Conheça os 26 instrumentos que compõem a música angolana

Mesmo quando entendida como entoação harmónica da voz humana, a música angolana é acompanhada pela sua tradição organológica. Por isso, é difícil dissociar as origens dos géneros tradicionais como a Kabetula, o Kilapanda, a Cabecinha, o Kalupeteca, o Merengue, a Rebita ou Semba dos instrumentos tradicionais angolanos.

Estudos feitos registam 26 subespécies de instrumentos tradicionais no país, integrados na tradição musical africana, que servem de elementos identitários dos grupos etnolinguísticos. Estas ferramentas são compreendidas em quatro perspectivas, conforme a natureza do elemento vibratório.

Desde a sua génese, os instrumentos tradicionais angolanos são feitos à mão e utilizados para celebrar rituais de nascimento, puberdade, alambamento, rituais litúrgicos, funerais, actos espirituais ou cânticos tribais. Hoje, estes elementos evoluíram e acompanham géneros como o Semba, o Kilapanga, Kabetula, a Cabecinha ou o Merengue.

Em Ethnographia e História Tradicional dos Povos da Lunda, Henrique Augusto Dias de Carvalho identifica quatro categorias de instrumentos tradicionais angolanos, entre eles membrafones, idiofones, cordofones e aerofones.

Nos membrafones temos:  

batuque-originário dos mbundu. Produz um som alto. Na antiguidade serviu como forma de comunicação. Existem vários tipos variando no tamanho, aspecto e material. Mukuvo, mukupela, ndungu, ngoma, ngoma wa tyna, ngoma wa mukundu, ochigufu, ongoma, pwita – originário do reino do Kongo. tyinguvu e tumba.

Já nos idiofones encontramos:

dikanza – É construído em madeira ou bambu e é constituído por uma base onde se efectuam corte feitos a serrote. Frequentemente utilizado para o Semba.

kisanji -É um instrumento de som fluido. É muito utilizado durante caminhadas longas ou como fundo musical quando um mais velho conta histórias, à volta da fogueira-, bavugu, maraca, marimba e mondo.

Nos cordofones registam-se o hungu, a xihumba e a xicomba.  

Os instrumentos aerofónicos compõem olombendo, mpungi e kakoxi.

as cargas mais recentes

Malef lança projecto para levar basquetebolistas de ruas aos melhores clubes

há 2 anos
Batoteiro Draft é uma iniciativa que está a ser promovida pelo produtor e realizador Malef em parceria com a MarkSport. O projecto pretende tirar os melhores basquetebolistas de rua com seus dribles e levá-los a assinar com um clube profissional, quer em Angola quer no estrangeiro.

Fundação Arte e Cultura promove debate sobre “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”

há 2 anos
Artistas e instituições pública e privada discutiram no passado dia 14 de Agosto, no espaço de debate online Fale Connosco, “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”, sendo transmitida ao vivo na página oficial do Facebook da Fundação.

Taylor Swift oferece o equivalente a 18 milhões de Kwanzas a uma estudante

há 2 anos
A cantora soube da história da estudante Vitória Mario através do site GoFundMe, e decidiu doar o montante que faltava para que a jovem pudesse concretizar o sonho de frequentar o curso de Matemática.

Fair Play: Eminem afirma que Kendrick Lamar é um dos maiores letristas de todos os tempos

há 7 meses
O Rap muitas vezes apresenta-se como um “antro” do egocentrismo e o fair play raramente encontra lugar neste cenário, mas Eminem veio provar que nem sempre deve haver competições, especialmente entre diferentes gerações. O lendário rapper, reconheceu o potencial de Kendrick Lamar, elevando-o ao pódio dos melhores letristas.

Preto Show: “Anselmo Ralph é o maior artista angolano de todos os tempos”

há 2 anos
Preto Show atribui nota negativa ao ano 2020 e diz não fazer sentido, neste momento, proibirem -se espectáculos, uma vez que escolas, igrejas e mercados andam abertos. O músico pede a intervenção do Presidente da República na questão dos shows, porque, lamenta, há colegas seus a passearem fome.

Já estão ocupados 1513 lugares para o show das Gingas

há 3 anos
Após finalizada a primeira sessão de venda de ingressos para Gingas, o Reencontro, o coordenador geral do concerto, Figueira Ginga, fez um balanço da adesão de fãs e avaliou que o resultado foi “um grande sucesso”.

NGA lança “Duas no Cubico”

há 1 ano
Cinco meses depois do lançamento de “Se Der Pra Ser Feliz” e nove após o triplo “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e “P’ra Nós”, o rapper da Força Suprema surge este sábado com mais um single intitulado “Duas no Cubico”

Projecto ‘Poetas do Bairro’ junta Rappers da New e Old School

há 2 anos
Poetas de Bairro é um projecto que passará a fazer com que a Velha e Nova Escola do Rap angolano cantem numa mesma música. Lizzy, Hustla King, Leonardo Freezy, Wilson Puma, Fkruma e Dj Sipoda vão estrear com um tema inédito intitulado “Infância”.

Landrick abre produtora e anuncia o primeiro agenciado

há 2 anos
Atrás dos holofotes dos media, Landrick vai projectando um futuro promissor. Para além da sua carreira, o músico criou uma produtora e prepara-se para anunciar o primeiro agenciado.

Nucho anuncia o álbum que lhe vai colocar no topo

há 2 anos
Nucho é um dos poucos rappers angolanos que conseguiu manter-se puro na última década. Em 2017, estreou-se com o álbum Sou[L] RAP e foi nomeado para o maior prémio da música feita em português. Depois disso, surgiram outras surpresas.

Conheça Márcia Itchêlika, a nova promessa do Guetho Zouk

há 2 anos
Começou no Kuduro e hoje constrói uma carreira sólida no Guehto Zouk. Já lançou quatro músicas e está neste momento a gravar um videoclipe, enquanto projecta o primeiro EP. ‘Dona de uma voz forte’, Márcia Itchêlika vem de uma família de sembistas, mas assume-se como a esperança feminina do Zouk em Angola e elegeu o mercado internacional para começar suas conquistas.

Escultor constrói estátua de Kobe e Gigi Bryant e coloca no local do acidente

há 8 meses
Esta quarta-feira, 26, fez dois anos desde que Kobe e Gigi Bryant morreram no trágico acidente de helicóptero, em Calabasas, a caminho de um jogo de basquete feminino. Para lembrar a data, um escultor colocou uma estátua de bronze no local do acidente.

Chris Brown não quer batalha de hits com Usher

há 2 anos
Depois do encontro de Snoop Dogg e DMX, na passada quarta-feira e enquanto fãs de R&B estão expectantes por um encontro entre Keyshia Cole e Ashanti no Verzuz, Chris Brown antecipou-se e disse que não pretende competir com ninguém.

Coronavírus: Yanick prevê maus momentos para os músicos

há 2 anos
Sem “papas na língua”, falando para a Revista Carga, o rapper Yanick Ngombo “Afroman” reconheceu que se a situação do Coronavirus se prolongar os músicos vão passar maus momentos.

Micasa está disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 2 anos

Sabia que “Despacito” é o clipe mais assistido da última década no Youtube?

há 2 anos
A plataforma divulgou uma lista com os dez clipes mais assistidos de cada década, na plataforma. Nos anos 2010, o grande vencedor foi “Despacito (Feat. Daddy Yankee)”, que atingiu a incrível marca de mais de 6,5 bilhões de visualizações.