Conheça os 26 instrumentos que compõem a música angolana

Mesmo quando entendida como entoação harmónica da voz humana, a música angolana é acompanhada pela sua tradição organológica. Por isso, é difícil dissociar as origens dos géneros tradicionais como a Kabetula, o Kilapanda, a Cabecinha, o Kalupeteca, o Merengue, a Rebita ou Semba dos instrumentos tradicionais angolanos.

Estudos feitos registam 26 subespécies de instrumentos tradicionais no país, integrados na tradição musical africana, que servem de elementos identitários dos grupos etnolinguísticos. Estas ferramentas são compreendidas em quatro perspectivas, conforme a natureza do elemento vibratório.

Desde a sua génese, os instrumentos tradicionais angolanos são feitos à mão e utilizados para celebrar rituais de nascimento, puberdade, alambamento, rituais litúrgicos, funerais, actos espirituais ou cânticos tribais. Hoje, estes elementos evoluíram e acompanham géneros como o Semba, o Kilapanga, Kabetula, a Cabecinha ou o Merengue.

Em Ethnographia e História Tradicional dos Povos da Lunda, Henrique Augusto Dias de Carvalho identifica quatro categorias de instrumentos tradicionais angolanos, entre eles membrafones, idiofones, cordofones e aerofones.

Nos membrafones temos:  

batuque-originário dos mbundu. Produz um som alto. Na antiguidade serviu como forma de comunicação. Existem vários tipos variando no tamanho, aspecto e material. Mukuvo, mukupela, ndungu, ngoma, ngoma wa tyna, ngoma wa mukundu, ochigufu, ongoma, pwita – originário do reino do Kongo. tyinguvu e tumba.

Já nos idiofones encontramos:

dikanza – É construído em madeira ou bambu e é constituído por uma base onde se efectuam corte feitos a serrote. Frequentemente utilizado para o Semba.

kisanji -É um instrumento de som fluido. É muito utilizado durante caminhadas longas ou como fundo musical quando um mais velho conta histórias, à volta da fogueira-, bavugu, maraca, marimba e mondo.

Nos cordofones registam-se o hungu, a xihumba e a xicomba.  

Os instrumentos aerofónicos compõem olombendo, mpungi e kakoxi.

as cargas mais recentes

Bola de Ouro 2020 não será atribuída a nenhum jogador

há 1 ano
A France Football anunciou hoje que a Bola de Ouro 2020 não será atribuída, por “circunstâncias excepcionais, uma decisão que acontece pela primeira vez desde 1956.

Afinal vidas angolanas também importam

há 1 ano
A classe artística angolana quebrou o silêncio e decidiu dar um basta à indiferença perante a brutalidade e violência policial que, vezes sem conta, resultaram em mortes, como foi o mais recente caso de José Manuel, morto à tiro no Prenda.

O Rotineiro Incansável

há 1 ano
Kizua Gourgel anunciou o sucessor do álbum Tetembwa.

Álbum de Paulo Flores e Prodígio será lançado esta sexta-feira, 6 de Novembro

há 9 meses
O aguardado álbum Bênção e Maldição de Paulo Flores e Prodígio estará disponível a partir desta sexta-feira, 6 de Novembro, anunciaram ontem os músicos.

Banda Maravilha completa 28 anos

há 3 semanas
A Banda Maravilha completou hoje, dia 14 de Julho de 2021, 28 anos de existência, tornando-se na terceira banda mais antiga do país no activo, superada, neste quesito, apenas pelos Kiezos e Jovens do Prenda.

Contra toda aversão, Post Malone prova que é muito mais do que um rapper “fútil”

há 1 ano
Recente o rapper Post Malone fez uma actuação em Livestream a qual intitulou `Nirvana Tribute´, surpreendendo a tudo e todos com a demonstração do seu ecletismo, tocando e cantando Rock, numa noite em que arrecadou aproximadamente 5 milhões de dólares revertidos em doação para a OMS.

Peça teatral ” Ninguém Leva Nada” eleva fasquia do projecto Rajada Teatral

há 2 meses
A trilogia abriu com “Distância Não é Barreira”, prosseguiu com a peça “Ninguém Leva Nada” e encerra este domigo (30), com a apresenração de Escrava da Cama, com Kayaya Júnior e Xavier Bracleem. O projecto reúne actores de várias companhias teatrais e também integrou a cantora Maya Zuda.

Raúl Duarte por mais um ano no Interclube

há 11 meses
A direcção do Interclube renovou hoje (quinta-feira) o contrato de trabalho com o técnico Raúl Duarte, por mais uma temporada a frente da equipa sénior masculina de basquetebol.

Álbum de Paulo Flores e Prodígio é o 23° Melhor Álbum de Portugal

há 8 meses
Bênção e a Maldição foi lançado em Novembro deste ano e ocupa o vigésimo terceiro lugar na lista dos melhores álbuns de Portugal lançados em 2020, numa selecção de 50 trabalhos, de acordo com Blitiz.

Entre bombos e tarolas, dance ao ritmo do Hip-Hop

há 1 ano
O Hip Hop nasceu juntamente com o estilo musical e toda sua as cultura. Refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados com a música e com a cultura Hip Hop: um género musical, com uma subcultura própria, iniciado durante a década de 1970, nas comunidades jamaicanas, latinas e afro americanas da cidade de Nova Iorque, e posteriormente desenvolvido por afro e latino-americanos.

Dog Murras desmente saída da TV Zimbo

há 1 ano

Kool Klever dá voz à saga dos ‘Poetas de Bairro’

há 1 ano
O rapper Kool Klever junta-se a Mamy, Duc, Lizzy, Soldier, Luso e Nucho para dar corpo à saga do projecto Poetas de Bairro. Os sete artistas estão em estúdio a gravar o tema “Se Eu Morrer Amanhã”, cujo videoclipe estreia brevemente no YouTube da Carga.

Afrikkanitha apresenta novo álbum

há 4 meses
O novo álbum de Afrikkanitha são músicas da alma patentes na cultura de cada povo e tem como objectivo a conquista do circuito internacional e será apresentado hoje às 19 horas.

Edy Breezy estreia vídeo clipe da música ‘Minha Life’

há 1 ano
A referida faixa musical fará parte da mixtape Fly vol.2, a ser publicada até ao final do ano em formato digital, e já se encontrar em várias plataformas digitais, incluindo o Kisom Unitel.

Zap Viva exibe documentário de Kuduro `Fogo no Musseque´

há 9 meses
Realizado por Jorge António, a pesquisa apresenta depoimentos assim como demostrações deste estilo que se confunde como estilo musical e, ao mesmo tempo, de dança.

Lady Gaga apresenta sexto álbum

há 1 ano
Lady Gaga lançou sexta-feira o seu novo álbum, intitulado “Chromatica”, marcando o seu retorno na música pop, quatro anos depois do disco “Joanne”