“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo

Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.  

Nesta fase em que o mundo parece colapsar, o que devem as pessoas fazer?
Neste momento as pessoas devem evitar o pânico, significa que devem apenas receber informações oficiais e credíveis. Devem também evitar qualquer comportamento que pode levar ao isolamento. E abandonar os comportamentos automáticos. Ao invés de usar a mão direita para abrir a porta, use a mão esquerda, que é menos automática.

Em que se deve pensar?
Deve-se pensar nas coisas positivas. Devemos ter esperança que vamos voltar ao trabalho.

Para os que têm os familiares infectados ou estejam sob quarentena institucional, qual deve ser a atitude?
Devem aceitar que estão na quarentena. Devem também aceitar o seu estado para poder proteger os outros. Devem ter um comportamento altruísta.

Nessa altura, o que que os pais deviam estar a falar aos filhos?
Os pais devem transmitir informações de acordo com a idade do filho. E deve também transmitir informações de acordo com o estado emocional das pessoas. Devem explicar que já passamos por situações piores.

“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo
Carlinhos Zassala- Bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola

E as gestantes, que já apresentam níveis de ansiedade elevados, o que fazer?
Neste caso, devem estar ocupadas para não estar preocupadas. Mas ocupados com actividades úteis. Para aqueles que procuram diminuir o isolamento ingerindo bebidas alcoólicas, isto não é correcto.

Os artistas adoptaram uma nova maneira de entreter , fazendo concertos online. Isto é aconselhável?
Será normal, desde que se saiba o tipo de mensagem a passar. Deixar de cantar sobre si, deixar de ser narcisista e cantar para os outros é a melhor forma. Caso contrário, é melhor não, para não causar os bullying.

Que tipo de livros o doutor recomenda?
Deve-se ler livros que leva a um comportamento sadio, e não livros que nos podem conduzir a comportamentos utópicos e fora da realidade.

E o que assistir?
Por exemplo, pode se assistir filmes ou novelas, mas novelas que não poderão influenciar as pessoas a ter comportamentos anti-sociais.

as cargas mais recentes

Opinion makers participam de `Masterclass´ sobre “Construção e Gestão de Marcas”

há 2 meses
O evento denominado Masterclass vai decorrer no formato virtual, através da plataforma Zoom, facilitando assim o acesso de todos os interessados na matéria.

Cantora norte-americana recusa ser homenageada com uma estátua no Capitólio

há 2 meses

Filhos de figuras proeminentes do Rock unem-se e formam uma banda

há 5 meses
Os Suspect208 é uma banda formada por três filhos de três grandes figuras do Rock. Falamos de Scott Weiland (Stone Temple Pilots), Slash (Guns N’ Roses) e Robert Trujillo (Metallica).

Formiga: Trajectória da jogadora será contada em documentário

há 4 meses
A história da recordista mundial, será adaptada aos cinemas, num projecto que conta com o roteiro e direcção da cineasta Taís Amordivino.

Post Malone brilha no Billboard Music Awards 2020

há 6 meses
O Billboard Music Awards premiou os maiores nomes da música nesta quarta-feira (14), no Dolby Theatre, em Los Angeles. O evento, referente ao desempenho dos astros ainda no passado (2019), estava previsto para Abril, mas foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus.

RZA cria plataforma para dar comentários ao vivo sobre filmes de artes marciais

há 11 meses
Ao longo de carreira, RZA foi inspirado em filmes de artes marciais. Agora, o produtor elevou este amor para um outro nível.

Racionais MC’s recusam o equivalente a 57 milhões de Kwanzas para um live

há 11 meses
Para cumprir a medida de distanciamento social imposta pela Organização Mundial da Saúde, os Racionais MC’s recusaram um live com cachet de 100 mil Reais, equivalente a 57 milhões 442 mil e 500 Kwanzas.

Nankhova: “No meu ranking sou um músico a seguir, um exemplo bom para a música nacional”

há 3 meses
Nankhova é um artista que dispensa apresentações, nos croquis de moda impressiona com o seu Je ne sois quoi e nas pautas musicais pretende transmitir a sua alma que é gerida pelo seu “grande Deus”.

Hip Hop Tuga se veste de camisolas desportivas

há 11 meses
A comunidade Hip Hop Tuga conta desde esta semana com uma marca de T-shirts desportivas, que representam álbuns de Rap. A iniciativa de um jovem designer gráfico já recebeu reacções positivas dos rappers.

Primeira edição do festival de publicidade pode ser online

há 11 meses
O Festival de Publicidade e Marketing Angolano poderá ser realizado no formato digital, com transmissão streaming, se a crise pandémica em Angola não abrandar, soube hoje a Carga Magazine.

Actuação de Kyaku Kyadaff no `Conversas acústicas´ já em contagem decrescente

há 6 meses
O show intimista traz um conceito inovador concebido pela STEP, que congrega de forma interactiva várias disciplinas artísticas, nomeadamente: música, gastronomia e artes plásticas.

Banda sonora do filme `Ar condicionado´chega às plataformas na sexta-feira

há 7 meses
A Geração 80 anunciou que vai disponibilizar a banda sonora do filme `Ar condicionado´, no próximo dia 2 de Outubro, sexta-feira. Composta por Aline Frazão, com a participação de Paulo Flores, a trilha estará disponível em todas as plataformas digitais.

Beyonce e Marvin Gaye lideram a lista dos melhores álbuns do século

há 7 meses
A Rolling Stone elegeu os álbuns “What’s Going On” de Marvin Gaye e “Lemonade” de Beyonce, como melhores álbuns de todos os tempos. Citando também ‘Crazy In Love’ como a melhor música do século.

OTAN disponibilizam single `Vais Sengar´

há 9 meses
“Sengar” é uma expressão angolana para os recém-divorciados que após o fim do casamento regressam a casa dos pais, e a música evolui em torno dessa ideia numa vibe engraçada e cativante. Trata-se do terceiro single editado do futuro álbum do grupo que terá um lyric vídeo a acompanhar.

Ndaka Yo Wini lança críticas à governação

há 11 meses
Ndaka Yo Wini destaca-se por transpostar para os maiores palcos de Jazz fusões do género tradicional “Lundongo no Luandu” com o Jazz e o Bossa Nova. Na manhã desta sexta-feira, o músico mostrou-se indignado pela forma como o povo é governado.”a vossa velha ignorância não pode continuar a transpor a condição humana”, continuou.

Emanuel Mendes: Tenor angolano “mistura” Massemba e Fado

há 5 meses
Com saída inicialmente prevista para o final de 2020, o disco de estreia do tenor Emanuel Mendes foi adiado para o primeiro trimestre de 2021 por conta da pandemia. Entre os temas, destaque para fusão entre o Massemba (Angola) e o Fado (Portugal).