Conheça Os Picantes, os vencedores do Top dos mais Queridos 2021

Quando entraram para a música eram cinco e, ao longo da caminhada, um deles teve de desistir por ver-se impossibilitado em contribuir financeiramente para a manutenção do grupo.

Os Picantes não são propriamente um grupo novo. Estão na música há 15 anos, só que nunca conseguiram ter protagonismo. Sua carreira começou a assumir novos contornos em 2013. Após lançarem o single “Mambo tá torto”, o trio nunca mais voltou a ser o mesmo.

Exímios dançarinos e letristas, os cantores residem no Huambo e são um grupo em evolução, mas já têm no mercado dois álbuns, sendo que neste momento, preparam o terceiro.

Sua obra de estreia “Sonhar não é Proíbido” vendeu 500 cópias, já o segundo “Ndikwatise Ndivela” (Me Ajudam Quando Estou doente, em português) foi sucesso de vendas no Huambo.

Com lerras que versam sobre situações do quotidiano, Os Picantes cantam essencialmente em Umbundu e muitas vezes misturam o Umbundu e Português. Os temas Coronavírus, Órfão e Crise no Lar  constituem seus cartões de visita actual. Aliás, foi com este último que relegaram Paulo Flores e Yuri da Cunha, que concorriam com o tema Njila Ia Dikanga” para o segundo lugar e “Wfeko Wmue”, de Tiviné para o terceiro.

Antes eram cinco, mas um teve de abandonar o gurpo devido a questões financeiras, sempre que o grupo precisava de algumas contribuicões, ele não tinha para contribuir. E o outro passou para a área da produção”, conta Morote, um dos integrantes num vídeo nas redes sociais.

Para chegarem à fase nacional, onde conquistaram 3 milhões 348 mil e 317 votos e arrebataram a edição 2021 do Top dos Mais Queridos, Os Picantes deixaram para atrás nomes como Justino Handanga e Bessa Texeira. Por conquistar o prémio, o trio de jovens vai receber três milhões de Kwanzas.

Recorde que, para esta edição, 31, concorriam para o Top Dos Mais Queridos os músicos:

Kito Nogueira (Kuanza -Norte) , com o tema “Tá Amarrado”; Lock Brow (Bengo), com “Nzambi Yami”; Dala da Silva, (Uíge), com “Viemos de Longe”; Os Picantes (Huambo), com “Crise no Lar”; Wamy da Silva, (Zaire), com “Desejo Mortal”,; Tiviné (Benguela), com “Wfeko Wmue”; Father Black (Lunda Norte),com “Hangana nhi yami”; Flash Mukama ( K. Sul ) , com “Meu colo”; Bruno Lakass (Namibe), com “Eterno Jesus”; Mona Mina (K. Kubango), com “Kiambote”, First Line Music (Cunene), com “Blessing”; Osvaldo Nicolau (Malanje), com “Anel de Rosa”, Rei da Costa (L. Sul), com “Ngoma” e Paulo Flores e Yuri da Cunha (Luanda), com Nzila Ya Dikanza.

as cargas mais recentes

Peça teatral ” Ninguém Leva Nada” eleva fasquia do projecto Rajada Teatral

há 8 meses
A trilogia abriu com “Distância Não é Barreira”, prosseguiu com a peça “Ninguém Leva Nada” e encerra este domigo (30), com a apresenração de Escrava da Cama, com Kayaya Júnior e Xavier Bracleem. O projecto reúne actores de várias companhias teatrais e também integrou a cantora Maya Zuda.

13 anos depois Celina Miranda regressa à música para deixar um legado

há 2 anos
Após ter sido considerada “o fenómeno de 2007”, por causa da obra discográfica ‘Angolano’, nunca mais se ouviu falar de Celina Miranda. Passados 13 anos, a cantora reaparece à Carga com uma nova música intitulada “Je t´aime” e quer fazer história.

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 10 meses

Teyana Taylor acusa produtora de Kanye West de “empurrá-la” para aposentadoria precoce

há 9 meses
Seis meses após lançar o “The Album”, terceiro álbum da carreira, Teyana Taylor, de 30 anos, anunciou em Dezembro que se retiraria da música.

Rihanna se declara revolucionária da indústria da beleza com a Fenty Beauty

há 1 ano
Há poucos dias do lançamento do novo Pro Filt’r Powder Foundation by Fenty Beauty, Rihanna se declarou revolucionária da indústria da beleza, e não é mentira.

RIH-ISSUE: Enquanto o novo álbum não vem, Rihanna lança discografia em vinil

há 2 meses
Ao seu jeito, Rihanna anunciou o lançamento dos seus óctuplos álbuns num novo formato, em tradução livre feita por esta que vos escreve, a artista “alfinetou” os mais conservadores com um post: “As crianças de hoje nunca saberão o que é vinil”, disseram eles!” provocou, deixando disponível o ri-hanna.io/rihissue, onde se encontram a venda.

Gestor de Davido implora aos nigerianos para que convençam o músico a não o demitir

há 6 meses
O gestor de logística pessoal de Davido, Isreal Afeare, conhecido no mundo da música como Israel DMW, pediu aos nigerianos que implorassem ao cantor para não demiti-lo após ter sido suspenso.

Do piano aos instrumentos de sopro: Adimaldo, o autodidacta que Tok’Aki

há 11 meses

Mantorras lembra a vida no Benfica: “Operaram-me o que eu não tinha”

há 9 meses
Numa altura em que se assinala 20 anos da sua chegada ao Benfica, o ex-atleta angolano lembrou, com tristeza, que foi submetido a intervenção cirúrgica errada.

Terá Fat Joe blasfemado ao chamar Drake de “Michael Jackson da actualidade”?

há 1 ano
Na última semana Fat Joe tem sido alvo de inúmeros ataques na internet, por ter comparado Drake ao astro da música Pop, Michael Jackson.

Anitta terá música e camisola personalizada nos jogos da PlayStation

há 1 ano
A cantora será a representante brasileira na lista de músicas da FIFA 21 nos jogos de consolas. O anúncio foi feito ontem pela EA Sports. Para além de música, Anitta terá também uniforme personalizado no FIFA Ultimate Team.

Público elege o melhor programa musical de TV de 2020

há 10 meses
O Show do mês, o Live no Kúbico, o Bar da Luandina e o E-Kwanza BAI, disputam a categoria de melhor programa musical de TV de 2020 dos prémios Angola Comunica, cuja gala de premiação acontece no próximo dia 8 de Abril, no Arquivo Nacional de Angola.

Pascoal Mussungo em concerto online na Fundação Arte e Cultura

há 2 anos
A Fundação Arte e Cultura apresenta neste sábado, dia 23, pelas 19 horas, o concerto online com o músico e compositor Pascoal Mussungo. O evento, que leva no epicentro a mensagem de amor e de esperança, decorrerá no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, visando incentivar as famílias a permacer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.

Megan The Stallion é eleita a rapper do ano pela GQ

há 1 ano
A rapper está numa das três versões da capa da revista ao lado de George Clooney e Trevor Noah. Na entrevista, The Stallion fala sobre crescer cercada por mulheres negras fortes em Houston e os desafios que todas enfrentaram.

Kanye West anuncia candidatura à presidência dos Estados Unidos da América

há 2 anos
O rapper norte-americano Kanye West anunciou ontem, 4 de Julho ( Dia da Independência dos Estados Unidos) a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado o actual presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. “Agora chegou o momento de cumprir a promessa dos Estados Unidos”, diz o rapper explicando os motivos da sua candidatura.

Dino Ferraz: “Não me rotulo, seja a nível de estilos ou de mercado. Sou aberto a fazer música da maneira que sentir”

há 1 ano
Não me rotulo, seja a nível de estilos, ou de mercado. Sou um artista claramente aberto a fazer música da maneira que eu sentir.