Covid-19: Músicos e realizadores de eventos descrevem os prejuízos da semana

Adiado até data a anunciar é a frase mais lida e ouvida nas notas de imprensa, páginas oficiais e chamadas telefónicas de reserva de credenciais para a imprensa. Em consequência disso, seguiram quedas avultadas dos lucros. O impacto também afectou os músicos. Muitos deles, lamentam por não restar sequer um show confirmado.

O número continua a crescer a cada 24 horas. Na terça-feira, por exemplo, depois do Moda Luanda e festival de Kizomba anunciarem adiamentos, a Banzelos Nation confirmava o interregno dos ensaios das Gingas do Maculusso. Ontem foi a vez de Yuri Simão a desconfirmar o ‘Vozes de Março’ e de Anselmo Raph a mudar a estratégia de vendas do novo álbum.

Parte dos ingressos disponibilizados pelas promotoras dos eventos já foram vendidos e outras tiveram 80% das vendas efectuadas. A título de exemplo, só na semana passada, 1513 lugares do concerto das Gingas do Maculusso estavam ocupados.

“Durante a semana, foram vendidos cerca de 500 ingressos. E penso que não se vendeu mais devido a situação actual”, disse Figueira Ginga, sobre o concerto O Reencontro.

Se, por um lado estão os prejuízos das produtoras, por outro, está o impacto nas agendas dos músicos.

Totó ST viu seus concertos internacionais serem cancelados e três nacionais adiados. O autor de ‘Não é Marido’ corre risco de não voltar a ter concertos este ano. “Eu tinha um outro no dia 27 no HCTA, Belas, Togo e na França. Agora não há mais agenda”, lamenta.

No Rap, verifica-se o mesmo cenário. O primeiro grande concerto acústico do Okwami já não sai na data prevista. Neste, a banda instrumental já recebeu o seu cachet, mas descarta-se a possibilidade de a organização exigir o reembolso.

Outro produtor na iminência de não encaixar os 2 milhões de Kwanzas orçados é Rui Last Man. O manager tinha um concerto para 200 pessoas a 27 de Março no HCTA. Parte dos ingressos foram vendidos a preço único de 10 mil kwanzas cada.

as cargas mais recentes

CombinaSons ultima preparativos para o primeiro Show Live

há 2 anos
A Produtora CombinaSons, encabeçada pelo rapper Enock, vai realizar no próximo dia 29 de Novembro, as 15 horas, o primeiro Show live.

Tributo ao Poeta Maior marca retorno do Duetos N’Avenida

há 1 ano
A retoma do projecto foi marcada pela diversidade e testemunhada in loco por uma plateia de 200 pessoas, que acorreram ao novo recanto ₋Memorial António Agostinho Neto‐, para se regalar com a dupla performance de Ângelo Reis, o “Poeta dos Pés Descalços” e Márcio Batalha.

Maya Cool “dispara” indirectas e deixa músicos em alerta

há 3 anos
Depois das críticas de Mago de Sousa à Unitel, por não cumprir com o trabalho, acordado, de promoção do seu disco, é a vez de Maya Cool a juntar-se a causa, apelando aos fazedores de arte no geral a manifestarem-se a favor do colega.

Já está: Cleyton M entra na lista dos artistas mais ouvidos em Portugal

há 1 ano
Em todos os géneros musicais em Portugal, o jovem artista angolano ocupa, a 40° posição entre os 200 músicos mais ouvidos naquele país europeu, de acordo com um relatório do ITunes.

Disco que John Lennon assinou para seu próprio assassino vai a leilão

há 2 anos
Uma cópia do LP Double Fantasy , lançada em 1980 por John Lennon , vai a leilão por um valor inicial de 2 milhões de dólares. O disco, com autógrafo do ex-Beatle, pertencia a Mark David Chapman, que se encontra a cumprir prisão perpétua.

Eduardo Paim faz vibrar Angola e o mundo com show nostálgico

há 2 anos
Com um percurso artístico invejável, de mais de 40 anos, o músico Eduardo Paim mostrou mais uma vez, no Show do Mês, que é um dos artistas com mais sucessos em Angola.

Mágico: Um pequeno nome por detrás de grandes sucessos nacionais

há 1 ano
Quem se prender à sua idade cronológica, pode não acreditar que a carreira profissonal do músico já leva uns 14 anos. Foi ele quem escreveu e produziu os temas” Vou Chorar”, de Kelly Silva, “Jarda Instrumentalização” (Mona Nicastro) e “Me Perdoa”, de Suraya Cortez, por exemplo.

Sabia que o Dia do Rock foi instituído graças a um festival em prol da Etiópia?

há 1 ano
O dia 13 de Julho é desde o ano 1985, celebrado como o dia do Rock. A efeméride foi sugerida por Phil Collins durante o célebre festival Live Aid, realizado na época simultaneamente em Londres e na Filadélfia, a fim de angariar doações para a Etiópia.

Jay-Z aumenta sua fortuna após vender 50% da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 2 anos

Tyro: “A música em Angola é um salve-se quem puder”

há 2 anos
Tyro é um rapper que traz na bagagem 12 anos de experiência. Durante este percurso, lançou nove EPs, dentre eles ‘Kilos’, onde explora dramas humanos e aborda, sem receio, sobre os problemas sociais. Enquanto se prepara para anunciar o primeiro álbum veio à Carga para deixar as primeiras impressões da carreira em ascensão.

Mi Casa: Single Mamela chega a Platina

há 12 meses

Snoop Dogg “Regressa à Death Row” com novo álbum

há 10 meses
Anunciado para 13 de Fevereiro de 2022, a obra intitula-se Bacc On Death Row e foi projectada durante o seu mandato na poderosa gravadora, em meados dos anos 90.

Ney Tavira: um nome para reter, um talento para ovacionar

há 2 anos
Numa altura em que os rappers da sua faixa etária limitam-se a cantar músicas “superficiais” e refrões de ostentação, Ney Tavira se apresenta como uma lufada de ar fresco para o movimento que tende a se tornar frívolo com o passar dos tempos.

Esposa de Kobe Bryant ganha processo judicial contra agentes que publicaram fotos do atleta morto

há 2 anos
Vanessa alega que pouco depois de Kobe, sua filha Gianna e sete outras pessoas morrerem, os ajudantes do xerife tiraram fotos dos destroços e dos corpos e compartilharam as imagens, ferindo a sensibilidade dos familiares das vítimas.

Covid-19: Trey Songz anuncia que está infectado e pede que fãs tenham mais cuidado

há 2 anos
Após anunciar que lhe foi diagnosticado o novo Coronavírus, Trey Songz pediu aos seguidores para que encararem a doença a sério e “não sejam como o presidente”, porque no início deste ano, seu avô morreu da pandemia.

Diff, Masta e Young Double juntam-se pela primeira numa música

há 1 ano
Com particularidades distintas e com presença regular no rap game, o mentor da Força Suprema, Masta, e Young Double foram desafiados por Diff para uma colaboração musical.