Declaração Universal de Paz do Hip Hop completa 20 anos hoje

A Declaração de Paz é um documento que reconhece o Hip Hop como uma cultura internacional de paz e prosperidade. O mesmo agrega um conjunto de princípios que orientam os Hiphoppers como sustentar o carácter pacífico da Kultura Hip Hop, formar e buscar a paz mundial.

De acordo com a Univerdade Hip Hop de Angola, a Declaração foi entregue à Organização das Nações Unidas, no dia 16 de Maio de 2001. Na altura, assinado por várias organizações, dentre elas: O Templo do Hip Hop, Ribbons Internacional, UNESCO e também por mais de 300 activistas do Hip Hop, pioneiros e delegados da ONU.

A declaração destina-se a mostrar o Hip Hop como um fenómeno positivo e não como algo que corrompe os jovens e por ventura incentiva-os a irem contra a lei e a sociedade. KRS One, Pop Master Fabel, Afrika Bambaataa, Ralph Mc Daniels e Harry Allen foram algumas das pessoas que tiveram sua participação na criação da declaração.


A Declaração de Paz do Hiphop é um guia para a Kultura Hiphop em direcção à libertação da violência e aconselha e protege a existência e o desenvolvimento da comunidade Hip Hop a nível internacional. Através dos Princípios da Declaração de Paz do Hip Hop, estabelecemos uma fundação de saúde, amor, consciência, abundância, paz e prosperidade para nós, para os nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos, para o futuro. 

Declaração Universal de Paz do Hip Hop completa 20 anos hoje

Clique aqui para ler outros princípios no site da Universidade Hip Hop

A par deste marco, hoje é igualmente a abertura da Semana de Apreciação da Kultura Hip Hop, celebrada todas as terceiras semanas do mês de Maio, altura em que os Hiphoppers são motivados a reflectirem acerca das suas contribuições culturais e a apreciarem os elementos e os princípios da Kultura.

Incentivado pelo 9º princípio da Declaração Universal de Paz de Hip Hop, o momento é reservado ao Respeito e Reconhecimento à todos os pioneiros da Cultura Hip Hop mundial e angolano em particular.

Nesta senda, a Universidade Hip Hop de Angola realiza todos anos actividades, que visam celebrar a semana, a agenda agrega Workshops, poesia e muito mais.

as cargas mais recentes

Elon Musk brinca sobre comprar a Coca-Cola “para colocar a cocaína de volta”

há 2 meses
De acordo com a própria história da bebida, a Coca-Cola foi originada em 1886 pelo farmacêutico de Atlanta John Pemberton. Continha cocaína na forma de um extrato da folha de coca, já que a cocaína era um ingrediente legal e comum em medicamentos na época, de acordo com o National Institute on Drug Abuse.

APPEC anuncia show solidário a favor dos artistas e homenageia Filipe Mukenga

há 2 anos
A recém-criada Associação Angolana dos Profissionais e Produtores de Eventos (APPEC) realiza, este domingo, o seu primeiro espectáculo multi-cultural em quatro palcos diferentes, para homenagear Filipe Mukenga e ao mesmo tempo recolher bens alimentares para os profissionais ligados à cultura, fortemente afectados pela crise pandemíca.

Jacinto Tchipa: O ícone que partiu com um sonho

há 8 meses
A morte de Jacinto Tchipa hoje, em Luanda, aos 63 anos, por doença, deixou ainda mais empobrecida a música angolana porque, mais do que um artista, Jacinto Tchipa foi das poucas referências que a música angolana lançou nos últimos trinta anos.

DreamKiller promete dois projectos musicais para 2020

há 2 anos

Fugees toma de assalto o palco do Global Global Citizen

há 9 meses
Está consumado, já aconteceu a apresentação dos Fugees pela primeira vez em 15 anos, o “show secreto” decorreu no rooftop do Pier 17 em Nova York e foi uma pré-gravação para o festival Global Citizen, cuja transmissão está a ser feita desde as 19 horas, no canal de YouTube do Festival.

Ex-campeão de boxe acusa 50 Cent de roubar-lhe mais de 1 milhão de dólares

há 1 ano

Pioneira do Ballet Tradicional Kilandukilu recua na sua decisão de desistência após homenagem do Duetos N´Avenida

há 10 meses
Trata-se de um dos nomes que representa o baluarte da dança nacional, Ana Maria Vieira Dias, que em dupla com o irmão Maneco Vieira Dias, está na vanguarda do Kilandukilu há mais de 35 anos, pelos quais, foram homenageados na última edição dos Duetos N´Avenida.

Carla Prata apresenta-se na maior plataforma de distinção de novos talentos

há 1 ano

É oficial, `The Old Guard´ terá sequência

há 2 anos
`The Old Guard´chegou à Netflix neste fim de semana, e foi um dos filmes mais assistidos desde então. Protagonizado por Charlize Theron, o filme de acção é uma adaptação da HQ homónima de Greg Rucka, que possui cinco volumes. Isso explica o final aberto do filme que, segundo a Directora Gina Prince-Bythewood, pode sim ter uma sequência.

Burna Boy protagoniza o seu primeiro live a partir de Londres

há 2 anos
Após o lançamento de “Twice As Tall”, o músico nigeriano, adaptando-se ao novo normal, está a promover a obra. No próximo dia 18, Burna Boy vai ao ‘Live From London’ protaginozar o seu primeiro espectáculo.

Fundação Arte e Cultura encabeça festival cultural internacional de homenagem aos heróis da Covid-19

há 2 anos
O festival internacional de arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e de luta contra o racismo “Change is in Unity”, está ser encabeçado em Angola, pela Fundação Arte e Cultura e decorre na Ilha de Luanda, sob os valores Amor, respeito, resiliência, solidariedade, empatia e igualdade.

Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

há 11 meses
Mais do que reivindicar o seu estatuto na música angolana, Chetekela surge com um novo álbum para dizer que tem também merece uma palavra na música, sobretudo nos estilos Txianda, Rumba, Afro Ngola, Sukusse e RnB.

Sophie Xeon morre após queda tentando ver a lua cheia

há 1 ano
SOPHIE, cantora, produtora e DJ escocesa, morreu ontem, aos 34 anos. A morte foi confirmada pela gravadora PAN e por amigos próximos.

Filme `Mwana Nketo´ evoca importância de ritos de iniciação

há 11 meses

Prodígio: “acredito que a arte tem que reflectir a sociedade, a minha vida, a dos meus e dos outros”

há 2 anos
Durante o longo vídeo nas suas redes sociais, sobre a morte do jovem de 23 anos no Prenda, o músico começou por esclarecer que não pretende defender qualquer artista, entretanto, realçou que é imprudente a sociedade olhar as coisas de um único ponto de vista, porque os músicos também têm liberdade de escolha.

Ondaka Nation: Mercado Gospel conta com mais uma produtora exclusiva

há 12 meses
Falando à Carga Magazine, Jeff Brown determinou que para o consolidar da servidora musical, o objecto social passa por contribuir para que a música gospel se afirme profissionalmente no mercado que deve ser qualitativo, no quantitativo já existente.