José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase. Para quem já sofre de gripe crónica ou aguda, o especialista explica como evitar a vulnerabilidade e ensina que o alho e o limão fortificam a imunidade.
Nesta fase de confinamento, o que comer para que o organismo consiga resistir ao vírus?
Primeiro ponto, é preciso compreender que estamos em presença de uma gripe viral e não bacteriana, conforme muitos fazem passar a ideia. Os vírus são muito fortes, isto significa que, para que a nossa imunidade consiga lhe fazer frente deve-se:
Não estar exposto a um ambiente estressante, o estado de estresse e depressão produzem imunossupressores e baixam a nossa imunidade.
Devemos abandonar o tabaco. As pessoas que utilizavam o tabaco, nesta fase já não tem como utilizar, porque baixa em grande maneira a imunidade. Ainda que recomendarmos o alho e limão a elas, não vai resultar.

Seria quase impossível evitar a depressão, uma vez que somos bombardeados a cada minuto com informações sobre mortes por Covi-19?
Para evitar o estresse e induzir o sono, recomendamos o suco de maracujá, que é um sedativo, calmante e induz ao sono. Pode ser tomado a qualquer hora, desde que não acompanhe as refeições.
Para quem já convive com uma gripe crónica o que recomenda?
Deve inalar o vapor do chá de eucalipto. Pega o eucalipto depois de fervido e inala o vapor, isto ajuda a abrir as vias nasais e descongestiona os brônquios.
A seguir use o suco de limão. Pelo menos sete colheres de sopa sem a água e uns dois dentes de alho nacional, mistura tudo e depois acrescenta um copo de água. Entretanto, tomar sempre antes das refeições da manhã, para aumentar a vitamina C.
Em que condições as doenças virais não conseguem se desenvolver?
Os vírus não conseguem desenvolver-se num corpo onde o ambiente seja alcalino. O vírus só se desenvolve num corpo com ambiente ácido. Ao praticarmos actividades físicas produzimos as endorfinas, que são hormónios da alegria. Ao tomarmos o suco de limão após os exercícios, ele alcaliniza o sangue, cria equilíbrio no corpo, tecnicamente chamado hemostasia.

O doutor falou do alho, para que serve e como utilizá-lo correctamente?
O alho é um anti-viral de primeira hora. Por isso não devia faltar em casa, principalmente neste período. O alho deve acompanhar as refeições, por exemplo, se está a comer um arroz com feijão, salada ou legumes, pode acompanhar com cinco dentes de alho.
Sabe-se que o vírus inibe o apetite, o que fazer, principalmente para os que conseguem se superar do vírus?
O suco de múcua é muito útil nessa fase. Para além de conter a vitamina C é um dos alimentos que estimula a glândula homose a produzir leptina, que é um hormónio do apetite.
A alimentação varia não só de idade, como também de horário. Como gerir isso?
Na hora do almoço comer bastante verduras, cenouras, beterrabas, alfaces, espinafres, que são ricos em antioxidantes e reforçam a imunidade, para além de retirarem os ácidos da corrente sanguínea.
De noite recomendo não comer alimentos muito pesados, porque quando se come alimentos pesados e se deita o sono não é tranquilo e a falta de sono também baixa imunidade. Que tal um jantar de fruta e legumes.
O mesmo se recomenda às crianças e idosos?
No caso das crianças, o importante seria fazer uma papa de múcua, por ser muito rica em vitamina C, basta adoçar um pouco. Por outra, nesta fase na água que as crianças utilizam deve-se colocar dois dentinhos de alho, caso seja uma criança de 2, 5 ou 8 anos.
Com o sedentarismo fica muito difícil evitar a ingestão…
Quem comer exageradamente, o alimento poderá apodrecer dentro do corpo e terá a imunidade muito baixa. Razão pela qual depois de comer fazer umas caminhadas, mesmo dentro de casa ou no quintal.
O que falar das gestantes que já possuem uma alimentação quase personalizada?
Devem retirar os refrigerantes e passam a consumir mais alimentos vegetais. Mesmo a dieta de água com limão para as crianças, ajuda muito para as gestantes.
Ainda assim é recomendável a prática de exercícios físicos?
Pode-se praticar exercícios de alongamento logo que acordar. Não precisa de ser muito pesado, um levezinho. Isso ajuda a despertar e queimar algumas calorias. Depois dos exercícios físicos, como queimou caloria, tomar uma água com limão acrescentando uns cinco dentes de alho.