Comemora-se hoje o Dia Internacional da Dança, a linguagem universal

Comemorado desde 1982, o dia 29 de Abril é uma homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre (1727-1810). A efeméride foi instituída pela UNESCO em conjunto com o Comité de Dança do Instituto Internacional de Teatro.

A celebrar a data, é emitida uma mensagem é traduzida em vários idiomas e distribuída globalmente. Para o efeito, o ITI (Instituto Internacional de Teatro) elege um coreógrafo ou dançarino de destaque e este ano o dançarino de Ballet, Friedemann VOGEL fez as horas.

A dança é uma das manifestações artísticas mais antigas, cujas particularidades variam de acordo com as culturas. E, Angola não é nenhuma excepção. Com a nossa rebita, o Kuduro, vaiola, Tchianda, kazukuta, semba, a kizomba (que não por acaso, é patrimonio nacional, havendo outros estilos na forja para tal título) e tantas outras formas de expressão cultural dançantes, nós somos milionários. E é preciso “rentabilizar” essa riqueza, valorizando, protegendo e expandindo.

Desde 2020 que, infelizmente, as efemérides tem sido celebradas à distância e em modo de confinamento. Mas, mesmo em quarentena pelo combate à pandemia de covid-19, o apelo aos fazedores dessa arte é para que pratiquem a dança como uma forma de manter a nossa sanidade física e mental.

as cargas mais recentes

Papekas analisa a própria carreira em novo single

há 2 anos

Cleyton M cria versão de James Brown e Michael Jackson no Afro House

há 1 ano
Diferente dos anteriores sucessos, na nova música, Cleyton M (des)constrói sua personagem a partir do lendário James Brown e Michael Jackson num tema que versa bem os tempos actuais.

Meninas do Maculusso preparam grande show

há 3 anos
O reencontro é um tributo aos 28 anos de existência do grupo.

L’ Edge apresenta o primeiro single do projecto “Legião II”

há 2 anos
Já está disponível a primeira faixa do EP ”Legião II”, o segundo do rapper L’ Edge. O single, com a participação de Vanda Mãe Grande, foi lançado ontem e sucede o W4MT (Waiting 4 my time).

PSG x Istanbul Basaksehir: Jogo suspenso acontece hoje com nova equipa de arbitragem

há 2 anos
O jogo entre Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir, interrompido, ontem, aos 14 minutos depois, por actos de racismo, será realizado hoje, às 19h55, com nova equipa de arbitragem.

Unitel agora vai começar também a pagar os autores das músicas do “Toque de Espera”

há 5 meses

Legado do rei Ngola Kilwanji será narrado em filme

há 2 anos

Sabias que “Gerilson Insrael” foi o tema em Angola mais pesquisado no Google em 2021?

há 1 ano
O relatório do Google Trends aponta que o cantor lidera os tópicos de busca, sendo que as províncias da Huíla, Huambo, Benguela e Luanda obtiveram maiores cliques.

Após especulações de internamento por Covid-19 Anitta recebe alta hospitalar

há 2 anos

Netflix adiciona categoria “Black Lives Matter”, que traz narrativas sobre experiência negra

há 3 anos
A Netflix a dicionou à colecção de 24 géneros o Black Lives Matter, uma nova categoria que vai trazer poderosas e complexas narrativas sobre a experiência negra. A mudança ocorreu após o icônico filme” The Help”se ter tornado o título mais transmitido na plataforma.

Diff, Masta e Young Double juntam-se pela primeira numa música

há 1 ano
Com particularidades distintas e com presença regular no rap game, o mentor da Força Suprema, Masta, e Young Double foram desafiados por Diff para uma colaboração musical.

Sentença de R. Kelly será lida em Maio de 2022

há 1 ano
O artista norte-americano foi condenado ontem, após ser considerado culpado de todas as acusações de tráfico sexual e aguarda pela leitura da sentença, que pode ditar ou não a sua prisão perpétua.

Show do Mês “viaja” pelos PALOPS

há 2 anos
Numa homenagem a música feita pelos países africanos de expressão portuguesa (PALOPS), particularmente a feita nos anos 80 e 90, o Show do Mês fará, no sábado, uma viagem musical por alguns dos maiores sucessos de cada país.

Prodígio representa Angola no Mandela Day 2020

há 3 anos

Morreu tropentista e co-fundador dos Kassav

há 2 anos

Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente visita projectos artísticos e culturais da Fundação Arte e Cultura

há 10 meses
Enquadrada no âmbito da agenda das actividades do Ministro, o encontro visou constatar in loco as acções desenvolvidas pela Fundação Arte e Cultura no campo das artes, bem como os trabalhos de literacia ambiental que vem efectuando com as crianças da comunidade da Ilha de Luanda.