Covid-19: comunidade africana insurge-se contra intenção de testagem da vacina do no continente

Recentemente o canal televisivo LCI emitiu uma conversa entre dois médicos franceses, em que foi colocada a possibilidade de se fazer experimentos em África, para combater o coronavírus, o que provocou indignação por parte da população. E os angolanos não se apartaram do protesto e partilharam igualmente o desagrado.

Recentemente o canal televisivo LCI emitiu uma conversa entre dois médicos franceses, em que foi colocada a possibilidade de se fazer experimentos em África, para combater o coronavírus, o que provocou indignação por parte da população.

Apesar do Congo já ter anuído com a ideia dos médicos franceses, grandes nomes do futebol no continente, como Samuel Eto’o, Didier Drogba e Demba Ba, prontamente protestaram de forma veemente. Mas não demorou para a aversão se transformar num sentimento público e publicado.

O senegalês Demba Ba, ex de times como West Ham, Newcastle e Chelsea, escreveu no seu Twitter: “Bem-vindo ao ocidente, onde o branco se acha tão superior que o racismo e a debilidade torna-se numa banalidade”. Samuel Eto’o, por sua vez respondeu ao tweet do colega com um palavrão – ‘filhos da p***’ – claramente indignado com os dois pesquisadores franceses. 

Mais contido, Didier Drogba teceu a sua opinião: “É totalmente inconcebível que tenhamos que falar disso. África não é um laboratório. Estas declarações são realmente racistas. Ajudem a salvar África do coronavírus. Não queiram usar os africanos como cobaias. É asqueroso. Os líderes do continente têm a responsabilidade de proteger as suas populações de conspirações tão horrendas”, se manifestou o costa-marfinense.

As reacções de repulsa não ficaram por aí, face a isto, a comunidade artística angolana também deu o seu parecer. E numa altura em que o médico francês que criou a polémica, Jean-Paul Mira, tornou público o seu pedido de desculpas, após verificar a repercussão da entrevista, ainda assim, nas redes sociais a hashtag #africanaoécobaia registou um número crescente nos perfis de nomes sonantes da nossa música e não só.

Além de alterar a sua foto de perfil, C4 Pedro deixou uma publicação para reflexão.
Drunk Master usou o Twitter para partilhar o que pensa

Yannick Afroman partilhou um vídeo em que vários artistas expressam a repulsa

as cargas mais recentes

Luz do Spoken: “uso conscientemente a arte da poesia falada para causar reflexões e quiçá mudanças”

há 1 ano
A multifacetada actriz, poeta declamadora (spoker) que se “aventura” como Directora, Produtora de arte e na escrita criativa, vai apresentar amanhã as 17:30 o recital “Multimorfoses”, onde vai apresentar o seu percurso como pessoa e artista. Numa breve conversa com a artivista, ficámos a saber de onde vem e para onde vai a Luz do Spoken, em meio ao “caos” social.

Novo álbum de Dj Khaled já está disponível e traz participações de Nas e Jay-Z

há 3 meses
Oficialmente disponível desde hoje, “Khaled Khaled” comporta 14 faixas musicais. O famoso dj lançou seu 12º álbum sem um single principal e quase sem aviso prévio.

Telma Lee assina com a Milionário Records

há 1 ano
Telma Lee é a mais nova integrante da produtora e distribuidora musical Milionário Records. O anúncio sobre a contratação da cantora acabou por ser confirmado por Mi Mosquito, CEO da gravadora.

Madonna junta-se aos protestos nas ruas de Londres

há 1 ano
Mãe de quatro filhos de raça negra, Madonna foi às ruas num protesto contra o racismo e a violência policial em Londres. A cantora foi aplaudida pelos participantes da manifestação e chegou a abraçar algumas pessoas presentes.

Morreu Givago, autor de “Avó Teté”

há 10 meses
O músico morreu na manhã desta quinta-feira numa das unidades hospitalares de Luanda vítima de doença.

Amosi Just A Label e Paulo Flores representam o país no Sons de África

há 1 ano
Descrita como a primeira série regular de concertos ao vivo pan-continental a emergir em África, o espectáculo reúne artistas de 17 países africanos e Angola estará representada por Amosi Just A Label e Paulo Flores.

É oficial, Lewis Hamilton é o maior piloto da história da Fórmula 1

há 9 meses
O piloto inglês Lewis Hamilton escreveu mais um capítulo na sua história ao vencer este domingo, em Portugal, pela 92a vez a corrida da F1, superando o alemão Michael Schumacher, até então o maior com 91 provas conquistadas.

Macklemore diz que cor da sua pele ajudou-o a vencer Kendrick Lamar nos Grammy

há 6 meses

Novo álbum de Paulo Flores será lançado no dia 30 deste mês

há 3 meses
“Independência” é um retrato sobre tudo o que o músico viu e sentiu. É a construção do ser de Paulo Flores. É sobre “tudo o que perdeu e tudo o que a perda gerou”.

50 cent admite Live de batalha de hits com Snoop ou Ludacris

há 1 ano
Nesses tempos de quarentena, diversos artistas recorrem aos Lives para interagir com os fãs. No meio hip-hop dos Estados Unidos, as batalhas musicais realizadas ao vivo no Instagram por artistas e produtores estão a se tornar uma tendência.

Stevie Wonder vai viver no Gana para evitar que sua família sofra de racismo

há 5 meses

Cantora norte-americana recusa ser homenageada com uma estátua no Capitólio

há 5 meses

Dias Rodrigues e Malvado “surpreendem” com o lado produtor

há 1 ano
Ao contrário das edições anteriores, onde foram exibidas apenas um género musical (Rap e Kuduro), esta foi um festival de variedades, desde o Semba, Kizomba, Tarrachinha, Kuduro, House e até Samba.

Cantor nigeriano condenado à morte por causa de uma música

há 12 meses
Yahaya Sharif-Aminu foi condenado por um tribunal superior da Sharia, em Hóquei Hausawa Filin, na Nigéria, à morte por enforcamento, por partilhar uma das suas músicas nos grupos de Whatsapp.

Músico fundador dos “Titãs” morre de Coronavírus

há 1 ano
úsico brasileiro Ciro Pessoa, um dos fundadores da banda de rock “Titãs”, morreu na madrugada de terça-feira, aos 62 anos, na sequência de uma infecção causada pelo novo coronavírus, anunciou a família.

Anitta adia lançamento do novo CD

há 9 meses
A cantora Anitta informou que o lançamento do seu novo álbum foi adiado para 2021, devido a pandemia do Coronavirus. Numa conversa com os fãs, pelo Tik Tok, a brasileira fez o anúncio oficial e explicou o motivo.