Covid-19: comunidade africana insurge-se contra intenção de testagem da vacina do no continente

Recentemente o canal televisivo LCI emitiu uma conversa entre dois médicos franceses, em que foi colocada a possibilidade de se fazer experimentos em África, para combater o coronavírus, o que provocou indignação por parte da população. E os angolanos não se apartaram do protesto e partilharam igualmente o desagrado.

Recentemente o canal televisivo LCI emitiu uma conversa entre dois médicos franceses, em que foi colocada a possibilidade de se fazer experimentos em África, para combater o coronavírus, o que provocou indignação por parte da população.

Apesar do Congo já ter anuído com a ideia dos médicos franceses, grandes nomes do futebol no continente, como Samuel Eto’o, Didier Drogba e Demba Ba, prontamente protestaram de forma veemente. Mas não demorou para a aversão se transformar num sentimento público e publicado.

O senegalês Demba Ba, ex de times como West Ham, Newcastle e Chelsea, escreveu no seu Twitter: “Bem-vindo ao ocidente, onde o branco se acha tão superior que o racismo e a debilidade torna-se numa banalidade”. Samuel Eto’o, por sua vez respondeu ao tweet do colega com um palavrão – ‘filhos da p***’ – claramente indignado com os dois pesquisadores franceses. 

Mais contido, Didier Drogba teceu a sua opinião: “É totalmente inconcebível que tenhamos que falar disso. África não é um laboratório. Estas declarações são realmente racistas. Ajudem a salvar África do coronavírus. Não queiram usar os africanos como cobaias. É asqueroso. Os líderes do continente têm a responsabilidade de proteger as suas populações de conspirações tão horrendas”, se manifestou o costa-marfinense.

As reacções de repulsa não ficaram por aí, face a isto, a comunidade artística angolana também deu o seu parecer. E numa altura em que o médico francês que criou a polémica, Jean-Paul Mira, tornou público o seu pedido de desculpas, após verificar a repercussão da entrevista, ainda assim, nas redes sociais a hashtag #africanaoécobaia registou um número crescente nos perfis de nomes sonantes da nossa música e não só.

Além de alterar a sua foto de perfil, C4 Pedro deixou uma publicação para reflexão.
Drunk Master usou o Twitter para partilhar o que pensa

Yannick Afroman partilhou um vídeo em que vários artistas expressam a repulsa

as cargas mais recentes

Eminem celebra 12 anos longe das drogas

há 9 meses
O rapper recorreu às redes sociais para exibir um chip que recebeu depois de ficar sóbrio por 12 anos depois de batalhas passadas contra o vício.

Mais uma obra enriquece o Rock nacional

há 10 meses
Trata-se do primeiro EP dos Lunna, uma banda de Metal Alternativo que tem brilhado em festivais como Rock Lalimwe Eteke Ifa, Rock in Rio Catumbela, entre outros.

Madonna cancelou contrato com David Guetta por causa do signo do DJ

há 3 meses
A cantora tinha o contrato para gravação de um álbum com David Guetta. O interesse de Madonna em trabalhar com o DJ francês surgiu após este ter conquistado um Grammy, em 2011, por causa do remix do tema ‘Revolver’ da artista.

Jay-Z lança sua própria marca de canábis “Monogram”

há 3 meses
O rapper anunciou ontem o lançamento da sua marca de maconha chamada “Monogram”, um negócio pleanedo há muito, e só foi possível realizá-lo agora por causa do abrandamento das leis da distribuição do produto nos EUA.

A’mosi Just A Label disponibiliza ‘Dinâmica Mecânica’

há 10 meses
‘Mechanical Dynamics’ estabelece um diálogo em áudio individual e conta com a parceria de Tony Cassanelli e poderá fazer parte dos próximos projectos de A’mosi.

Origem e evolução do Kuduro

há 9 meses
Kuduro é um género musical e sobretudo um género de dança originário de Angola, cidade de Luanda, que foi influenciado por outros géneros como Sungura e Rap. O Kuduro surge em finais dos anos 80, primeiro como uma dança e depois como música.

Itary: Do Rap ao Zouk, a voz da versatilidade

há 3 meses
Quem a vê cantar, pode pensar que Itary nasceu para o Guetho Zouk, mas não. A cantora de 25 anos é muito versátil e transporta o Rap no seu DNA. Aliás, foi no Hip Hop que começou a sua carreira e hoje, está a se transformar numa das vozes mais promissoras do Zouk angolano.

Desafio lançado por cientista social resulta na produção de um livro

há 8 meses
O desafio foi lançado no Facebook e Whatsapp e embora poucos participaram, muitos aderiram. Intitulado `Aforismos´, o livro é resultado de um mecanismo de quebra de monotonia em fase de isolamento social proposto por Catarino Luamba.

Artistas poderão registar obras em Angola a partir de Maio

há 9 meses
A Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA) apresenta no dia seis (6) de Maio a sua plataforma online, onde os artistas poderão registar as suas obras e protegê-las da pirataria e não só.

Dinheiro da FIFA já está em posse da Federação Angolana de Futebol

há 5 meses
Dos valores 216 mil dólares serão entregues às associações desportivas das 18 províncias e servirá para assistir e aliviar os efeitos do Covid-19.

ZAP passará a atribuir prémios a músicos e apresentadores

há 4 meses
Artistas e personalidades que se destacam na área de televisão passarão a ser distinguidos anualmente com prémio Globos Zap. A iniviativa é oficializada hoje com a abertura das votações e o anúncio da lista dos primeiros 12 nomeados.

Vinte e quatro filmes concorrem ao prémio de melhor filme no festival internacional de curta metragem da Kianda

há 2 dias
O FESC-KIANDA é o primeiro festival internacional de cinema que premeia as curta-metragens produzidas de Janeiro à Novembro de cada ano. É um evento anual inserido nas festividades da cidade de Luanda.

Anitta lança nova música com participação de Cardi B

há 4 meses
Depois de algumas especulações e mistérios, agora é oficial. A cantora brasileira fará parceria com Cardi B. A faixa sai a 18 de Setembro e fará parte do seu próximo álbum.

Segunda parte dos “recuerdos” do Sons do Atlântico já tem data

há 1 mês
No dia 19 de Dezembro as 22:00, o ZAP Viva exibe a segunda parte do sétimo festival “Sons do Atlântico” que aconteceu a 4 de Maio de 2019, na Baía de Luanda.

Sabia que a filha de George Floyd é a mais nova accionista da Disney?

há 7 meses
Desde acções da Disney a bolsas escolares, várias iniciativas foram tomadas para que Gianna, tenha opções no futuro. Com apenas 6 anos de idade, a órfã tem mostrado que já entendeu o impacto significativo que seu falecido pai deixou para trás, “o meu pai mudou o mundo”.

Vencedora do Festival da Canção de Luanda apresenta primeiros projectos

há 3 meses
Além do principal prémio, Heróide dos Prazeres foi considerada a melhor voz do ano do Festival da Canção de Luanda, mas não é só o timbre vocálico que chama atenção, ela também escreve, e foi com a sua própria composição que ultrapassou vozes de referência da música angolana.