Délcio Caiaia discorre sobre a Matriz Africana do Design Gráfico no seu primeiro E-Book

O projecto literário Matriz Africana Do Design Gráfico, surge de um olhar crítico ao posicionamento de África na arena global do Design Gráfico. A supressão histórica fez desaparecer gradualmente muitos traços da arte visual africana. Na visão do autor, urge despertar para a reordenação do tecido artístico de África, sua emancipação e expressividade visual real.

A presente edição foca na desconstrução e/ou adaptação de ideogramas, símbolos e pictogramas africanos para a criação de layouts (estruturas de folha e organização de conteúdo). Focou-se no estudo de ideogramas contidos nos tecidos Adinkra (etnia ashanti do Ghana), Bogolan (etnia Bámbara do Mali) e Kente (etnias ashanti do Ghana e Ewe do Togo).

Nas palavras de Délcio um compromisso que temos enquanto africanos, “como fazedores de Design Gráfico, a semelhança do que já tem sido feito por muitos artistas plásticos, artesãos, cantores e outros fazedores da arte. Isso resume-se em buscar, apreciar e encontrar-se como africanos na verdadeira história do continente que muito e quase tudo deu para o progresso de outras nações”. Por fim, resume-se em registar com recurso à todas maneiras possíveis.

Trata-se do primeiro livro e projecto literário angolano que fala especificamente sobre design gráfico africano e o segundo em África, depois do Afrikan Alphabets de Saki Mafundikwa publicado em 2004. Este livro tem como público alvo os Designers Gráficos, mas, é também um material de consulta para amantes e fazedores da arte, estudantes de história e outros interessados.

Segundo a nota de apresentação do livro, a visão é atingir o mundo. Todas as edições serão traduzidas para o inglês e o Francês, sem descartar a possibilidade e necessidade de ser traduzido em línguas características de etnias africanas. O projecto literário configura-se em lançar 7 edições em formato digital e uma última em suporte físico que será a compilação de todas as edições.

Tenha acesso ao livro nos links abaixo:
Mediafire: shorturl.at/rsUX9
Google Drive: shorturl.at/kxAI1

as cargas mais recentes

Faltam apenas três galas para conhecermos o vencedor do BAI Dança Com Ritmo

há 10 meses
Os concorrentes não serão os únicos a serem desafiados, a gala também será marcada pela primeira batalha das celebridades do quadro `Dança com os Famosos´: Kelly Silva defronta Paul G e quem passar pelo crivo do quarteto jurado, permanecerá no concurso.

Cantor de 12 anos ganha contrato milionário por fazer a cappella durante protestos

há 2 anos
Keedron Bryant ficou conhecido por se destacar durante os protestos anti-racismo nos Estados Unidos da América. Um dia depois da morte de Floyd, o adolescente fez a cappella no Instagram de uma musica sua e, menos de três semanas, a canção gospel atingiu mais de três milhões de visualizações, obrigando a Warner Record’s a contratá-lo.

Edição de estreia do Festival Nacional Ngola Slam foi disputada por seis províncias

há 5 meses
Apresentado como um evento de calendário, o Ngola Slam é um festival de literatura oral em Angola, que na sua edição de estreia congregou no mesmo palco: Workshops, Feira da Palavra, Microfone aberto (Corrente de Spoken Word), Oficina, Spoken Show, Zwela Spoken Word, Diálogos Sobre Spoken Word, Debates, Cinema e Música ao Vivo.

6ix9ine e Meek Mill por pouco partem para briga à saída de uma discoteca

há 1 ano

BAI apresenta soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 11 meses
Actualmente, o BAI dispõe de opções de pagamento mais cómodas, económicas e de simples utilização, das quais destacamos os Terminais de Pagamento Automático (TPA) e o é-Kwanza.

Afinal vidas angolanas também importam

há 2 anos
A classe artística angolana quebrou o silêncio e decidiu dar um basta à indiferença perante a brutalidade e violência policial que, vezes sem conta, resultaram em mortes, como foi o mais recente caso de José Manuel, morto à tiro no Prenda.

Na primeira tentativa de cobrança Sadia arrecada 10 milhões de Kwanzas

há 1 ano

Mike Tyson garante regresso aos ringues

há 1 ano
Apesar de ter, visivelmente, dominado a luta, o combate deste sábado entre Tyson e Roy Jones Jr. acabou num empate técnico, o que deixou os fãs em frustração. Aos seus 54 anos, Mike Tyson acertou 67 vezes o adversário em 8 rounds.

Matias Damásio produz novo álbum de Edmazia

há 2 anos
Segundo a cantora, que prestou essa informação, o trabalho encaminha-se para o final e no próximo ano estará disponível para os fãs.

Saiba porquê que Beyonce disse ter “vergonha” da própria conta bancária

há 2 anos
O tema remonta para o ano 2007, sendo uma revelação feita na primeira pessoa, em entrevista à revista Rolling Stone.

Artistas brasileiros saem em protesto depois de Jair Bolsonaro ameaçar jornalista

há 2 anos
O presidente do Brasil ameaçou “encher” a cara de um jornalista do “O Globo” pelo facto do profissional ter questionado Jair Bolsonaro sobre os 89 mil que a primeira-dama da República terá recebido da Fabrício Queiroz entre 2011 e 2016.

Homenagem a John Bella marca retoma das Noites de Poesia na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
O regresso às Noites de Poesia acontece no próximo dia 28 de Abril, no Wyza Anfiteatro, além do tributo a John Bella, o acto vai ser marcado pela apresentação de um portal especializado de literatura, Clã da Literatura.

Nucho: “É muito estranho não termos agências que consigam apanhar um artista do anonimato e fazê-lo crescer”

há 11 meses
“O que se vê nas nossas produtoras é que, basicamente pegam artistas que já estão feitos e que já têm fama na rua e depois apenas metem mais algum combustível. E também sinto que falta um bocado de originalidade. Acho que poderíamos ter artistas mais ousados. resumindo, acho que temos uma cultura saudável, acho que temos muito talento, mas acho que falta um bocado de coragem e abertura e limar algumas arestas para atingir o nível seguinte, como o da Nigéria ou da África do Sul, não só na gravação das músicas, mas essencialmente nos espectáculos ao vivo que proporcionamos ao nosso público, acho que os nossos espectáculos ainda deixam muito a desejar”.

OTAN disponibilizam single `Habilidosa´

há 1 ano
Na senda dos êxitos “Sou Louco” e “Vais Sengar”, que tiveram destaque nas plataformas digitais em Portugal, figurando em Playlist Editorias de renome, “Habilidosa” é o single que se segue, a música fala, genericamente sobre as mulheres que atingem determinados fins usando “artimanhas”.

Sabias que “Gerilson Insrael” foi o tema em Angola mais pesquisado no Google em 2021?

há 4 meses
O relatório do Google Trends aponta que o cantor lidera os tópicos de busca, sendo que as províncias da Huíla, Huambo, Benguela e Luanda obtiveram maiores cliques.

Dj Mandas: “Eu represento e protejo a minha cultura”

há 1 ano