Há quatro meses, reportámos que Lauryn Hill, Wyclef Jean e Pras Michel voltariam a juntar-se para uma tour mundial que teria início em Novembro, porém, não se concretizou. O trio realizou apenas uma aparição no Global Citizen e com todas as restrições subsequentes da pandemia, teve que adiar a tour numa primeira instância e infelizmente foi agora forçado a cancelar.
Fugees citaram as preocupações com o Covid-19 como o principal motivo para cancelar a turnê, mas Pras enfrenta neste momento, uma possível sentença de prisão sobre uma suposta campanha de influência política, envolvendo uma empresa de investimentos chinesa. O que vem sendo apontado pela imprensa internacional como um dos possíveis motivos para o cancelamento da turnê.
Em sinal de respeito aos fãs, o trio usou as redes sociais para dar detalhes do cancelamento, por meio de um comunicado. “Percebemos a vossa desilusão mas não é possível levar para a frente a nossa digressão de aniversário. A insistente pandemia da Covid dificulta as condições para andar na estrada e nós queremos que os nossos fãs estejam seguros e se mantenham saudáveis”, adiantou o coletivo. “Queríamos honrar e celebrar o 25º aniversário do The Score mas achamos que talvez não seja a altura mais indicada para revisitarmos o passado”. “Somos gratos pela noite especial que pudemos compartilhar com alguns de vocês em Nova York com aquele raro momento ao vivo”, disseram eles. “Se a oportunidade, a segurança pública e o agendamento permitirem, esperamos poder revisitar isso novamente em breve. Obrigado por todo o seu amor e apoio ao longo dos anos.” conclui o comunicado.
Fugees é indubitavelmente um dos grupos mais bem sucedidos, aclamados e impactantes da história do Hip-Hop e, quiçá da música, por esta razão todo e qualquer tópico sobre este trio é merecedor de atenção. Indiferentes à ruptura de mais de uma década, o reencontro devia-se às celebrações dos 25 anos do álbum “The Score” lançado em 1996. Trata-se do segundo álbum do trio, é um dos mais vendidos de todos os tempos e o responsável por colocá-los neste pedestal.
Aquando do lançamento da tour, Lauryn afirmou que quer homenagear este projecto significativo, em prol de seu aniversário: “E os fãs que apreciam a música criando uma plataforma pacífica onde poderíamos nos unir, apresentar a música que amamos e dar um exemplo de reconciliação para o mundo.”
Wyclef Jean por sua vez comentou: ‘’Ao comemorar esses 25 anos com o Fugees, minha primeira memória foi que juramos, desde aquele porão que ficávamos, que não apenas faríamos música, seríamos um movimento. Seríamos uma voz para o que nunca foi ouvido e, nestes tempos desafiadores, sou grato mais uma vez, porque Deus nos uniu.’’