Classe artística chora a morte de Galiano Neto

Ocorrida na madrugada, desta quinta-feira, dia 3 de Fevereiro, em Lisboa, o tamborinista, cantor e compositor, Galiano Francisco Neto, artisticamente conhecido por Galiano Neto, morreu vítima de uma ataque cardíaco, aos 65 anos de idade.

Galiano Neto é uma referência de artista angolano de música africana, tendo participado do grupo “Grito di Povo”, e como compositor, ao lado de Vate Costa e Gregório Mulato, do conjunto Os Merengues, um dos maiores agrupamentos musicais em Angola do pós- Independência. 

Radicado em Portugal desde os anos 90, Galiano Neto colaborou com os grupos Semba Masters, Kussondolola e participou das gravações do mais recente disco (em promoção) de Bonga.

De acordo com o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, Galiano Neto notabilizou-se, ainda, por ser autor de vários temas de sucesso, regravados pela Banda Maravilha, como “Lelu kiá” (álbum Zungueira) “Sessa mulemba” (As nossas Palmas) “Samba yó” e “palame” (Semba Luanda) e, ainda, “Makalakato”, conhecida canção interpretada por Paulo Flores, do seu álbum “Best Of”, lançado no início do ano 2000.

Galiano Francisco Neto nasceu na Ilha do Cabo, em Luanda, aos 18 de Abril de 1956, é filho de Francisco Custódio Júnior e de Francisca Miguel. A sua biografia faz saber que além de autor, compositor, percussionista, era também professor e mestre, na arte da música, da história de Angola e da vida. 

Nato da Ilha de Luanda fez parte do grupos carnavalesco União Mundo da Ilha, responsável por anos de produção musical carnavalesca ligada a esta zona da cidade de Luanda.

Uma vida emprestada à arte, em particular à música lusófona, é ovacionada por toda a classe artística.

as cargas mais recentes

Cantora norte-americana recusa ser homenageada com uma estátua no Capitólio

há 2 anos

De Viana para Angola inteira: Anny Gonçalves, a nova revelação da música angolana

há 1 ano
Anny Gonçalves é um talento que a pandemia ajudou a revelar. A cantora destaca-se nos estilos Soul Music e Kizomba. Embora passe por despercebida aos olhos de muitos, vai conquistando o seu espaço. É ela a intérprete da trilha sonora do filme 2 Mundos, produzido por Hochi Fu.

Filme `Nossa Senhora da Loja do Chinês´ estreia em grande no Festival de Roterdão

há 1 ano
Escrito e realizado por Ery Claver, NOSSA SENHORA DA LOJA DO CHINÊS, é a nova longa-metragem de ficção produzida pela GERAÇÃO 80. O filme terá sua Estreia Mundial em Janeiro de 2022, na 51ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão.

Músicos homenageiam Jacinto Tchipa

há 1 ano
Sabino Henda, Flay, Zé Manico, Man Sambila e Bela Chicola subirão este domingo no palco do Live no Kubico para interpretar os principais sucessos de Jacinto Tchipa, músico falecido em Novembro último por doença.

C4 Pedro: “Estou muito feliz por ter homenageado a beleza da pele negra”

há 2 anos
Datada de 7 de Julho de 2020, a música que faz ode à pele negra acaba de “ganhar” um videoclipe. Filmado em Moçambique pelas lentes de DJ Marcel, faz juz a beleza da pele negra em toda sua plenitude, quer pelo cenário idílico ou pela diversidade dos traços.

Sabias que a música “I Feel Love” é a melhor canção da História para a pista de dança?

há 6 meses

Mais um talento do Girabola é contratado pelo Sporting de Portugal

há 2 anos
Trata-se de Chicharito, um jovem avançado de 18 anos que se destacou no Girabola 2019/2020 pelo Interclube de Luanda.

Corpos de David Zé, Artur Nunes e Urbano de Castro terão sido encontrados

há 11 meses
Os restos mortais dos músicos Artur Nunes, David Zé e Urbano de Castro podem estar entre os dez corpos recuperados, cuja confirmação está a ser feita através da comparação de material genético.

Prodígio faz dueto com Yuri da Cunha em nova música

há 2 anos
Yuri da Cunha (Semba) e Prodígio (Rap) fizeram dueto na nova música de Yuri, que será apresentada Domingo no Show em alusão ao seu aniversário, a ter lugar no Casino Estoril em Portugal.

Cantora norte-americana Aisia Casanova celebra Independência dos EUA com concerto em Luanda

há 7 meses

MCK e Kool Klever lançam projecto de combate à criminalidade nas periféricas

há 3 anos

Morreu um dos criadores do “Afrobeat”

há 3 anos
O mítico baterista nigeriano Tony Allen, um dos criadores do género “Afrobeat”, morreu quinta-feira em Paris (França), aos 79 anos de idade.

Acaba de ser “erguido” o primeiro polo de produção e ensino de Dikanza em Angola

há 2 anos
A Fundação Arte e Cultura foi ontem instituída, como Polo de Produção e Ensino da Dikanza em Angola, particularmente a cidade de Luanda. A entrega simbólica das Dikanzas foi feita pelo Vice-Governador de Luanda para o sector Político, Social e Económico, Dionísio da Fonseca, no espaço Wyza Anfiteatro da Fundação.

Músico Lawilca tenta a terceira

há 3 anos
Sete anos depois do lançamento do seu segundo disco, intitulado “Não sou o mesmo homem”, o músico Lawilca reaparece com o terceiro álbum, com lançamento previsto para este ano.

Nos Alive anuncia reembolso dos bilhetes

há 3 anos
Quem comprou bilhetes para a edição de 2020 do festival anual de música em Portugal “Nos Alive”, adiada para 7 a 10 de Julho de 2021, devido à pandemia, vai poder pedir o reembolso do valor dos ingressos “a partir de 25 de Julho de 2021.

Show Piô regressa no dia 31 de Outubro

há 2 anos
O projecto de promoção da música infantil das décadas de 80, 90 e 2000, denominado Show Piô, estará de volta no dia 31 de Outubro, depois da ausência em 2019. Mais uma vez, o objectivo é “transformar” os adultos de “hoje” em crianças de “ontem”.