Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase. Para quem já sofre de gripe crónica ou aguda, o especialista explica como evitar a vulnerabilidade e ensina que o alho e o limão fortificam a imunidade.

Nesta fase de confinamento, o que comer para que o organismo consiga resistir ao vírus?
Primeiro ponto, é preciso compreender que estamos em presença de uma gripe viral e não bacteriana, conforme muitos fazem passar a ideia. Os vírus são muito fortes, isto significa que, para que a nossa imunidade consiga lhe fazer frente deve-se:

Não estar exposto a um ambiente estressante, o estado de estresse e depressão produzem imunossupressores e baixam a nossa imunidade.

Devemos abandonar o tabaco. As pessoas que utilizavam o tabaco, nesta fase já não tem como utilizar, porque baixa em grande maneira a imunidade. Ainda que recomendarmos o alho e limão a elas, não vai resultar.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

Seria quase impossível evitar a depressão, uma vez que somos bombardeados a cada minuto com informações sobre mortes por Covi-19?
Para evitar o estresse e induzir o sono, recomendamos o suco de maracujá, que é um sedativo, calmante e induz ao sono. Pode ser tomado a qualquer hora, desde que não acompanhe as refeições.

Para quem já convive com uma gripe crónica o que recomenda?
Deve inalar o vapor do chá de eucalipto. Pega o eucalipto depois de fervido e inala o vapor, isto ajuda a abrir as vias nasais e descongestiona os brônquios.

A seguir use o suco de limão. Pelo menos sete colheres de sopa sem a água e uns dois dentes de alho nacional, mistura tudo e depois acrescenta um copo de água. Entretanto, tomar sempre antes das refeições da manhã, para aumentar a vitamina C.

Em que condições as doenças virais não conseguem se desenvolver?
Os vírus não conseguem desenvolver-se num corpo onde o ambiente seja alcalino. O vírus só se desenvolve num corpo com ambiente ácido. Ao praticarmos actividades físicas produzimos as endorfinas, que são hormónios da alegria. Ao tomarmos o suco de limão após os exercícios, ele alcaliniza o sangue, cria equilíbrio no corpo, tecnicamente chamado hemostasia.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

O doutor falou do alho, para que serve e como utilizá-lo correctamente?
O alho é um anti-viral de primeira hora. Por isso não devia faltar em casa, principalmente neste período. O alho deve acompanhar as refeições, por exemplo, se está a comer um arroz com feijão, salada ou legumes, pode acompanhar com cinco dentes de alho.

Sabe-se que o vírus inibe o apetite, o que fazer, principalmente para os que conseguem se superar do vírus?
O suco de múcua é muito útil nessa fase. Para além de conter a vitamina C é um dos alimentos que estimula a glândula homose a produzir leptina, que é um hormónio do apetite.

A alimentação varia não só de idade, como também de horário. Como gerir isso?
Na hora do almoço comer bastante verduras, cenouras, beterrabas, alfaces, espinafres, que são ricos em antioxidantes e reforçam a imunidade, para além de retirarem os ácidos da corrente sanguínea.

De noite recomendo não comer alimentos muito pesados, porque quando se come alimentos pesados e se deita o sono não é tranquilo e a falta de sono também baixa imunidade. Que tal um jantar de fruta e legumes.

O mesmo se recomenda às crianças e idosos?
No caso das crianças, o importante seria fazer uma papa de múcua, por ser muito rica em vitamina C, basta adoçar um pouco. Por outra, nesta fase na água que as crianças utilizam deve-se colocar dois dentinhos de alho, caso seja uma criança de 2, 5 ou 8 anos.

Com o sedentarismo fica muito difícil evitar a ingestão…
Quem comer exageradamente, o alimento poderá apodrecer dentro do corpo e terá a imunidade muito baixa. Razão pela qual depois de comer fazer umas caminhadas, mesmo dentro de casa ou no quintal.

O que falar das gestantes que já possuem uma alimentação quase personalizada?
Devem retirar os refrigerantes e passam a consumir mais alimentos vegetais. Mesmo a dieta de água com limão para as crianças, ajuda muito para as gestantes.

 Ainda assim é recomendável a prática de exercícios físicos?
Pode-se praticar exercícios de alongamento logo que acordar. Não precisa de ser muito pesado, um levezinho. Isso ajuda a despertar e queimar algumas calorias. Depois dos exercícios físicos, como queimou caloria, tomar uma água com limão acrescentando uns cinco dentes de alho.

as cargas mais recentes

Toshiba já não vai vender mais computadores portáteis

há 6 meses
Criada em 1939, a gigante japonesa introduziu o primeiro computador portátil no mundo e foi uma referência nesse mercado. Em comunicado oficial, a empresa informa que já não vai mais vender computadores.

Criadora de Matrix revela verdadeira origem do filme

há 8 meses
Em entrevista ao Hollywood Reporter, a cineasta que com a irmã criou a franquia Matrix disse que a vontade de fazer a saga surgiu da “opressão” que sentia antes de assumir a sua verdadeira natureza transsexual.

Dr. Dre internado de urgência após sofrer aneurisma cerebral

há 3 semanas
O produtor musical e rapper Dr. Dre foi internado esta segunda-feira, após sofrer um aneurisma cerebral. Os médicos estão a tentar descobrir a razão do sangramento e realizam uma série de exames. Mas, o músico está estável e lúcido e deixou uma mensagem.

Partiu o “físico” e ficou a obra

há 11 meses
Calou-se uma voz inconfundível de Kueno Aionda, calou-se o futuro, num país onde cada vez mais aumenta a quantidade e diminui a qualidade.

Lil Nas X quer defender 100% a comunidade LGBT

há 10 meses
O rapper, cantor e compositor norte-americano de 20 anos se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billbord.

Pedrito comemora meio século de carreira com sabor a despedida

há 4 meses
O músico Pedrito começou ontem a caminhada para a despedida dos palcos, com um concerto no projecto musical “Show do Mês” onde viajou pelos 50 anos de carreira.

Tribunal nega pedido de Quincy Jones sobre o património de Michael Jackson

há 9 meses
O antigo produtor de Michael Jackson, Quincy Jones, viu o seu pedido de 6,9 milhões de dólares sobre o património do Rei da Pop recusado por um tribunal de recurso da Califórnia, Estados Unidos da América.

Mamy disponibiliza Kit Kitchã em animação gráfica

há 4 meses
Após ter lançado o E.P. Trap Queen, que teve uma óptima aceitação do público em geral, MAMY lança o videoclipe em animação gráfica da música Kit Kitchã.

Artistas poderão registar obras em Angola a partir de Maio

há 9 meses
A Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA) apresenta no dia seis (6) de Maio a sua plataforma online, onde os artistas poderão registar as suas obras e protegê-las da pirataria e não só.

Black Album: Heavy C apresenta novo álbum à Carga Magazine

há 3 meses
Depois de vários interregnos, Heavy C confirma a chega do “Black Álbum”, um disco “louco” em que o músico, produtor e compositor mistura Rap, Trap e Pop e traz participação de uma das maiores referências da Old School.

PSG x Istanbul Basaksehir: Jogo suspenso acontece hoje com nova equipa de arbitragem

há 2 meses
O jogo entre Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir, interrompido, ontem, aos 14 minutos depois, por actos de racismo, será realizado hoje, às 19h55, com nova equipa de arbitragem.

Jeff Brown lidera projecto solidário para artistas em todo mundo

há 3 meses
O músico angolano Jeff Brown é um dos “rostos” do projecto “Souljah Warriors”, que visa ajudar os músicos que perderam os meios de renda durante situações catastróficas, como a Pandemia do Coronavirus entre outras.

Contagem decrescente para a estreia da 4ª temporada de “La Casa de Papel”

há 11 meses
Nairóbi morre? Berlim está vivo? O Professor vai perder o controle? Bastou sair o trailer da quarta temporada de “La Casa de Papel” as perguntas sobre o que acontecerá não param de ecoar na internet.

Influência de Liceu Vieira Dias e os Ngola Ritmos na música popular angolana é retratada em documentário

há 3 meses
No mês de Novembro, o canal ZAP Viva celebra a independência de Angola com a exibição de documentários com o foco na sua herança cultural, e dia 4 de Novembro a partir das 21:30, poderá acompanhar “O Lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos”.

A importância do contrato no “mundo” da música

há 10 meses
A cada dia, tendo em conta os vários problemas contratuais no mundo do entretenimento, na música em particular, aumenta a necessidade de profissionalizar todo mundo que trabalha com música, desde produtores, músicos, agentes e etc..

Prodígio e Paulo Flores marcam espectáculo de reabertura dos palcos portugueses

há 4 meses