Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.
Nesta fase em que o mundo parece colapsar, o que devem as pessoas fazer?
Neste momento as pessoas devem evitar o pânico, significa que devem apenas receber informações oficiais e credíveis. Devem também evitar qualquer comportamento que pode levar ao isolamento. E abandonar os comportamentos automáticos. Ao invés de usar a mão direita para abrir a porta, use a mão esquerda, que é menos automática.
Em que se deve pensar?
Deve-se pensar nas coisas positivas. Devemos ter esperança que vamos voltar ao trabalho.
Para os que têm os familiares infectados ou estejam sob quarentena institucional, qual deve ser a atitude?
Devem aceitar que estão na quarentena. Devem também aceitar o seu estado para poder proteger os outros. Devem ter um comportamento altruísta.
Nessa altura, o que que os pais deviam estar a falar aos filhos?
Os pais devem transmitir informações de acordo com a idade do filho. E deve também transmitir informações de acordo com o estado emocional das pessoas. Devem explicar que já passamos por situações piores.

E as gestantes, que já apresentam níveis de ansiedade elevados, o que fazer?
Neste caso, devem estar ocupadas para não estar preocupadas. Mas ocupados com actividades úteis. Para aqueles que procuram diminuir o isolamento ingerindo bebidas alcoólicas, isto não é correcto.
Os artistas adoptaram uma nova maneira de entreter , fazendo concertos online. Isto é aconselhável?
Será normal, desde que se saiba o tipo de mensagem a passar. Deixar de cantar sobre si, deixar de ser narcisista e cantar para os outros é a melhor forma. Caso contrário, é melhor não, para não causar os bullying.
Que tipo de livros o doutor recomenda?
Deve-se ler livros que leva a um comportamento sadio, e não livros que nos podem conduzir a comportamentos utópicos e fora da realidade.
E o que assistir?
Por exemplo, pode se assistir filmes ou novelas, mas novelas que não poderão influenciar as pessoas a ter comportamentos anti-sociais.