anos de produção musical carnavalesca ligada a esta zona da cidade de Luanda.

Uma vida emprestada à arte, em particular à música lusófona, é ovacionada por toda a classe artística.

as cargas mais recentes

Peça teatral `As crises em tempos de crise´ do Grupo Jovens da Mulemba em cartaz na Fundação Arte e Cultura apresenta

há 2 anos
“A peça aborda de forma crítica, porém sarcástica sobre as crises de várias ordens: Econômica, Religiosa Cultural, e Social; Com uma tônica a crise de valores, a questão do respeito ao próximo, da relação que se quer salutar entre os vizinhos.

Morreu Paulo Jazz, artista plástico e co-fundador da União Nacional dos Artistas Plásticos

há 2 anos
A confirmação da morte do também desenhista foi dada hoje pelo amigo e também homem das artes, Rui Nobre Garção, que, com o malogrado, trabalhou na comissão instaladora da fundação da UNAP, União Nacional dos Artistas Plásticos.

Invisíveis: “O que nos caracteriza é um Rap sem preocupação com os holofotes”

há 3 anos
Lançaram ontem o álbum `O Culto´, uma obra no verdadeiro sentido da palavra, que além de quebrar o silêncio de 8 anos, é uma viagem às origens do Hip Hop e um compromisso com o “abandonado” Boom Bap.

Edivaldo Prince lança single ‘H.A.N.E.N’ com a participação de Uami Ndongadas e Lil Drizzy

há 1 ano
O artista está de regresso com músicas e planos para o ano de 2022, sendo que ‘H.A.N.E.N- Hoje a Noite é Nossa’ com a participação de Uami Ndongadas e Lil Drizzy, marca o ponto de partida.

R. Kelly corre o risco de ser condenado a prisão perpétua

há 3 anos
Já se passou mais de um ano desde que R. Kelly foi levado sob custódia numa das prisões de Chicago. Depois de vários atrasos ao longo do ano, a estrela do R&B deve enfrentar a 13 de Outubro o júri no Tribunal Distrital de Chicago.

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 3 anos

Tragédia no set de gravações: Um tipo de incidente raro, mas não inédito

há 2 anos
Além de Rust, o caso mais mediático sobre fatalidade durante as gravações é o filme O Corvo, datado de 1993, em que a vítima foi Brandon Lee, o conhecido filho de Bruce Lee, também vítima de um disparo de arma cenográfica.

Damásio Brothers assinam com Grupo Chiado, uma das mais respeitadas produtoras da Lusofonia

há 2 anos

Agora é oficial, Netflix quer pôr fim às partilhas de contas

há 2 anos
A Netflix está a testar um novo recurso que restringe a partilha de conta apenas com quem estiver no mesmo recinto.

Rumba Congolesa passa a ser Património Imaterial da Humanidade

há 1 ano
O estilo musical e dança Rumba, originário da bacia do Congo-região que abrange as actuais República Democrática do Congo, Congo, Angola e Gabão- foi elevado ontem pela UNESCO a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Burna Boy apresenta detalhes do seu novo álbum produzido por P. Diddy

há 3 anos
Intitulado “Twice As Tall”, o novo álbum do músico nigeriano teve a produção executiva de Puff Diddy, Bosede Ogulu e o próprio Burna Boy.

Novo álbum dos Pink Floyd sai em Abril e conta com edições em CD e vinil

há 2 anos
A formação britânica Pink Floyd vai lançar em Abril o “Pink Floyd Live at Knebworth 1990”, álbum ao vivo que será editado pela primeira vez em CD, vinil e nas plataformas.

#TheBestBANTUMEN 2021 são conhecidos ainda este mês

há 1 ano
A exemplo da eleição já realizada no ano transacto, o site generalista Bantumen, volta a destacar por meio de uma eleição os melhores do ano, a grande novidade da presente edição, é a adição da categoria Melhor Single do Ano.

Entri Spada e Paredi: DJ Malvado reinventa clássico cabo-verdiano em parceria com Roxane

há 2 anos
A ser lançada hoje, a música Entre Spada e Paredi é um “prenuncio” do EP de Roxane Fernandez, a ser lançado em Julho/Agosto e mantém DJ Malvado conectado às suas raízes com a kizomba mais tradicional tal como nos tempos em que estava a iniciar a sua carreira.

Pai Natal Angolano é conhecido hoje no auditório Horizonte Njinga Mbande

há 1 ano
Inspirado na imagem de Enoque Caracol, a peça teatral que vai reunir a arte da dança e da música no mesmo palco, conta a história da pequena Kendra, que teve um sonho sobre um Natal recheado de coisas boas, mas que depois passou a ser um pesadelo.

Juninho Bill: Vocalista de sucessos infantis dos anos 80 faz vaquinha para gravar álbum a solo

há 3 anos
Juninho Bill foi um dos vocalistas do Trem da Alegria, grupo infantil brasileiro que tocou e continua a tocar em vários países da lusofonia, principalmente Angola, basta recordar o sucesso “Uni Duni Tê”.