Curador Luamba Muinga laureado com prémio de arte na Holanda

O curador e pesquisador cultural Luamba Muinga, vence prémio “Seed Awards”, promovido pelo Fundo Prince Claus, organização neerlandesa estabelecido como um tributo à Sua Alteza Real Príncipe Claus, cuja missão é apoiar, homenagear e conectar artistas e profissionais culturais em África, Ásia, América Latina, Caribe e Europa Oriental.

O prémio “Seed Awards” é oferecido todos os anos a artistas e profissionais da cultura que estão nos primeiros cinco anos de suas carreiras, cujas práticas são socialmente engajadas e abordam questões prementes nos contextos locais e cobrem uma diversidade de temas.

De acordo com o comunicado da Kianda Press, Luamba Muinga é o primeiro angolano a ganhar este prémio, em reconhecimento do resultado do trabalho apresentado nos últimos dois anos. O prémio, monetário, estabelece também uma rede de suporte e mentoria, networking e apoio técnico com vista a explorar novas perspectivas e desenvolver a sua prática em seus próprios termos.

Luamba Muinga é curador, produtor e crítico cultural. Co-autor de “Are we not makers of history?” (Bag Factory, Joanesburgo, 2020) com a curadora moçambicana Sara Carneiro. Coordena o LabCC – Laboratório de Crítica e Curadoria, plataforma de arte para jovens curadores e críticos de arte de Luanda. Veja o perfil online no site da instituição:
https://princeclausfund.org/awardees/luamba-muinga

Pesquisa no Centro de Arte e Urbanística de Berlin
Em setembro deste ano, Luamba Muinga foi indicado a fazer parte do programa de pesquisa e produção TURN2 RESIDENCIES, do Centro de Arte e Urbanística de Berlin (ZK / U – Center for Art and Urbanistics).

O projecto a ser apresentado será serendipitious history – the vertragsarbeiter, que situa as relações de Angola e a Alemanha socialista, na segunda metade da década 80, explorando a vida de mais de 6 mil angolanos trabalhadores de fábricas e estudantes durante este período.

O TURN2 RESIDENCIES é um programa conjunto da Kulturstiftung des Bundes (Fundação da Cultura Federal Alemã), ZK / U – Center for Art and Urbanistics e a Triangle Network, em colaboração com Bag Factory em Joanesburgo, Nairobi Contemporary Art Institute (NCAI) e GAS Foundation em Lagos. Financiado pelo programa TURN2 do Kulturstiftung des Bundes (Fundação da Cultura Federal Alemã). Financiado pela Beauftragte der Bundesregierung für Kultur und Medien (Comissário Federal do Governo para a Cultura e a Mídia).

Autor do livro de arte “Are we not makers of history?”
Em 2020, Luamba fez parte do programa de pesquisa Luso-Linkup, dado Bag Factory, em Joanesburgo, e apoiado pela Pro Helvetia Johannesburg – Conselho Suíço de Artes, financiado pela Agência Suíça de Desenvolvimento e Cooperação (SDC). O projecto de residência colaborativa juntou a curadora e artista portuguesa residente em Maputo, Sara Carneiro e o curador angolano Luamba Muinga.

O programa de pesquisa resultou na publicação de “Are we not makers of history?”, um livro de arte com trabalhos de nove artistas de língua portuguesa sediados em/entre Luanda, Maputo, Cidade do Cabo, Joanesburgo, Grécia e Holanda. E contou ainda com a participação do escritor e jornalista angolano José Luís Mendonça, e do moçambicano Tavares Cebola.

O livro é definido como “uma meditação entre artistas, curadores e autores sobre as impermanentes recolhas que preconizam a permanência da memória coletiva, exploram aspectos que levam à preservação de identidades culturais e enfatizam uma reflexão histórica.” A publicação explora os temas da identidade cultural, memória colectiva e questões de género na África pós-colonial.

Coordenador do projecto “Museu em Desenho”

Através da plataforma de arte LabCC – Laboratório de Crítica e Curadoria, do qual é coordenador e gestor de projectos, Luamba Muinga tem sido responsável, conduzido a pesquisa e entrevistas online, pelo projecto Museu em Desenho, que investiga e reflecte as posturas e práticas educativas e sociais para os museus, a integralidade das colecções e os focos curatoriais dos museus em Angola.

Os primeiros encontros (presenciais e online) aconteceram em Maio de 2021 que juntou profissionais da cultura de diversas partes do mundo. Decorre agora em outubro a segunda sessão de debates online através do Facebook e Youtube da plataforma. Em 2022 será a apresentação da publicação do projecto, com as intervenções, ensaios e diversos textos sobre o projecto.

Luamba ainda actuou em projetos curatoriais para a feira de arte sul-africana FNB Art Jorburg (2020) apresentando um projecto independente com a artista sul africana-angolana Helena Uambembe; a mostra coletiva Qual Futuro (2020) do LabCC;  e foi o coordenador do Don´t Waste, Create (2020, primeira edição), prémio de arte ambiental da empresa Angoalissar. É cofundador da revista de arte Palavra&Arte e publicou artigos/resenhas de arte no CULTURA – Jornal Angolano de Arte e Letras. E é hoster do ART APPRECIATION, um programa de eventos voltado para o cinema de autor e a videoarte.

as cargas mais recentes

Eva RapDiva: “Dou bons conselhos nas minhas músicas e não vejo a maior parte das jovens a seguirem”

há 2 anos

Tribunal e SIC tranquilizam artistas: “Processos sobre pirataria são dos mais céleres”

há 1 ano
os crimes de pirataria e a contrafacção de obras musicais audiovisuais e fonográficos podem ser resolvidos em apenas dois meses, caso o lesado decida processar o seu autor, cuja pena é convertida em valor pecuniário.

Artista Ricardo Fanju transforma blindados e tanques de guerra em belas obras de artes no Bailundo

há 1 ano
O artista espanhol Ricardo Fanju começou no Bailundo, província do Huambo, o projecto de transformação dos blindados e tanques de guerra em belas obras de artes, trazendo para o mundo e para os angolanos a mensagem de uma Angola sem guerra e, transformar o que noutrora seria motivo de tristeza em verdadeiros pontos turísticos.

50 Cent está a produzir filme sobre Rainha N’zinga

há 10 meses
Curtis Jackson, mais conhecido por 50 Cent, anunciou, ontem, que está a produzir um drama sobre a rainha N’zinga, em parceria com a rede de televisão por satelite Starz, propriedade da Lionsgate.

Universidade Hip Hop já conta 11 anos de existência

há 7 meses
Para Celebrar o seu 11.° Aniversário, a UHH organizou no passado dia 6 de Março, um evento híbrido, que juntou presencial e de forma virtual, vários apreciadores e praticantes dos elementos da Kultura Hip Hop, para um brinde e uma roda de conversa cujo tema central foi “O que deseja para o Hip Hop em Angola”.

Documentário sobre a génese dos Racionais MC’s chega à Netflix

há 2 anos
A produção vai contar em detalhes como Ice Ble, Mano Brown, KL Jay e Edi Rock deram início ao mais bem sucedido projecto de Rap brasileiro, até então.

Kalibrados actuam amanhã no `Notas Soltas´

há 2 anos
O evento que acontece habitualmente às quartas, vai excepcionalmente realizar um “Brunch Edition”, em vésperas do dia da Dipanda cujos convidados são os Kalibrados.

Indecisão dos herdeiros inviabiliza construção do Museu Cesária Évora

há 9 meses
A falta de consenso nos diálogos entre o Ministério da Cultura de Cabo Verde e a família da cantora está a causar atraso na construção da Casa Museu Cesária Évora, em Mindelo.

TOP 10 – LOVE SONGS

há 2 anos

Banda vencedora do Festival Eurovisão da Canção 2021 está a ser investigada

há 1 ano
O grupo italiano Måneskin está a ser investigado por suspeito uso de drogas em palco e, apesar de já ter categoricamente rejeitado as alegações, o seu vocalista será submetido a testes de despistagem, caso se confirme a suspeita, o prémio pode vir a ser anulado.

Travis scoot sofre ataque de racismo após usar fantasia do Batman

há 2 anos
Infelizmente, músico desativou sua conta no Instagram após receber uma “avalanche” de comentários racistas na sua publicação.

Novo álbum de Don Kikas sai em Março

há 8 meses
Depois dos sucessivos adiamentos, o artista confirmou, esta semana, que o sétimo e tão aguardado álbum será lançado no próximo mês, mas antes, promete abrir o ano com um novo single no Dia dos Namorados.“Meu Paraíso” é o título do tema que dá boas-vindas ao seu sétimo álbum.

Rapper Mota Jr encontrado morto

há 2 anos
O rapper português Mota Jr foi encontrado morto segunda-feira, mas apenas ontem (terça-feira) o corpo foi identificado, pelo facto de estar em elevado estado de decomposição.

Craig David condecorado MBE na mesma cerimónia em que Lewis Hamilton ascendeu ao título de Sir

há 10 meses
O cantor Craig David foi condecorado MBE (Membro da Ordem do Império Britânico), pelo Príncipe de Gales. Craig entra para a ordem de cavalaria graças aos seus mais de 20 anos de serviços na  música, ao passo que Lewis Hamilton que já era MBE, ascendeu ao mais alto nível de honraria Britânica, o piloto é oficialmente reconhecido com o título de Sir. 

Burna Boy se prepara para lançar novo álbum e deixa um conselho “ao” Black Lives Matter

há 2 anos
O músico nigeriano aproveitou a crise pandemíca e gravou mais um álbum: “Twice As Tall”, que estará já disponível a 14 de Agosto. Durante uma longa entrevista, Burna desenhou o actual contexto global e deixou uma visão diferente sobre o que seria o Black Lives Matter.

{RE}CONGOLÂNDIA: Thó Simões {re}cicla e {re}enquadra a obra Congolândia para o projecto Cabana de Arte

há 2 anos
A 8ª Edição do projecto entitulado Cabana de Arte, do grupo BANGA trás como convidados o artista Angolano Thó Simões e o atelier DEL MEDIO representado por Michel Maldiny Z.G e Mafalda Peres Couto.