“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo

Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.  

Nesta fase em que o mundo parece colapsar, o que devem as pessoas fazer?
Neste momento as pessoas devem evitar o pânico, significa que devem apenas receber informações oficiais e credíveis. Devem também evitar qualquer comportamento que pode levar ao isolamento. E abandonar os comportamentos automáticos. Ao invés de usar a mão direita para abrir a porta, use a mão esquerda, que é menos automática.

Em que se deve pensar?
Deve-se pensar nas coisas positivas. Devemos ter esperança que vamos voltar ao trabalho.

Para os que têm os familiares infectados ou estejam sob quarentena institucional, qual deve ser a atitude?
Devem aceitar que estão na quarentena. Devem também aceitar o seu estado para poder proteger os outros. Devem ter um comportamento altruísta.

Nessa altura, o que que os pais deviam estar a falar aos filhos?
Os pais devem transmitir informações de acordo com a idade do filho. E deve também transmitir informações de acordo com o estado emocional das pessoas. Devem explicar que já passamos por situações piores.

“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo
Carlinhos Zassala- Bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola

E as gestantes, que já apresentam níveis de ansiedade elevados, o que fazer?
Neste caso, devem estar ocupadas para não estar preocupadas. Mas ocupados com actividades úteis. Para aqueles que procuram diminuir o isolamento ingerindo bebidas alcoólicas, isto não é correcto.

Os artistas adoptaram uma nova maneira de entreter , fazendo concertos online. Isto é aconselhável?
Será normal, desde que se saiba o tipo de mensagem a passar. Deixar de cantar sobre si, deixar de ser narcisista e cantar para os outros é a melhor forma. Caso contrário, é melhor não, para não causar os bullying.

Que tipo de livros o doutor recomenda?
Deve-se ler livros que leva a um comportamento sadio, e não livros que nos podem conduzir a comportamentos utópicos e fora da realidade.

E o que assistir?
Por exemplo, pode se assistir filmes ou novelas, mas novelas que não poderão influenciar as pessoas a ter comportamentos anti-sociais.

as cargas mais recentes

Kuzola Planet: Nova EP confirma o voo solo de Niiko

há 4 meses
Passado um ano após desvincular-se da dupla com Duc, Niiko apresenta a primeira EP a solo, intitulada `Kuzola Planet´, disponível nas plataformas de Streaming a partir de hoje.

Sambieventos, Os Lambas, Luandina e BASEL juntos contra a crise e contra a pandemia

há 1 ano

Kid MC está de volta

há 1 ano
Kid MC e o brasileiro Dj Caique preparam um álbum de rap, com lançamento previsto para este mês (Maio) no formato digital, intitulado “Décimo sexto ano – Kid MC & Dj Caique”.

Festival Sónar se expande para Portugal

há 2 meses
Sónar é um festival de música de vanguarda e arte multimídia que se realiza todos os anos durante três dias do mês de Junho em Barcelona, Catalunha, Espanha. A edição Lisboeta, assinala a 26ª do evento e acontece em Junho de 2022.

Tá a Bater Show com Gerilson Insrael acontece já neste domingo

há 4 meses
O próximo domingo, 11 de Abril, está reservado para o músico que rapidamente conquistou o País com a canção “Minha bêbada”.

GTA 6: Aumentam rumores sobre a estreia da primeira protagonista feminina

há 6 meses
Tom Henderson, conhecido por “furos” com novidades do Call of Duty e tido como um “vazador” confiável, informou que pela primeira vez na história da franquia, um dos protagonistas será uma mulher e que o GTA VI será lançado em 2022.

Morreu o músico Tino Fortes

há 7 meses
O músico angolano Tino Fortes morreu segunda-feira em Portugal, aos 51 anos de idade, vítima de morte súbita.

Peça teatral `As crises em tempos de crise´ do Grupo Jovens da Mulemba em cartaz na Fundação Arte e Cultura apresenta

há 4 meses
“A peça aborda de forma crítica, porém sarcástica sobre as crises de várias ordens: Econômica, Religiosa Cultural, e Social; Com uma tônica a crise de valores, a questão do respeito ao próximo, da relação que se quer salutar entre os vizinhos.

Um hino ao Kuduro

há 1 ano
Depois do Rap, agora foi a vez do Kuduro e os convidados foram Dj Znobia e Dj Havaiana, duas grandes referências deste género musical, produtores de muitos dos maiores sucessos cantados por Sebem, Puto Prata, Nacobeta, Noite e Dia entre outros.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 12 meses
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

Artistas protestam contra o Spotify

há 5 meses
31 escritórios do Spotify em vários países foram surpreendidos por protestantes do sector da música.

Careca Não: O início de uma nova revolução

há 3 meses
`Careca não´ é um apelo à tolerância e ao respeito pelas diferenças, a música marca o posicionamento de Dino Ferraz, na luta pela aceitação do cabelo negro crespo masculino, na sociedade angolana.

Rick Ross e 2 Chainz preparam-se para a próxima batalha de ‘Verzuz’

há 1 ano
Está confirmado Rick Ross e 2 Chainz vão protagonizar a próxima batalha do Verzuz na quinta-feira, 6 de agosto. O anúncio foi feito na conta do Instagram da VerzuzTV, a batalha será transmitida gratuitamente pelo Instagram e também pelo Apple Music para os assinantes do serviço.

Os Boyca anunciam novo álbum com o lançamento do single “Isso é azar”

há 1 ano
O novo single do grupo `Os Boyca´ foi disponibilizado hoje nas plataformas digitais, cujo videoclipe também já pode ser visto no canal do Youtube do grupo.

Companhia Cubico Mwangole representa Angola no projecto do Mandela Day

há 8 meses
Promovido pela organização ONE.org para África, o projecto está agora na sua segunda fase, que compreende desafios entre grupos de dança de renome do continente Africano.

Morreu Sean Connery, actor do “Agente 007” e “O Nome da Rosa”

há 9 meses
Sean Connery é considerado o actor que melhor interpretou o Agente 007 da saga James Bond. O escocês protagonizou o filme por seis vezes. Morreu esta noite aos 90 anos, em Nassau, Bahamas.