Délcio Caiaia discorre sobre a Matriz Africana do Design Gráfico no seu primeiro E-Book

O projecto literário Matriz Africana Do Design Gráfico, surge de um olhar crítico ao posicionamento de África na arena global do Design Gráfico. A supressão histórica fez desaparecer gradualmente muitos traços da arte visual africana. Na visão do autor, urge despertar para a reordenação do tecido artístico de África, sua emancipação e expressividade visual real.

A presente edição foca na desconstrução e/ou adaptação de ideogramas, símbolos e pictogramas africanos para a criação de layouts (estruturas de folha e organização de conteúdo). Focou-se no estudo de ideogramas contidos nos tecidos Adinkra (etnia ashanti do Ghana), Bogolan (etnia Bámbara do Mali) e Kente (etnias ashanti do Ghana e Ewe do Togo).

Nas palavras de Délcio um compromisso que temos enquanto africanos, “como fazedores de Design Gráfico, a semelhança do que já tem sido feito por muitos artistas plásticos, artesãos, cantores e outros fazedores da arte. Isso resume-se em buscar, apreciar e encontrar-se como africanos na verdadeira história do continente que muito e quase tudo deu para o progresso de outras nações”. Por fim, resume-se em registar com recurso à todas maneiras possíveis.

Trata-se do primeiro livro e projecto literário angolano que fala especificamente sobre design gráfico africano e o segundo em África, depois do Afrikan Alphabets de Saki Mafundikwa publicado em 2004. Este livro tem como público alvo os Designers Gráficos, mas, é também um material de consulta para amantes e fazedores da arte, estudantes de história e outros interessados.

Segundo a nota de apresentação do livro, a visão é atingir o mundo. Todas as edições serão traduzidas para o inglês e o Francês, sem descartar a possibilidade e necessidade de ser traduzido em línguas características de etnias africanas. O projecto literário configura-se em lançar 7 edições em formato digital e uma última em suporte físico que será a compilação de todas as edições.

Tenha acesso ao livro nos links abaixo:
Mediafire: shorturl.at/rsUX9
Google Drive: shorturl.at/kxAI1

as cargas mais recentes

Katy Perry adia lançamento do disco

há 3 anos
Katy Perry comunicou aos fãs que seu álbum “Smile” vai demorar mais do que o esperado, para ser lançado. Numa publicação nas redes sociais, a cantora afirmou que o disco, que estaria disponível a partir do dia 14 de Agosto, sofreu alguns atrasos na produção e será “lançado” no dia 28 do mesmo mês.

Kuta: O artista plástico que leva a herança espiritual angolana ao mundo

há 2 anos
Kuta entrou no mundo das artes muito jovem e tornou-se agora o mensageiro da espiritualidade ancestral negra “nkissi”. Está neste momento a preparar uma nova exposição, que inclui esculturas, pinturas e documentário.

SADIA cria Cartão Arte para apoiar associados

há 3 anos
A Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA) pretende criar um fundo cultural, que terá como principal objectivo apoiar autores e artistas sempre que se justificar, e terá um valor inicial dez milhões de Kwanzas.

Vozes de Março desfilam no palco do Show do Mês

há 3 anos
Branca Celeste, Bevy Jackson, Alexandra Bento, Diana Kapango e Sandra Solange foram as vozes escolhidas para interpretar as principais referências nacionais e internacionais no palco do Show do Mês.

Sucesso Para Esses Wis: Euros Bambata traz participação de Rui Orlando em novo single

há 2 anos
Se há algo que Euros Bambata não receia, é competição e com este tema o artista demonstra isso mesmo desejando em dueto com Rui Orlando “Sucesso Para Esses Wis”, sendo os wis todos aqueles que representem oposição.

Back to Be: Ludmilla revisita funk raiz em comemoração aos 10 anos de carreira

há 2 anos
Em alusão a sua primeira década de carreira, Ludmilla lançou na noite de ontem a EP ` Back to Be´ , o retorno oficial de MC Beyoncé, ou seja, a cantora revisita o início da trajectória, desde o nome ao género que a consagrou.

É Preciso Falar: Carga Magazine lança novo conteúdo em formato podcast

há 1 ano
O novo conteúdo da Carga é uma grande entrevista do tipo opinativa, com os principais fazedores da música angolana, opinion makers, bem como pessoas ligadas a cultura, acompanhada de debates sobre os temas que preocupam a cultura nacional, particularmente a música.

T-Rex lidera a lista dos Rappers Angolanos mais ouvidos no Spotify

há 3 meses

Conheça Os Picantes, os vencedores do Top dos mais Queridos 2021

há 2 anos
Para chegarem à fase nacional, onde conquistaram 3 milhões 348 mil e 317 votos e arrebataram a edição 2021 do Top dos Mais Queridos, Os Picantes deixaram para atrás nomes como Justino Handanga e Bessa Texeira. Por conquistar o prémio, o trio de jovens vai receber três milhões de Kwanzas.

Angolanos lideram nomeações do AFRIMA nos PALOP mas, os rappers ‘não foram tidos nem achados’

há 2 anos
Apesar de não constar nenhum artista do estilo Rap, a música angolana aparece em alta nos Prémios Africano de Música. Os artistas angolanos lideram as indicações a nível dos PALOP.

Ice Cube perde papel em novo filme por recusar vacina contra a Covid-19

há 2 anos
O rapper e actor de 52 anos de idade, perdeu um contrato de 9 milhões de dólares ao ser retirado do elenco da comédia “Oh Hell No” após declinar a exigência da vacinação que faz parte da política de saúde dos produtores do filme.

Carlos Morais falha apuramento ao Mundial2022

há 2 anos
O extremo Carlos Morais é a principal baixa na selecção angolana de basquetebol sénior masculina, que vai disputar a primeira janela de qualificação ao Mundial de 2022.

Formiga: Trajectória da jogadora será contada em documentário

há 3 anos
A história da recordista mundial, será adaptada aos cinemas, num projecto que conta com o roteiro e direcção da cineasta Taís Amordivino.

Por onde andam os Wonderful One?

há 3 anos
O Wonderful One iniciou com cinco rapazes nos anos 1993/94, na altura residentes em Cacuaco, na província de Luanda, onde faziam espectáculos no intuito de entreter o pessoal. Começaram o projecto do grupo Kaporal, Ikuma Ful e C-Lau. Depois integraram D-Latoy e Sérgio Ozone.

Presidente da República oferece uma residência ao músico Sebem

há 3 anos
O kudurista Sebem recebeu, esta manhã, uma casa, nas localidades do Zango, em Luanda, das mãos da vice-presidente do MPLA.

Espectáculo das celebrações do 11 de Novembro com novo formato

há 3 anos
As actividades culturais alusivas as celebrações do 45.° aniversário da Independência sofreram reestruturações. As limitações abrangem também o espectáculo musical ao vivo, que já não será realizado na Praça da República.