Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase. Para quem já sofre de gripe crónica ou aguda, o especialista explica como evitar a vulnerabilidade e ensina que o alho e o limão fortificam a imunidade.

Nesta fase de confinamento, o que comer para que o organismo consiga resistir ao vírus?
Primeiro ponto, é preciso compreender que estamos em presença de uma gripe viral e não bacteriana, conforme muitos fazem passar a ideia. Os vírus são muito fortes, isto significa que, para que a nossa imunidade consiga lhe fazer frente deve-se:

Não estar exposto a um ambiente estressante, o estado de estresse e depressão produzem imunossupressores e baixam a nossa imunidade.

Devemos abandonar o tabaco. As pessoas que utilizavam o tabaco, nesta fase já não tem como utilizar, porque baixa em grande maneira a imunidade. Ainda que recomendarmos o alho e limão a elas, não vai resultar.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

Seria quase impossível evitar a depressão, uma vez que somos bombardeados a cada minuto com informações sobre mortes por Covi-19?
Para evitar o estresse e induzir o sono, recomendamos o suco de maracujá, que é um sedativo, calmante e induz ao sono. Pode ser tomado a qualquer hora, desde que não acompanhe as refeições.

Para quem já convive com uma gripe crónica o que recomenda?
Deve inalar o vapor do chá de eucalipto. Pega o eucalipto depois de fervido e inala o vapor, isto ajuda a abrir as vias nasais e descongestiona os brônquios.

A seguir use o suco de limão. Pelo menos sete colheres de sopa sem a água e uns dois dentes de alho nacional, mistura tudo e depois acrescenta um copo de água. Entretanto, tomar sempre antes das refeições da manhã, para aumentar a vitamina C.

Em que condições as doenças virais não conseguem se desenvolver?
Os vírus não conseguem desenvolver-se num corpo onde o ambiente seja alcalino. O vírus só se desenvolve num corpo com ambiente ácido. Ao praticarmos actividades físicas produzimos as endorfinas, que são hormónios da alegria. Ao tomarmos o suco de limão após os exercícios, ele alcaliniza o sangue, cria equilíbrio no corpo, tecnicamente chamado hemostasia.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

O doutor falou do alho, para que serve e como utilizá-lo correctamente?
O alho é um anti-viral de primeira hora. Por isso não devia faltar em casa, principalmente neste período. O alho deve acompanhar as refeições, por exemplo, se está a comer um arroz com feijão, salada ou legumes, pode acompanhar com cinco dentes de alho.

Sabe-se que o vírus inibe o apetite, o que fazer, principalmente para os que conseguem se superar do vírus?
O suco de múcua é muito útil nessa fase. Para além de conter a vitamina C é um dos alimentos que estimula a glândula homose a produzir leptina, que é um hormónio do apetite.

A alimentação varia não só de idade, como também de horário. Como gerir isso?
Na hora do almoço comer bastante verduras, cenouras, beterrabas, alfaces, espinafres, que são ricos em antioxidantes e reforçam a imunidade, para além de retirarem os ácidos da corrente sanguínea.

De noite recomendo não comer alimentos muito pesados, porque quando se come alimentos pesados e se deita o sono não é tranquilo e a falta de sono também baixa imunidade. Que tal um jantar de fruta e legumes.

O mesmo se recomenda às crianças e idosos?
No caso das crianças, o importante seria fazer uma papa de múcua, por ser muito rica em vitamina C, basta adoçar um pouco. Por outra, nesta fase na água que as crianças utilizam deve-se colocar dois dentinhos de alho, caso seja uma criança de 2, 5 ou 8 anos.

Com o sedentarismo fica muito difícil evitar a ingestão…
Quem comer exageradamente, o alimento poderá apodrecer dentro do corpo e terá a imunidade muito baixa. Razão pela qual depois de comer fazer umas caminhadas, mesmo dentro de casa ou no quintal.

O que falar das gestantes que já possuem uma alimentação quase personalizada?
Devem retirar os refrigerantes e passam a consumir mais alimentos vegetais. Mesmo a dieta de água com limão para as crianças, ajuda muito para as gestantes.

 Ainda assim é recomendável a prática de exercícios físicos?
Pode-se praticar exercícios de alongamento logo que acordar. Não precisa de ser muito pesado, um levezinho. Isso ajuda a despertar e queimar algumas calorias. Depois dos exercícios físicos, como queimou caloria, tomar uma água com limão acrescentando uns cinco dentes de alho.

as cargas mais recentes

Dani Alves, ex-jogador do Barça, compõe música para ajudar ONU a combater o Covid-19

há 4 meses
Intitulada “Avião”, foi idealizada e produzida pelo artista brasileiro Afonso Nigro. A canção traz contribuições dos músicos Maurício Monteiro e Milton Guedes e Jefferson Andrade.

Vencedor do prémio literário ‘Sagrada Esperança’ é conhecido dia 15 de Setembro

há 7 meses
Foi instituído em 1980 em homenagem póstuma ao Dr. António Agostinho Neto, ilustre homem de cultura e das letras angolanas.

Álbum`Rough and Rowdy Ways´ marca o retorno de Bob Dylan

há 10 meses
O músico norte-americano Bob Dylan lançou o seu 39º álbum de originais, intitulado “Rough and Rowdy Ways”, no dia 19 de Junho, tratando-se do primeiro álbum de originais desde “Tempest”, de 2012. A obra remonta para os anos 60 e é a confirmação que Bob está longe da reforma.

Francisco Vidal enaltece Bruno Candé na exposição `Maka´

há 7 meses
`MAKA Lisboa´ é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, na qual, o artista plástico Francisco Vidal, ajuda a percepcionarmos o trabalho e a sua presença de Bruno.

Beyonce revela planos para desacelerar a carreira

há 6 meses
Beyoncé é a figura de capa da mais recente edição da Vogue britânica, que nas bancas colocou três capas diferentes.

Shaquille O’Neal censura James Harden: “Ele não fez nada pelo Houston Rockets”

há 3 meses
Harden exigiu que o Houston Rockets o negociasse no início de novembro. Algumas equipes, como o Miami Heat e o Philadelphia 76ers, teriam se interessado nele, mas nada se materializou.

Sophie Xeon morre após queda tentando ver a lua cheia

há 3 meses
SOPHIE, cantora, produtora e DJ escocesa, morreu ontem, aos 34 anos. A morte foi confirmada pela gravadora PAN e por amigos próximos.

Best-Seller de Tom Clancy foi adaptado ao cinema e Michael B. Jordan está no papel principal

há 1 semana
O próximo “encontro” com Michael B. Jordan, está marcado para o próximo dia 30 de Abril, na Amazon Prime Video.

Artistas angolanos reagem à morte de Alichia Adams

há 5 meses
A notícia sobre a morte prematura e trágica da Influencer moçambicana, na madrugada de ontem, dia 8 de Novembro, deixou várias figuras do Jet 7 angolano consternadas.

Afinal o que é um “OG” Original Gangster?

há 3 meses
O termo “Original” foi usado pela primeira vez por Crips, em 1972, e significava “nós somos os primeiros”. A seguir passou a ser usada por todos, independentemente da idade e estatuto.

Legado de Mestre Kapela é memorado “ante” ao Prémio Nacional de Cultura e Artes

há 5 meses
O artista plástico Kapela Paulo venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de `Artes Visuais e Plásticas´. Visto como pai espiritual da arte contemporânea em Angola, Mestre Kapela espelha na sua arte, por meio do olhar e pincel a sua escola de arte que moldou as práticas e técnicas da sua longa e prolífica carreira.

Sony anuncia lançamento da Playstation 5

há 10 meses
Depois de vários adiamentos, finalmente, a marca japonesa decidiu para amanhã, 11 de Junho, o acto de presentação dos jogos da PlayStation 5. Entretanto, o evento não será em directo, foi gravado e será transmitido em Full HD (1080p).

Rei da Kizomba “is back”

há 1 ano
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

há 3 meses
As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

Yola Semedo revela que está desmotivada para fazer lives

há 12 meses

Tory Lanez está sob investigação por alegadamente ter baleado Megan The Stallion

há 9 meses
Passados alguns dias após ser veiculada a notícia que dava conta da detenção do rapper, por posse ilegal de arma, Megan Thee Stallion quebrou o silêncio e revelou que os ferimentos que sofreu na ocasião, não foram provocados por vidros, mas sim por balas.