A notícia sobre a criação de uma Rádio especializada em conteúdos culturais foi avançada pela RNA, durante o noticiário da tarde do passado sábado, dia 5 de Junho.
Catalogada como prioridade pelo Presidente do Conselho de Administração, Pedro Cabral, a iniciativa que está prestes a ser concretizada, já é tida como um projecto “muito bem conseguido” e aguardado com expectativa por profissionais do ramo.
O projecto é liderado pela RNA e foi anunciado no decorrer da abertura das Jornadas de Produção Radiofónica do Grupo Rádio Nacional de Angola. Dados como frequência e programação, ainda não foram tornados públicos porém, homens ligados às artes e cultura em Angola, ouvidos e citados pelo Jornal de Sábado, destacaram que uma “Rádio especializada vai conferir uma nova era”.
Actualmente, a única rádio com conteúdo programático aproximado a este propósito é a FM Stereo, na posição 96.5, que se faz essencialmente de músicas alinhadas com alguns programas de teor cultural, produzido pelos profissionais da emissora também pertencente ao grupo Rádio Nacional de Angola.
Caso o projecto venha a conhecer a luz do dia, será oficialmente a primeira rádio nacional especializada na matéria cultural de Angola e na qualidade de meio de comunicação público deverá garantir no seu rol de conteúdos a devida pluralidade, entretenimento puro, diversidade, tudo isto aliado ao rigor que o público ouvinte é digno.