Num dia como hoje nascia o Rei do Pop. Além de mais vendido, Michael Jackson é o artista mais influente de todos os tempos. A vida do astro da cultura Pop resumia-se em apelo à fraternidade universal. Passados 11 anos após a sua morte, o sucesso de Michael Jackson é ainda um mistério, se estivesse em vida, Jackson estaria a celebrar 62 anos.
Michael Joseph Jackson nasceu a 29 de Agosto de 1958 em Gary, Estado de Indiana, e morreu a 25 de Junho de 2009, em Los Angeles, devido a alta injecção de dose de Propofol, um anestésico combinado com remédios para evitar ansiedade e insónia.
Reconhecido como o artista de maior sucesso de todos os tempos, Michael Jackson foi o ícone da indústria do entretenimento mundial. Começou a carreira profissional aos 11 anos, no Jackson Five, grupo formado com os seus irmãos mais velhos, onde permaneceu até 1984.
Cantor, compositor, dançarino, coreógrafo e actor americano, em 1971 iniciou uma carreira solo, lançando os álbuns Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory (1995), com vendas estimadas em mais de 350 milhões de discos em todo o mundo. O Thriller continua o mais vendido de todos os tempos.
Apesar de dançantes, as canções do Rei do Pop eram um afrontamento directo às injustiças sociais, às decisões globais e apelo à igualdade e à fraternidade universal que, 11 anos após a sua morte continuam sem solução.
Figura controvérsia, várias são as versões sobre a morte do astro da Pop, sendo a oficial e mais divulgada a de que, o autor de Thriller morreu de overdose, enquanto tentava evitar a ansiedade e insónia com administração de Propofol pelo seu Conrad Murray, que veio a ser condenado em 2011 por homicídio culposo, sem intenção de matar, e posto em liberdade em Outubro de 2013.

Jackson é o artista mais premiado da história da música popular. Por meio de apresentações em palco e vídeo, popularizou técnicas complicadas de dança, como o moonwalk , ao qual deu o nome. Seu som e estilo influenciaram artistas de vários géneros , e suas contribuições para a música, dança e moda, junto com sua vida pessoal divulgada, fizeram dele uma figura global na cultura popular.
A proeminência de Jackson impulsionou o canal de televisão MTV em fenômenos culturais da cultura pop dos anos 1980. Jackson recebeu 13 prêmios Grammy: Grammy Legend e Grammy Lifetime Achievement , 6 Brit Awards , um Globo de Ouro e 39 Guinness World Records.