Cultura nacional contará com frequência radiofónica exclusiva

A notícia sobre a criação de uma Rádio especializada em conteúdos culturais foi avançada pela RNA, durante o noticiário da tarde do passado sábado, dia 5 de Junho.

Catalogada como prioridade pelo Presidente do Conselho de Administração, Pedro Cabral, a iniciativa que está prestes a ser concretizada, já é tida como um projecto “muito bem conseguido” e aguardado com expectativa por profissionais do ramo.

O projecto é liderado pela RNA e foi anunciado no decorrer da abertura das Jornadas de Produção Radiofónica do Grupo Rádio Nacional de Angola. Dados como frequência e programação, ainda não foram tornados públicos porém, homens ligados às artes e cultura em Angola, ouvidos e citados pelo Jornal de Sábado, destacaram que uma “Rádio especializada vai conferir uma nova era”.

Actualmente, a única rádio com conteúdo programático aproximado a este propósito é a FM Stereo, na posição 96.5, que se faz essencialmente de músicas alinhadas com alguns programas de teor cultural, produzido pelos profissionais da emissora também pertencente ao grupo Rádio Nacional de Angola.

Caso o projecto venha a conhecer a luz do dia, será oficialmente a primeira rádio nacional especializada na matéria cultural de Angola e na qualidade de meio de comunicação público deverá garantir no seu rol de conteúdos a devida pluralidade, entretenimento puro, diversidade, tudo isto aliado ao  rigor que o público ouvinte é digno.

as cargas mais recentes

Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

há 1 ano

Pongo leva Kuduro ao principal festival de exposição de música do mundo

há 3 meses
A cantora angolana e ex-vocalista dos Buraka Som Sistema é uma das principais atracções do Festival Internacional para o desenvolvimento do World Music (WOMEX), maior evento de exposição de música do mundo-que acontece todos os anos em vários locais da Europa.

Actor de 39 anos é baleado em público em Portugal

há 1 ano
Bruno Candé de 39 anos foi assassinado ontem em plena luz do dia, em Lisboa, presumivelmente por outro indivíduo de 80 anos. O actor pertencia à companhia de teatro Casa Conveniente.

Yci Walter: Uma nova proposta musical para 2021

há 9 meses
Yci Walter canta há seis anos. Além de cantor, tem conseguido algum protagonismo como director artístico. A canção “Como Céu”, de Yola Araújo, teve o seu dedo. Já participou também em projectos com músicos como Kool Klever.

É oficial, `The Old Guard´ terá sequência

há 1 ano
`The Old Guard´chegou à Netflix neste fim de semana, e foi um dos filmes mais assistidos desde então. Protagonizado por Charlize Theron, o filme de acção é uma adaptação da HQ homónima de Greg Rucka, que possui cinco volumes. Isso explica o final aberto do filme que, segundo a Directora Gina Prince-Bythewood, pode sim ter uma sequência.

A’mosi Just a Label dá concerto em dose dupla

há 6 meses
A’mosi Just a Label em concerto, acontece nos dias 08 de Maio, na Casa das Artes no Talatona, pelas 19:00 e 09 de Maio, na Casa da Juventude, em Viana, às 19:00 horas.

Artistas poderão registar obras em Angola a partir de Maio

há 1 ano
A Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA) apresenta no dia seis (6) de Maio a sua plataforma online, onde os artistas poderão registar as suas obras e protegê-las da pirataria e não só.

Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

há 9 meses
As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

Burna Boy: “Não importa onde estejas, nem o que pensas fazer, se acreditares em ti alcançarás tudo o que quiseres”

há 7 meses
Ao reagir à vitória, Burna Boy emocionou com um improvisado discurso em Inglês e Iorubá.

Novo clip de Lil Nas X com culto a Demónio “explode” redes sociais

há 7 meses

Ex-estrela da Disney revela que se tornou actriz pornográfica por causa de Hollywood

há 1 ano
Conhecida pelo seu protagonismo na série da Disney ‘O Mundo é dos Jovens’, interpretando Rachel, Maitland Ward revelou que decidiu entrar para o entretenimento adulto por causa do desprezo de Hollywood.

Muhatu: 4ª edição da maior competição de spoken word no feminino acontece já este sábado

há 1 ano
O campeonato feminino de Spoken Word “Muhatu” que para o ano 2020 adaptou-se as condições do novo normal social, teve o seu tiro de largada, “disparado” a 6 de Agosto.

Músicos britânicos fazem abaixo-assinado para o Ministério da Cultura

há 1 ano
Cerca de 1.500 artistas, entre eles Ed Sheeran Rolling Stones, Paul McCartney, Coldplay e Eric Clapton, entregaram uma carta ao ministério da cultura britânico a “exigirem” um “calendário claro” sobre o regresso à actividade cultural; apoio financeiro e a eliminação do IVA sobre a venda de bilhetes, devido às dificuldades que estão a enfrentar.

Conheça os 10 jovens músicos mais ricos do Reino Unido

há 5 meses
Na habitual publicação anual dos músicos mais ricos do Reino Unido, o lendário dos Beatle, Paul McCartney, está no topo, com uma fortuna total de 820 milhões de Euros ( mais de 600 bilhões de Kwanzas), sendo que Ed Sheeran lidera a lista dos jovens artistas mais ricos.

Bonga é homenageado em Portugal

há 1 ano
Barceló de Carvalho “Bonga” será homenageado, no próximo dia 6 de Setembro, um dia depois de completar 78 anos, com um concerto em Lisboa, Portugal.

“É o beatmaker, e não o cantor, que mais deve ganhar pelo hit”, assim diz a lei

há 3 meses
De acordo com a lei, o beatmaker é o primeiro titular da obra, por isso deve sempre ficar com 50% de todo o rendimento que vier da sua produção musical, ou seja, mesmo quando a música for interpretada pelo num espectáculo, tv, plataforma de streaming, etc., enquanto ao intérprete cabe apenas 20%.