Conheça Os Picantes, os vencedores do Top dos mais Queridos 2021

Quando entraram para a música eram cinco e, ao longo da caminhada, um deles teve de desistir por ver-se impossibilitado em contribuir financeiramente para a manutenção do grupo.

Os Picantes não são propriamente um grupo novo. Estão na música há 15 anos, só que nunca conseguiram ter protagonismo. Sua carreira começou a assumir novos contornos em 2013. Após lançarem o single “Mambo tá torto”, o trio nunca mais voltou a ser o mesmo.

Exímios dançarinos e letristas, os cantores residem no Huambo e são um grupo em evolução, mas já têm no mercado dois álbuns, sendo que neste momento, preparam o terceiro.

Sua obra de estreia “Sonhar não é Proíbido” vendeu 500 cópias, já o segundo “Ndikwatise Ndivela” (Me Ajudam Quando Estou doente, em português) foi sucesso de vendas no Huambo.

Com lerras que versam sobre situações do quotidiano, Os Picantes cantam essencialmente em Umbundu e muitas vezes misturam o Umbundu e Português. Os temas Coronavírus, Órfão e Crise no Lar  constituem seus cartões de visita actual. Aliás, foi com este último que relegaram Paulo Flores e Yuri da Cunha, que concorriam com o tema Njila Ia Dikanga” para o segundo lugar e “Wfeko Wmue”, de Tiviné para o terceiro.

Antes eram cinco, mas um teve de abandonar o gurpo devido a questões financeiras, sempre que o grupo precisava de algumas contribuicões, ele não tinha para contribuir. E o outro passou para a área da produção”, conta Morote, um dos integrantes num vídeo nas redes sociais.

Para chegarem à fase nacional, onde conquistaram 3 milhões 348 mil e 317 votos e arrebataram a edição 2021 do Top dos Mais Queridos, Os Picantes deixaram para atrás nomes como Justino Handanga e Bessa Texeira. Por conquistar o prémio, o trio de jovens vai receber três milhões de Kwanzas.

Recorde que, para esta edição, 31, concorriam para o Top Dos Mais Queridos os músicos:

Kito Nogueira (Kuanza -Norte) , com o tema “Tá Amarrado”; Lock Brow (Bengo), com “Nzambi Yami”; Dala da Silva, (Uíge), com “Viemos de Longe”; Os Picantes (Huambo), com “Crise no Lar”; Wamy da Silva, (Zaire), com “Desejo Mortal”,; Tiviné (Benguela), com “Wfeko Wmue”; Father Black (Lunda Norte),com “Hangana nhi yami”; Flash Mukama ( K. Sul ) , com “Meu colo”; Bruno Lakass (Namibe), com “Eterno Jesus”; Mona Mina (K. Kubango), com “Kiambote”, First Line Music (Cunene), com “Blessing”; Osvaldo Nicolau (Malanje), com “Anel de Rosa”, Rei da Costa (L. Sul), com “Ngoma” e Paulo Flores e Yuri da Cunha (Luanda), com Nzila Ya Dikanza.

as cargas mais recentes

Actor de Crepúsculo encontrado morto

há 2 anos
O actor Gregory Tyree Boyce, do primeiro filme da saga Crepúsculo, de 2008, e a namorada, Natalie Adepoju, foram encontrados mortos em sua casa em Las Vegas (EUA), na quarta-feira.

Fernanda René e Mateus Esteita entre as 100 personalidades afro-descendentes mais influentes do mundo em 2021

há 9 meses
A ambientalista Fernanda René e o escritor e engenheiro Mateus Esteita foram reconhecidos pela MIPAD da ONU, pelos seus contributos em prol do meio ambiente, figurando, desta forma, entre as 100 pessoas de ascendência africana mais influentes do mundo este ano.

Palestra sobre Direitos de autores e Conexos, a não perder, a partir desta quinta-feira

há 9 meses
É já nesta quinta-feira que terás a oportunidade de saber mais sobre a Importância da Gestão Colectiva dos Direitos de Autor e Conexos, através de duas palestras a acontecerem no Edifício da Extensão Universitária da Universidade Católica de Angola, em Luanda.

Mais de 35 músicos nacionais e internacionais juntam-se num espectáculo online

há 2 anos
Denominado Eu Fico No Kubico, o festival abriu ontem com a rapper Elisabeth Ventura e vai até 13 de Maio. Durante 28 dias, os músicos vão levar alegria às casas dos fãs. O objectivo é incentivar todos a não sairem de seus aposentos.

Kanye West está nos manuais de história dos Estados Unidos da América

há 3 meses
Da simples aventura à Presidência da Casa Branca originou uma documentação importantíssima aos anais da história norte-americana. O rapper, produtor e empresário aparece nos materiais didácticos de história dos EUA.

P. Black Mr. International prova no novo single que  “Homem Também Gosta De Mimo” 

há 1 ano
“Homem Também Gosta de Mimo” já está disponível nas plataformas digitais e na Vodacom • Movitel para que todos, homens e mulheres, se possam inspirar e mimar mutuamente.

Daddy Yankee passará a criar conteúdos para meios de comunicação social francês

há 2 anos
O artista foi convidado para criar projectos de música, cinema e televisão pelo conglomerado francês de media Vivendi.

Além da actuação no Nova Vida este sábado, Força Suprema protagoniza outro grande concerto no Golf 2

há 9 meses
Passaram-se já um ano e seis meses desde que NGA, Prodígio e Don G estiveram em palco para um espectáculo com igual dimensão, em Luanda, uma agenda atribuída ao surto pandémico, já que à Carga NGA revelara, em entrevista, que o grupo pretendia visitar algumas localidades do território angolano.

Rappers atribuem “certificado de competência” ao governo da Huíla

há 5 meses
A Comunidade Hip-Hop na província da Huíla distinguiu, com um certificado de mérito, o governo provincial por causa do apoio prestado para a realização, em Agosto do ano passado, da primeira Conferência Provincial da Comunidade, por ocasião das Festividades da Nossa Senhora do Monte.

GTA 6: Aumentam rumores sobre a estreia da primeira protagonista feminina

há 1 ano
Tom Henderson, conhecido por “furos” com novidades do Call of Duty e tido como um “vazador” confiável, informou que pela primeira vez na história da franquia, um dos protagonistas será uma mulher e que o GTA VI será lançado em 2022.

Dj Znobia realiza Live solidário

há 2 anos
Em alusão ao dia da criança africana, Dj Znobia realiza no dia 16 deste mês um Live solidário, cujo objectivo é apoiar o Centro de Formação “Oficina do Saber”.

Bun B revela que Jay-Z o expulsou do set de “Check On It” de Beyonce

há 2 anos
15 anos depois, o lendário Bun B fez vir a tona uma história bastante curiosa que se passou nos bastidores das filmagens da música “Check On It”. JAY-Z expulsou mais de 10 homens do set, incluindo Bun B e Slim Thug porque Beyonce dançava de roupas curtas e biquíni.

“A Dimensão Cultural do Herói Nacional” em debate no Visão actual

há 2 anos
O programa Visão Actual a ser exibido amanhã, quinta-feira dia 17 de Setembro, vai analisar a Dimensão Cultural de António Agostinho Neto, fundador da nação e primeiro presidente de Angola.

Participação de cantoras angolanas no AFRIMMA vai de mal a pior

há 2 anos
A organização dos AFRIMMA, prémios africano de música, divulgou, na semana finda, a lista dos candidatos para a edição 2020, onde, diferente da anterior, os angolanos subiram dois degraus, mas a participação feminina continua um fracasso.

DJ René Bombástico desafia quatro vozes do Rap feminino angolano

há 2 anos
O DJ e produtor juntou as vozes representativas do rap feminino nacional num único projecto musical. A obra é o protótipo do terceiro álbum do disc jockey intitulado ‘Ideias Malucas Vol. 3’.

Drake será laureado no Billboard Music Awards 2021 como artista da década

há 1 ano
Marcada para o próximo dia 23 de Maio, a cerimônia Billboard Music Awards será marcada pela grande homenagem ao rapper Drake. O artista vem “governando” o gráfico Billboard ‘s Top Artistas do gráfico 2010´s desde o lançamento do LP Thank Me Later.