Covid-19: comunidade africana insurge-se contra intenção de testagem da vacina do no continente

Recentemente o canal televisivo LCI emitiu uma conversa entre dois médicos franceses, em que foi colocada a possibilidade de se fazer experimentos em África, para combater o coronavírus, o que provocou indignação por parte da população. E os angolanos não se apartaram do protesto e partilharam igualmente o desagrado.

Recentemente o canal televisivo LCI emitiu uma conversa entre dois médicos franceses, em que foi colocada a possibilidade de se fazer experimentos em África, para combater o coronavírus, o que provocou indignação por parte da população.

Apesar do Congo já ter anuído com a ideia dos médicos franceses, grandes nomes do futebol no continente, como Samuel Eto’o, Didier Drogba e Demba Ba, prontamente protestaram de forma veemente. Mas não demorou para a aversão se transformar num sentimento público e publicado.

O senegalês Demba Ba, ex de times como West Ham, Newcastle e Chelsea, escreveu no seu Twitter: “Bem-vindo ao ocidente, onde o branco se acha tão superior que o racismo e a debilidade torna-se numa banalidade”. Samuel Eto’o, por sua vez respondeu ao tweet do colega com um palavrão – ‘filhos da p***’ – claramente indignado com os dois pesquisadores franceses. 

Mais contido, Didier Drogba teceu a sua opinião: “É totalmente inconcebível que tenhamos que falar disso. África não é um laboratório. Estas declarações são realmente racistas. Ajudem a salvar África do coronavírus. Não queiram usar os africanos como cobaias. É asqueroso. Os líderes do continente têm a responsabilidade de proteger as suas populações de conspirações tão horrendas”, se manifestou o costa-marfinense.

As reacções de repulsa não ficaram por aí, face a isto, a comunidade artística angolana também deu o seu parecer. E numa altura em que o médico francês que criou a polémica, Jean-Paul Mira, tornou público o seu pedido de desculpas, após verificar a repercussão da entrevista, ainda assim, nas redes sociais a hashtag #africanaoécobaia registou um número crescente nos perfis de nomes sonantes da nossa música e não só.

Além de alterar a sua foto de perfil, C4 Pedro deixou uma publicação para reflexão.
Drunk Master usou o Twitter para partilhar o que pensa

Yannick Afroman partilhou um vídeo em que vários artistas expressam a repulsa

as cargas mais recentes

50 Cent convida Riquinho para co-produzir seus espectáculos

há 1 ano
O homem forte da música angolana não só co-produzirá espectáculos do líder da G-Unit, como também direccionou seu core business e passará a promover a música nacional no mercado norte-americano, colocando nossos artistas a actuarem nos principais palcos internacionais.

Funge do Show do Mês junta “showistas” em ambiente familiar

há 3 anos

Young Buck pede ajuda financeira aos fãs e é surprendido por The Game

há 2 anos
Após sair da prisão, em 2019, o ex membro da G-Unit já tinha declarado falência, mas, nos últimos dias, seus problemas financeiros agravaram-se e o rapper está a pedir ajuda aos fãs. Através da sua conta do Instagram, Young Buck vem pedindo que cada seguidor deposite 1 dólar na sua conta e foi surpreendido por The Game.

Toty Sa´Med de quarentena em Portugal

há 3 anos
O músico angolano Toty Sa´Med “viu” cancelados os dois concertos que tinha agendado na Europa, por causa da pandemia Coronavírus.

Invés de 75, NBA elege 76 maiores jogadores da história da liga

há 11 meses
Em alusão ao seu 75ª aniversário, a NBA comprometeu-se em eleger 75 melhores jogadores de todos os tempos, porém, um empate potenciou a entrada do 76ª jogador. As lendas foram seleccionados e anunciadas em 3 grupos, dois de 25 e um de 25, sendo o último o mais aclamado e surpreendente.

Túmulo de Pop Smoke foi vandalizado por indivíduos não identificados no fim de semana

há 1 ano
Quase dois anos após a morte prematura de Pop Smoke, o rapper parece não puder ainda descansar em paz. No último fim-de-semana, a sepultura de Pop, no cemitério Green-Wood em Brooklyn, Nova York, foi destruída por vândalos.

Luy M: “EP ‘2.3.6’ chega às plataformas digitais no próximo dia 26 de Dezembro”

há 10 meses

Hip Hop passa a ter três novas efemérides

há 1 ano
Os Estados Unidos aprovaram uma resolução que designa um “Dia da Celebração do Hip Hop”, um “Mês de Reconhecimento do Hip Hop” e um “Mês da História do Hip Hop”.

Luz do Spoken: “uso conscientemente a arte da poesia falada para causar reflexões e quiçá mudanças”

há 2 anos
A multifacetada actriz, poeta declamadora (spoker) que se “aventura” como Directora, Produtora de arte e na escrita criativa, vai apresentar amanhã as 17:30 o recital “Multimorfoses”, onde vai apresentar o seu percurso como pessoa e artista. Numa breve conversa com a artivista, ficámos a saber de onde vem e para onde vai a Luz do Spoken, em meio ao “caos” social.

Banda sonora do filme `Ar condicionado´chega às plataformas na sexta-feira

há 2 anos
A Geração 80 anunciou que vai disponibilizar a banda sonora do filme `Ar condicionado´, no próximo dia 2 de Outubro, sexta-feira. Composta por Aline Frazão, com a participação de Paulo Flores, a trilha estará disponível em todas as plataformas digitais.

Filme `Mwana Nketo´ evoca importância de ritos de iniciação

há 1 ano

Killuanji reforça Rap Gospel com o single “Mama Iami”

há 2 anos
A frase “Mama Iami” que dá título ao single, é originária da língua nacional kimbundu e significa “Minha Mãe”, neste caso, o rapper se refere à sua terra, pela qual clama.

Depois da estreia no Trace Toca, Sarissari disponibiliza novo single em todas as plataformas digitais

há 8 meses
“Acreditem no processo, porque nós acreditamos!” – Este é o mote para um tema sobre superação e empoderamento próprio, que resulta das próprias descrenças passadas do artista. Produzido por Beatoven, Sari partilha a faixa com o icónico Yuri Da Cunha e desfila uma das melhores canções que lançou na sua carreira.

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 2 anos
A boa-nova chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.

Alicia Keys rompe contrato com a Sony Music após 20 anos

há 9 meses
Alicia Keys acaba de anunciar que é oficialmente uma artista independente. Alicia deu a conhecer que o seu 8ª álbum de estúdio “Keys” é o último a ser lançado sob a chancela da Sony Music.

Flávio e Bill Gonçalves “Seguem Em Frente” em novo vídeoclip

há 2 anos