Covid-19: comunidade africana insurge-se contra intenção de testagem da vacina do no continente

Recentemente o canal televisivo LCI emitiu uma conversa entre dois médicos franceses, em que foi colocada a possibilidade de se fazer experimentos em África, para combater o coronavírus, o que provocou indignação por parte da população. E os angolanos não se apartaram do protesto e partilharam igualmente o desagrado.

Recentemente o canal televisivo LCI emitiu uma conversa entre dois médicos franceses, em que foi colocada a possibilidade de se fazer experimentos em África, para combater o coronavírus, o que provocou indignação por parte da população.

Apesar do Congo já ter anuído com a ideia dos médicos franceses, grandes nomes do futebol no continente, como Samuel Eto’o, Didier Drogba e Demba Ba, prontamente protestaram de forma veemente. Mas não demorou para a aversão se transformar num sentimento público e publicado.

O senegalês Demba Ba, ex de times como West Ham, Newcastle e Chelsea, escreveu no seu Twitter: “Bem-vindo ao ocidente, onde o branco se acha tão superior que o racismo e a debilidade torna-se numa banalidade”. Samuel Eto’o, por sua vez respondeu ao tweet do colega com um palavrão – ‘filhos da p***’ – claramente indignado com os dois pesquisadores franceses. 

Mais contido, Didier Drogba teceu a sua opinião: “É totalmente inconcebível que tenhamos que falar disso. África não é um laboratório. Estas declarações são realmente racistas. Ajudem a salvar África do coronavírus. Não queiram usar os africanos como cobaias. É asqueroso. Os líderes do continente têm a responsabilidade de proteger as suas populações de conspirações tão horrendas”, se manifestou o costa-marfinense.

As reacções de repulsa não ficaram por aí, face a isto, a comunidade artística angolana também deu o seu parecer. E numa altura em que o médico francês que criou a polémica, Jean-Paul Mira, tornou público o seu pedido de desculpas, após verificar a repercussão da entrevista, ainda assim, nas redes sociais a hashtag #africanaoécobaia registou um número crescente nos perfis de nomes sonantes da nossa música e não só.

Além de alterar a sua foto de perfil, C4 Pedro deixou uma publicação para reflexão.
Drunk Master usou o Twitter para partilhar o que pensa

Yannick Afroman partilhou um vídeo em que vários artistas expressam a repulsa

as cargas mais recentes

Espectáculo `Encontro de Gerações´será transmitido dia 30 Maio

há 2 anos
Seis anos após a primeira edição, o projecto está de volta com novos duetos, destacando artistas da antiga e nova geração.

Jomo Fortunato acusa Ilídio Brás de se apropriar do seu livro para ir buscar dinheiro na Sonangol

há 1 ano
O crítico musical, Jomo Fortunato, acusa o produtor Ilídio Brás de se apropriar do seu livro “A mística e o Simbolismo dos Tambores”, lançado domingo, em Luanda, para ir buscar dinheiro na Sonangol. A obra em causa retrata a trajectória do percussionista Joãozinho Morgado, considerado o “Rei dos Tambores”.

Kanye West poderá ficar impedido de escrever e cantar temas sobre Kim Kardashian

há 2 anos

Galeria angolana Jahmek Contemporary Art conquista prémio em Madrid

há 2 anos
A galeria angolana Jahmek Contemporary Art venceu o Prémio Opening, da Feira de Arte “Arco Madrid” 2021, com a instalação “Hope as a Praxis” e “How to Make a mud Cake”.

Apple investe 50 milhões de dólares em plataforma de artistas independentes

há 2 anos
A distribuidora independente de música UnitedMasters anunciou que recebeu uma “rodada” de investimentos liderada pela Apple, que visa ajudar artistas independentes a ganhar uma posição e estabelecer uma carreira no negócio da música.

A Salsa e suas variantes

há 3 anos
A salsa nasceu em Cuba, mais propriamente em Havana, nos interiores dos famosos cabarets cubanos, mas tornou-se tão popular que novos estilos surgiram noutras partes do mundo.

Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

há 2 anos
A tragicomédia `A Dívida´ chegou às salas de cinema no passado dia 26 de Fevereiro e foi visto, até a semana finda, por cerca de sete mil pessoas, atingindo assim a marca de filme produção local mais visto nos cinemas nacionais.

Este é o objecto que Vincent van Gogh usou para tirar a própria vida

há 2 anos

Jay-Z abre faculdade de Música, Desporto e Entretenimento na sua terra natal

há 2 anos
A Roc Nation, empresa de entretenimento de Jay-Z, anuncou ontem a abertura, para primeiro Semestre de 2021, de uma Escola Superior de Música, Desporto e Entretenimento, em Brooklyn (terra natal do rapper). 25% dos alunos do primeiro ano vão estudar sem pagar.

OTAN disponibilizam novo single hoje

há 3 anos
Intitulado “Sem Palavras”, consideram-na uma composição simples, mas muito romântica e honesta, como é o próprio grupo com as vozes melodiosas a fazerem contraponto com algumas rimas.

Saiba porquê que Beyonce disse ter “vergonha” da própria conta bancária

há 2 anos
O tema remonta para o ano 2007, sendo uma revelação feita na primeira pessoa, em entrevista à revista Rolling Stone.

Playlist de Carlos Almeida

há 2 anos
O antigo capitão da selecção nacional de basquetebol, agora Secretário do Estado dos Desportos, Carlos Almeida, enviou-nos a sua playlist de 2020, onde constam os seus temas preferidos, ou seja as músicas que mais ouviu.

Vida de Juliana Kafrique, zungueira morta por um agente da polícia, será retratada em filme

há 2 anos
O filme autobiográfico é um Drama, tem duração de 40 minutos e será lançado antes do final deste ano. A produção é do realizador Henriques Narciso “Dito” e surgiu repentinamente. O enredo gira em torno da vida de Juliana Kafrique até ser morta por um agente da Polícia Nacional, que cumpre, neste momento, pena de 16 anos de prisão por homicídio voluntário.

Sony contrata realizador angolano para fazer versão de Homem Aranha para Playstation

há 2 anos
A multinacional Sony contratou um angolano para produzir a versão do Homem Aranha para a PlayStation 5. Trata-se do realizador João, responsável pela produtora Kamba Films.

J. Rule combinou com Fat Joe para não tocar músicas em que participa R. Kelly

há 1 ano
As explicações sobre o assunto vieram agora a público, através de Ja Rule. O músico revelou ao episódio Drinks Champs que, antes de entrarem para a batalha, ele e Fat Joe, combinaram não tocar músicas com participação de R. Kelly, porque queriam evitar e ficar longe do “cantor problemático” considerado culpado dos crimes de exploração sexual a menores.

Saiba quem são os artistas mais ouvidos da Internet em 2020

há 2 anos
O serviço de streaming Spotfly apresentou ontem o “Wrapped” e com esta plataforma ficámos a saber sobre os artistas, músicas e podcasts mais ouvidos do mundo em 2020.