Coréon Dú: “Acredito que muitas vezes o nosso público confunde o não aparecer com o estar parado”

Há pouco mais de uma semana, Coréon Dú fez o seu grande retorno aos palcos, após um ano de “afastamento” devido à pandemia. Não foi apenas mais um concerto, o artista subiu ao palco do Espaço Espelho d’Água para apresentar o seu mais recente trabalho, The Love Infinity.

Com a produção a cargo da Bússola Rítmica, Coréon teve um único convidado além da sua banda, Shane Maquemba, um artista em ascenção e em fase de internacionalização da sua carreira.

Na “ressaca” do evento, os dois artistas falaram à Carga, e numa demonstração mútua de respeito, Shane teceu rasgados elogios a acessibilidade do autor de Binário: “Coréon Dú é uma pessoa muito amável e muito acessível. Foi muito bom, saber que ele também gosta do meu trabalho, principalmente dessa nova roupagem que estou a fazer da minha carreira.”

Por seu turno, o anfitrião partilhou conselhos para a longevidade da carreira de Shane: “é um jovem artista com muito talento, espero que ele mantenha o foco em desenvolver o seu percurso e sonoridade como artista.”

Mas não foi tudo, Coréon Dú garante que embora longe dos holofotes, permaneceu em processo criativo e que brevemente haverá novidades.

Quanto tempo esteve ausente dos palcos?
Já não actuo em palco desde o início da pandemia.

Ao que soube este regresso?
Foi muito agradável conviver com apreciadores da música ao vivo , particularmente porque na Europa havia muitas restrições sobre os eventos culturais. Comemoramos em conjunto a possibilidade de poder estar comigo eles em palco mais uma vez.

Do que mais sentiu falta?
Ainda convém ter cautela, mas o que mais sinto que fez falta a muitos de nós foi o contacto humano do dia a dia fora do mundo digital. 

Partilhou o palco com Shane Maquemba, um talento angolano em ascensão. É apreciador do seu trabalho?
É um jovem artista com muito talento, espero que ele mantenha o foco em desenvolver o seu percurso e sonoridade como artista. 

O que achou deste convite da produtora, esteve à altura?
É com muito gosto que recebo convites para actuar. Foi um serão agradável onde pude actuar para alguns dos meus seguidores lisboetas pela primeira vez e fico grato pelo convite do Espaço Espelho D’Agua e da Bússola Rítmica.

Até que ponto considera importante esta troca de experiências?
Cada público é diferente. Eu posso cantar exactamente o mesmo repertório todos os dias, mas cada dia trás um público com as suas particularidades, com culturas e expectativas diferentes. Isso faz parte da magia da música ao vivo.

Que outros eventos tem em agenda para os próximos meses?
Para já convido que fiquem atentos as minhas redes sociais para mais novidades em breve .

Artisticamente falando, como aproveitou estes momentos de estagnação de actividades culturais?
Estou em constante criação por hábito e enquanto o meu trabalho enquanto músico esteve parado o meu trabalho não parou. Acredito que muitas vezes o nosso público confunde o não aparecer com o estar parado.

Felizmente a indústria da moda foi uma das primeiras indústrias criativas a reabrir aos poucos no ano passado. O meu trabalho na Da Banda Model Management em particular parou quando iniciou a pandemia, mas felizmente a meio do ano passado voltou a arrancar pouco a pouco com o apoio de alguns clientes internacionais que continuaram a apostar nos nossos modelos. Igualmente continuei a recrutar novos talentos com a minha equipe alguns dia quais fizeram agora a sua estreia nas semanas da moda de Lisboa e do Porto, Moda Lisboa e Portugal Fashion .

as cargas mais recentes

Novidade: A’mosi Just A Label lança single do seu próximo álbum

há 2 anos
Descrito como ‘aquele que porta o valor da existência e sem a necessidade de uma justificação”, o novo single de A’mosi chega ao mercado no dia 21 deste mês, portanto, próxima sexta-feira, e com o respectivo videoclip.

Rui Orlando canta na Casa 70

há 2 anos
O músico Rui Orlando vai reabrir a temporada musical na Casa 70 no dia 14 de Abril, dando sequência nos dias 15 e 16 do mesmo mês, num evento produzido pela LS Republicano.

Novo álbum de Keita Mayanda sai esta sexta-feira

há 2 anos
O disco intitula-se “7 Momentos De Lucidez” e pode ser consumido a partir desta sexta-feira, 4 Dezembro, na plataforma Soba Store. Depois disso, estará também disponível noutros meios digitais, além da edição física.

Plies: “Kanye West só age como louco quando está prestes a lançar um álbum”

há 3 anos
O rapper da Florida acessou o Twitter para um momento de clareza instigante. Plies sugeriu o recente drama online, protagonizado por Kanye como uma possivelmente tendência de promoção.

Eminem festeja 20º aniversário de “Marshal Mathers”

há 3 anos
O artista de “Lose Yourself” partilhou um vídeo no Instagram anunciando uma festa online marcada para 27 de Maio (quarta-feira), legendando o post com letras da sua música “I´m Back”.

Megga Skills apresenta `Show Time Collection´

há 3 anos
O projecto musical foi apresentado com o vídeo da faixa `Tá Doce´. A música promocional é igualmente uma introdução oficial da label também denominada Show Time Collection, do rapper angolano Megga Skills.

Paul McCartney e Taylor Swift revelam parceria em entrevista à Rolling Stone

há 2 anos
A Rolling Stone divulgou ontem a sua mais recente capa, onde figuram os dois artistas de gerações diferentes, na estreia de uma série de novas conversas entre artistas, o Musicians On Musicians.

Vassouradas novamente no Show do Mês

há 2 anos
É um dos conjuntos mais antigos do país, faz parte da história da música nacional, várias gerações de músicos passaram por lá e é, para muitos, o melhor agrupamento musical de Angola. São os “Kiezos”, próximo cartaz do Show do Mês (24 de Abril).

Prince é memorado como pioneiro do “som de Minneapolis” no sexto ano post mortem

há 9 meses
Workaholic, Perfeccionista, Queer, Outsider, Freak, Genius… todos adjectivos lhe caíam como luva, o seu magnetismo e espírito livre foram relatos de autenticidade e fizeram reflectir sobre estereótipos no mundo da música e da moda. Na data em que se assinalou o sexto ano post-mortem, Minneapolis reoxigenou a imagem de Price, como majestade musical cujo ímpeto moderno e intemporal fica imortalizado.

Leonardo Freezy disponibiliza o single `Gatilho´

há 2 anos
`Gatilho´ é um desabafo, ou uma explosão de frustrações específicas, se quisermos. Memórias profundas que abrangem assuntos pertinentes como o preconceito, o racismo, a força da amizade e do companheirismo.

Escritos de Luís Mendonça seleccionados para integrar “antologia africana”

há 1 ano

De Mi Casa a Paulo Flores: Primeiro grande festival pós-confinamento abre amanhã em Luanda

há 11 meses
Não há festa sem música e a música soa sempre melhor se acompanhada de um bom prato. Foi nesta ordem de ideia que a Cloe Management, Nuno Manster e Henda Viegas decidiram unir-se para o Kamu Tupu, um festival gastronómico que vai reunir vários artistas angolanos e estrangeiros.

Fat Soldiers confirmam novo EP com o lançamento do single `Jogada de Mestre´

há 2 anos
Já é possível assistir o videoclipe do single `Jogada de Mestre´, o mesmo traz um vislumbre do que será o próximo EP, intitulado `Dor e Triunfo´, a ser lançado em Setembro.

Show do Mês “viaja” pelos PALOPS

há 2 anos
Numa homenagem a música feita pelos países africanos de expressão portuguesa (PALOPS), particularmente a feita nos anos 80 e 90, o Show do Mês fará, no sábado, uma viagem musical por alguns dos maiores sucessos de cada país.

T-Pain lamenta que músicos recebam só 12% dos USD 17 bilhões dos lucros das produtoras

há 1 ano
O músico considera absurdo o facto de parte dos lucros provenientes da música ficar com as gravadoras e aponta solução para acabar com isso, referindo que no ano passado as produtoras tiveram 17 bilhões de dólares de lucro, mas apenas 12% deste valor ficou para os músicos.

BAI Dança Com Ritmo: Revelação de candidatos e nova apresentadora marcam retorno das galas em directo

há 2 anos
Um ano após o interregno da emissão da primeira edição, o mega projecto de descoberta dos novos talentos da dança nacional está de volta para levar ao público as emoções deste concurso de dança.