Covid-19 força adiamento do primeiro grande festival de Kizomba

O primeiro grande festival de Kizomba passaria também por outras províncias e a alguns países da Europa. Mas, se se registar algum caso em Angola, o evento já não se vai realizar. Acompanhe o que pensam os músicos em cartaz.

Marcado para 4 de Abril, no Shopping Avennida do Morro Bento, em Luanda, o festival que tem como cabeças de cartaz Eduardo Paim, Maya Cool, Yola Semedo Jonny Ramos e Cristo foi adiado em sine die.

Em reacção, os artistas mostraram-se solidários com a decisão da organização e disseram que “é neste momento que os músicos devem ser activistas sociais, pois de nada vale ter dinheiro que ajuda a propagar males aos fãs”.  

“É extremamente fundamental passar a mensagem de prevenção. Porque tarde ou cedo isto chega a Angola. Nós estamos no globo. Não é por isso que a Kizomba vai deixar de existir!. Este é o momento que os músicos devem ser activistas sociais”, pensa Yola Semedo.

Ainda sem previsão, data de realização e nem ingressos vendidos, o primeiro grande festival de Kizomba reunirá num único palco música, dança e workshops sobre o estilo.

“Só vamos organizar o evento quando a situação tornar estável, quer dizer zero caso. Se se verificar um caso em Angola, o evento não sairá este ano”, informou a organização.

Maya Cool, Eduardo Paim e Cristo também solidarizaram-se com a organização. Para os músicos esta é melhor decisão que a Sodiba podia tomar.

Sem adiantar dados sobre o acordo com artistas, a Sodiba avança que ninguém sairá a perder.

as cargas mais recentes

OTAN disponibilizam single `Vais Sengar´

há 6 meses
“Sengar” é uma expressão angolana para os recém-divorciados que após o fim do casamento regressam a casa dos pais, e a música evolui em torno dessa ideia numa vibe engraçada e cativante. Trata-se do terceiro single editado do futuro álbum do grupo que terá um lyric vídeo a acompanhar.

“Geração de Glória” da música nacional é homenageada no programa ‘Ao Vivo’

há 3 semanas
Um show com a actuação de oito artistas consagrados angolanos marcará a estreia, dia 8 de Janeiro, no Canal ZAP Viva, do programa Ao Vivo – Homenagem à Música. Doravante, será assim todas as sextas-feiras à noite

Mauro Pastrana trabalha “Alone”

há 7 meses
“Alone” é o novo projecto do músico Mauro Pastrana, que contará com cinco faixas musicais.

Zap Viva exibe documentário de Kuduro `Fogo no Musseque´

há 2 meses
Realizado por Jorge António, a pesquisa apresenta depoimentos assim como demostrações deste estilo que se confunde como estilo musical e, ao mesmo tempo, de dança.

Exposição “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, agora disponível em catálogo digital

há 8 meses
Em virtude das limitações impostas pela pandemia do coronavírus e do encerramento temporário da exposição de René Tavares, o Banco Económico e a This is Not a White Cube decidiram disponibilizar digitalmente um catálogo onde é possível conhecer a obra do artista santomense.

Show do Mês leva angolanos à fonte da música angolana

há 7 meses
A Nova Energia levou este sábado internautas e telespectadores a efectuarem uma viagem obrigatória à verdadeira origem da música angolana, na voz e guitarra de Carlitos Vieira Dias, considerado um dos legados vivos da música angolana.

Travis scoot sofre ataque de racismo após usar fantasia do Batman

há 3 meses
Infelizmente, músico desativou sua conta no Instagram após receber uma “avalanche” de comentários racistas na sua publicação.

Família real autoriza sessões de cinema públicas em casa

há 5 meses
A monarca permitiu que se realizassem sessões de cinema ‘drive-in’ no jardim da casa de campo da família, em Norflok, no Reino Unido.

Raúl Duarte por mais um ano no Interclube

há 5 meses
A direcção do Interclube renovou hoje (quinta-feira) o contrato de trabalho com o técnico Raúl Duarte, por mais uma temporada a frente da equipa sénior masculina de basquetebol.

Drake lidera lista dos artistas com mais streams da última década

há 2 semanas

Semba: de Angola para o mundo

há 9 meses
A palavra semba significa ’’umbigada’’ em kimbundo. Numa tradução livre, o Semba representa “o corpo do homem que entra em contacto com o corpo da mulher ao nível da barriga”.

TPA proporciona regalo cultural ao mais alto nível

há 7 meses

Show do Mês apresenta último grande show de Waldemar Bastos em Angola

há 5 meses
O Show do Mês leva este sábado as emoções do último grande espectáculo de Waldemar Bastos, músico falecido na passada segunda-feira e que foi ontem a enterrar no Cemitério da Galiza, em Portugal.

Algo Desconhecido apresenta hoje a segunda edição do ‘Bengha Producers’

há 9 meses
Trata-se de uma conversa entre produtores, cujo primeiro encontro aconteceu no live do Facebook da passada quinta-feira e hoje assinala a segunda edição, as 19 horas na página Wilson Algo Desconhecido. Na primeira pessoa, o produtor que já trabalhou com Monsta, Mc Koringa, NGA, Prodígio, Deezy e outros grandes nomes da música internacional, descortinou as razões da sua mais recente criação.

Michigan aprova proposta de lei de reforma penitenciária de Meek Mill e Jay-Z

há 3 semanas
A Legislatura do Estado de Michigan aprovou, esta segunda-feira, um conjunto de leis que vão remodelar o sistema de liberdade e liberdade condicional. A lei declara, num dos pontos, a redução das sentenças de liberdade condicional de crimes adultos de cinco para três anos.

Petro “rouba” Aníbal ao 1º de Agosto

há 6 meses
O Petro de Luanda garantiu a contratação do técnico Aníbal Moreira, que até a semana pertencia ao quadro técnico do 1º de Agosto, num contrato válido por quatro anos.