“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo

Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.  

Nesta fase em que o mundo parece colapsar, o que devem as pessoas fazer?
Neste momento as pessoas devem evitar o pânico, significa que devem apenas receber informações oficiais e credíveis. Devem também evitar qualquer comportamento que pode levar ao isolamento. E abandonar os comportamentos automáticos. Ao invés de usar a mão direita para abrir a porta, use a mão esquerda, que é menos automática.

Em que se deve pensar?
Deve-se pensar nas coisas positivas. Devemos ter esperança que vamos voltar ao trabalho.

Para os que têm os familiares infectados ou estejam sob quarentena institucional, qual deve ser a atitude?
Devem aceitar que estão na quarentena. Devem também aceitar o seu estado para poder proteger os outros. Devem ter um comportamento altruísta.

Nessa altura, o que que os pais deviam estar a falar aos filhos?
Os pais devem transmitir informações de acordo com a idade do filho. E deve também transmitir informações de acordo com o estado emocional das pessoas. Devem explicar que já passamos por situações piores.

“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo
Carlinhos Zassala- Bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola

E as gestantes, que já apresentam níveis de ansiedade elevados, o que fazer?
Neste caso, devem estar ocupadas para não estar preocupadas. Mas ocupados com actividades úteis. Para aqueles que procuram diminuir o isolamento ingerindo bebidas alcoólicas, isto não é correcto.

Os artistas adoptaram uma nova maneira de entreter , fazendo concertos online. Isto é aconselhável?
Será normal, desde que se saiba o tipo de mensagem a passar. Deixar de cantar sobre si, deixar de ser narcisista e cantar para os outros é a melhor forma. Caso contrário, é melhor não, para não causar os bullying.

Que tipo de livros o doutor recomenda?
Deve-se ler livros que leva a um comportamento sadio, e não livros que nos podem conduzir a comportamentos utópicos e fora da realidade.

E o que assistir?
Por exemplo, pode se assistir filmes ou novelas, mas novelas que não poderão influenciar as pessoas a ter comportamentos anti-sociais.

as cargas mais recentes

Amostra colectiva `Expansão de Mentalidades´ é inaugurada amanhã na Galeria Tamar Golan

há 2 anos
Os artistas angolanos Ananias, Cris, Rafa, Lord Cave e Neemias vão apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Expansão de Mentalidades”, uma exposição colectiva a inaugurar na próxima sexta-feira, dia 8 de Janeiro de 2021, pelas 18 horas.

Tragédia no set de gravações: Um tipo de incidente raro, mas não inédito

há 12 meses
Além de Rust, o caso mais mediático sobre fatalidade durante as gravações é o filme O Corvo, datado de 1993, em que a vítima foi Brandon Lee, o conhecido filho de Bruce Lee, também vítima de um disparo de arma cenográfica.

Músico Lawilca tenta a terceira

há 2 anos
Sete anos depois do lançamento do seu segundo disco, intitulado “Não sou o mesmo homem”, o músico Lawilca reaparece com o terceiro álbum, com lançamento previsto para este ano.

Mi Mosquito: “ Uns preferem assinar com quem já é consagrado, eu não. Senão, o projecto é do artista e tem apenas o meu financiamento”

há 17 horas

Ariana Grande surpreende fãs com um novo álbum

há 2 anos
Trata-se do seu primeiro trabalho a solo este ano e foi produzido durante a pandemia. O álbum sairá ainda este mês, segundo o anúncio feito pela própria nas suas redes sociais.

Arianna Grande encoraja Rihanna a lançar novo álbum

há 2 anos
Ariana Grande superou Rihanna, se tornando a artista mais ouvida no Spotify, informou o Chart data. Com mais de 20 biliões de ouvintes, apesar de ser homenageada da vez, Arianna afirmou que espera que Rihanna recupere a “coroa” em breve.

Live de Marília Mendonça bate recorde mundial 3,2 milhões de espectadores em simultâneo

há 2 anos
A cantora celebrou o recorde com um post no Twitter com a foto do exacto momento em que atingiu a marca de 3,2 milhões de views, superando o recorde mundial do Youtube anteriormente conquistado pela dupla Jorge e Mateus com 3,1 milhões.

Morreu tropentista e co-fundador dos Kassav

há 2 anos

Anna Joyce dá voz e rosto à campanha de Registo Eleitoral

há 11 meses
Anna Joyce não só assina a trilha sonora, como também será apresentada brevemente como o rosto da campanha visual, com o tema `Estou Presente´ . A música enquadra-se no âmbito da campanha de comunicação institucional do Registo Eleitoral Oficioso, cujo processo teve início a 23 de Setembro de 2021.

Mamy é convidada a participar da pré-conferência internacional sobre activismo em África

há 1 ano
A rapper angolana levará amanhã a debate fundamentos sobre o exercício da liberdade de expressão por meio da música engajada, mais concretamente o “rap revolucionário”.

Escritor e compositor Aldir Blanc morre aos 73 anos, vítima de covid-19

há 2 anos
Aldir Blanc compôs mais de 600 canções e participou do álbum de Djavan, onde constam as músicas ‘Umbi Umbi’ e ‘N’vula Ieza Kia’, originais de Filipe Mukenga.

Show do Mês “viaja” pelos PALOPS

há 2 anos
Numa homenagem a música feita pelos países africanos de expressão portuguesa (PALOPS), particularmente a feita nos anos 80 e 90, o Show do Mês fará, no sábado, uma viagem musical por alguns dos maiores sucessos de cada país.

David Bowie segue vivo com o seu legado musical

há 2 anos
Só este ano, já foram lançados três álbuns a título póstumo do cantor, cujo último tornado público no passado dia 15 de Maio, -LiveAndWell.com -, é conhecido por ter sido disponibilizado unicamente no provedor de internet criado por Bowie, em 1999. O lançamento representa a primeira vez na qual o disco é disponibilizado com fácil acesso e em grande escala.

Projecto acústico `Lud Session´ emplaca topo do YouTube por seis dias consecutivos

há 1 ano
Disponibilizado on-line, o dueto entre Ludmilla que se assume bissexual e Glória Groove, drag, ficou marcado pela representatividade LGBTQIA+, uma parceria que ficou por dias seguidos no top 10 do YouTube e no top 200 do Spotify, noticiou o POPline.

Carlos Ruiz Zafón, um dos mais lidos da literatura espanhola, morre aos 55 anos

há 2 anos
A notícia sobre a morte do escritor catalão foi confirmada esta tarde através do Twitter do autor. Carlos Ruiz Zafón, autor de obras como “O Jogo Do Anjo” e “A Sombra do Vento” lutava há dois anos contra um cancro, em Los Angeles.

Seminário sobre processo de inscrição e classificação dos bens a Património Mundial da UNESCO acontece em Luanda

há 2 anos
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) iniciou ontem, 20 de Agosto de 2020, o Workshop de formação sobre o processo de Inscrição e classificação dos bens a lista a Património Mundial da UNESCO.