A Declaração de Paz é um documento que reconhece o Hip Hop como uma cultura internacional de paz e prosperidade. O mesmo agrega um conjunto de princípios que orientam os Hiphoppers como sustentar o carácter pacífico da Kultura Hip Hop, formar e buscar a paz mundial.
De acordo com a Univerdade Hip Hop de Angola, a Declaração foi entregue à Organização das Nações Unidas, no dia 16 de Maio de 2001. Na altura, assinado por várias organizações, dentre elas: O Templo do Hip Hop, Ribbons Internacional, UNESCO e também por mais de 300 activistas do Hip Hop, pioneiros e delegados da ONU.
A declaração destina-se a mostrar o Hip Hop como um fenómeno positivo e não como algo que corrompe os jovens e por ventura incentiva-os a irem contra a lei e a sociedade. KRS One, Pop Master Fabel, Afrika Bambaataa, Ralph Mc Daniels e Harry Allen foram algumas das pessoas que tiveram sua participação na criação da declaração.
A Declaração de Paz do Hiphop é um guia para a Kultura Hiphop em direcção à libertação da violência e aconselha e protege a existência e o desenvolvimento da comunidade Hip Hop a nível internacional. Através dos Princípios da Declaração de Paz do Hip Hop, estabelecemos uma fundação de saúde, amor, consciência, abundância, paz e prosperidade para nós, para os nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos, para o futuro.

Clique aqui para ler outros princípios no site da Universidade Hip Hop
A par deste marco, hoje é igualmente a abertura da Semana de Apreciação da Kultura Hip Hop, celebrada todas as terceiras semanas do mês de Maio, altura em que os Hiphoppers são motivados a reflectirem acerca das suas contribuições culturais e a apreciarem os elementos e os princípios da Kultura.
Incentivado pelo 9º princípio da Declaração Universal de Paz de Hip Hop, o momento é reservado ao Respeito e Reconhecimento à todos os pioneiros da Cultura Hip Hop mundial e angolano em particular.
Nesta senda, a Universidade Hip Hop de Angola realiza todos anos actividades, que visam celebrar a semana, a agenda agrega Workshops, poesia e muito mais.