Perante ao Senegal, doravante tudo vai passar a parecer ínfimo para uma celebração do calibre do CAN. Macky Sall, presidente do Senegal, decretou o dia após a vitória como feriado público, ou seja, um dia em que não se trabalha, mas é remunerado pelo Estado para celebrar a vitória com pompa e circunstância.
O Senegal conquistou ontem no Estádio Olembe em Yaoundé, nos Camarões, o Santo Graal, seu primeiro título de campeão africano, depois de ter vencido o Egito na final, nas grandes penalidades, tendo como resultado final 4 – 2, Sadio Mané marcou o pênalti da vitória.
O Senegal já tinha perdido duas finais anteriormente, inclusive na última edição do CAN em 2019, no Egipto. Os homens de Aliou Cissé entregaram ao povo, o primeiro título continental para a sua geração de ouro.
A par de Sadio Mané que foi eleito o melhor jogador do CAN e Edouard Mendy que também recebeu o título de melhor guarda-redes da competição, o treinador senegalês Aliou Cissé vem sendo igualmente referenciado e ovacionado pela sua perseverança. Cissé levou oito anos para vencer a competição e fê-lo com excelência.