Classe artística chora a morte de Galiano Neto

Ocorrida na madrugada, desta quinta-feira, dia 3 de Fevereiro, em Lisboa, o tamborinista, cantor e compositor, Galiano Francisco Neto, artisticamente conhecido por Galiano Neto, morreu vítima de uma ataque cardíaco, aos 65 anos de idade.

Galiano Neto é uma referência de artista angolano de música africana, tendo participado do grupo “Grito di Povo”, e como compositor, ao lado de Vate Costa e Gregório Mulato, do conjunto Os Merengues, um dos maiores agrupamentos musicais em Angola do pós- Independência. 

Radicado em Portugal desde os anos 90, Galiano Neto colaborou com os grupos Semba Masters, Kussondolola e participou das gravações do mais recente disco (em promoção) de Bonga.

De acordo com o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, Galiano Neto notabilizou-se, ainda, por ser autor de vários temas de sucesso, regravados pela Banda Maravilha, como “Lelu kiá” (álbum Zungueira) “Sessa mulemba” (As nossas Palmas) “Samba yó” e “palame” (Semba Luanda) e, ainda, “Makalakato”, conhecida canção interpretada por Paulo Flores, do seu álbum “Best Of”, lançado no início do ano 2000.

Galiano Francisco Neto nasceu na Ilha do Cabo, em Luanda, aos 18 de Abril de 1956, é filho de Francisco Custódio Júnior e de Francisca Miguel. A sua biografia faz saber que além de autor, compositor, percussionista, era também professor e mestre, na arte da música, da história de Angola e da vida. 

Nato da Ilha de Luanda fez parte do grupos carnavalesco União Mundo da Ilha, responsável por anos de produção musical carnavalesca ligada a esta zona da cidade de Luanda.

Uma vida emprestada à arte, em particular à música lusófona, é ovacionada por toda a classe artística.

as cargas mais recentes

Madonna junta-se aos protestos nas ruas de Londres

há 2 anos
Mãe de quatro filhos de raça negra, Madonna foi às ruas num protesto contra o racismo e a violência policial em Londres. A cantora foi aplaudida pelos participantes da manifestação e chegou a abraçar algumas pessoas presentes.

Andebol: Selecção júnior feminina apura-se ao Mundial

há 3 meses
A selecção nacional júnior feminina de andebol apurou-se, ontem ao Campeonato do Mundo da categoria, após vencer a sua congénere da Zâmbia, por 57-22, no segundo jogo do grupo preliminar “A” do Campeonato Africano da modalidade.

Álbum de estreia de Wet bed Gang traz participação de Bonga

há 1 ano

50 cent admite Live de batalha de hits com Snoop ou Ludacris

há 2 anos
Nesses tempos de quarentena, diversos artistas recorrem aos Lives para interagir com os fãs. No meio hip-hop dos Estados Unidos, as batalhas musicais realizadas ao vivo no Instagram por artistas e produtores estão a se tornar uma tendência.

Já começou o Festival #EuFicoEmCasa

há 2 anos
Serão no total 6 dias, 77 artistas e 40 horas de concerto transmitido em directo, pasmem… nas próprias contas de Instagram.

Lil Nas X volta a lançar single polémico, desta vez com fim filantrópico

há 10 meses
“Industry Baby” documenta o seu processo judicial em tribunal, movido pela Nike por causa do tênis Nike Air Max 97, que continha gotas de sangue humano. Todo dinheiro arrecadado com direitos autorais da faixa, será revertido em doações ao The Project Bail.

Rumba Congolesa passa a ser Património Imaterial da Humanidade

há 5 meses
O estilo musical e dança Rumba, originário da bacia do Congo-região que abrange as actuais República Democrática do Congo, Congo, Angola e Gabão- foi elevado ontem pela UNESCO a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Aventura e emoção são as palavras de ordem na ZAP

há 2 anos
Este fim de semana a programação é para toda família, momentos de pura diversão e animação no canal ZAP VIVA. Um misto de aventura e emoção, vão preencher o seu fim de semana.

Rui Veloso: “A ouvir hip hop não aprendo nada musicalmente”

há 2 anos
Em 2018 Rui Veloso foi mal concebido pela comunidade hip hop por ter afirmado que o Rap não era bem música. Durante uma entrevista esta semana na BLITZ, Posto Emissor, Rui Veloso esclareceu os comentários que em tempos teceu sobre o hip hop.

Após sucesso da primeira edição Spoken Mais chega a Viana

há 1 ano

CR7 é eleito o Jogador do Século e Pep Guardiola o Treinador

há 1 ano
O português Cristiano Ronaldo espanhol Josep Guardiola foram eleitos, este domingo, como o jogador e o treinador do século, respectivamente, na gala dos Globe Soccer Awards, realizada no Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Luciano Camargo lança primeiro álbum a solo

há 2 anos
O cantor brasileiro Luciano Camargo vai lançar, pela primeira vez em 29 anos de carreira, um projecto a solo. Trata-se de um obra com 15 faixas inéditas a ser apresentada no dia 16 de Outubro.

“Tchiloli Unlimited” agora disponível em livro

há 12 meses
Da autoria de René Tavares, a edição com prefácio de José Eduardo Agualusa, “Tchiloli Unlimited” apresenta olhares cruzados sobre os aspectos históricos, sociais e estéticos existentes nesta peça de teatro popular de São Tomé e Príncipe.

SENADIAC realiza 1ª Acção de Capacitação dos Representantes Provinciais

há 7 meses
Encerra hoje, em Luanda, a primeira Acção de Capacitação dos Representantes Provinciais do SENADIAC – Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos. Nesta acção de capacitação, foram passados conhecimentos básicos para a identificação de matérias registáveis e protegíveis pelos direitos autorais.

Céline Dion: Da magreza extrema a fashionista favorita das marcas

há 1 ano
Colecções da Dior, Chanel, Oscar de la Renta e muitas outras marcas, têm-na como número um e, garantem que os looks só ganham vida pela performance de Céline.

Série de Anitta na Netflix estreia em Dezembro

há 2 anos
A carreira da cantora brasileira será apresentada, no próximo mês (16) em série documental da Netflix. ” Anitta: Made In Honório”, é uma série sobre a vida da artista, ensaios, gravações e shows.