Conheça Os Picantes, os vencedores do Top dos mais Queridos 2021

Quando entraram para a música eram cinco e, ao longo da caminhada, um deles teve de desistir por ver-se impossibilitado em contribuir financeiramente para a manutenção do grupo.

Os Picantes não são propriamente um grupo novo. Estão na música há 15 anos, só que nunca conseguiram ter protagonismo. Sua carreira começou a assumir novos contornos em 2013. Após lançarem o single “Mambo tá torto”, o trio nunca mais voltou a ser o mesmo.

Exímios dançarinos e letristas, os cantores residem no Huambo e são um grupo em evolução, mas já têm no mercado dois álbuns, sendo que neste momento, preparam o terceiro.

Sua obra de estreia “Sonhar não é Proíbido” vendeu 500 cópias, já o segundo “Ndikwatise Ndivela” (Me Ajudam Quando Estou doente, em português) foi sucesso de vendas no Huambo.

Com lerras que versam sobre situações do quotidiano, Os Picantes cantam essencialmente em Umbundu e muitas vezes misturam o Umbundu e Português. Os temas Coronavírus, Órfão e Crise no Lar  constituem seus cartões de visita actual. Aliás, foi com este último que relegaram Paulo Flores e Yuri da Cunha, que concorriam com o tema Njila Ia Dikanga” para o segundo lugar e “Wfeko Wmue”, de Tiviné para o terceiro.

Antes eram cinco, mas um teve de abandonar o gurpo devido a questões financeiras, sempre que o grupo precisava de algumas contribuicões, ele não tinha para contribuir. E o outro passou para a área da produção”, conta Morote, um dos integrantes num vídeo nas redes sociais.

Para chegarem à fase nacional, onde conquistaram 3 milhões 348 mil e 317 votos e arrebataram a edição 2021 do Top dos Mais Queridos, Os Picantes deixaram para atrás nomes como Justino Handanga e Bessa Texeira. Por conquistar o prémio, o trio de jovens vai receber três milhões de Kwanzas.

Recorde que, para esta edição, 31, concorriam para o Top Dos Mais Queridos os músicos:

Kito Nogueira (Kuanza -Norte) , com o tema “Tá Amarrado”; Lock Brow (Bengo), com “Nzambi Yami”; Dala da Silva, (Uíge), com “Viemos de Longe”; Os Picantes (Huambo), com “Crise no Lar”; Wamy da Silva, (Zaire), com “Desejo Mortal”,; Tiviné (Benguela), com “Wfeko Wmue”; Father Black (Lunda Norte),com “Hangana nhi yami”; Flash Mukama ( K. Sul ) , com “Meu colo”; Bruno Lakass (Namibe), com “Eterno Jesus”; Mona Mina (K. Kubango), com “Kiambote”, First Line Music (Cunene), com “Blessing”; Osvaldo Nicolau (Malanje), com “Anel de Rosa”, Rei da Costa (L. Sul), com “Ngoma” e Paulo Flores e Yuri da Cunha (Luanda), com Nzila Ya Dikanza.

as cargas mais recentes

Membro da Army Squad divulga projecto que retrata a sua trajectória

há 1 ano
O rapper D-One vai publicar, na madrugada desta segunda-feira (11), uma compilação de 12 músicas que tiveram suas participações, incluindo clássicos da Old School e do período áureo do Rap underground.

Filmes da Geração 80 seleccionados 8ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa

há 5 meses
Os documentários Do Outro Lado do Mundo de Rui Sérgio Afonso, Para Lá dos Meus Passos de Kamy Lara e o filme Ar Condicionado do realizador Fradique, os três produzidos pela Geração 80 estão selecionados para a 8ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa, a realizar-se entre os dias 1 a 6 de Junho de 2021.

ORLEI: Há 10 anos a provar que o Rock em Angola já não morrerá

há 1 ano
Devido sua magnitude, O Rock Lalimwe Eteke Ifa ” O Rock Nunca Mais Morrerá ” confunde-se com as celebrações da fundação da cidade do Huambo. Este ano, o evento assinala o 10° aniversário e a organização reinventou-se e trouxe 10 dias de espectáculos intensos com as principais bandas de Rock nacional.

Conheça Márcia Itchêlika, a nova promessa do Guetho Zouk

há 1 ano
Começou no Kuduro e hoje constrói uma carreira sólida no Guehto Zouk. Já lançou quatro músicas e está neste momento a gravar um videoclipe, enquanto projecta o primeiro EP. ‘Dona de uma voz forte’, Márcia Itchêlika vem de uma família de sembistas, mas assume-se como a esperança feminina do Zouk em Angola e elegeu o mercado internacional para começar suas conquistas.

Kesha lança série sobre actividade paranormal

há 16 horas
Assim como Demi Lovato, Kesha anunciou que terá o seu próprio programa sobre actividades sobrenaturais (e ETs). A divulgação do novo programa da Discovery+, intitulado “Conjuring Kesha”, foi feita nas redes sociais da cantora.

Conheça Triple Star C, o músico nigeriano que decidiu fazer carreira em Angola

há 1 ano
O seu sucesso começou na Nigéria, pisando palcos com artistas como Davido, para além de actuar em festivais na África do Sul, Gana e RDC. Mas é em Angola que Triple Star C quer fazer a carreira E, aos poucos, vai ganhando título de promotor e representante do Afro Naija em Angola.

Thó Simões: “É nas ruas que consigo vislumbrar alguma coisa da natureza humana”

há 7 meses

Fat Soldiers confirmam novo EP com o lançamento do single `Jogada de Mestre´

há 1 ano
Já é possível assistir o videoclipe do single `Jogada de Mestre´, o mesmo traz um vislumbre do que será o próximo EP, intitulado `Dor e Triunfo´, a ser lançado em Setembro.

DH substitui Condutor na estreia de #Repertório

há 1 ano

Chilola de Almeida: “Quero fazer o Semba atingir os palcos onde os mestres sempre desejaram”

há 1 ano
Como cantor pode não ser muito conhecido, mas como compositor, Chilola de Almeida escreveu sucessos de músicos como Filho do Zua, Ary, Puto Português, Carlos Burty e Banda Maravilha. Este ano, o músico vai dar o primeiro grande passo da carreira e assume-se como a continuidade de Bangão.

Márcio Batalha e Nell Jazz apresentam performance poética na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
O poeta Márcio Batalha e o músico-compositor Nell Jazz vão apresentar amanhã, quinta-feira, pelas 19 horas, no Wiza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, uma “performance poética online”. O evento insere-se na grelha programática do projecto Fundação Arte e Cultura Online e decorre sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida” como forma de prevenção contra a Covid-19.

Rapper e dj português morto à facada por ajuste de contas

há 7 meses

6ix9ine mostra como gravou videoclipes em prisão domiciliar

há 1 ano
O artista levou os fãs aos bastidores para mostrar como ele conseguiu gravar videoclipes que foram gravados na sua sala de estar, enquanto estava em prisão domiciliar e bateram recordes.

Estudante angolana junta-se a editora Mahatma

há 1 ano
A estudante angolana em Portugal Karen Pacheco assinou um contrato com a editora portuguesa “Mahatma”, para publicação dos seus próximos livros e representação da mesma nos PALOPS, informou hoje a própria.

Novo livro biográfico “alega” que Aaliyah foi levada inconsciente ao voo que a vitimou mortalmente

há 3 meses
Volvidas duas décadas desde a morte de Aaliyah, o fatídico acidente que a vitimou continua envolto em mistérios. Eis que surge, por meio de um livro, um chocante testemunho que vem contrariar todos os relatos da época, que afirmavam que a artista “insistia em embarcar no voo”.

Scorpions cantam esperança em fase de isolamento social

há 1 ano