Colectivo Mulheres d’Palavras estreia ‘Loucas na Maternidade’

Reunidas desde Junho de 2021 pela Agência Criativa Art Sem Letra, o colectivo de artistas Mulheres d´Palavras regressam aos palcos no dia 31 de Março, Quinta-feira às 18h30 no Camões – Centro Cultural Português em Luanda com o espectáculo ‘Loucas na Maternidade’.

O espectáculo busca na sua narrativa apresentar questões sobre género e saúde materno infantil de qualidade e seus efeitos nas unidades hospitalares num contexto factual em que a mortalidade infantil, gravidez na adolescência, fuga à paternidade, abuso sexual, economia desfavorável são algumas das preocupações apresentadas pelo colectivo.

Colectivo Mulheres  d’Palavras estreia ‘Loucas na Maternidade’

‘Loucas na Maternidade’ marca o regresso das artistas da palavra falada (Spoken Word) aos palcos e decorre num ambiente hospitalar, com adereços e objectos cénicos, as poetisas surgem com performances individuais, duplas e quartetos.

Segundo Sandra Bande, estudante de medicina e integrante do elenco, “esta é uma oportunidade de colocar-se na pauta de debate as preocupações da gravidez precoce no nosso país tendo em conta as altas taxas apresentadas no ultimo relatório do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP). “


De acordo com Kiaco Zambo, Director Executivo da agência critiva responsável pela produção, afirma que Loucas na Maternidades é um espectáculo emergente e expermental pela forma que é levado ao público e dado aos múltiplos problemas que se têm verificado nas maternidades, fruto da falta de informações sobre planeamento familiar, disposição de meios materiais e humanos necessários e até mesmo pela falta de educação sexual nas famílias e comunidades.

MULHERES D´PALAVRAS é um colectivo formado por Irene A`mosi, Adolfina Lua, Dreça Manuel e Sandra Bande que aceitaram o desafio de dar voz e vez as mulheres que vencem as dores de parto para dar vida e multiplicar a existência humana no universo carente de humanidade.
O projecto é uma iniciativa e produção da Art Sem Letra – Agência Criativa de concepção e execução de projectos artísticos e educacionais, baseada na peça do dramaturgo Maieno Zambo e conta com a realização do Camões Angola – Instituto de Cooperação, Cultura e Língua Portuguesa.

as cargas mais recentes

Fundação Arte e Cultura encabeça festival cultural internacional de homenagem aos heróis da Covid-19

há 2 anos
O festival internacional de arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e de luta contra o racismo “Change is in Unity”, está ser encabeçado em Angola, pela Fundação Arte e Cultura e decorre na Ilha de Luanda, sob os valores Amor, respeito, resiliência, solidariedade, empatia e igualdade.

44 anos depois governo entrega certidões de óbito de Artur Nunes e David Zé

há 1 ano
Esta semana, o governo angolano decidiu entregar às suas famílias certidões de óbito, entretanto, os restos mortais dos artistas estão ainda por se identificar.

Dupla Zeze Di Camargo e Luciano a beira do fim

há 2 anos
Os sinais aumentaram nos últimos meses após Luciano lançar carreira solo gospel.

Fãs criam petição para que o papel de Pantera Negra seja descontinuado

há 2 anos
Após a Morte do Actor Chadwick Boseman, os fãs criaram uma petição para que o actor não fosse substituído, mas que em compensação, outro personagem herde o manto do Pantera Negra e um dos nomes mais votados é o da Shuri, irmã do Rei T´Challa, cujo papel é interpretado por Letitia Wright.

Verzuz Battle é adiado após Ashanti testar positivo para Covid-19

há 2 anos
Inicialmente marcada para o dia 12 de Dezembro, o frente a frente foi remarcado para o próximo dia 9 de Janeiro de 2021, após Ashanti, anunciar horas antes, que testou positivo a Covid-19.

Kaysha testa positivo para o Covid-19

há 2 anos
A notícia foi avançada pelo próprio artista, com um vídeo que inicialmente indicava ter feito o teste para o novo Coronavírus e posteriormente veio a público, por meio de uma publicação na sua página oficial do Instagram a confirmar que testou positivo.

Pai de Britney Spears não é o tutor da cantora

há 1 ano
Segundo a decisão de um tribunal de Los Angels, na semana finda, o acordo entre Britney e seu pai era “insustentável”, por isso decidiu-se ” suspender Jamie Spears do cargo de tutor da filha, uma decisão com efeitos imediatos.

Dimensão artistíca e cultural de Sindika Dokolo estarão em destaque amanhã

há 2 anos

Já sem muita força, Phil Collins dá o último concerto da carreira

há 6 meses
Sentado numa cadeira e visivelmente debilitado, o músico de 71 anos despediu-se na última sexta-feira, 26 de Março, das actuações musicais com um concerto no O2 Arena, em Londres.

Sadia promove palestra sobre ‘Direitos de Autores e Conexos’

há 1 ano
Mais do que salvaguardar tais direitos, a entidade objectiva “normalizar” os direitos de autores na sociedade angolana, um fim que passa por disseminar informações no seio dos utilizadores e profissionais que lidam directamente com o tema.

Jeen-Yuhs: Documentário de Kanye West estreia no Festival de Cinema Sundance

há 9 meses
Apesar de ter todos os direitos adquiridos pela Netflix, a sua estreia ainda não consta no catálogo da plataforma, porém, o documentário “Jeen-Yuhs: uma trilogia Kanye”, será exibido no Festival de Cinema de Sundance, já no final deste mês.

50 Cent diz que Eminem é o melhor rapper do mundo

há 2 anos
Eminem contribuiu para a formação artística e ajudou a apresentar Fifty ao mundo. Foi assim que o líder da G-UNIT se tornou no rapper que conhecemos hoje. Aliás, seu repertório, incluindo álbuns, projectos de televisão e empresariais têm confirmado isso.

Ludmilla é o novo rosto do júri do The Voice+

há 2 anos
A cantora brasileira vai ajuizar um concurso de música para talentos a partir dos 60 anos. O novo reality show da Globo denomina-se ‘The Voice+’ e vai ao ar a partir do dia 18 deste mês, na Zap.

Artistas angolanos beneficiam de carteira profissional já a partir de Junho

há 1 ano
O documento que representa um ganho da classe, é mais uma forma de assegurar o cumprimento dos princípios deontológicos dos criadores.

Gorillaz lançam ‘How Far?’, single em homenagem à Tony Allen

há 2 anos

Bonga celebra meio século de uma carreira coroada de bons êxitos

há 1 ano
Considerado o embaixador da música angolana, José Adelino Barceló de Carvalho, artisticamente conhecido como Bonga, comemora 50 anos de carreira acom de dois espectáculos ímpares a 19 e 20 de Novembro, na Altice Arena (Lisboa) e na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota (Porto), respectivamente.