Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase. Para quem já sofre de gripe crónica ou aguda, o especialista explica como evitar a vulnerabilidade e ensina que o alho e o limão fortificam a imunidade.

Nesta fase de confinamento, o que comer para que o organismo consiga resistir ao vírus?
Primeiro ponto, é preciso compreender que estamos em presença de uma gripe viral e não bacteriana, conforme muitos fazem passar a ideia. Os vírus são muito fortes, isto significa que, para que a nossa imunidade consiga lhe fazer frente deve-se:

Não estar exposto a um ambiente estressante, o estado de estresse e depressão produzem imunossupressores e baixam a nossa imunidade.

Devemos abandonar o tabaco. As pessoas que utilizavam o tabaco, nesta fase já não tem como utilizar, porque baixa em grande maneira a imunidade. Ainda que recomendarmos o alho e limão a elas, não vai resultar.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

Seria quase impossível evitar a depressão, uma vez que somos bombardeados a cada minuto com informações sobre mortes por Covi-19?
Para evitar o estresse e induzir o sono, recomendamos o suco de maracujá, que é um sedativo, calmante e induz ao sono. Pode ser tomado a qualquer hora, desde que não acompanhe as refeições.

Para quem já convive com uma gripe crónica o que recomenda?
Deve inalar o vapor do chá de eucalipto. Pega o eucalipto depois de fervido e inala o vapor, isto ajuda a abrir as vias nasais e descongestiona os brônquios.

A seguir use o suco de limão. Pelo menos sete colheres de sopa sem a água e uns dois dentes de alho nacional, mistura tudo e depois acrescenta um copo de água. Entretanto, tomar sempre antes das refeições da manhã, para aumentar a vitamina C.

Em que condições as doenças virais não conseguem se desenvolver?
Os vírus não conseguem desenvolver-se num corpo onde o ambiente seja alcalino. O vírus só se desenvolve num corpo com ambiente ácido. Ao praticarmos actividades físicas produzimos as endorfinas, que são hormónios da alegria. Ao tomarmos o suco de limão após os exercícios, ele alcaliniza o sangue, cria equilíbrio no corpo, tecnicamente chamado hemostasia.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

O doutor falou do alho, para que serve e como utilizá-lo correctamente?
O alho é um anti-viral de primeira hora. Por isso não devia faltar em casa, principalmente neste período. O alho deve acompanhar as refeições, por exemplo, se está a comer um arroz com feijão, salada ou legumes, pode acompanhar com cinco dentes de alho.

Sabe-se que o vírus inibe o apetite, o que fazer, principalmente para os que conseguem se superar do vírus?
O suco de múcua é muito útil nessa fase. Para além de conter a vitamina C é um dos alimentos que estimula a glândula homose a produzir leptina, que é um hormónio do apetite.

A alimentação varia não só de idade, como também de horário. Como gerir isso?
Na hora do almoço comer bastante verduras, cenouras, beterrabas, alfaces, espinafres, que são ricos em antioxidantes e reforçam a imunidade, para além de retirarem os ácidos da corrente sanguínea.

De noite recomendo não comer alimentos muito pesados, porque quando se come alimentos pesados e se deita o sono não é tranquilo e a falta de sono também baixa imunidade. Que tal um jantar de fruta e legumes.

O mesmo se recomenda às crianças e idosos?
No caso das crianças, o importante seria fazer uma papa de múcua, por ser muito rica em vitamina C, basta adoçar um pouco. Por outra, nesta fase na água que as crianças utilizam deve-se colocar dois dentinhos de alho, caso seja uma criança de 2, 5 ou 8 anos.

Com o sedentarismo fica muito difícil evitar a ingestão…
Quem comer exageradamente, o alimento poderá apodrecer dentro do corpo e terá a imunidade muito baixa. Razão pela qual depois de comer fazer umas caminhadas, mesmo dentro de casa ou no quintal.

O que falar das gestantes que já possuem uma alimentação quase personalizada?
Devem retirar os refrigerantes e passam a consumir mais alimentos vegetais. Mesmo a dieta de água com limão para as crianças, ajuda muito para as gestantes.

 Ainda assim é recomendável a prática de exercícios físicos?
Pode-se praticar exercícios de alongamento logo que acordar. Não precisa de ser muito pesado, um levezinho. Isso ajuda a despertar e queimar algumas calorias. Depois dos exercícios físicos, como queimou caloria, tomar uma água com limão acrescentando uns cinco dentes de alho.

as cargas mais recentes

Kanye West revela que decidiu concorrer para impedir que Biden vença Trump

há 2 anos

Novo single revela versatilidade de Beatoven

há 2 anos
O single tem uma sonoridade arrojada e mais uma vez mostra a versatilidade de Beatoven e do seu álbum, no que toca a produção, juntou EDM com alguns apontamento West Coast.

Regina Duarte deixa “devolve” a pasta da Cultura brasileira

há 3 anos
O anúncio foi feito a partir do Twitter do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. O mesmo dava conta da demissão de Regina Duarte da secretaria especial da Cultura do Governo brasileiro, alegando motivos pessoais. A actriz que tomou posse no início de Março, deixou as pastas e, vai agora dirigir a Cinemateca de São Paulo.

Meninas do Maculusso preparam grande show

há 3 anos
O reencontro é um tributo aos 28 anos de existência do grupo.

New Generation: PJ Mussungo apresenta primeira música promocional da EP Befology77

há 1 ano
Desde o incentivo a solidariedade que é no fundo o esteio do projecto, à necessidade de preservação do ecossistema e salvaguardar a identidade africana e humanização de todos os povos. New Generation ou Nova Geração, transborda uma mensagem alternativa e interventiva aos factos que abordam questões e versões sobre perspectivas sociais.

Bob Dylan decide vender todo seu catálogo de gravações à Sony Music

há 10 meses
Com cerca de 60 anos de música, o lendário músico norte-americano do “Blues”, “Folk” e “Country” vendeu todo o catálogo de gravações à Sony Music, desde o álbum homónimo, de 1962, até ao “Rough and Rowdy Ways”,  lançado em 2020. O que quer dizer, os direitos de reprodução e distribuição passam agora à concorrente da Universal- a quem tinha vendido os direitos de autor.

Festival Sónar se expande para Portugal

há 1 ano
Sónar é um festival de música de vanguarda e arte multimídia que se realiza todos os anos durante três dias do mês de Junho em Barcelona, Catalunha, Espanha. A edição Lisboeta, assinala a 26ª do evento e acontece em Junho de 2022.

Estreia do novo filme de Hochi Fu volta a ser adiada

há 2 anos
O filme 2 Mundos do empresário e realizador Hochi Fu, aguardado com bastante expectativa amanhã nos cinemas, foi novamente adiado para data a anunciar.

Constelações apresenta “cantar Manguxi”

há 2 anos
O programa “Constelações”, da RNA, efectuou sexta-feira uma edição especial, onde homenageou o primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, e apresentou a exposição em comemoração ao aniversário da estação radiofónica.

Morreu U-Roy, mestre do Reggae

há 2 anos

Kenny Flow Buah deixa primeiras impressões do seu talento ao mundo

há 2 anos
Depois do clip do single ” Perdido no Block” no ano passado, Kenny Flow Buah prepara-se para publicar mais um tema com o respectivo clip, acreditando que desta vez a carreira poderá assumir patamares mais elevados.

Dr. Dre inclui dois artistas surdos à sua performance no intervalo do Super Bowl

há 10 meses
Sean Forbes e Warren Snipe farão história no Super Bowl, já neste domingo. Ao lado Eminem, Snoop Dogg, Kendrick Lamar e Mary J. Blige, a convite de D. Dre, ambos rappers surdos tornar-se-ão os primeiros intérpretes da ASL a apresentar canções do segmento em Linguagem Gestual Americana, em 55 anos de história.

Um ano após falência de órgão, Scarface é transplantado com rim doado pelo filho

há 1 ano
Volvidos 12 meses de comorbidade com insuficiência renal adquirida na batalha contra a Covid-19, Brad Jordan ou simplesmente Scarface, como é conhecido as lides do Hip Hop, acaba de receber a preciosa doação de um rim, vindo do seu próprio filho, Christopher Jordan.

44 anos depois governo entrega certidões de óbito de Artur Nunes e David Zé

há 1 ano
Esta semana, o governo angolano decidiu entregar às suas famílias certidões de óbito, entretanto, os restos mortais dos artistas estão ainda por se identificar.

O movimento do Semba no Show do Mês

há 2 anos
A Banda Movimento é a próxima aposta da Nova Energia para o Live do Show do Mês, no sábado (25), com transmissão no Youtube, TPA 2 e TPA Internacional, em mais uma proposta para o enriquecimento cultural angolano.

Luso faz demonstração de skills no novo vídeoclipe

há 2 anos
Intitulado “Vitó Style”, o vídeo tem a estreia agendada para 3 de Agosto, próxima segunda feira-, no YouTube da Revista Carga. Extraído do “Ilusionista”, um projecto de demonstração de skills, métricas e habilidades,” que também reserva “Refrões da Minha Vida”.