Covid-19: Músicos e realizadores de eventos descrevem os prejuízos da semana

Adiado até data a anunciar é a frase mais lida e ouvida nas notas de imprensa, páginas oficiais e chamadas telefónicas de reserva de credenciais para a imprensa. Em consequência disso, seguiram quedas avultadas dos lucros. O impacto também afectou os músicos. Muitos deles, lamentam por não restar sequer um show confirmado.

O número continua a crescer a cada 24 horas. Na terça-feira, por exemplo, depois do Moda Luanda e festival de Kizomba anunciarem adiamentos, a Banzelos Nation confirmava o interregno dos ensaios das Gingas do Maculusso. Ontem foi a vez de Yuri Simão a desconfirmar o ‘Vozes de Março’ e de Anselmo Raph a mudar a estratégia de vendas do novo álbum.

Parte dos ingressos disponibilizados pelas promotoras dos eventos já foram vendidos e outras tiveram 80% das vendas efectuadas. A título de exemplo, só na semana passada, 1513 lugares do concerto das Gingas do Maculusso estavam ocupados.

“Durante a semana, foram vendidos cerca de 500 ingressos. E penso que não se vendeu mais devido a situação actual”, disse Figueira Ginga, sobre o concerto O Reencontro.

Se, por um lado estão os prejuízos das produtoras, por outro, está o impacto nas agendas dos músicos.

Totó ST viu seus concertos internacionais serem cancelados e três nacionais adiados. O autor de ‘Não é Marido’ corre risco de não voltar a ter concertos este ano. “Eu tinha um outro no dia 27 no HCTA, Belas, Togo e na França. Agora não há mais agenda”, lamenta.

No Rap, verifica-se o mesmo cenário. O primeiro grande concerto acústico do Okwami já não sai na data prevista. Neste, a banda instrumental já recebeu o seu cachet, mas descarta-se a possibilidade de a organização exigir o reembolso.

Outro produtor na iminência de não encaixar os 2 milhões de Kwanzas orçados é Rui Last Man. O manager tinha um concerto para 200 pessoas a 27 de Março no HCTA. Parte dos ingressos foram vendidos a preço único de 10 mil kwanzas cada.

as cargas mais recentes

Depois de sete anos no “silêncio” KLB anuncia seu regresso

há 3 meses

Né Gonçalves apresenta vídeoclip promocional do seu novo álbum

há 8 meses
Após ter começado 2021 em grande, o músico e compositor prossegue com a apresentação, hoje, no Palácio de Ferro, em Luanda, de um vídeoclip promocional do seu próximo álbum. O tema intitula-se “Undenge Wetu” e traz a participação de Yuri da Cunha.

Fredy Costa torna-se padre

há 2 anos
Padre Casimiro é o papel que o actor angolano Fredy Costa vai interpretar na nova telenovela da SIC, intitulada “Terra Brava”, cujas filmagens já decorrem.

Joãozinho dos Tambores apresenta-se em concerto no Anfiteatro Wyza

há 1 ano
Marcado para o próximo dia 4 de Março, no Anfiteatro erguido em homenagem ao músico Wyza -in memoriam-, o concerto intitulado `Sou Eu João Morgado´ tem no alinhamento apresentação musical ao vivo, de temas com a que contam com a participação do músico em questão, bem como o lançamento de um single inédito da sua autoria.

Gabriel o Pensador lança novo Single

há 2 anos
Neste período de contingência global, Gabriel O Pensador lança o seu novo single “A Cura está no Coração”, como forma de apelo global à solidariedade entre todos, para ultrapassarmos esta fase difícil e sem precedentes na história da Humanidade.

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 2 anos
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.

Consciência Corporal: o que é, e como influencia o nosso dia a dia

há 2 anos
Consciência corporal é um termo autoexplicativo que significa tomar consciência do corpo e mente, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos.

Tupac, Ice Cube, Snoop Dogg apresentados em versão animada

há 2 anos
A última criação do animador Alex Alvarado nos permite imaginar como o ícone do Hip-Hop Tupac Shakur ficaria se entrasse no mundo da Disney.

Kanye West confirma lançamento do seu primeiro álbum sequencial ‘Donda 2’

há 6 meses
Depois da confirmação de Moneybagg Yo e Steven Victor ao Complex, chegou a vez de Kanye West abrir o jogo sobre o seu próximo projecto. Sem muitos detalhes, Ye partilhou que já está a trabalhar no seu décimo primeiro álbum, que é a continuação do já certificado ouro “Donda”.

Há um ano Prodígio representava Angola nas celebrações do Dia de Nelson Mandela

há 12 meses
Instituído em 2009 pelas Nações Unidas em memória de Nelson Mandela, que hoje (18) celebraria 103 anos de vida, o foco do Dia Internacional de Nelson Mandela este ano são as comunidades atingidas pela pandemia do Covid-19.

Manuscrito da música de Bob Dylan vendido a 100 mil euros

há 2 anos
Os objectos pertenciam a Tony Glover, um músico e amigo de Bob Dylan, que morreu no ano passado. Os artigos foram agora postos à venda, num leilão que durou cerca de uma semana.

Os “mortos” estão a bumbar

há 1 ano

Sentença de R. Kelly será lida em Maio de 2022

há 9 meses
O artista norte-americano foi condenado ontem, após ser considerado culpado de todas as acusações de tráfico sexual e aguarda pela leitura da sentença, que pode ditar ou não a sua prisão perpétua.

Emanuel Mendes: Tenor angolano “mistura” Massemba e Fado

há 2 anos
Com saída inicialmente prevista para o final de 2020, o disco de estreia do tenor Emanuel Mendes foi adiado para o primeiro trimestre de 2021 por conta da pandemia. Entre os temas, destaque para fusão entre o Massemba (Angola) e o Fado (Portugal).

Tory Lanez pede desculpas à Megan The Stallion por alvejá-la e justifica “que estava muito bêbado naquela noite”

há 2 anos
Dois meses após alvejar a rapper Megan The Stallion, Tory Lanez reaparece para desmentir que as suas músicas tiveram uma queda nos streams como consequência do sucedido, e segundo noticiou o TMZ, Lanez também teria aproveitado para pedir desculpas à Megan Rhe Stallion.

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

há 2 anos
O evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público.