Declarações do Director Nacional da Cultura contradizem factos de 2009

As informações prestadas esta quarta-feira pelo director nacional da cultura, Euclides da Lomba, e reiteradas ontem à Rádio Lac, segundo as quais Carlos Burity não tinha recebido nenhum prémio daquele pelouro contradizem a atribuição, em 2009, do Prémio Nacional de Cultura e Artes ao músico.

Segundo informações apuradas pela Carga, o músico angolano já venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes e 2009. Há 11 anos, o autor de “Ojala Yeya” recebeu o referido galardão e o presidente do júri foi Mário Pinto de Andrade.

Na altura, o presidente da mesa do júri havia subilhado, durante uma conferência de imprensa realizada no Centro Aníbal de Melo, que a atribuição do prémio a Carlos Burity resulta do conjunto da sua obra que, ao longo de 37 anos de carreira, tem sido referência da cultura angolana dentro e fora do país.

“Ao longo da carreira de 37 anos, Carlos Burity tem sabido divulgar a cultura angolana. O seu talento e arte, tocando, interpretando e compondo canções de grande valor harmónico e melódico, suscita em qualquer ouvinte lembranças de intrínseca angolanidade”, dizia o júri citado pela Angop.
    
Mário Pinto de Andrade descreveu o músico como consistente, persistente, de elevado nível profissional, cuidado na colocação vocal e detentor de uma carreira invejável que soube granjear respeito e consenso entre os músicos mais velhos e da nova geração.

as cargas mais recentes

Burna Boy: “Não importa onde estejas, nem o que pensas fazer, se acreditares em ti alcançarás tudo o que quiseres”

há 7 meses
Ao reagir à vitória, Burna Boy emocionou com um improvisado discurso em Inglês e Iorubá.

Produtor Algo Desconhecido anuncia lançamento da beat tape “Bengha Producers”

há 1 ano
O projecto que junta dez produtores nacionais, terá o equivalente a um beat por cada interveniente. Intitulada “Bengha Producers”, a beat tape será lançada em Agosto em todas as plataformas digitais.

Rihanna é acusada de “roubar” ideias da filha de Lauryn Hill

há 12 meses
A jovem estilista Selah Marley, de 21 anos, acusa a autora de “Umbrella” de copiar as suas ideias para o desfile de Savage x Fenty apresentado no passado dia 2 pela cantora, e composto de roupas íntimas masculinas.

Aventura e emoção são as palavras de ordem na ZAP

há 1 ano
Este fim de semana a programação é para toda família, momentos de pura diversão e animação no canal ZAP VIVA. Um misto de aventura e emoção, vão preencher o seu fim de semana.

Anulação dos jogos futebol e Basquetebol divide angolanos

há 1 ano
Os Campeonatos Nacionais de futebol e basquetebol, que decorriam e pararam por conta do Covid-19, foram anulados, numa decisão que dividiu os adeptos dos dois maiores clubes (Petro de Luanda e 1º de Agosto).

23 de Setembro passa a ser considerado o `Dia de Nas´ na cidade de Queens

há 3 semanas
A data 23 de Setembro não é mais um dia comum para os fãs do Hip Hop no Queens, é doravante o “Nas Day´ . Das mãos de Donovan Richards, “presidente” do bairro, Nas recebeu a honraria juntamente com a chave do município que o viu crescer e transformar-se no lendário rapper que é.

Lady Gaga revela que por pouco quase tirou a própria vida

há 1 ano
A cantora falou sobre um período difícil e de profunda depressão por que atravessou. Afirmou que odiava o seu alter ego, e pensou diversas vezes em tirar a própria vida. O apoio de Elton Jonh e de Ariana Grande foram fundamentais.

Killuanji: “Os fazedores do Rap gospel em Angola andam distraídos e tornam o estilo frágil e fraco ao ponto de ninguém os ouvir”

há 1 ano
Lançou recentemente o EP Apocrypha e embora esteja na música há mais de uma década, Killuanji considera que agora sim, a sua carreira começou. O rapper que faz da crença o seu sacerdócio assume-se como o “novo rosto do Rap Gospel em Angola”, e garante que chegou para dar uma lufada de ar fresco ao estilo.

Galeria MOVART participa no “African Galleries Now”

há 10 meses
A MOVART é uma das 13 galerias africanas a participar no evento African Galleries Now, exclusivamente online, resultante de uma parceria entre a African Art Galleries Association (AAGA) e a plataforma Artsy.

Após alegado escândalo sexual, Marvel Studios descarta TI de Ant-Man 3

há 8 meses
TI desempenhou um papel coadjuvante nos primeiros dois filmes do Homem-Formiga e embora pessoas próximas ao projecto da Disney tenham dito que nunca foi “programado o retorno do rapper”, a imprensa internacional veicula que a decisão tem a ver com a recente acusação.

A Kizomba e a sua historiografia

há 1 ano
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.

Agentes criam associação de defesa dos interesses dos negros na indústria musical

há 1 ano
Um grupo de mais de 30 principais agentes, advogados e gestores da indústria da música criou uma associação que estará a manter e actualizar os interesses de artistas, produtores, compositores e executivos negros ligados à indústria da música.

DJ Nelasta: “Sofri bloqueio do DJ Malvado”

há 2 anos
Durante um “live” (conversa ao vivo nas redes sociais), terça-feira, o Dj Nelasta afirmou que foi bloqueado pelo DJ Malvado, para não tocar na festa da “Bohemia”, alegando que não tem estrutura para o efeito.

Sony Music vai doar 100 milhões de dólares para a defesa dos direitos humanos

há 5 meses
A Sony Music Group vai financiar mais de 90 organizações sem fins lucrativos internacionais, nacionais e regionais, sobretudo as que impactam a África e que lutam para a justiça e igualdade sociais, por meio do seu Fundo Global de Justiça Social.

TOP 10 – LOVE SONGS

há 10 meses

Morreu Givago, autor de “Avó Teté”

há 1 ano
O músico morreu na manhã desta quinta-feira numa das unidades hospitalares de Luanda vítima de doença.