Conheça Jomo Fortunato, o novo Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente

Depois de seis meses, Adjany Costa é exonerada. A bióloga de 29 anos foi substituída do cargo de Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente por Jomo, historiador da Música Popular Angolana, crítico musical e professor universitário.

Adjany Costa Freitas foi, até então, a mais nova ministra do governo angolano e passará agora a exercer a função de consultora do Presidente da República.

O recém-nomeado Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente é um homem de cultura, historiador da Música Popular Angolana, professor, cronista do Jornal de Angola e organizador da Feira do Livro e do Disco de Luanda.

Dirigiu, de 2017 até 2018, o Memorial Dr. António Agostinho Neto, tendo sido exonerado do cargo de PCA daquela instituição por “condutas inapropriadas”, segundo uma nota da Casa Civil do Presidente da República, na altura.

Adjany Costa esteve à frente do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente desde 6 de Abril deste ano. A bióloga e pesquisadora vai agora desempenhar funções de consultora do PR.

as cargas mais recentes

Calema e Soraia Ramos “atacam” mercado angolano

há 1 mês
A dupla santomense vem a Angola, acompanhada de Soraia Ramos, para um grande espectáculo, que será o início da jornada que quer efectuar aos países da CPLP.

Banda sonora do filme `Ar condicionado´chega às plataformas na sexta-feira

há 5 meses
A Geração 80 anunciou que vai disponibilizar a banda sonora do filme `Ar condicionado´, no próximo dia 2 de Outubro, sexta-feira. Composta por Aline Frazão, com a participação de Paulo Flores, a trilha estará disponível em todas as plataformas digitais.

Helga Fêty acusa produtor Yuri Sousa de apropriar-se da sua obra `Casei com a família´

há 1 mês
Aconselhada a seguir os tramites legais, de acordo com o que é previsto pela lei dos Direitos de Autores e Conexos e, sendo membro da Sadia desde 2007, a artista está disposta a dar voz e rosto a todos “injustiçados” que passam pelo mesmo e não sabem onde recorrer.

Show do Mês “traz” clássicos angolanos em orquestra

há 7 meses

Mais de 300 actores endereçam carta aberta a Hollywood

há 8 meses
Mais de 300 actores e realizadores, incluindo Idris Elba, Queen Latifah e Billy Porter escreveram uma carta para Hollywood a pedir que a empresa cinematográfica aposte mais em conteúdos anti-racistas e apelam para o fim do “legado da supremacia branca” na indústria.

Alerta: Não existe nenhum filme ‘Scape’ na “calha” da Netflix

há 5 meses
Embora tenha despertado o “apetite” dos cinéfilos e fãs dos três génios do crime, tratou-se apenas de uma demonstração livre do artista visual Dilichi.

Escritor defende ruas com nomes de artistas angolanos

há 10 meses
O escritor João da Silva Cardoso sugeriu a revisão da toponímia angolana, passando a contar com nomes de artistas e outras figuras de referência, de formas a homenagear e valorizar os feitos de todos aqueles que contribuíram de algum modo para o bem do país.

Andrea Bocelli incentiva cidadãos a não obedecerem as regras de combate à Covid-19

há 7 meses
O tenor italiano considera exageradas as regras adoptadas para combater a pandemia e disse que se sentiu “humilhado e ofendido” pelas medidas impostas para travar o Covid-19 no seu país.

Ainda sob a tutela do pai, Britney Spears se recusa a fazer shows

há 4 meses
Segundo o advogado da cantora, Samuel D. Ingham, a artista, que está em meio a uma batalha legal para que a sua tutela saia das mãos do pai, ela afirmou que não vai voltar a subir num palco enquanto Jamie for seu tutor.

Conheça os 26 instrumentos que compõem a música angolana

há 2 meses
Mesmo quando entendida como entoação harmónica da voz humana, a música angolana é acompanhada pela sua tradição organológica. Por isso, é difícil dissociar as origens dos géneros tradicionais como a Kabetula, o Kilapanda, a Cabecinha, o Kalupeteca, o Merengue, a Rebita ou Semba dos instrumentos tradicionais angolanos.

Márcio Batalha e Nell Jazz apresentam performance poética na Fundação Arte e Cultura

há 10 meses
O poeta Márcio Batalha e o músico-compositor Nell Jazz vão apresentar amanhã, quinta-feira, pelas 19 horas, no Wiza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, uma “performance poética online”. O evento insere-se na grelha programática do projecto Fundação Arte e Cultura Online e decorre sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida” como forma de prevenção contra a Covid-19.

O novo álbum de Lady Gaga chegou e já conquistou o número #1 na Billboard 200

há 9 meses
`Chromatica´ assinala a sexta vez que um álbum de Lady Gaga figura no topo da lista, desde o lançamento de Born This Way em 2011. O trabalho era um dos mais aguardados dos últimos tempos, por representar o retorno da cantora ao dance pop.

Participação de cantoras angolanas no AFRIMMA vai de mal a pior

há 6 meses
A organização dos AFRIMMA, prémios africano de música, divulgou, na semana finda, a lista dos candidatos para a edição 2020, onde, diferente da anterior, os angolanos subiram dois degraus, mas a participação feminina continua um fracasso.

Rihanna se declara revolucionária da indústria da beleza com a Fenty Beauty

há 3 meses
Há poucos dias do lançamento do novo Pro Filt’r Powder Foundation by Fenty Beauty, Rihanna se declarou revolucionária da indústria da beleza, e não é mentira.

Prodígio: “acredito que a arte tem que reflectir a sociedade, a minha vida, a dos meus e dos outros”

há 7 meses
Durante o longo vídeo nas suas redes sociais, sobre a morte do jovem de 23 anos no Prenda, o músico começou por esclarecer que não pretende defender qualquer artista, entretanto, realçou que é imprudente a sociedade olhar as coisas de um único ponto de vista, porque os músicos também têm liberdade de escolha.

Lupe Fiasco afirma ser melhor liricista do que Kendrick Lamar

há 5 meses
Lupe Fiasco afirmou que é mais liricista de melhor do que Kendrick Lamar numa série de tweets. A sequência surgiu após um fã questionar quem dos dois era o melhor. Depois que o tweet ganhou atenção significativa, quando Lupe declarou ser “melhor liricista, mas não melhor artista que Kendrick”.