Covid-19: Músicos e realizadores de eventos descrevem os prejuízos da semana

Adiado até data a anunciar é a frase mais lida e ouvida nas notas de imprensa, páginas oficiais e chamadas telefónicas de reserva de credenciais para a imprensa. Em consequência disso, seguiram quedas avultadas dos lucros. O impacto também afectou os músicos. Muitos deles, lamentam por não restar sequer um show confirmado.

O número continua a crescer a cada 24 horas. Na terça-feira, por exemplo, depois do Moda Luanda e festival de Kizomba anunciarem adiamentos, a Banzelos Nation confirmava o interregno dos ensaios das Gingas do Maculusso. Ontem foi a vez de Yuri Simão a desconfirmar o ‘Vozes de Março’ e de Anselmo Raph a mudar a estratégia de vendas do novo álbum.

Parte dos ingressos disponibilizados pelas promotoras dos eventos já foram vendidos e outras tiveram 80% das vendas efectuadas. A título de exemplo, só na semana passada, 1513 lugares do concerto das Gingas do Maculusso estavam ocupados.

“Durante a semana, foram vendidos cerca de 500 ingressos. E penso que não se vendeu mais devido a situação actual”, disse Figueira Ginga, sobre o concerto O Reencontro.

Se, por um lado estão os prejuízos das produtoras, por outro, está o impacto nas agendas dos músicos.

Totó ST viu seus concertos internacionais serem cancelados e três nacionais adiados. O autor de ‘Não é Marido’ corre risco de não voltar a ter concertos este ano. “Eu tinha um outro no dia 27 no HCTA, Belas, Togo e na França. Agora não há mais agenda”, lamenta.

No Rap, verifica-se o mesmo cenário. O primeiro grande concerto acústico do Okwami já não sai na data prevista. Neste, a banda instrumental já recebeu o seu cachet, mas descarta-se a possibilidade de a organização exigir o reembolso.

Outro produtor na iminência de não encaixar os 2 milhões de Kwanzas orçados é Rui Last Man. O manager tinha um concerto para 200 pessoas a 27 de Março no HCTA. Parte dos ingressos foram vendidos a preço único de 10 mil kwanzas cada.

as cargas mais recentes

Banda Maravilha: “O Semba goza de boa saúde”

há 4 meses
Fundada em 1993, a Banda Maravilha é uma das formações musicais mais profissionais da actualidade. Sua musicalidade é caracterizada pela mistura dos instrumentos tradicionais do Semba com os modernos. Em entrevista à Carga, explicam as participações de Irina Vasconcelos, Livongue e Karina Santos no novo álbum e fazem uma breve análise sobre o actual estado do Semba.

MD e MK assumem agenciamento de Preto Show e vários dj´s

há 4 meses
As produtoras MD e MK Records firmaram uma aliança para agenciamento de artistas angolanos, com destaque para os Disco Jokeys (Dj´s) mais conhecidos da nossa praça.

Black Coffee arrecada num live o equivalente a 4 milhões de Kwanzas

há 7 meses
Dias depois de arrecadar 90.000 ZAR na semana passada, o DJ sul africano realizou mais um live no seu Instagram, onde recebeu 138.000 ZAR, o equivalente a 4.285.935 Kwanzas em doações a favor da fundação CoronaCareSa.

Actor de 39 anos é baleado em público em Portugal

há 3 meses
Bruno Candé de 39 anos foi assassinado ontem em plena luz do dia, em Lisboa, presumivelmente por outro indivíduo de 80 anos. O actor pertencia à companhia de teatro Casa Conveniente.

Sete anos depois Enock apresenta segunda parte da saga “Mundo Pablo”

há 6 dias
Após testar popularidade com Mundo Pablo 1, na sequência de “Banzelo”, o músico soma e segue com a saga. Esta madrugada, Enock apresentou “Betinho”, mixtape que antecede doze novos projectos para ainda este ano.

Sábado à tarde sintonize Viana Cultural nos 92.8

há 3 meses
Viana Cultural é um programa de variedade e orientação musical emitido todos os sábados, das 15 às 20 horas, na Rádio Viana (92.8), grupo RNA. Está no ar desde 2008 e foi criado para promover actividades culturais do município e educar os jovens para a boa música.

Regresso do Zwela Spoken Word marcado para amanhã

há 4 meses

Vinis dos álbuns `Serviço Público´ e `Educação Visual´no Top 10 dos álbuns mais vendidos em Portugal

há 2 semanas
Apenas um mês após editar as duas obras discográficas em Vinil, `Serviço Público´ e `Educação Visual´ já constam da lista de álbuns preferidos do público ouvinte português. Regozijado, Valete avançou a notícia, em primeira mão na sua página oficial do Facebook.

Justin Bieber exige 10 milhões de dólares por cada acusação de abuso sexual

há 4 meses
Justin Bieber processou as mulheres que, nas redes sociais, o acusaram de violência sexual. Para indemnização por cada uma das acusações de que foi alvo, o cantor quer 10 milhões de dólares.

Sabia que hoje assinala-se o Dia da Música Estranha?

há 2 meses
O Dia Internacional da Música Estranha foi criado por Patrick Grant, um músico e compositor de Nova Iorque que queria colocar as pessoas a ouvirem e a tocarem tipos de música que nunca tinham ouvido e tocado antes.

Focada nos biliões da Fenty Beauty, Rihanna volta a arquivar novo álbum

há 4 meses
O facto é que há tempos Riri vem focando a maior parte das energias em empreendimentos nos ramos da moda e costméticos, e parece que essa mentalidade empreendedora está a fazer com que o seu próximo album continue engavetado.

Tory Lanez é preso por posse ilegal de arma

há 3 meses
O rapper canadense foi detido por de porte de arma na madrugada de domingo, após perseguição policial. Segundo sites internacionais, a polícia foi chamada para atender uma denuncia de perturbação na parte externa de uma residência em Hollywood Hills. Tory foi solto seis horas depois, tendo pago fiança de 35 mil dólares.

Lil Nas X quer defender 100% a comunidade LGBT

há 7 meses
O rapper, cantor e compositor norte-americano de 20 anos se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billbord.

Morreu Givago, autor de “Avó Teté”

há 3 semanas
O músico morreu na manhã desta quinta-feira numa das unidades hospitalares de Luanda vítima de doença.

Já existem quase 500 músicas inspiradas no Coronavírus

há 7 meses
O coronavírus privou os fãs de música de ver shows no primeiro semestre, adiados ou cancelados. Por outro lado, a doença virou inspiração para candidatos a hits.

´Emerging Painting Invitational´ para ver on-line até ao dia 19 de Outubro

há 1 semana