Dançarinos poderão contar com `Associação Angolana de Dança´ a partir de sexta-feira

A cerimónia de Tomada de Posse terá lugar na sexta-feira, dia 11 de Dezembro, a partir das 11h, no auditório da Escola Nzinga Mbandi, em Luanda.

Em nota de imprensa, a AADança informou que pretende ser uma entidade de referência democrática e imparcial que impacta positivamente na valorização, emancipação, desenvolvimento e qualidade da dança no mercado nacional.

Objectivos da AADança
● Defender os interesses das mais variadas manifestações culturais e artísticas, sejam nas áreas de pesquisa, recolha, estudos e arquivo das danças no âmbito geral e outras actividades afins.

● Promover manifestações culturais e artísticas, nas várias vertentes, sendo predominante a dança.

● Realizar ciclos de formação, espectáculos, exposições e produzir materiais áudio-visuais e literários.  

● Representar os membros em contrato com outras instituições ou pessoas singulares sempre que desejado pelos mesmos.

● Encorajar e apoiar as iniciativas que promovam a criatividade e o incremento da qualidade das obras artísticas, bem como intercâmbio entre os diversos grupos e companhias. 

● Criar espírito de unidade, inclusão e inter-ajuda entre seus associados, assim como condições favoráveis à profissionalização.

● Estabelecer laços de intercâmbio com artistas e organizações congéneres de outros Países e propiciar espaços para maior divulgação e promoção dos valores culturais e artísticos.

● Criar um fundo social cujo uso será de instrumento próprio.

● Incentivar a escrita sobre as danças angolanas nas mais variadas vertentes.

A associação, tem a missão de congregar no seio dos artistas da dança e investigação científica defender os seus interesses, assim como promover a profissionalização dos seus agentes ao desenvolver a sua actividade em todo território nacional e no exterior do país, por tempo indeterminado, destacando a importância deste sector.

as cargas mais recentes

Prodígio: “Ser premiado em casa é sempre uma forma de lisonjeio, tem um sabor especial”

há 12 meses
Foi com a mixtape “O Alquimista” , em 2011, que Prodígio começou o sucesso. Na sequência, surgiram vários outros trabalhos, conquistou inúmeros prémios, o mais recente foi o de Melhor Artista de Rap. Em breve conversa com a Carga, o rapper de 32 anos manifesta os seus sentimentos em relação aos prémios e nomeações.

R. Kelly corre o risco de ser condenado a prisão perpétua

há 9 meses
Já se passou mais de um ano desde que R. Kelly foi levado sob custódia numa das prisões de Chicago. Depois de vários atrasos ao longo do ano, a estrela do R&B deve enfrentar a 13 de Outubro o júri no Tribunal Distrital de Chicago.

Sandocan promete show memorável

há 10 meses
Com um reportório de cerca de 50 músicas, Army Squad e Kalibrados realizam sábado o primeiro show solidário de Rap, no período “Covid-19″.

Kanye West anuncia candidatura à presidência dos Estados Unidos da América

há 12 meses
O rapper norte-americano Kanye West anunciou ontem, 4 de Julho ( Dia da Independência dos Estados Unidos) a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado o actual presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. “Agora chegou o momento de cumprir a promessa dos Estados Unidos”, diz o rapper explicando os motivos da sua candidatura.

Começou nas festas do Zango, hoje Dj Xandy deixa sua marca em África

há 10 meses
Dj Xandy notabilizou-se nas festas e bares dos bairros de Luanda e hoje assume e produz vários eventos e artistas. Com 12 anos de carreira, é conhecido por divulgar o Afro House e já lançou um EP nesse estilo.

Top dos Mais Queridos 2020: Este ano só haverá homenagens aos ícones da música angolana

há 10 meses
O Top dos Mais Queridos, edição 2020, terá um formato diferente. Ao invés da eleição do Artista Mais Querido, a organização decidiu destacar os momentos mais marcantes da música angolana, homenageando os ícones da música nacional e a Rádio Nacional de Angola pelo contributo na produção, promoção e divulgação da música.

Spoken Word ‘Lugar de Fala D’ela’ agora pode ser ouvido no Kisom

há 6 meses
Doravante poderá ter acesso aos episódios do primeiro podcast de Spoken Word angolano através do kisom Unitel, sem cobrança de dados.

Drake será laureado no Billboard Music Awards 2021 como artista da década

há 1 mês
Marcada para o próximo dia 23 de Maio, a cerimônia Billboard Music Awards será marcada pela grande homenagem ao rapper Drake. O artista vem “governando” o gráfico Billboard ‘s Top Artistas do gráfico 2010´s desde o lançamento do LP Thank Me Later.

Tá a Bater Show com Gerilson Insrael acontece já neste domingo

há 2 meses
O próximo domingo, 11 de Abril, está reservado para o músico que rapidamente conquistou o País com a canção “Minha bêbada”.

Burna Boy torna-se o 1° africano a ter três albuns com 100 milhões de streams

há 1 mês
Um músico que continua a crescer e a justificar suas atribuições como as dos Grammy Awards. Damini Ebunoluwa Ogulum, ou simplesmente Burna Boy voltou a fazer história como o primeiro artista africano a atingir mais de 100 milhões de streams no Spotify, com três álbuns seguidos.

Lupe Fiasco afirma ser melhor liricista do que Kendrick Lamar

há 9 meses
Lupe Fiasco afirmou que é mais liricista de melhor do que Kendrick Lamar numa série de tweets. A sequência surgiu após um fã questionar quem dos dois era o melhor. Depois que o tweet ganhou atenção significativa, quando Lupe declarou ser “melhor liricista, mas não melhor artista que Kendrick”.

Márcio Batalha e Nell Jazz apresentam performance poética na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
O poeta Márcio Batalha e o músico-compositor Nell Jazz vão apresentar amanhã, quinta-feira, pelas 19 horas, no Wiza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, uma “performance poética online”. O evento insere-se na grelha programática do projecto Fundação Arte e Cultura Online e decorre sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida” como forma de prevenção contra a Covid-19.

Covid-19 força adiamento do primeiro grande festival de Kizomba

há 1 ano
O primeiro grande festival de Kizomba passaria também por outras províncias e alguns países da Europa. Mas, caso se registe algum caso em Angola, o evento já não se vai realizar. Acompanhe o que pensam os músicos em cartaz.

Revanche do ‘Verzuz battle’ Swizz Beatz vs Timbaland acontece já amanhã

há 3 semanas
Os dois co-fundadores do Verzuz vão defrontar-se mais uma vez, porém, ao contrário do que foi feito em Março de 2020, Swizz Beatz e Timbaland, sairão do Instagram para protanizar um battle ao vivo, a partir de Miami.

Mungueno: Rappers imortalizam Waldemar Bastos em nova EP

há 2 meses
Pensólogo, Kamesu, Ikonoklasta, Haudas, Flagelo Urnano, Mono Sterio, Grand F e Franchoddas, vão rimar por cima de samples e vozes de Waldemar Bastos, deixando um registo do melhor da nova e velha geração do Rap nacional.

Matias Damásio prepara show solidário

há 1 ano
O show será transmitido na sua página no Youtube e na Televisão Pública de Angola (TPA), a partir das 14h30, e visa angariar a maior quantidade de cestas básicas possíveis, para ajudar os mais necessitados, de acordo com o valor a ser arrecadado.