Dançarinos poderão contar com `Associação Angolana de Dança´ a partir de sexta-feira

A cerimónia de Tomada de Posse terá lugar na sexta-feira, dia 11 de Dezembro, a partir das 11h, no auditório da Escola Nzinga Mbandi, em Luanda.

Em nota de imprensa, a AADança informou que pretende ser uma entidade de referência democrática e imparcial que impacta positivamente na valorização, emancipação, desenvolvimento e qualidade da dança no mercado nacional.

Objectivos da AADança
● Defender os interesses das mais variadas manifestações culturais e artísticas, sejam nas áreas de pesquisa, recolha, estudos e arquivo das danças no âmbito geral e outras actividades afins.

● Promover manifestações culturais e artísticas, nas várias vertentes, sendo predominante a dança.

● Realizar ciclos de formação, espectáculos, exposições e produzir materiais áudio-visuais e literários.  

● Representar os membros em contrato com outras instituições ou pessoas singulares sempre que desejado pelos mesmos.

● Encorajar e apoiar as iniciativas que promovam a criatividade e o incremento da qualidade das obras artísticas, bem como intercâmbio entre os diversos grupos e companhias. 

● Criar espírito de unidade, inclusão e inter-ajuda entre seus associados, assim como condições favoráveis à profissionalização.

● Estabelecer laços de intercâmbio com artistas e organizações congéneres de outros Países e propiciar espaços para maior divulgação e promoção dos valores culturais e artísticos.

● Criar um fundo social cujo uso será de instrumento próprio.

● Incentivar a escrita sobre as danças angolanas nas mais variadas vertentes.

A associação, tem a missão de congregar no seio dos artistas da dança e investigação científica defender os seus interesses, assim como promover a profissionalização dos seus agentes ao desenvolver a sua actividade em todo território nacional e no exterior do país, por tempo indeterminado, destacando a importância deste sector.

as cargas mais recentes

Rappers atribuem “certificado de competência” ao governo da Huíla

há 7 dias
A Comunidade Hip-Hop na província da Huíla distinguiu, com um certificado de mérito, o governo provincial por causa do apoio prestado para a realização, em Agosto do ano passado, da primeira Conferência Provincial da Comunidade, por ocasião das Festividades da Nossa Senhora do Monte.

Madonna multada com 1 milhão de dólares por defender comunidade LGBTQ+

há 2 anos
A cantora revelou, através das suas redes sociais, que a Rússia obrigou que pagasse 1 milhão de dólares, depois de ela ter feito um discurso de defesa dos direitos da comunidade LGBTQ+ durante um concerto em São Petersburgo.

Hip Hop Tuga se veste de camisolas desportivas

há 2 anos
A comunidade Hip Hop Tuga conta desde esta semana com uma marca de T-shirts desportivas, que representam álbuns de Rap. A iniciativa de um jovem designer gráfico já recebeu reacções positivas dos rappers.

Big Daddy Kane e KRS-One protagonizam ‘Verzuz battle’ épico

há 3 meses
Embora exista um descabido preconceito relacionado com a idade dos hippopers, os veteranos Big Daddy Kane e KRS-One provaram na noite de ontem, que o Rap “cinquentão” está de boa saúde e recomenda-se.

Nova música provoca rixa entre Eminem e Diddy

há 2 anos
Lançada oficialmente em 2019, a faixa “Bang” do Conway The Machine com participação do Eminem teve uma versão inédita que surgiu na internet no passado final de semana. A nova versão gerou enorme repercussão pelo facto de conter ataques do rapper de Detroit para a plataforma de mídia Revolt TV do Diddy e seu ex-afiliado Joe Budden.

Já está disponível o segundo single do álbum ‘Boyca 4 Life Vol. II’

há 1 ano
Intitulado ‘passado’, neste segundo single do próximo álbum, os Boyca fazem uma retrospectiva da sua carreira.

Morreu Givago, autor de “Avó Teté”

há 1 ano
O músico morreu na manhã desta quinta-feira numa das unidades hospitalares de Luanda vítima de doença.

Ponto de Luz: Duc e Sarissari trazem vibes do verão em novo single

há 8 meses

Qual é o álbum de rap angolano mais ouvido?

há 2 anos
Depois do florescimento nos anos 90, entre 2000 e finais de 2002, o movimento registou um pequeno recuo, pois vários grupos foram desaparecendo. A partir de 2003, o Rap passou a figurar da lista dos estilos musicais com maior aceitação do público.

Fãs criam petição para que o papel de Pantera Negra seja descontinuado

há 1 ano
Após a Morte do Actor Chadwick Boseman, os fãs criaram uma petição para que o actor não fosse substituído, mas que em compensação, outro personagem herde o manto do Pantera Negra e um dos nomes mais votados é o da Shuri, irmã do Rei T´Challa, cujo papel é interpretado por Letitia Wright.

Ex-assistente de John Lennon é processado por mencionar nome do músico

há 1 ano
Yoko Ono, viúva do ex-Beatle John Lennon está a processar um ex-assistente formado pelo músico solicitando uma indemnização de 150 mil dólares (mais de 93 milhões de Kwanzas) por este ter mencionado o nome do artista durante uma entrevista.

Camões – Centro Cultural Português acolhe Leituras Teatrais “Corpo Futuro”

há 9 meses
O projeto “Leituras Assistidas” promove a leitura e a produção de textos do gênero teatral em língua portuguesa. É uma iniciativa conjunta do Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) e do Clube de Leitura da Mediateca do Cazenga, com apoio cultural do Camões.

Matias Damásio apresenta novo álbum no dia da Independência

há 1 ano
O CD será apresentado na plataforma “Kison”, da Unitel, no mesmo dia em que o país vai comemorar 45 anos de independência.

Yuri da Cunha detalha Show “Cantar Teta Lando” em conferência de imprensa

há 10 meses
O músico Yuri da Cunha realiza, nos dias 9 e 10 de Abril, dois shows interpretando os temas do malogrado Teta Lando, cuja apresentação será feita em conferência de imprensa no dia 31 de Março.

Kanye West entrega documentos de candidatura à Comissão Federal de Eleições

há 2 anos
Após rumores sobre a desistência às eleições presidenciais de 2020, Kanye West entregou ontem um conjunto de documentos à Comissão Federal de Eleições dos EUA para formalizar a sua candidatura. O comité político do rapper chama-se “Kanye 2020” e o projecto político “Birthday Party”.

“É o beatmaker, e não o cantor, que mais deve ganhar pelo hit”, assim diz a lei

há 6 meses
De acordo com a lei, o beatmaker é o primeiro titular da obra, por isso deve sempre ficar com 50% de todo o rendimento que vier da sua produção musical, ou seja, mesmo quando a música for interpretada pelo num espectáculo, tv, plataforma de streaming, etc., enquanto ao intérprete cabe apenas 20%.