“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo

Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.  

Nesta fase em que o mundo parece colapsar, o que devem as pessoas fazer?
Neste momento as pessoas devem evitar o pânico, significa que devem apenas receber informações oficiais e credíveis. Devem também evitar qualquer comportamento que pode levar ao isolamento. E abandonar os comportamentos automáticos. Ao invés de usar a mão direita para abrir a porta, use a mão esquerda, que é menos automática.

Em que se deve pensar?
Deve-se pensar nas coisas positivas. Devemos ter esperança que vamos voltar ao trabalho.

Para os que têm os familiares infectados ou estejam sob quarentena institucional, qual deve ser a atitude?
Devem aceitar que estão na quarentena. Devem também aceitar o seu estado para poder proteger os outros. Devem ter um comportamento altruísta.

Nessa altura, o que que os pais deviam estar a falar aos filhos?
Os pais devem transmitir informações de acordo com a idade do filho. E deve também transmitir informações de acordo com o estado emocional das pessoas. Devem explicar que já passamos por situações piores.

“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo
Carlinhos Zassala- Bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola

E as gestantes, que já apresentam níveis de ansiedade elevados, o que fazer?
Neste caso, devem estar ocupadas para não estar preocupadas. Mas ocupados com actividades úteis. Para aqueles que procuram diminuir o isolamento ingerindo bebidas alcoólicas, isto não é correcto.

Os artistas adoptaram uma nova maneira de entreter , fazendo concertos online. Isto é aconselhável?
Será normal, desde que se saiba o tipo de mensagem a passar. Deixar de cantar sobre si, deixar de ser narcisista e cantar para os outros é a melhor forma. Caso contrário, é melhor não, para não causar os bullying.

Que tipo de livros o doutor recomenda?
Deve-se ler livros que leva a um comportamento sadio, e não livros que nos podem conduzir a comportamentos utópicos e fora da realidade.

E o que assistir?
Por exemplo, pode se assistir filmes ou novelas, mas novelas que não poderão influenciar as pessoas a ter comportamentos anti-sociais.

as cargas mais recentes

Partiu para a eternidade mais um Doutor da música angolana

há 1 ano
Faleceu ontem, em Luanda, o músico, compositor e guitarrista, José Joaquim Júnior, de nome artístico “Zeca Tirilene”, ao 68 anos de idade. Aclamado pelo “ritmo do andamento, dedilhar ou raspar da guitarra,” Tirilene passou pelos principais a conjuntos da nossa música e foi “elevado” a Doutor da musica nacional no Show do Mês.

Adelino Caracol: O pioneiro desconhecido do movimento Hip Hop angolano

há 2 anos
O 47° aniversário Hip Hop, que se comemorou na semana finda, trouxe ao de cima este facto irrefutável sobre a gene do movimento Hip Hop em Angola.

CR7 quer jogar no Barcelona, revela imprensa internacional

há 1 ano
Segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo, editado em Barcelona, o craque português entrou em contacto com Xavi, via Piqué, e ofereceu-se para jogar no Barcelona.

Galeria Tamar Golan abre portas à `Eclosão´ da visão crítica de Leandro Marques

há 2 anos
Isenta de um tema condutor, a mostra, `Eclosão´, coloca o dedo na ferida de uma multiplicidade de assuntos, questionando desde a masculinidade tóxica aos padrões de beleza impostos pela sociedade.

Craig David condecorado MBE na mesma cerimónia em que Lewis Hamilton ascendeu ao título de Sir

há 1 ano
O cantor Craig David foi condecorado MBE (Membro da Ordem do Império Britânico), pelo Príncipe de Gales. Craig entra para a ordem de cavalaria graças aos seus mais de 20 anos de serviços na  música, ao passo que Lewis Hamilton que já era MBE, ascendeu ao mais alto nível de honraria Britânica, o piloto é oficialmente reconhecido com o título de Sir. 

Pai Natal Angolano é conhecido hoje no auditório Horizonte Njinga Mbande

há 1 ano
Inspirado na imagem de Enoque Caracol, a peça teatral que vai reunir a arte da dança e da música no mesmo palco, conta a história da pequena Kendra, que teve um sonho sobre um Natal recheado de coisas boas, mas que depois passou a ser um pesadelo.

Bienal de São Paulo adiada para 2021

há 3 anos
Criada em 1951, o evento é considerado o mais importante do calendário das artes plásticas do Brasil e acolhe anualmente artistas de diferentes partes do mundo. A organização decidiu adiar o certame para 2021.

Os “mortos” estão a bumbar

há 2 anos

É oficial, Nigéria é a primeira selecção africana a destronar os Estados Unidos na história do basquetebol

há 2 anos
A Nigéria acaba de quebrar o mito da invencibilidade dos Estados Unidos, ao vencer o jogo que conta para a pré-temporada dos jogos olímpicos de Tóquio, com o resultado final de 90 a 87.

Nucho apresenta ‘Filho da Fome’: “O facto de ter boa condição de vida, não significa que seja indiferente ao sofrimento dos meus irmãos”

há 1 ano
“Filho da Fome” foi lançado em Maio, e o vídeoclip está disponível desde esta segunda-feira, na página oficial do Facebook do rapper e também autor de “Netas de N’zinga”.

Sabia que J. Cole é o único rapper indicado em todas categorias do género no Grammy 2022?

há 1 ano
Desta vez, Cole conseguiu uma façanha incrível, o rapper é o único a ser indicado em todas as categorias envolvendo Rap/Hip-Hop no Grammy de 2022, referente a 64° edição.

“A Dimensão Cultural do Herói Nacional” em debate no Visão actual

há 2 anos
O programa Visão Actual a ser exibido amanhã, quinta-feira dia 17 de Setembro, vai analisar a Dimensão Cultural de António Agostinho Neto, fundador da nação e primeiro presidente de Angola.

Seminário sobre processo de inscrição e classificação dos bens a Património Mundial da UNESCO acontece em Luanda

há 2 anos
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) iniciou ontem, 20 de Agosto de 2020, o Workshop de formação sobre o processo de Inscrição e classificação dos bens a lista a Património Mundial da UNESCO.

Músico fundador dos “Titãs” morre de Coronavírus

há 3 anos
úsico brasileiro Ciro Pessoa, um dos fundadores da banda de rock “Titãs”, morreu na madrugada de terça-feira, aos 62 anos, na sequência de uma infecção causada pelo novo coronavírus, anunciou a família.

Kiki Versace: “A minha carreira está em ascensão”

há 3 anos
Kiki Versace introduziu no cenário musical o Kubanger, um estilo que resulta da combinação entre o Kuduro e o Trap Banger. Hoje a vertente é bastante cultivada. O kudurista veio à Revista Carga para apresentar o seu álbum de estreia e aproveitou para esclarecer dúvidas à volta da do tipo de Kuduro que inventou há 12 anos.

É oficial: Capita é o novo reforço do Lille

há 3 anos
O Lille anunciou ontem a contratação do extremo angolano Capita. O atleta de 18 anos de idade, que até então militava no Trofense de Portugal, é o novo reforço da equipa da primeira divisão francesa, onde estará por cinco temporadas.