Na noite em que os artistas africanos Sha Sha e Burna Boy se destacaram, a atenção ao movimento Black Lives Matter, que desde o final de Maio tem promovido manifestações pelos Estados Unidos, também teve lugar naquele palco.
O BET Awards se reinventou para marcar a vigésima edição e, por conta da pandemia do coronavírus, aconteceu de modo completamente virtual pela primeira vez. Mesmo de casa, a premiação que celebra os melhores artistas negros da música, televisão, cinema e desporto não perdeu a superprodução e teve direito a apresentações incríveis, além de um momento de discurso de homenagem a Beyonce pelo prémio `Humanitária do ano´.
Seja a música espiritual, seja o blues, o jazz ou o hip-hop, a música sempre foi a voz da experiência negra. Falando de resiliência, resistência e mesmo na noite de diversão com a música negra, também foram honradas a vida daqueles que “nos trouxeram a este momento de consciência.”

Alicia Keys protagonizou o momento tido como o mais impactante, inicialmente escreveu “Perfect Way to Die” com as mortes de Michael Brown e Sandra Bland, mas sua actuação no BET Awards prestou homenagem a muitos outros que tragicamente perderam a vida.
Outras apresentações incluíram imagens dos protestos recentes, o clássico ‘Fight the Power’, dos P.E., também marcou presença. Foi apresentado pelos Public Enemy em conjunto com Questlove, Black Thought, YG, Rhapsody Team e Nas. Os artistas tiveram como cenário uma bandeira americana ligeiramente modificada, com as cores vermelho, preto e verde.
Lista de vencedores e as performances:
Melhor Cantora Pop/R&B: Lizzo
Melhor Cantor Pop/R&B: Chris Brown
Melhor Grupo: Migos
Melhor Colaboração: Chris Brown – “No Guidance (ft. Drake)”
Melhor Cantor Hip-Hop: DaBaby
Melhor Cantora Hip-Hop: Megan Thee Stallion
Vídeo do Ano: DJ Khaled – “Higher (Feat. Nipsey Hussle & John Legend)”
Diretor de Vídeo do Ano: Teyana Taylor
Artista Revelação: Roddy Ricch
Álbum do Ano: Roddy Ricch – “Please Excuse Me For Being Antisocial”
BET HER Award: Beyoncé – Brown Skin Girl (With Saint Jhn and Wizkid feat. Blue Ivy Carter)”
Escolha da Audiência: Megan Thee Stallion – “Hot Girl Summer (feat. Nicki Minaj & Ty Dolla $ign)”
Melhor Artista Internacional: Burna Boy (Nigéria)
Artista Revelação Internacional: Sha Sha (Zimbábue)