Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase. Para quem já sofre de gripe crónica ou aguda, o especialista explica como evitar a vulnerabilidade e ensina que o alho e o limão fortificam a imunidade.

Nesta fase de confinamento, o que comer para que o organismo consiga resistir ao vírus?
Primeiro ponto, é preciso compreender que estamos em presença de uma gripe viral e não bacteriana, conforme muitos fazem passar a ideia. Os vírus são muito fortes, isto significa que, para que a nossa imunidade consiga lhe fazer frente deve-se:

Não estar exposto a um ambiente estressante, o estado de estresse e depressão produzem imunossupressores e baixam a nossa imunidade.

Devemos abandonar o tabaco. As pessoas que utilizavam o tabaco, nesta fase já não tem como utilizar, porque baixa em grande maneira a imunidade. Ainda que recomendarmos o alho e limão a elas, não vai resultar.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

Seria quase impossível evitar a depressão, uma vez que somos bombardeados a cada minuto com informações sobre mortes por Covi-19?
Para evitar o estresse e induzir o sono, recomendamos o suco de maracujá, que é um sedativo, calmante e induz ao sono. Pode ser tomado a qualquer hora, desde que não acompanhe as refeições.

Para quem já convive com uma gripe crónica o que recomenda?
Deve inalar o vapor do chá de eucalipto. Pega o eucalipto depois de fervido e inala o vapor, isto ajuda a abrir as vias nasais e descongestiona os brônquios.

A seguir use o suco de limão. Pelo menos sete colheres de sopa sem a água e uns dois dentes de alho nacional, mistura tudo e depois acrescenta um copo de água. Entretanto, tomar sempre antes das refeições da manhã, para aumentar a vitamina C.

Em que condições as doenças virais não conseguem se desenvolver?
Os vírus não conseguem desenvolver-se num corpo onde o ambiente seja alcalino. O vírus só se desenvolve num corpo com ambiente ácido. Ao praticarmos actividades físicas produzimos as endorfinas, que são hormónios da alegria. Ao tomarmos o suco de limão após os exercícios, ele alcaliniza o sangue, cria equilíbrio no corpo, tecnicamente chamado hemostasia.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

O doutor falou do alho, para que serve e como utilizá-lo correctamente?
O alho é um anti-viral de primeira hora. Por isso não devia faltar em casa, principalmente neste período. O alho deve acompanhar as refeições, por exemplo, se está a comer um arroz com feijão, salada ou legumes, pode acompanhar com cinco dentes de alho.

Sabe-se que o vírus inibe o apetite, o que fazer, principalmente para os que conseguem se superar do vírus?
O suco de múcua é muito útil nessa fase. Para além de conter a vitamina C é um dos alimentos que estimula a glândula homose a produzir leptina, que é um hormónio do apetite.

A alimentação varia não só de idade, como também de horário. Como gerir isso?
Na hora do almoço comer bastante verduras, cenouras, beterrabas, alfaces, espinafres, que são ricos em antioxidantes e reforçam a imunidade, para além de retirarem os ácidos da corrente sanguínea.

De noite recomendo não comer alimentos muito pesados, porque quando se come alimentos pesados e se deita o sono não é tranquilo e a falta de sono também baixa imunidade. Que tal um jantar de fruta e legumes.

O mesmo se recomenda às crianças e idosos?
No caso das crianças, o importante seria fazer uma papa de múcua, por ser muito rica em vitamina C, basta adoçar um pouco. Por outra, nesta fase na água que as crianças utilizam deve-se colocar dois dentinhos de alho, caso seja uma criança de 2, 5 ou 8 anos.

Com o sedentarismo fica muito difícil evitar a ingestão…
Quem comer exageradamente, o alimento poderá apodrecer dentro do corpo e terá a imunidade muito baixa. Razão pela qual depois de comer fazer umas caminhadas, mesmo dentro de casa ou no quintal.

O que falar das gestantes que já possuem uma alimentação quase personalizada?
Devem retirar os refrigerantes e passam a consumir mais alimentos vegetais. Mesmo a dieta de água com limão para as crianças, ajuda muito para as gestantes.

 Ainda assim é recomendável a prática de exercícios físicos?
Pode-se praticar exercícios de alongamento logo que acordar. Não precisa de ser muito pesado, um levezinho. Isso ajuda a despertar e queimar algumas calorias. Depois dos exercícios físicos, como queimou caloria, tomar uma água com limão acrescentando uns cinco dentes de alho.

as cargas mais recentes

Rapper e dj português morto à facada por ajuste de contas

há 10 meses

Imponente, MAMY reafirma hegemonia no remix oficial de “Spitter”

há 1 ano
MAMY disponibilizou ontem, sem aviso prévio, o remix oficial do single, mostrou a verdade face e disparou barras pesadas sem piedade.

Dino D’Santiago é o principal vencedor dos Prémios da Música Portuguesa

há 7 meses
O músico, compositor e activista de descendência cabo-verdiana levou ontem da gala do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, os prémios da Crítica, Álbum do Ano e o de Melhor Artista Masculino.

Rappers atribuem “certificado de competência” ao governo da Huíla

há 5 dias
A Comunidade Hip-Hop na província da Huíla distinguiu, com um certificado de mérito, o governo provincial por causa do apoio prestado para a realização, em Agosto do ano passado, da primeira Conferência Provincial da Comunidade, por ocasião das Festividades da Nossa Senhora do Monte.

Afinal vidas angolanas também importam

há 2 anos
A classe artística angolana quebrou o silêncio e decidiu dar um basta à indiferença perante a brutalidade e violência policial que, vezes sem conta, resultaram em mortes, como foi o mais recente caso de José Manuel, morto à tiro no Prenda.

Sabia que hoje comemora-se o Dia Internacional do DJ?

há 11 meses

Lugar de FALA D’ ELA: Primeiro podcast angolano de Spoken Word começa a ser emitido já amanhã

há 1 ano
Idealizado inicialmente para ser um programa 100% online no formato live e com exibição quinzenal e transmitido nas páginas oficiais da Dupla ELA, no formato Spoken Cover Project −músicas na palavra falada−, performances originais da dupla e debates temáticos.

Renata Torres recebe humoristas no ‘Vamos falar a sério’ do Kianda Sessions

há 11 meses

Galeria Tamar Golan apresenta “CaDespedida” da autoria de Mauro Sérgio

há 1 ano
“A CaDespedida é aquele momento nostálgico de um fim de dia bem passado. Termo cunhado nas eternas idas à praia na Luanda, Benguela e Porto Amboim do antigamente, onde passar um dia na praia era um evento preparado com cuidado, antecipado e esperado com ansiedade.

Aaron Carter afirma que Michael Jackson explicou por que gostava sempre de estar com crianças

há 2 anos
Aaron Carter fez algumas afirmações na sua recente entrevista à “Vlad TV”, incluindo por que Michael Jackson gostava de sair com crianças. O artista também aproveitou a ocasião para defender o astro das acusações de pedofilia.

Old e New School questionam legado depois da morte

há 1 ano
Estará disponível na próxima quinta-feira, dia 8, o clipe oficial da faixa “Se Eu Morrer Amanhã”, em que Kool Klever, Mamy, Duc, Lizzy, Soldier, Luso e Nucho levantam a problemática do legado após a morte.

Prodígio e Paulo Flores anunciam novo single intitulado “Fome”

há 1 ano
O projecto colaborativo não é o primeiro do poeta do semba com o membro da Força Suprema.

Já podemos viajar nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie”, o oitavo álbum de Bob da Rage Sense

há 2 anos
O novo álbum de Bob Da Rage Sense chegou hoje, às plataformas digitais. Em dia de celebração de “Star Wars” a saga de George Lucas, Bob, fã acérrimo da obra, edita o seu oitavo álbum, propositadamente intitulado “As Aventuras de Robbie Wan Kenobie” .

Onde te enquadras senhor “músico”?

há 2 anos

Marca de cosmético de Rihanna acusada de exploração e trabalho infantil

há 12 meses

Kanye West revela que já foi alcoólatra: “Tomava Vodka no café da manhã”

há 2 anos
Durante uma entrevista com a revista GQ, o rapper admitiu que chegou a tomar vodka com suco de laranja no café da manhã, e comentou sobre como a pressão das nomeações o levaram parcialmente ao alcoolismo.