Comemora-se hoje o Dia Internacional da Dança, a linguagem universal

Comemorado desde 1982, o dia 29 de Abril é uma homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre (1727-1810). A efeméride foi instituída pela UNESCO em conjunto com o Comité de Dança do Instituto Internacional de Teatro.

A celebrar a data, é emitida uma mensagem é traduzida em vários idiomas e distribuída globalmente. Para o efeito, o ITI (Instituto Internacional de Teatro) elege um coreógrafo ou dançarino de destaque e este ano o dançarino de Ballet, Friedemann VOGEL fez as horas.

A dança é uma das manifestações artísticas mais antigas, cujas particularidades variam de acordo com as culturas. E, Angola não é nenhuma excepção. Com a nossa rebita, o Kuduro, vaiola, Tchianda, kazukuta, semba, a kizomba (que não por acaso, é patrimonio nacional, havendo outros estilos na forja para tal título) e tantas outras formas de expressão cultural dançantes, nós somos milionários. E é preciso “rentabilizar” essa riqueza, valorizando, protegendo e expandindo.

Desde 2020 que, infelizmente, as efemérides tem sido celebradas à distância e em modo de confinamento. Mas, mesmo em quarentena pelo combate à pandemia de covid-19, o apelo aos fazedores dessa arte é para que pratiquem a dança como uma forma de manter a nossa sanidade física e mental.

as cargas mais recentes

Preto Show repete proeza e lidera nomeaçõs do Moda Luanda

há 1 ano
Já são conhecidos os nomeados da 23ª Edição do Moda Luanda, onde o também conhecido como Benga Boyz está nomeado para cinco categorias. A repetir a proeza da edição de 2018, é seguido na lista pela dupla Scró Q Cuia e Nerú Americano com quatro indicações e C4 Pedro com três. O evento de premiações que acontece no próximo dia 21 de Junho, terá transmissão em directo em cadeia televisiva.

Dr. Dre diz que redes sociais destroem a mística da música e dos artistas

há 1 ano
Dre foi mais longe ao afirmar que, se estivesse no início de carreira, talvez odiasse as redes sociais, por elas destruírem a mística, que é a principal característica da música. “É prazeroso esperar o que está por vir”, disse.

Majoskill, a voz da esperança do Rap das ruas

há 1 ano
Majoskill vem do Morro Bento, em Luanda. O rapper está no movimento há cinco anos e é apontado como o representante da cultura Hip Hop do seu distrito. Tem duas mixtapes publicadas e apresentou à Carga o seu ambicioso projecto musical para os próximos meses.

Ex-assistente de John Lennon é processado por mencionar nome do músico

há 10 meses
Yoko Ono, viúva do ex-Beatle John Lennon está a processar um ex-assistente formado pelo músico solicitando uma indemnização de 150 mil dólares (mais de 93 milhões de Kwanzas) por este ter mencionado o nome do artista durante uma entrevista.

Após realizar primeiro comício político Kanye West propõe Jay-Z para vice-presidente

há 1 ano
Após realizar o seu primeiro emociante comício político, este domingo, no estado da Carolina do Sul, onde, dentre várias promessas, propôs um milhão de dólares às gestantes, legalizar e tonar gratuita a liamba, Kanye West revelou que vai propor a Sean Carter o cargo de vice-presidente.

Constelações apresenta “cantar Manguxi”

há 10 meses
O programa “Constelações”, da RNA, efectuou sexta-feira uma edição especial, onde homenageou o primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, e apresentou a exposição em comemoração ao aniversário da estação radiofónica.

Dino Ferraz e Bú Cherry Participam no Festival Jangu Bancada Preta África e Brasil

há 9 meses
O Festival tem como objectivo promover o intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e de Angola, em três horas de intervenções que pretendem conectar as nossas ancestralidades.

ORLEI: Há 10 anos a provar que o Rock em Angola já não morrerá

há 11 meses
Devido sua magnitude, O Rock Lalimwe Eteke Ifa ” O Rock Nunca Mais Morrerá ” confunde-se com as celebrações da fundação da cidade do Huambo. Este ano, o evento assinala o 10° aniversário e a organização reinventou-se e trouxe 10 dias de espectáculos intensos com as principais bandas de Rock nacional.

Produtora do hit “Comboio” dos Lambas prepara álbum inédito e dois espectáculos

há 11 meses
A Seres Produções é conhecida por lançar o grupo Os Lambas com o CD “Estado Maior do Kuduro”, e o disco “Batida Única” de Bruno M. No próximo dia 25 deste mês, a produtora vai celebrar 20 anos de existência.

Faltam apenas três galas para conhecermos o vencedor do BAI Dança Com Ritmo

há 1 semana
Os concorrentes não serão os únicos a serem desafiados, a gala também será marcada pela primeira batalha das celebridades do quadro `Dança com os Famosos´: Kelly Silva defronta Paul G e quem passar pelo crivo do quarteto jurado, permanecerá no concurso.

ZAP dá Carga no Apoio às Instituições Caridosas em tempos de COVID-19

há 1 ano
Com o avanço global do COVID 19, a ZAP tem vindo a tomar as medidas necessárias para apoiar as Instituições apadrinhadas pelo projecto de responsabilidade social VIDAS ZAP, na prevenção e não propagação do Vírus.

Legado do rei Ngola Kilwanji será narrado em filme

há 5 meses

Do Brasil para Angola, Jéssica Areia traz novo disco

há 4 meses
A cantora angolana, a residir no Brasil, Jéssica Areias apresenta no dia 23 de Abril o seu segundo álbum discográfico, intitulado “Matura”, em todas as plataformas digitais.

Heavy C: “Só estamos à espera da oficialização do tribunal para encerrarmos a Bué de Beats”

há 1 ano
A Bué de Beats produziu e lançou os principais rostos da música angolana. Depois de 20 anos de actividade, decide encerrar as portas. Em entrevista à Carga, Heavy C explica como começou o colapso financeiro e revela que já tentou alienar alguns activos da empresa, mas não teve sucesso.

Acção Jovem promove ciclo de aulas sobre historiografia africana

há 11 meses
Sob o mote “Mergulhando nas Artérias da História, Cultura e Tradição Africana”, o projecto nasce de uma conexão entre a Acção Jovem com o Professor, Historiador e Activista Social angolano, Pick Ngudi-A-Kazi e o Portal do Palestrante Africano no Brasil.

Aventura e emoção são as palavras de ordem na ZAP

há 1 ano
Este fim de semana a programação é para toda família, momentos de pura diversão e animação no canal ZAP VIVA. Um misto de aventura e emoção, vão preencher o seu fim de semana.