Classe artística chora a morte de Galiano Neto

Ocorrida na madrugada, desta quinta-feira, dia 3 de Fevereiro, em Lisboa, o tamborinista, cantor e compositor, Galiano Francisco Neto, artisticamente conhecido por Galiano Neto, morreu vítima de uma ataque cardíaco, aos 65 anos de idade.

Galiano Neto é uma referência de artista angolano de música africana, tendo participado do grupo “Grito di Povo”, e como compositor, ao lado de Vate Costa e Gregório Mulato, do conjunto Os Merengues, um dos maiores agrupamentos musicais em Angola do pós- Independência. 

Radicado em Portugal desde os anos 90, Galiano Neto colaborou com os grupos Semba Masters, Kussondolola e participou das gravações do mais recente disco (em promoção) de Bonga.

De acordo com o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, Galiano Neto notabilizou-se, ainda, por ser autor de vários temas de sucesso, regravados pela Banda Maravilha, como “Lelu kiá” (álbum Zungueira) “Sessa mulemba” (As nossas Palmas) “Samba yó” e “palame” (Semba Luanda) e, ainda, “Makalakato”, conhecida canção interpretada por Paulo Flores, do seu álbum “Best Of”, lançado no início do ano 2000.

Galiano Francisco Neto nasceu na Ilha do Cabo, em Luanda, aos 18 de Abril de 1956, é filho de Francisco Custódio Júnior e de Francisca Miguel. A sua biografia faz saber que além de autor, compositor, percussionista, era também professor e mestre, na arte da música, da história de Angola e da vida. 

Nato da Ilha de Luanda fez parte do grupos carnavalesco União Mundo da Ilha, responsável por anos de produção musical carnavalesca ligada a esta zona da cidade de Luanda.

Uma vida emprestada à arte, em particular à música lusófona, é ovacionada por toda a classe artística.

as cargas mais recentes

Don Kikas avisa artistas da nova geração: “Se o que querem é fama, não se esqueçam que o que chega rápido desaparece com a mesma velocidade”

há 2 meses

Elástico Nandako recorda infância dos angolanos em nova música e anuncia EP de estreia

há 1 ano
Conhecido pelo seu público pelos temas Kibidi e É no Pé, e também por ter integrado os Power Boyz, o cantor e dançarino acabou de lançar um novo single. A música intitula-se “Mete Tira” e está disponível nas principais plataformas digitais.

Óscar 2021 pode ser adiado

há 2 anos
A cerimónia está agendada para 28 de Fevereiro de 2021, mas a pandemia do coronavírus deixou o cenário incerto. A Academia já havia anunciado que irá considerar filmes não lançados directamente nos cinemas como elegíveis, que de certa forma aumentou os rumores de que o evento pode ser adiado.

Idris Elba anuncia lançamento de livros infantis inspirados na sua filha

há 2 anos
O actor britânico assinou um contrato global com a HarperCollins para publicar vários livros infantis, ainda sem título e data especifica, fez saber que serão lançados em 2022.

Paulo Flores e Prodígio voltam a juntar-se em novo projecto musical

há 3 anos
Intitulada Nzambi-Deus”, o single antecipa o álbum “A Bênção e a Maldição” e aborda sobre a eterna pergunta que não para de ecoar, e será disponibilizado hoje às 18 horas no canal do YouTube criado pelos dois artistas e que visa promover a arte.

21: Atemporal, álbum de Adele segue fazendo história ao completar uma década na Billboard

há 9 meses
O segundo álbum da discografia de Adele acaba de completar 519 semanas, equivalente a dez anos no top da Billboard 200, segundo dados do Chart Data. Com este feito, a autora se torna a primeira artista feminina na história a atingir este marco.

Beyoncé desiste da actuação na cerimónia dos Grammy Awards

há 2 anos
Apesar de liderar as indicações, Beyoncé “optou por não se apresentar” nos Grammy Awards. A cantora estaria em negociações para actuar com Megan Thee Stallion na madrugada de hoje.

YoBass abre primeira edição do espectáculo ao vivo “Tá a Bater Show”

há 2 anos

Denzel Washington quebra o seu próprio recorde como actor negro mais nomeado no Oscar

há 8 meses
Denzel Washington concorre para Melhor Actor na cerimónia deste ano, referente a 94° edição do Oscar. O actor de 67 anos, foi indicado ao prémio pela décima vez, graças ao seu trabalho no papel principal de ‘A Tragédia de Macbeth’.

Polémico documentário sobre Michael Jackson terá continuação

há 2 anos
A primeira parte do documentário foi responsável por trazer, novamente, à tona toda a polémica envolvendo supostos assédios cometidos por Michael Jackson, além da suposta pedofilia.

Sabia que o Dia do Rock foi instituído graças a um festival em prol da Etiópia?

há 1 ano
O dia 13 de Julho é desde o ano 1985, celebrado como o dia do Rock. A efeméride foi sugerida por Phil Collins durante o célebre festival Live Aid, realizado na época simultaneamente em Londres e na Filadélfia, a fim de angariar doações para a Etiópia.

TOP 10 – LOVE SONGS

há 2 anos

Segunda parte dos “recuerdos” do Sons do Atlântico já tem data

há 2 anos
No dia 19 de Dezembro as 22:00, o ZAP Viva exibe a segunda parte do sétimo festival “Sons do Atlântico” que aconteceu a 4 de Maio de 2019, na Baía de Luanda.

Afinal, Miguel Neto só criou o Plogiomoto para denegrir a imagem da Army Squad

há 2 meses

A vez dos SSP no Live no Kubico

há 2 anos
Domingo dia 27 de Setembro, o projecto Live no Kubico apresenta como cartaz os SSP, um dos grupos de Rap mais icónicos da lusofonia, num concerto aguardado com muita expectativa tendo em conta a popularidade do quarteto.

Conheça Jassira Pascoal, a mais nova aposta do Dj Raiva e Punidor

há 2 anos
A jovem de 20 anos despertou a atenção dos dois profissionais no Unitel Estrelas ao Palco (2019), onde acabou sendo eliminada, mas seu trimbre vocálico, letras e talento podem ajudá-la a tornar-se numa das novas referências da música angolana.