Colectivo Mulheres d’Palavras estreia ‘Loucas na Maternidade’

Reunidas desde Junho de 2021 pela Agência Criativa Art Sem Letra, o colectivo de artistas Mulheres d´Palavras regressam aos palcos no dia 31 de Março, Quinta-feira às 18h30 no Camões – Centro Cultural Português em Luanda com o espectáculo ‘Loucas na Maternidade’.

O espectáculo busca na sua narrativa apresentar questões sobre género e saúde materno infantil de qualidade e seus efeitos nas unidades hospitalares num contexto factual em que a mortalidade infantil, gravidez na adolescência, fuga à paternidade, abuso sexual, economia desfavorável são algumas das preocupações apresentadas pelo colectivo.

Colectivo Mulheres  d’Palavras estreia ‘Loucas na Maternidade’

‘Loucas na Maternidade’ marca o regresso das artistas da palavra falada (Spoken Word) aos palcos e decorre num ambiente hospitalar, com adereços e objectos cénicos, as poetisas surgem com performances individuais, duplas e quartetos.

Segundo Sandra Bande, estudante de medicina e integrante do elenco, “esta é uma oportunidade de colocar-se na pauta de debate as preocupações da gravidez precoce no nosso país tendo em conta as altas taxas apresentadas no ultimo relatório do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP). “


De acordo com Kiaco Zambo, Director Executivo da agência critiva responsável pela produção, afirma que Loucas na Maternidades é um espectáculo emergente e expermental pela forma que é levado ao público e dado aos múltiplos problemas que se têm verificado nas maternidades, fruto da falta de informações sobre planeamento familiar, disposição de meios materiais e humanos necessários e até mesmo pela falta de educação sexual nas famílias e comunidades.

MULHERES D´PALAVRAS é um colectivo formado por Irene A`mosi, Adolfina Lua, Dreça Manuel e Sandra Bande que aceitaram o desafio de dar voz e vez as mulheres que vencem as dores de parto para dar vida e multiplicar a existência humana no universo carente de humanidade.
O projecto é uma iniciativa e produção da Art Sem Letra – Agência Criativa de concepção e execução de projectos artísticos e educacionais, baseada na peça do dramaturgo Maieno Zambo e conta com a realização do Camões Angola – Instituto de Cooperação, Cultura e Língua Portuguesa.

as cargas mais recentes

Lady Gaga acolhe membros da equipa em casa para os proteger do Covid-19

há 2 anos
Lady Gaga concedeu uma longa entrevista à Billboard, na qual comparou, bem humorada, o período de quarentena imposto pela pandemia da Covid-19 à sua própria experiência como estrela pop.

Prodígio fala sobre o álbum com Paulo Flores “é o maior prémio que já recebi”

há 2 anos
Disponível a partir de amanhã nas plataformas digitais e em simultâneo em formato físico, mas em Portugal,” Bênção e Maldição” também será comercializado em Luanda e é o maior prémio que o rapper recebeu ao longo da carreira.

CR7 é eleito o Jogador do Século e Pep Guardiola o Treinador

há 1 ano
O português Cristiano Ronaldo espanhol Josep Guardiola foram eleitos, este domingo, como o jogador e o treinador do século, respectivamente, na gala dos Globe Soccer Awards, realizada no Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Foi assim que nasceu a Música Angolana

há 2 anos
A Música Popular Angolana, que se actualiza no espaço urbano recebeu influências e absorveu, ao longo do seu processo de formação, técnicas de execução dos instrumentos musicais Ocidentais. Contudo, antes do seu surgimento já existia um segmento pré-urbano configurado no espaço rural.

Masta: “Eu gostaria muito de ver ruas no país onde nasci com o nome Força Suprema”

há 1 ano
Em conversa com a Carga hoje, o músico apresentou as características da sua nova faixa “Rebobina”, falou dos seus projectos a solo, incluindo da actual produtora e “abriu-se” sobre o próximo álbum e a ligação à Força Suprema.

Carregadores de caixão “ameaçam” dançar para quem não ficar em casa

há 2 anos
Os dançarinos fúnebres ganenses, responsáveis pelo “meme” mais viral no mundo, durante a quarentena, fizeram um apelo para as pessoas ficarem em casa, sob pena de pagarem com a vida.

Homenagem a John Bella marca retoma das Noites de Poesia na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
O regresso às Noites de Poesia acontece no próximo dia 28 de Abril, no Wyza Anfiteatro, além do tributo a John Bella, o acto vai ser marcado pela apresentação de um portal especializado de literatura, Clã da Literatura.

UNAP pode encerrar as portas dentro de dias

há 2 anos

Arma que provocou a tragédia no set de gravações de `Rust´ era usada para a prática de tiro ao alvo

há 7 meses
O TMZ publicou que a arma que supostamente deveria ter fins cenográficos, era utilizada pela produção para momentos recreativos e carregada com munição “letal”, balas estas que eram guardadas junto às de festim.

Actriz Jennifer Aniston afirma que “é engraçado e irresponsável votar em Kanye West”

há 2 anos
Jennifer Aniston, actriz de Hollywood, está a levar a cabo uma campanha nas redes sociais, pedindo aos americanos para não votarem no rapper Kanye West nas eleições da próxima terça-feira, 4 de Novembro.

Apesar do sucesso, nenhum músico angolano integra a lista dos 20 mais ricos de África

há 1 ano
A selecta lista possui cinco diferentes nacionalidades e é dominada pelos nigerianos, com 13 artistas, e liderada pelo senegalês Youssu N’dour, que acumula um património líquido de 145 milhões de dólares, seguido pelo seu compatriota Akon.

OG Vuino enaltece suas raízes em novo álbum ao lado de Boss AC

há 5 meses
“Fiz de Novo” é o título do novo álbum de OG Vuino. Neste disco, o rapper fundador dos Kalibrados, um dos mais proeminentes grupo de Hip Hop de sempre no país, lança-se numa nova aventura, propondo uma sonoridade mais próxima das suas raizes.

Ex-exposa de Dr. Dre está a ser investigada por desvio de dinheiro nas contas do rapper

há 2 anos
A ex-esposa do Dr. Dre, Nicole Young , está a ser investigada pelo Departamento de Polícia de Los Angeles por suposto desfalque financeiro nas contas da empresa do produtor.

Killarmy está de volta

há 2 anos
“Full Metal Jackets” é o disco que vai marcar o retorno antecipado da prole da Wu-Tang Clan.

Phay Grand O Poeta pondera parar de cantar

há 2 anos
O rapper dificilmente cede entrevistas, e nem sequer tem páginas no Facebook ou YouTube, mas aceitou o desafio do Show Time, para falar sobre os seus hits, considerados hinos do Rap nacional e do que depende o futuro da sua carreira.

Num dia como hoje, há 17 anos, Ray Charles partia para eternidade

há 11 meses