Declarações do Director Nacional da Cultura contradizem factos de 2009

As informações prestadas esta quarta-feira pelo director nacional da cultura, Euclides da Lomba, e reiteradas ontem à Rádio Lac, segundo as quais Carlos Burity não tinha recebido nenhum prémio daquele pelouro contradizem a atribuição, em 2009, do Prémio Nacional de Cultura e Artes ao músico.

Segundo informações apuradas pela Carga, o músico angolano já venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes e 2009. Há 11 anos, o autor de “Ojala Yeya” recebeu o referido galardão e o presidente do júri foi Mário Pinto de Andrade.

Na altura, o presidente da mesa do júri havia subilhado, durante uma conferência de imprensa realizada no Centro Aníbal de Melo, que a atribuição do prémio a Carlos Burity resulta do conjunto da sua obra que, ao longo de 37 anos de carreira, tem sido referência da cultura angolana dentro e fora do país.

“Ao longo da carreira de 37 anos, Carlos Burity tem sabido divulgar a cultura angolana. O seu talento e arte, tocando, interpretando e compondo canções de grande valor harmónico e melódico, suscita em qualquer ouvinte lembranças de intrínseca angolanidade”, dizia o júri citado pela Angop.
    
Mário Pinto de Andrade descreveu o músico como consistente, persistente, de elevado nível profissional, cuidado na colocação vocal e detentor de uma carreira invejável que soube granjear respeito e consenso entre os músicos mais velhos e da nova geração.

as cargas mais recentes

Hip Hop Tuga se veste de camisolas desportivas

há 1 ano
A comunidade Hip Hop Tuga conta desde esta semana com uma marca de T-shirts desportivas, que representam álbuns de Rap. A iniciativa de um jovem designer gráfico já recebeu reacções positivas dos rappers.

Keita Mayanda: “Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Rap está de saúde”

há 8 meses
O músico tem um novo álbum. Intitula-se “Sete Momentos De Lucidez” e vai sair já no próximo mês. Uma obra em que apresenta suas experiências e reflexões sobre a sociedade e a existência humana.

Covid-19: ‘Jay-Z’s Made in America 2020’ está oficialmente cancelado

há 1 ano
O festival anual do Rapper Jay-Z na Filadélfia, ‘Made in America’, já não será realizado. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, a empresa Roc Nation do magnata do rap disse que planeia produzir o festival popular em 2021.

Eduardo Paim faz vibrar Angola e o mundo com show nostálgico

há 2 meses
Com um percurso artístico invejável, de mais de 40 anos, o músico Eduardo Paim mostrou mais uma vez, no Show do Mês, que é um dos artistas com mais sucessos em Angola.

Billy Porter vaticina que estigma do HIV seja ultrapassado e assume seropositividade

há 2 meses
O comediante aponta que se sente mais saudável do que nunca e tem esperança de que o estigma em torno do HIV possa se tornar uma coisa do passado.

Música ‘Old Town Road’ de Lil Nas X agora tem certificado de diamante

há 9 meses
A Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) anunciou que o hit ‘Old Town Road’, agora foi certificado como Diamante. E é a música mais rápida da história a alcançar a certificação.

DJ Mandas e Karyna Gomes apelam a união na diversidade no single Human

há 8 meses

Após realizar primeiro comício político Kanye West propõe Jay-Z para vice-presidente

há 1 ano
Após realizar o seu primeiro emociante comício político, este domingo, no estado da Carolina do Sul, onde, dentre várias promessas, propôs um milhão de dólares às gestantes, legalizar e tonar gratuita a liamba, Kanye West revelou que vai propor a Sean Carter o cargo de vice-presidente.

Influência de Liceu Vieira Dias e os Ngola Ritmos na música popular angolana é retratada em documentário

há 9 meses
No mês de Novembro, o canal ZAP Viva celebra a independência de Angola com a exibição de documentários com o foco na sua herança cultural, e dia 4 de Novembro a partir das 21:30, poderá acompanhar “O Lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos”.

Actor angolano dá a “cara” na Globo

há 1 ano
O actor angolano Hoji Fortuna é uma das personagens da nova novela da Globo, intitulada “Nos tempos do imperador”, onde contracena com Selton Mello. A nova novela da Globo, das 18h00, retrata o Brasil nos anos 1800 e sua politica monárquica, dando continuidade a novela “Novo Mundo”, exibida em 2017.

Produtora do hit “Comboio” dos Lambas prepara álbum inédito e dois espectáculos

há 11 meses
A Seres Produções é conhecida por lançar o grupo Os Lambas com o CD “Estado Maior do Kuduro”, e o disco “Batida Única” de Bruno M. No próximo dia 25 deste mês, a produtora vai celebrar 20 anos de existência.

Romantismo estará em alta no Show do Mês Live com Pedrito

há 11 meses
O mais romântico de todos os músicos angolanos, José Manuel Pedrinho “Pedrito”, será o próximo cartaz do Show do Mês Live, sábado (26), depois do músico ter anunciado o “adeus” aos palcos.

Conheça os 10 jovens músicos mais ricos do Reino Unido

há 2 meses
Na habitual publicação anual dos músicos mais ricos do Reino Unido, o lendário dos Beatle, Paul McCartney, está no topo, com uma fortuna total de 820 milhões de Euros ( mais de 600 bilhões de Kwanzas), sendo que Ed Sheeran lidera a lista dos jovens artistas mais ricos.

Sebem: homenageado ao nível do seu palmarés

há 11 meses
A TV Zimbo transmitiu o show de homenagem ao Sebem. Foi um momento memorável para nossa cultura, sendo este género musical uma das referências da cultura angolana.

Roley anuncia novo álbum com participações de Masta, Eric Rodrigues entre outros

há 3 meses
Esta não é a primeira vez que o rapper moçambicano traz vozes angolanas nos seu projectos, já no álbum de estreia “Roley”, contou com Rui Orlando e Young Double, e no ano passado, lançou “Pensamentos” e teve participação de Paulelson.

Victor Silva: O primeiro angolano a dar carga no Mundial de moto Supersport

há 10 meses
Chama-se Victor Silva Barros e tem 36 anos. Natural do Sumbe, província do Kuanza Sul, o piloto começou a correr com “kupapata” e este final de semana estreou-se no Mundial de SuperSport em Estoril, Portugal.