Covid-19: comunidade africana insurge-se contra intenção de testagem da vacina do no continente

Recentemente o canal televisivo LCI emitiu uma conversa entre dois médicos franceses, em que foi colocada a possibilidade de se fazer experimentos em África, para combater o coronavírus, o que provocou indignação por parte da população. E os angolanos não se apartaram do protesto e partilharam igualmente o desagrado.

Recentemente o canal televisivo LCI emitiu uma conversa entre dois médicos franceses, em que foi colocada a possibilidade de se fazer experimentos em África, para combater o coronavírus, o que provocou indignação por parte da população.

Apesar do Congo já ter anuído com a ideia dos médicos franceses, grandes nomes do futebol no continente, como Samuel Eto’o, Didier Drogba e Demba Ba, prontamente protestaram de forma veemente. Mas não demorou para a aversão se transformar num sentimento público e publicado.

O senegalês Demba Ba, ex de times como West Ham, Newcastle e Chelsea, escreveu no seu Twitter: “Bem-vindo ao ocidente, onde o branco se acha tão superior que o racismo e a debilidade torna-se numa banalidade”. Samuel Eto’o, por sua vez respondeu ao tweet do colega com um palavrão – ‘filhos da p***’ – claramente indignado com os dois pesquisadores franceses. 

Mais contido, Didier Drogba teceu a sua opinião: “É totalmente inconcebível que tenhamos que falar disso. África não é um laboratório. Estas declarações são realmente racistas. Ajudem a salvar África do coronavírus. Não queiram usar os africanos como cobaias. É asqueroso. Os líderes do continente têm a responsabilidade de proteger as suas populações de conspirações tão horrendas”, se manifestou o costa-marfinense.

As reacções de repulsa não ficaram por aí, face a isto, a comunidade artística angolana também deu o seu parecer. E numa altura em que o médico francês que criou a polémica, Jean-Paul Mira, tornou público o seu pedido de desculpas, após verificar a repercussão da entrevista, ainda assim, nas redes sociais a hashtag #africanaoécobaia registou um número crescente nos perfis de nomes sonantes da nossa música e não só.

Além de alterar a sua foto de perfil, C4 Pedro deixou uma publicação para reflexão.
Drunk Master usou o Twitter para partilhar o que pensa

Yannick Afroman partilhou um vídeo em que vários artistas expressam a repulsa

as cargas mais recentes

Ricky Martin surpreende fãs com novo EP

há 11 meses
Ricky Martin surpreendeu os fãs ao lançar sexta-feira (29) o seu novo EP, criado durante a quarentena. O trabalho, intitulado “Pausa”, conta com seis músicas e colaborações de nomes como Sting, Bad Bunny, Pedro Capó entre outros.

Yuri da Cunha: “Mais do que lançar um disco, quero ajudar a contar a história musical de Angola”

há 2 semanas
Com quatro shows programados para os dias 9, 10, 17 de Abril e dia 1 de Maio, Yuri da Cunha acaba de reafirmar o compromisso de ser a “ponte” entre a nova geração e a historiografia da música popular.

Prodígio actua hoje no festival #EuFicoEmCasa

há 1 ano
O rapper Prodígio, actua hoje através do vídeo directo na sua conta do Instagram @pro2da , tendo sido convidado pela Sony, produtora a que está associado.

Canal de TV HBO supera Netflix na transmissão de séries nos prémios Emmy

há 7 meses
O Emmy, principal premiação da TV americana, anunciou neste domingo os vencedores da sua 72ª edição. “Schitt’s Creek” com sete estatuetas, incluindo a de melhor série do género foi a mais premiada.

“Let’s Go Crazy: The Grammy Salute To Prince” transmitido na TV

há 12 meses
Quatro anos após a morte de Prince, o concerto de homenagem ao músico que juntou, na cerimónia deste ano dos Grammys, vários nomes do rock e da pop foi transmitido na televisão norte-americana.

Fundação Arte e Cultura apresenta antologia poética “Geração Poema”

há 4 meses
A Fundação Arte e Cultura vai apresentar na próxima quarta-feira, dia 16 de Dezembro, pelas 16horas no Wyza Anfiteatro, na Ilha de Luanda, junto à Escola 1205, uma Antologia Poética “Geração Poema”, resultado dos 3 anos de contacto com os poetas da nova e antiga geração, no âmbito do projecto Noites de Poesia.

Nicki Minaj se torna a primeira rapper a atingir 10 biliões de visualizações no Spotify

há 9 meses
A cantora norte-americana conseguiu um feito inédito ao atingir 10 mil milhões de visualizações no Spotify, tornando-se na primeira rapper da história a conseguir a marca na plataforma de streamings.

Contra toda aversão, Post Malone prova que é muito mais do que um rapper “fútil”

há 11 meses
Recente o rapper Post Malone fez uma actuação em Livestream a qual intitulou `Nirvana Tribute´, surpreendendo a tudo e todos com a demonstração do seu ecletismo, tocando e cantando Rock, numa noite em que arrecadou aproximadamente 5 milhões de dólares revertidos em doação para a OMS.

Tributo a Chadwick Boseman chega a Netflix dia 17 e estará disponível por apenas 30 dias

há 2 dias
A Netflix surpreendeu os internautas, ao divulgar sem aviso prévio, o trailer do documentário `Chadwick Boseman- Retrato de um artista´.

BNG ultimam preparativos do álbum de estreia

há 8 meses
BNG é um grupo que, há cinco anos, procura introduzir no Rap angolano um “novo” modelo de rimas baseadas em laços de amizade.

This Is My Park: Beyoncé e Adidas lançam segunda colecção

há 6 meses
A nova linha manteve mood desportivo, mas desta vez, com um toque urbano e mais sofisticado. Como protagonista, a campanha traz mais uma vez Queen B, que fez o anuncio nas redes sociais e no teaser da colab, a artista se apresenta em todas as suas formas: artista, criativa, visionária, mãe e mulher de negócios.

Sintoniza 96.1FM: As 3 Essenciais

há 5 meses

Cardi B está a ser processada por racismo

há 7 meses
A cantora-norte-americana está a ser processada por publicar o vídeo de uma família na praia que terá assediado sua irmã Hennessy Carolina, que também está no processo.

Diddy e Dr. Dre acertam detalhes para batalha de hits

há 12 meses

Luandina e Nagrelha juntos em nome da população

há 11 meses
Depois do show live no Domingo passado, na Zimbo, que liderou as audiências, com o patrocínio da Luandina, reuniu-se com a equipa de marketing e Administração da Sodiba no sentido de apresentar os diversos projectos que tem em mente para ajudar a melhorar a vida das comunidades em que tem maior influência. Foram debatidas ideias e planeados os próximos passos para transformar sonhos em realidade.

Anitta terá música e camisola personalizada nos jogos da PlayStation

há 7 meses
A cantora será a representante brasileira na lista de músicas da FIFA 21 nos jogos de consolas. O anúncio foi feito ontem pela EA Sports. Para além de música, Anitta terá também uniforme personalizado no FIFA Ultimate Team.